TEXTO: Ef 4:1-3
INTRODUÇÃO:
·
Na carta aos Efésios Paulo apresenta a vida cristã
em duas perspectivas: uma que se refere à doutrina e outra
que se refere à prática desta doutrina. Nos capítulos 1 a 3, Paulo
enfocou doutrinariamente a salvação, focalizando a Igreja como sendo parte
deste propósito. Já nos três últimos capítulos 4 a 6, a ênfase do
apóstolo é essencialmente na prática, individual e coletiva a ser vivida em um
contexto cristão.
·
Paulo começa o capítulo 4 com um apelo aos seus
leitores, para que vivam de tal modo (de modo digno), que o mundo reconheça que
eles são verdadeiros filhos de Deus. O preço da nossa salvação foi
altíssimo, por isso importa que vivamos de modo digno do privilégio recebido. O
termo “digno” dá a
idéia de igual peso ou equilíbrio.
·
Quando
Paulo utiliza a palavra digno em Ef 4:1, ele ensina que deve haver um equilíbrio entre
doutrina e prática.
·
Paulo
passou três capítulos discursando em detalhes gloriosos tudo o que Deus fez por
nós, livremente por Sua graça. E agora ele nos convida a viver, a unidade da
igreja como um corpo e edifício bem ajustado.
ð
Está na moda criticar a Igreja. Dizer que não faz
parte de nenhuma tem sido símbolo de gente esclarecida, madura. Entretanto,
nada poderia estar mais longe da verdade. A Bíblia nos ensina a não nos
deixarmos levar por esta onda de fé particularizada Hb 10:25 Não deixando de nos
reunirmos como igreja, e enfatiza em I
Co 12:14-23; 27 que precisamos uns
dos outros.
ð
A Igreja não é projeto
humano Mt 16:18. Ela foi idealizada e edificada por
Cristo. Ela é sua noiva, muito amada por Ele. Nela estamos seguros. É por meio
dela que Cristo é revelado. É nela que desenvolvemos os dons e trabalhamos nos
ministérios que o Senhor nos confiou; é por ela que somos cuidados, que
crescemos espiritualmente e cumprimos o propósito do Senhor nesta terra.
ð
Nas Escrituras fica claro que ela existe por três
razões:
a)
Para a glorificação do nome de Cristo;
b)
Para a edificação dos cristãos no corpo de Cristo;
c)
Para a evangelização do mundo, sendo sinalizadora do
Reino de Deus entre os homens.
·
Além disso, não
há crescimento espiritual sadio no isolamento, na alienação. Isto é um
engano de Satanás que quer enfraquecer nossa fé e nos tornar auto referenciados,
egocêntricos, auto suficientes e infrutíferos.
·
Paulo aqui no
texto de Efésios 4:13 ressalta: “Até
que todos cheguemos...”. Essa expressão confirma o fato de que a
caminhada cristã não é carreira solo. Não existe a menor possibilidade
de chegar lá sozinhos.
·
Nos versos 1 e 3
há três Palavras que norteiam a doutrina da unidade da igreja e que devemos
observá-las praticando.
1.
A primeira palavra é vivam ou como traz a Edição Revista e
Atualizada andeis.
Ela é usada oito vezes em Efésios e significa andar ao redor ou transportar
a si próprio.
·
Por
meio deste termo a vida cristã é descrita como sendo uma atividade em movimento
e progresso, indicando que a vida cristã é um mundo onde há sempre novas coisas
para descobrir e experiências para desfrutar.
2.
A segunda palavra é procurando ou como traz a Edição Revista e
Atualizada façam todo esforço. Todo
cristão deve esforçar-se para manter a unidade do Espírito. Isto significa que
devemos nos apressar a fazer alguma coisa, a mostrar grande interesse para ver
a unidade acontecer, não permitindo que as obras da carne, que dividem e
despedaçam, predominem em nossos relacionamentos.
3.
A terceira palavra é conservar significa defender, guardar, reter. Isto revela
que não temos que criar a unidade, ela já existe para aqueles que receberam
Jesus Salvador e Senhor, você já está inserido como membro no corpo de Cristo.
ð Nós responsáveis diante de Deus para preservar, manter e defender a unidade do Espírito.
·
Esta é uma unidade espiritual, ela não é no meu
espírito ou homem interior, ela é do Espírito. É o Espírito
Santo quem testifica ao meu espírito que eu sou Filho de Deus, foi Ele quem me
selou e me enxertou na Oliveira verdadeira, Foi obra Dele me conectar a Jesus
através do seu corpo místico a Igreja. Portanto essa unidade não necessariamente uma unidade estrutural ou
confessional. Está evidente na rápida comunhão entre cristãos de
diferentes raças, nacionalidades, línguas e classes econômicas e de diferentes
denominações.
·
A unidade denominais
(ecumenismo), operar contra a
verdadeira unidade do Espírito. Nós talvez
podemos ver um propósito que Deus tem em prevenir uma unidade estrutural da
igreja agora mesmo, para impedir esforços mal direcionados na igreja, como por
exemplo ambição por poder de se cumprirem.
·
Não é algo desejável que todas as igrejas se juntem
umas as outras e se tornem uma, pois a fusão completa de todas as
igrejas em uma corporação eclesiástica inevitavelmente produziria confusão
teológica e doutrinária, confusão em costumes e litúrgicos, confusão de crença
e prática pra não falar que irá produzir outra forma de Papado, já
que a história nos ensina que corpos eclesiásticos grandes crescem mais ou
menos corruptos por rotina.
·
Spurgeon disse
que
corporações espirituais enormes são, como um todo, as fortalezas da tirania e
os refúgios dos abusos, e é apenas uma questão de tempo até que elas se quebrem
em pedaços.
·
A
comunhão da igreja na qual gentios e judeus crentes foram unidos não era uma
mera inscrição em um registro de membros; ela envolvia a união deles com Cristo
pela fé e, assim, sua união um com o outro como irmãos no corpo de Cristo.
TRANSIÇÃO: Quero sustentar minhas afirmações apresentando algumas razões por que sem a Igreja, o corpo, a comunidade dos santos, o crescimento espiritual sadio não é possível.
1. É NA IGREJA (corpo, comunidade) QUE DESCOBRIMOS NOSSOS DONS E EXERCITAMOS NOSSOS MINISTÉRIOS.
·
Fora do corpo, dificilmente teríamos consciência das
habilidades que Deus nos deu para o desempenho do ministério que ele nos
confiou.
O dom é ferramenta que aponta para o ministério que Deus nos entregou. Não há
maior satisfação e senso de completude do que quando descobrimos nossos dons e
os usamos para edificação do corpo de Cristo (Ef 4:12). Estar fora ou afastado do corpo é o mesmo
que “enterrar o talento” e não usar de modo adequado o que Deus colocou em
nossas mãos.
2.
É NA IGREJA QUE
PASTOREAMOS E SOMOS PASTOREADOS.
·
É
na Igreja que edificamos e somos edificados, que discipulamos e somos
discipulados, que cuidamos e somos cuidados, que consolamos e somos consolados
etc.
·
Sem o apoio do meu irmão, dissociado do corpo a
caminhada cristã se torna impossível. Não conseguirei vencer os
desafios e estar de pé diante das lutas.
3.
É POR MEIO DA
IGREJA QUE DEUS NOS DISCIPLINA.
·
Deus usa os irmãos para nos exortar, orientar, abrir
nossos olhos diante dos perigos. A disciplina aqui não é no sentido de
exclusão, fazer sofrer, mas no sentido de nos dar direção, nos treinar a fim de
sermos bênçãos no Reino de Deus. A vida em comunidade gera em nós um senso de
responsabilidade, prestação de contas e isto nos permite um maior cuidado
na caminhada em todos os sentidos.
4.
É NA IGREJA QUE
ENCONTRAMOS BONS REFERENCIAIS DE CAMINHADA.
·
Os
mais novos se espelham nos mais maduros e isto promove crescimento espiritual e
encorajamento. É claro, que infelizmente temos maus exemplos entre nós e por
isso precisamos ser seletivos em relação às pessoas com quem caminhamos e que
estabelecemos como mentores de nossa vida.
5.
É NA IGREJA QUE
DESENOLEMOS OS TRAÇOS DO CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
·
É
na convivência em comunidade que desenvolvemos virtudes essenciais que nos
caracterizam como cristãos. É no corpo que aprendemos a ser humildes,
pacientes, mansos etc. Tais virtudes só são desenvolvidas por meio de
relacionamentos.
·
Aliás,
se pudéssemos resumir o Evangelho em uma palavra esta bem poderia ser:
Relacionamento. Os dois maiores mandamentos que resumem toda a lei e os profetas
desembocam em relacionamento: Com Deus, consigo mesmo e com o próximo.
6.
É POR MEIO DA
IGREJA QUE TEMOS PROTEÇÃO E BENÇÃO ESPIRITUAIS.
·
No salmo 133:3 Ali Deus ordena a vida e a benção para
sempre.
·
O advérbio “ali” não se refere a um lugar
geográfico, mas no ambiente onde a união esta presente.
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Uma
das estratégias mais comuns do diabo é nos desarraigar do rebanho. Na
Bíblia o isolamento sempre foi sinônimo de queda.
·
O
nosso adversário sabe que como ovelhas tal postura representará perda de
direção e estar indefesas. Na comunidade, sob a supervisão de pastores e
líderes e do Sumo Pastor estamos protegidos sob uma cobertura espiritual de
bênçãos.
CONCLUSÃO:
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Tornarmo-nos
um no corpo místico e espiritual de Cristo é uma obra do Espírito Santo, agora
viver, fazer todo esforço e a manutenção dessa unidade é uma obra do membro
desse corpo.
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Você
é responsável pela unidade do corpo de Cristo, não podemos ser soldados que
ferem seus colegas de combates, nem deixar os feridos morrerem, vamos chamar o
Bom Samaritano pra nos ajudar.
Pr. Nilton Jorge - Contatos (22) 998746712 Whatsapp
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