TEXTO:
Marcos 5:1-20
INTRODUÇÃO:
· No tempo de Jesus,
Gadara fazia parte de uma confederação de dez cidades (Damasco,
Filadélfia, Rafana, Citópolis, Gadara, Hipos, Díom, Pela, Galasa (Gerasa) e
Canata), chamada de Decápolis, que eram centros da cultura Helênica,
povoadas por elementos de língua e cultura Grega, em meio a uma
região de povos Semitas, os Judeus, Nabateus e Sírios.
· Os Gadarenos são
um remanescente dos antigos Girgaseus (cidade dos gigantes Anaquins e
Refains), por isso em alguns manuscritos do Evangelho de Mateus, Marcos e
Lucas, encontramos o termo Gerasenos. Os Girgaseus são descendentes de Cão, filho
de Noé, da parte de seu neto Canaã.
· Gadara ficava em
uma posição estratégica, sobre um monte, da região montanhosa que fica próxima
do mar de Kineret (onde Jesus acalmou a tempestade). De lá pode-se
também descer facilmente para a região do vale do rio Jordão, controlando duas
rotas comerciais. Foi por isso que os Gregos Ptolomeus (da dinastia de um dos
Generais de Alexandre “o grande”), se estabeleceram ali, capturando a
cidade durante o tempo em que dominaram a Palestina, misturando-se com o povo
daquelas terras, por volta do ano 200 antes de Cristo.
ð Eles construíram
uma muralha para defender a cidade da guerra que ocorreria contra os Gregos da
dinastia de outro ex-General de Alexandre, no caso, agora contra os Selêucidas,
que com a ajuda de elefantes, destruíram a muralha e capturaram a cidade.
ð Em 167 antes de
Cristo, o rei Selêucida, Grego, Antíoco Epifânio, que controlava toda a terra
de Israel, ofereceu a “oferta da desolação” no Templo de Jerusalém, um porco,
como sacrifício, ofendendo profundamente os Sacerdotes dos Judeus.
ð Com isso começou a
revolta dos Macabeus e em torno do ano 100 antes de Cristo, o líder dos Judeus
Asmoneus, Alexandre Janeu, cercou Gadara e a capturou depois de dez meses. Depois,
em 64 antes de Cristo, os Romanos, com o General Pompeu, passaram a dominar a
Palestina, e a Gadara. Segundo Flávio Josefo (Guerras, pg. 1396), no ano 30
antes de Cristo, o imperador Romano Augusto deu Gadara para o controle de
Herodes, que agiu como um tirano, contra os homens da cidade.
ð Muitos, com medo
da loucura de Herodes, cortaram suas gargantas ou se jogaram em precipícios.
Foi somente após a morte de Herodes, em 4 antes de Cristo, que Gadara ficou
semi-independente, e passou a fazer parte da Decápolis.
ð Quando olhamos
para a história de Gadara, vemos como muitas vezes essa
cidade foi invadida, capturada e conquistada. E as mazelas da
guerra trazem consequências psicológicas e espirituais terríveis para a
população dos locais onde acontecem as batalhas. É por isso que o
manuscrito de Shem Tov, usa em Hebraico, para descrever “os Gadarenos”,
como “tomado/capturado”.
·
Esse texto traz como primeiro ensinamento que nem
todos os problemas que atravessamos são de origem humana. Existem
problemas que são de origem espiritual. Não há remédio, não há médico, não há
psicólogo, não há especialista no mundo habilitado para promover alguma
solução. É preciso ter discernimento acerca das lutas que travamos. O problema
que esse homem portava tinha uma dimensão muito mais profunda.
·
Era noite. Tinha acontecido uma tempestade. Jesus
chega num lugar de despenhadeiro. Era uma região com cavernas, sepulcros, um
cemitério. Ouvem-se gritos de horror. Aparece um homem ferido, sangrando, com
pedras nas mãos, furioso, possesso.
ð Satanás destruiu a
vida desse homem.
A Bíblia afirma João 10:10 que o diabo veio par matar, roubar e
destruir. A sua tarefa
principal é arruinar a vida das pessoas.
a)
Destruiu sua família. Esse homem não
vivia mais em casa. Diz o texto que ele andava pelos sepulcros v.2.
Sepulcro é caminho de morte. O homem que anda sem Deus caminha em direção à
morte. Ele não tinha mais uma família.
b)
Destruiu seus relacionamentos sociais. Esse homem já
não tinha mais amigos. Sua condição de endemoninhado era tão grave que ele já
não era mais aceito em nenhum segmento da sociedade. Esse homem tornou-se um
ser solitário.
c)
Destruiu sua saúde física e mental. Esse homem se
auto-flagelava v. 5. Diz o texto que ele “feria-se com pedras”.
Ele havia machucado tanta gente, agora passou a ferir-se a si mesmo. Além
disso, havia se tornado um homem violento (v. 4 “ninguém
podia subjugá-lo”). Seu comportamento era de uma pessoa insana. O
evangelista Lucas registra que ele havia perdido completamente o pudor,
pois andava nu (Lc 8:27).
d)
Esse homem não tinha paz v. 5. Diz
a Bíblia que “andava sempre de dia e de noite, clamando por entre os
sepulcros e pelos montes”. Era alguém atormentado. Não havia descanso nem
para sua mente nem para a sua alma. Era um perturbado.
e)
Esse homem estava totalmente escravizado
por Satanás.
Não tratava-se de um simples demônio, mas uma casta, uma legião, mais
precisamente 6 mil entidades.
ð Legião era um
exército de invasão. Sua ação era marcada pela crueldade e
destruição. Por onde uma legião passava,
deixava atrás de si um rastro de morte e destruição. Havia um exército de
Satanás alojado em uma só pessoa. Para Satanás a vida não tem valor algum. A
vida deve ser destruída. O homem deve viver subjugado e escravizado.
TRANSIÇÃO: Este texto
nos fala sobre três pedidos, três orações. As duas primeiras foram
prontamente atendidas por Jesus, mas a última foi indeferida.
1)
JESUS ATENDEU AO PEDIDO DOS DEMÔNIOS.
·
Os demônios pediram e pediram encarecidamente. Havia
intensidade e urgência no pedido deles. Eles não queriam ser atormentados (5:7)
nem enviados para o abismo (Lc 8:31) nem para fora do país (5:10),
mas para a manada de porcos que pastava pelos montes (5:12). É
intrigante que Jesus tenha atendido prontamente o pedido dos demônios e a
manada de dois mil porcos precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do
mar, onde se afogaram (5:13).
Por que Jesus atendeu os
demônios. Por quatro razões, pelo menos:
1.
Em primeiro lugar, para mostrar o
potencial destruidor que agia naquele homem. O gadareno não
estava fingindo nem encenando. Seu problema não apenas uma doença mental. Não
se transfere esquizofrenia para uma manada de porcos. O poder que
estava agindo dentro daquele homem foi capaz de matar dois mil porcos.
2.
Em segundo lugar, para revelar àquele
homem que o poder que o oprimia tinha sido vencido. Assim como a
ação do mal não é uma simulação, a libertação também não é apenas um efeito
psicológico, mas um fato real, concreto, perceptível. A Bíblia diz: “Se o
Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
3.
Em terceiro lugar, para mostrar à
população de Gadara que para Satanás um porco tem o mesmo valor que um homem. De fato, Satanás
tem transformado muitos homens em porcos. Jesus está alertando aquele povo
sobre o perigo de ser um escravo do pecado e do diabo.
4.
Em quarto lugar, para revelar a escala de
valores dos gadarenos. Eles expulsaram Jesus, por causa dos
porcos. Eles amavam mais os porcos do que a Deus e ao próximo.
·
O dinheiro era o deus deles, os
gadarenos ao expulsarem Jesus estavam dizendo: não perturbem nossa
comodidade, preferimos que deixe as coisas como estão; não perturbem
nossos bens; não perturbem nossa religião.
5.
Em quinto lugar, para mostrar que os
demônios estão debaixo da sua autoridade. Os demônios
sabem que Jesus tem poder para expulsá-los e também para mandá-los para o
abismo. Os mesmos demônios que atormentavam o homem agora estão
atormentados na presença de Jesus.
2)
JESUS ATENDEU AO PEDIDO DOS GADARENOS (5:17).
·
Os gadarenos expulsaram Jesus da sua terra. Eles amavam mais
os porcos e o dinheiro do que a Jesus. Essa é a terrível cegueira materialista.
·
Lucas registra: “Todo o povo da circunvizinhança dos
gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles; pois estavam possuídos de grande
medo. E Jesus, tomando de novo o barco, voltou” (Lc 8:37).
·
Eles perderam a visitação de Deus. Jesus não os
constrangeu nem forçou sua permanência na terra deles. Sem qualquer
questionamento ou palavra, entrou no barco e deixou a terra de Gadara.
· Os
gadarenos rejeitaram a Jesus, mas Jesus não desistiu deles.
Eles expulsaram a Jesus, mas Jesus enviou para o meio deles um
missionário. O Senhor não nos trata segundo os nossos pecados.
3)
JESUS INDEFERIU O PEDIDO DO GADARENO SALVO (5:18-20)
·
O homem liberto, curado e salvo quer por gratidão
seguir a Jesus, mas o Senhor não o permite, Jesus deu a ele uma missão. O mesmo Jesus
que atendera a petição dos demônios e dos incrédulos, agora rejeita a petição
do salvo. E por que:
a)
Em primeiro lugar, a família precisa ser o
nosso primeiro campo missionário. A família dele sabia como ninguém que
havia acontecido, e agora, poderia testificar sua profunda mudança. Não
estaremos credenciados a pregar para os de fora, se ainda não testemunhamos
para os da nossa própria família. Esse homem torna-se uma luz no meio
da escuridão. Ele prega não só para sua família, mas também para toda a região
de Decápolis. Ele não apenas anuncia uma mensagem teórica, mas o que Jesus lhe
fizera, a sua própria experiência. Ele era um retrato vivo do poder do
evangelho, um verdadeiro monumento da graça.
·
Aquele
que antes andava correndo angustiadamente, agora está sentado;
·
Aquele
que antes andava gritando e clamando dia e noite, agora está em silêncio;
·
Aquele
que escandalizava a todos andando em plena nudez, agora está vestido;
·
Aquele
que tinha comportamentos insanos agora está em perfeito juízo;
·
Aquele
que se mostrava violento e representava uma ameaça à paz coletiva, agora é uma
pessoa dócil e sociável;
·
Aquele
que pediu para que Jesus se afastasse dele agora deseja seguir Jesus.
b)
Em segundo lugar, porque Jesus sabe o
melhor lugar onde devemos estar. Devemos submeter nossas escolhas ao
Senhor. Ele sabe o que é melhor para nós. O importante é estar no centro da sua
vontade. Esse homem tornou-se um dos primeiros missionários entre os
gentios. Jesus saiu, mas ele permaneceu dando um vivo e poderoso
testemunho da graça e do poder de Jesus.
CONCLUSÃO: Jesus veio
libertar os cativos.
Pr. Nilton Jorge
Telefone para contato: (22) 998746712 Whatsapp
GASTEI DA EXPLICAÇÃO. PARABÉNS PARA O PASTOR NILTON. SEJA ABENÇOADO POR NOSSO CRIADOR ETERNO.
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