terça-feira, 2 de junho de 2020

GADARA A CIDADE CAPTURADA


TEXTO: Marcos 5:1-20
INTRODUÇÃO:
·      No tempo de Jesus, Gadara fazia parte de uma confederação de dez cidades (Damasco, Filadélfia, Rafana, Citópolis, Gadara, Hipos, Díom, Pela, Galasa (Gerasa) e Canata), chamada de Decápolis, que eram centros da cultura Helênica, povoadas por elementos de língua e cultura Grega, em meio a uma região de povos Semitas, os Judeus, Nabateus e Sírios.
·      Os Gadarenos são um remanescente dos antigos Girgaseus (cidade dos gigantes Anaquins e Refains), por isso em alguns manuscritos do Evangelho de Mateus, Marcos e Lucas, encontramos o termo Gerasenos. Os Girgaseus são descendentes de Cão, filho de Noé, da parte de seu neto Canaã.
·      Gadara ficava em uma posição estratégica, sobre um monte, da região montanhosa que fica próxima do mar de Kineret (onde Jesus acalmou a tempestade). De lá pode-se também descer facilmente para a região do vale do rio Jordão, controlando duas rotas comerciais. Foi por isso que os Gregos Ptolomeus (da dinastia de um dos Generais de Alexandre “o grande”), se estabeleceram ali, capturando a cidade durante o tempo em que dominaram a Palestina, misturando-se com o povo daquelas terras, por volta do ano 200 antes de Cristo.
ð Eles construíram uma muralha para defender a cidade da guerra que ocorreria contra os Gregos da dinastia de outro ex-General de Alexandre, no caso, agora contra os Selêucidas, que com a ajuda de elefantes, destruíram a muralha e capturaram a cidade.
ð Em 167 antes de Cristo, o rei Selêucida, Grego, Antíoco Epifânio, que controlava toda a terra de Israel, ofereceu a “oferta da desolação” no Templo de Jerusalém, um porco, como sacrifício, ofendendo profundamente os Sacerdotes dos Judeus.
ð Com isso começou a revolta dos Macabeus e em torno do ano 100 antes de Cristo, o líder dos Judeus Asmoneus, Alexandre Janeu, cercou Gadara e a capturou depois de dez meses. Depois, em 64 antes de Cristo, os Romanos, com o General Pompeu, passaram a dominar a Palestina, e a Gadara. Segundo Flávio Josefo (Guerras, pg. 1396), no ano 30 antes de Cristo, o imperador Romano Augusto deu Gadara para o controle de Herodes, que agiu como um tirano, contra os homens da cidade.
ð Muitos, com medo da loucura de Herodes, cortaram suas gargantas ou se jogaram em precipícios. Foi somente após a morte de Herodes, em 4 antes de Cristo, que Gadara ficou semi-independente, e passou a fazer parte da Decápolis.

ð Quando olhamos para a história de Gadara, vemos como muitas vezes essa cidade foi invadida, capturada e conquistada. E as mazelas da guerra trazem consequências psicológicas e espirituais terríveis para a população dos locais onde acontecem as batalhas. É por isso que o manuscrito de Shem Tov, usa em Hebraico, para descrever “os Gadarenos”, como “tomado/capturado”.

·      Esse texto traz como primeiro ensinamento que nem todos os problemas que atravessamos são de origem humana. Existem problemas que são de origem espiritual. Não há remédio, não há médico, não há psicólogo, não há especialista no mundo habilitado para promover alguma solução. É preciso ter discernimento acerca das lutas que travamos. O problema que esse homem portava tinha uma dimensão muito mais profunda.

·      Era noite. Tinha acontecido uma tempestade. Jesus chega num lugar de despenhadeiro. Era uma região com cavernas, sepulcros, um cemitério. Ouvem-se gritos de horror. Aparece um homem ferido, sangrando, com pedras nas mãos, furioso, possesso.

ð Satanás destruiu a vida desse homem. A Bíblia afirma João 10:10 que o diabo veio par matar, roubar e destruir.  A sua tarefa principal é arruinar a vida das pessoas.
a)   Destruiu sua família. Esse homem não vivia mais em casa. Diz o texto que ele andava pelos sepulcros v.2. Sepulcro é caminho de morte. O homem que anda sem Deus caminha em direção à morte. Ele não tinha mais uma família.
b)   Destruiu seus relacionamentos sociais. Esse homem já não tinha mais amigos. Sua condição de endemoninhado era tão grave que ele já não era mais aceito em nenhum segmento da sociedade. Esse homem tornou-se um ser solitário.
c)    Destruiu sua saúde física e mental. Esse homem se auto-flagelava v. 5. Diz o texto que ele “feria-se com pedras”. Ele havia machucado tanta gente, agora passou a ferir-se a si mesmo. Além disso, havia se tornado um homem violento (v. 4 “ninguém podia subjugá-lo”). Seu comportamento era de uma pessoa insana. O evangelista Lucas registra que ele havia perdido completamente o pudor, pois andava nu (Lc 8:27).
d)   Esse homem não tinha paz v. 5. Diz a Bíblia que “andava sempre de dia e de noite, clamando por entre os sepulcros e pelos montes”. Era alguém atormentado. Não havia descanso nem para sua mente nem para a sua alma. Era um perturbado.
e)    Esse homem estava totalmente escravizado por Satanás. Não tratava-se de um simples demônio, mas uma casta, uma legião, mais precisamente 6 mil entidades.

ð Legião era um exército de invasão. Sua ação era marcada pela crueldade e destruição.  Por onde uma legião passava, deixava atrás de si um rastro de morte e destruição. Havia um exército de Satanás alojado em uma só pessoa. Para Satanás a vida não tem valor algum. A vida deve ser destruída. O homem deve viver subjugado e escravizado.

TRANSIÇÃO: Este texto nos fala sobre três pedidos, três orações. As duas primeiras foram prontamente atendidas por Jesus, mas a última foi indeferida.

1)             JESUS ATENDEU AO PEDIDO DOS DEMÔNIOS.

·      Os demônios pediram e pediram encarecidamente. Havia intensidade e urgência no pedido deles. Eles não queriam ser atormentados (5:7) nem enviados para o abismo (Lc 8:31) nem para fora do país (5:10), mas para a manada de porcos que pastava pelos montes (5:12). É intrigante que Jesus tenha atendido prontamente o pedido dos demônios e a manada de dois mil porcos precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram (5:13). 

Por que Jesus atendeu os demônios. Por quatro razões, pelo menos:
1.    Em primeiro lugar, para mostrar o potencial destruidor que agia naquele homem. O gadareno não estava fingindo nem encenando. Seu problema não apenas uma doença mental. Não se transfere esquizofrenia para uma manada de porcos. O poder que estava agindo dentro daquele homem foi capaz de matar dois mil porcos.
2.    Em segundo lugar, para revelar àquele homem que o poder que o oprimia tinha sido vencido. Assim como a ação do mal não é uma simulação, a libertação também não é apenas um efeito psicológico, mas um fato real, concreto, perceptível. A Bíblia diz: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
3.    Em terceiro lugar, para mostrar à população de Gadara que para Satanás um porco tem o mesmo valor que um homem. De fato, Satanás tem transformado muitos homens em porcos. Jesus está alertando aquele povo sobre o perigo de ser um escravo do pecado e do diabo.
4.    Em quarto lugar, para revelar a escala de valores dos gadarenos. Eles expulsaram Jesus, por causa dos porcos. Eles amavam mais os porcos do que a Deus e ao próximo.
·      O dinheiro era o deus deles, os gadarenos ao expulsarem Jesus estavam dizendo: não perturbem nossa comodidade, preferimos que deixe as coisas como estão; não perturbem nossos bens; não perturbem nossa religião.
5.    Em quinto lugar, para mostrar que os demônios estão debaixo da sua autoridade. Os demônios sabem que Jesus tem poder para expulsá-los e também para mandá-los para o abismo. Os mesmos demônios que atormentavam o homem agora estão atormentados na presença de Jesus.

2)             JESUS ATENDEU AO PEDIDO DOS GADARENOS (5:17).

·      Os gadarenos expulsaram Jesus da sua terra. Eles amavam mais os porcos e o dinheiro do que a Jesus. Essa é a terrível cegueira materialista.
·      Lucas registra: “Todo o povo da circunvizinhança dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles; pois estavam possuídos de grande medo. E Jesus, tomando de novo o barco, voltou” (Lc 8:37).
·      Eles perderam a visitação de Deus. Jesus não os constrangeu nem forçou sua permanência na terra deles. Sem qualquer questionamento ou palavra, entrou no barco e deixou a terra de Gadara.
·      Os gadarenos rejeitaram a Jesus, mas Jesus não desistiu deles. Eles expulsaram a Jesus, mas Jesus enviou para o meio deles um missionário. O Senhor não nos trata segundo os nossos pecados.

3)             JESUS INDEFERIU O PEDIDO DO GADARENO SALVO (5:18-20)

·      O homem liberto, curado e salvo quer por gratidão seguir a Jesus, mas o Senhor não o permite, Jesus deu a ele uma missão. O mesmo Jesus que atendera a petição dos demônios e dos incrédulos, agora rejeita a petição do salvo. E por que:
a)   Em primeiro lugar, a família precisa ser o nosso primeiro campo missionário. A família dele sabia como ninguém que havia acontecido, e agora, poderia testificar sua profunda mudança. Não estaremos credenciados a pregar para os de fora, se ainda não testemunhamos para os da nossa própria família. Esse homem torna-se uma luz no meio da escuridão. Ele prega não só para sua família, mas também para toda a região de Decápolis. Ele não apenas anuncia uma mensagem teórica, mas o que Jesus lhe fizera, a sua própria experiência. Ele era um retrato vivo do poder do evangelho, um verdadeiro monumento da graça.
·      Aquele que antes andava correndo angustiadamente, agora está sentado;
·      Aquele que antes andava gritando e clamando dia e noite, agora está em silêncio;
·      Aquele que escandalizava a todos andando em plena nudez, agora está vestido;
·      Aquele que tinha comportamentos insanos agora está em perfeito juízo;
·      Aquele que se mostrava violento e representava uma ameaça à paz coletiva, agora é uma pessoa dócil e sociável;
·      Aquele que pediu para que Jesus se afastasse dele agora deseja seguir Jesus.
b)   Em segundo lugar, porque Jesus sabe o melhor lugar onde devemos estar. Devemos submeter nossas escolhas ao Senhor. Ele sabe o que é melhor para nós. O importante é estar no centro da sua vontade. Esse homem tornou-se um dos primeiros missionários entre os gentios. Jesus saiu, mas ele permaneceu dando um vivo e poderoso testemunho da graça e do poder de Jesus.

CONCLUSÃO: Jesus veio libertar os cativos.

Pr. Nilton Jorge
Telefone para contato: (22) 998746712 Whatsapp

Um comentário:

  1. GASTEI DA EXPLICAÇÃO. PARABÉNS PARA O PASTOR NILTON. SEJA ABENÇOADO POR NOSSO CRIADOR ETERNO.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.