TEXO:
Gl 5: 22
INTRODUÇÃO:
· Mais do que qualquer outro livro do Novo Testamento, incluindo talvez até mesmo Romanos, a carta de Paulo aos Gálatas tem sido
a fonte de ensino teológico para a igreja no meio de suas mais profundas
crises.
· Todas as cartas de Paulo foram escritas para
lidar com problemas específicos, mas no caso de Gálatas, a situação era
particularmente urgente. A crise era tão grande que Paulo começa a carta,
não com o tipo de agradecimento que ele normalmente utilizava, mas com uma
expressão de espanto, de que as igrejas da Galácia estavam sendo
persuadidas por alguns professores a seguir um falso evangelho (1:6).
Mestres judaizantes estavam cerceando com cerimonia da lei aos crentes não
judeus, a se circundar-se praticar todas as cerimonias que a lei judaica
mandava para serem salvos.
· Paulo inicia a terceira e última parte da carta aos Gálatas, apresentando
conselhos práticos no intuito de não destruirmos a liberdade que temos em
Jesus. Por isso ele declara: Gl 5.1 Para
a liberdade foi que Cristo nos libertou.
· Neste capítulo a
grande ênfase do Apóstolo Paulo é que em Cristo estamos em verdadeira liberdade. Antes, estávamos escravizados pelo pecado, mas agora somos filhos de
Deus.
ð A idéia de
libertação vem do mercado de escravos romanos. Após o fim de uma guerra, os cativos eram levados ao mercado, onde
podiam ser examinados e comprados. Nós éramos escravos do pecado e Jesus foi ao
mercado das trevas e nos comprou, promovendo a nossa redenção 1Pe 1.18,19 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que
fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos
vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado
e incontaminado.
ð O conceito bíblico de liberdade
espiritual possui três idéias básicas:
1.
O homem é escravo do pecado e totalmente impotente
de libertar-se;
2.
A verdadeira liberdade se acha na vida com Deus e é
oferecida ao homem, por meio da fé em Jesus;
3.
E, o homem livre demonstra a sua liberdade no
serviço a Deus e ao próximo.
ð Há dois perigos
no texto que ameaçam a liberdade do cristão: o legalismo
e a licenciosidade.
ð Paulo inicia a
segunda parte do capítulo cinco, revelando que o segredo para desfrutarmos a
plenitude da liberdade e vencermos a licenciosidade é andarmos no Espírito
Santo. O verso 16 nos ensina três verdades:
1) Todo crente tem o Espírito Santo, o qual foi recebido no ato da sua
conversão.
2) Todo crente é pecador e tem impulsos para pecar.
3) O Espírito Santo capacita o crente a vencer a carne e as tentações.
· No texto em
apreço, Paulo fala do conflito entre a carne e o Espírito, mostra-nos ainda que o Espírito Santo é o nosso santificador, e o único
que pode se opor à nossa carne e subjugá-la.
· Sabemos que é
Jesus Cristo que nos liberta. Mas sem a obra contínua, orientadora e
santificadora do Espírito Santo, a nossa liberdade é deturpada.
Então,
veremos que o texto referido pode ser dividido em duas partes: A
realidade do Conflito (vs. 16 – 23). O Caminho da Vitória
Cristã (vs. 24, 25).
è Cada natureza em conflito se evidencia por um tipo de comportamento ou
inclinação. A lista tem quinze elementos que podem ser classificados em
quatro áreas:
1) Vida sexual: prostituição, impureza e lascívia.
2) Vida Religiosa: idolatria e feitiçarias.
3)
Relacionamento humano: inimizades, porfias,
ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções e invejas.
4) Alimentação: bebedices e glutonarias (farras ou orgias).
·
A solução para o conflito
1)
Ser guiados pelo Espírito (Gl 5.18).
2)
Crucificar a carne ou a velha natureza (Gl 5.24).
3)
Andar no Espírito (Gl 5.25).
·
Se a origem da
nossa vida é o Espírito, devemos permitir que o Espírito conduza os nossos
passos.
Ser guiado pelo Espírito é uma submissão passiva. Andar no Espírito é
uma decisão ativa e proposital. Precisamos tomar a atitude de andar com Deus
(Rm 4.12).
ð
O Espírito Santo
reinando em nós produzirá o caráter cristão. Ele produzirá
em nós as virtudes do caráter de Jesus Cristo. O apóstolo Paulo chama estas
virtudes de o "Fruto do Espírito
Santo". O fruto do Espírito são qualidades morais divinamente
implantadas. São resultados da ação do Espírito em nosso caráter.
·
HÁ TRÊS
OBSERVAÇÕES A SEREM FEITAS:
1)
Quanto a sua
origem é sobrenatural: "do Espírito". Enquanto as "obras
da carne" são atos que-praticamos naturalmente, o "fruto do
Espírito" é de responsabilidade do próprio Espírito. Precisamos ter
humildade, pois não podemos produzir este fruto.
2)
O seu
crescimento é natural. O "fruto" faz parte da "lei da
semeadura e da colheita": Gl 6.7"aquilo o que o homem semear, isso
também ceifará". O nosso interior é como um campo onde estamos
semeando diariamente. Aquilo que você
semear você irá colher.
ð
"Semeie
um pensamento, e você colherá uma ação”;
ð
“Semeie
uma ação, e você colherá um hábito”;
ð
“Semeie
um hábito e você colherá um caráter”;
ð
“Semeie
um caráter e você colherá um destino”.
3)
A sua maturidade
é gradual.
Antes de ser um fruto maduro, há etapas que precisam ser cumpridas. Isto
demanda tempo: primeiro a flor, depois o embrião e por fim, o fruto. O Espírito
Santo não tem pressa e um caráter cristão maduro é resultado de uma vida
inteira.
TRANSIÇÃO: O fruto do Espirito tem nove virtudes ou gomos divido em 3 grupos
de relacionamentos:
1.
Meu relacionamento com
Deus: amor, alegria e paz;
2.
Meu relacionamento social: longanimidade, benignidade e bondade;
3.
Meu relacionamento comigo: fidelidade, mansidão e domínio próprio.
·
Quando
o apóstolo Paulo cita a bondade como uma virtude
do fruto do Espírito, ele o faz após mencionar a benignidade.
Obviamente isso foi proposital, pois existe uma intima ligação entre as duas
virtudes. Os comentaristas bíblicos tendem a interpretar benignidade como
sendo um estado, o caráter da pessoa. E bondade com uma virtude mais
ativa, ou seja, produto da benignidade.
Bondade é a palavra grega agatosinê (zelo pela verdade e
pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade ou na
repreensão e na correção do mal), agatosinê vem
de agatós, que significa “bom, útil, salutar”. Bondade é uma
virtude típica da pessoa que não mede esforços para levar o bem aos outros e
nunca o mal. O bondoso sempre estende sua mão para alguém.
Os dois termos são bastante parecidos. Esta palavra, agatosinê,
só aparece no grego bíblico. Ou seja, a bondade não era uma virtude
enfatizada na cultura grega.
· A bondade não faz parte da natureza do homem, por
quatro motivos:
1) A Bíblia diz que a bondade do homem é falha. Is 53.6 diz que cada um quer
fazer a própria vontade, andar nos próprios caminhos e ser o próprio deus. Rm 83.23 diz, está separado da glória de Deus – então o homem não é bom por
natureza.
2) Sabemos que o homem não pode ser naturalmente bom por
causa dos fatos da história, a história é um registro de
desumanidade: guerras, crimes, violência, preconceito.
3) O ser humano tem a tendência inata de fazer o mal. Essa é a nossa inclinação.
4) A bondade não faz parte da natureza do homem é o
reconhecimento do meu próprio coração. Paulo em Rm 7.15 disse da sua própria experiência “Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer.
Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio”. A Bíblia diz em Gl 6.10 que precisamos aprender a fazer
o bem. está escrito “façamos o bem a todos”. Tito diz para estarmos “prontos a fazer tudo o que é bom”. E às mulheres, Tito
diz (Tt 2:3): “... que sejam... mestras no bem”.
Eu quero dar cinco simples sugestões para você
aprender a fazer o bem:
1.
TORNE-SE UM ESTUDANTE DA PALAVRA DE DEUS.
· Você só tem duas fontes das quais obtém seus
valores: o mundo
ou a Palavra.
· “Este livro vai mantê-lo afastado do pecado, ou o pecado vai mantê-lo
afastado deste livro”.
· Na Bíblia Viva 2Tm 3.16, está escrito: “toda a Escritura Sagrada é inspirada por
Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e
ensinar a maneira certa de viver”.
· Fp 4.8 “meus irmãos e minhas irmãs, encham a mente
de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é
verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”. Proteja a sua
mente!
2.
SE VOCÊ QUER APRENDER A FAZER O BEM, VOCÊ DEVE
DESENVOLVER CONVICÇÕES!
· O que você defende? Já se disse que, se não
defendemos alguma coisa, acabamos aceitando tudo, algumas pessoas gostam de se
mostrar liberais, abertas, algumas pessoas têm a mente tão aberta que o cérebro
delas está caindo pra fora!
· Você sabe qual a diferença entre uma OPINIÃO e uma
CONVICÇÃO? Opinião
é algo que você defende; convicção é
o que defende você. Opinião é algo que você discute, convicção é algo
por que você sofre e, se necessário, morre.
è Você já percebeu que os crentes devem odiar determinadas coisas? Rm 12.9: “Odeiem o mal e sigam o que é bom”. Devemos odiar o mal. Por quê? O motivo é o que o mal faz às pessoas: as machuca, as destrói. Jesus odiava o mal nas pessoas; não odiava às pessoas, temos a inclinação de fazer exatamente o oposto: Odiamos os pecadores e amamos os pecados. Está errado.
è Você tem de assumir uma posição contra o mal, algumas pessoas vão chamá-lo de fanático ou de santarrão, mas lembre-se do que 1Pe 2.19,20 diz: “é melhor sofrer por fazer o bem do que por fazer o mal”.
è Você já percebeu que os crentes devem odiar determinadas coisas? Rm 12.9: “Odeiem o mal e sigam o que é bom”. Devemos odiar o mal. Por quê? O motivo é o que o mal faz às pessoas: as machuca, as destrói. Jesus odiava o mal nas pessoas; não odiava às pessoas, temos a inclinação de fazer exatamente o oposto: Odiamos os pecadores e amamos os pecados. Está errado.
è Você tem de assumir uma posição contra o mal, algumas pessoas vão chamá-lo de fanático ou de santarrão, mas lembre-se do que 1Pe 2.19,20 diz: “é melhor sofrer por fazer o bem do que por fazer o mal”.
3.
CRIE CORAGEM PARA SER DIFERENTE.
· 3 Jo 11 diz: “Não imites o mal, mas o bem”.
Tenha coragem para ser diferente!
· Você se lembra da história dos
três jovens israelitas que não se inclinaram diante da estátua do rei Nabucodonosor
e foram jogados na fornalha ardente? Se você
é íntegro, terá de passar pelo fogo.
· Rm 15 há um fato interessante: Paulo elogia os cristãos de
Roma. Ele diz: “Minhas irmãs e meus
irmãos, estou certo de que vocês estão cheios de bondade...”. Naquele tempo
Roma era a capital do pecado do mundo antigo; todo tipo de depravação acontecia
em Roma, se você estivesse lá, o que
esperariam de você? Que agisse como os romanos? Mas certo grupo de
cristãos recusou aceitar esse comportamento pecador. Eles tinham integridade e
fizeram diferença! Você não gostaria de ter uma reputação como essa?
4.
SE QUISER FAZER O BEM, DEVE DESENVOLVER O HÁBITO DE
SE REUNIR COM OUTROS CRENTES.
Hebreus 10.25, manda que: “Não abandonemos... o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros”.
è Deus vai proteger-nos do mal. E um dos meios mais poderosos que utiliza é a igreja. Gosto do que uma senhora respondeu ao seu médico, quando após a consulta, recomendou: “Agora, não saia de casa; faça repouso”. A mulher, que era cristã, questionou: “Mas doutor, e a minha igreja?” O médico lhe disse: “Ah! A igreja pode passar muito bem sem você”. Ela respondeu: “Eu sei disso; mas sou eu que não consigo passar bem sem a minha igreja”. Não encontramos soldados saindo sozinhos para lutar contra as tropas inimigas. Saem em grupos chamados guarnições ou batalhões. Sabem que uns precisam dos outros.
Você deve gostar das reuniões da igreja, são como
postos de abastecimento para voltar à batalha!
CONCLUSÃO:
A vida cristã não é fácil, mas é eternamente valiosa e fazer o bem não é fácil, mas há uma recompensa. Gl 6.9: “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita”.
CONCLUSÃO:
A vida cristã não é fácil, mas é eternamente valiosa e fazer o bem não é fácil, mas há uma recompensa. Gl 6.9: “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita”.
· Você é um termostato ou um termômetro, ou um ou outro? (Que faz um
termômetro? Registra a temperatura; reflete o ambiente, se está quente ou frio.
O termostato, por sua vez, controla a temperatura; ele influencia o ambiente). O
que você é?
· Você está satisfeito em ser um termômetro,
simplesmente registrando a frieza espiritual do mundo à volta? Ou está pronto
para ser o termostato de Deus em seu cantinho no mundo?
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