domingo, 26 de março de 2023

O GRITO DA MULHER DE ABEL


 

TEXTO: 2 Sm 20:16

INTRODUÇÃO:

·      O texto acima citado nos revelar um fato, o dia em que uma mulher sábia salvou a sua cidade com um grito. Porém a história que segue, não tem seu início no texto acima citado. Na verdade, tudo começou a partir do adultério de Dai com Bate-Seba, a mulher de Urias. A partir deste ponto a vida do Rei Davi começar a desmoronar. Mesmo tendo recebido o perdão de Deus. 2 Samuel 12:9-14.

·      O pecado de Davi vai lhe trazer consequências irreparáveis para o resto da sua vida.

a)   Primeiro, vai lhe trazer desequilíbrio espiritual. O desequilíbrio espiritual, estar registrado no salmo 51. Davi faz um apelo desesperador: Não me lances da tua presença e nem retire de mim o Espírito Santo, restaura-me a alegria da salvação, faz-me ouvir júbilo de alegria para que se alegre os ossos que tu esmagaste.

b)   Segundo, vai lhe trazer tragédias familiares. O desequilíbrio espiritual é seguido pelo Desequilíbrio familiar. Comboiados a diversas tragédias na família do rei. A primeira coisa que lhe vai acontecer é a morte do menino, do rei Davi com Bate-Seba, registrada em II Samuel 12:15-22.

c)    A terceira tragédia na família de Davi é registrada pela violência sexual. Ammon filho de Davi, tomado por paixão desenfreada estupra a sua irmã Tamar. Despertando a partir daí uma cadeia de acontecimentos trágicos. Porque Absalão irmão de Tamar vai tramar a morte de seu irmão Ammor para vingar a honra de Tamar sua irmã. Cumprindo o que o Senhor falará pela boca do profeta Natã: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti.

d)   Quarta, Seu filho Absalão vai tentar um golpe de estado pra tomar o reino. Depois de três anos de fuga, Absalão volta para Jerusalém com o apoio de Joabe. Ele é levado a presença do Rei que lhe concedeu perdão pelo assassinato do seu filho Amnom, mas algum tempo depois Absalão trama uma conspiração contra o seu próprio pai. Então chegou um mensageiro e disse a Davi: os Israelitas estão com Absalão, então Davi disse aos seus conselheiros vamos fugir.

e)    A quinta tragédia está relacionada com a morte de Absalão. Após a fuga de Davi para o deserto, Absalão entra em Jerusalém e sobre o conselho de Aitofel, deita-se com as mulheres de Davi diante de todo Israel. Aitofel continua aconselhar Absalão, e incentiva o mesmo a reunir mil soldados de cada tribo para buscar a morte de Davi, porém Husai desfaz o plano de Aitofel dando tempo de Davi preparar os seus homens para a guerra.

·      Então os soldados de Davi saíram para guerra. Segundo o texto houve grande matança naquele dia, o número de mortos chegou a vinte mil. Naquele dia a floresta matou mais que a espada. Durante a batalha, Absalão, montado em sua mula, encontrou–se com o soldado de Davi, passando a mula debaixo dos galhos de uma grande árvore, Absalão ficou pendurado entre o céu e a terra, e a mula prosseguiu. E Joabe general de Davi e de Israel o matou. 

 

TRANSIÇÃO: Depois deste acontecimento e de muito lamento pela morte do seu filho Absalão Davi volta para Jerusalém. Ele vai encontrar uma cidade que parecia ter passado por um grande vendaval. As mulheres que deixara para cuidar do Palácio agora estavam humilhadas, seu filho Absalão estava morto.

Lição: DEPOIS DE UMA GRANDE CONQUISTA NÃO BAIXE A GUARDA, A GUERRA NÃO ACABOU.

 

·      Era uma época em que todas as pessoas sábias e ponderadas teriam trabalhado pela paz e tentado acalmar e apaziguar as paixões raivosas fomentadas pelo fim da guerra. Em vez disso, os homens de Judá irritaram os israelitas com insultos.

·      A TRINDADE DA DISCÓRDIA, Seba tinha vindo com Simei e Ziba para receber Davi de volta (lembrando que todos eles são da tribo do rei Saul, são benjamitas), todos os três não aceitam Davi como rei, por desprezo por casa da origem de Davi, por ciúme tribal e pelo que Davi fez a casa de Saul mandando matar toda a linhagem de Saul.

·      SEBA (filho de Belial), Simei (amaldiçoador), Ziba (Usurpador).

·      Seba apressou-se com gritos de boas-vindas através do Jordão e, se não fosse a zombaria dos soldados de Judá, teria permanecido fiel. Mas os ciúmes tribais estavam sempre prontos para surgir e eram uma fonte permanente de fraqueza e agora, picado por alguma piada em Benjamin, Seba deu ordens a um trompetista para dar o sinal para o fim da reunião e a multidão obedeceu. Suas palavras são bastante desdenhosas. Davi não é rei, mas pessoa particular, e filho, não de um grande chefe, mas de Jessé meramente, um yeoman (Aldeão ou fazendeiro) de Belém. Todo homem "Para sua tenda" significava "para sua casa". Mas essa casa de retirada significava a rejeição do governo de David. Literalmente, todos os homens de Israel subiram depois de Davi, após Seba.

 

ð O texto insere muitas lições a serem aplicadas, porém três verdades se tornam relevantes.


1.    SE ANTECIPE AO MAL


Seba, filho de Bicre, homem do monte de Efraim, aproveitando o momento de fragilidade do rei Davi ele lidera uma grande revolta contra o rei, Essa rebelião seria maior do que a de Absalão, pois ela tem como princípio dividir o reino, tomar o poder e depor o rei. A versão da NVI chama Seba de desordeiro.

·      Aqui eu aprendo uma grande lição: Nós escolhemos quem estará conosco no caminho. Nós escolhemos a quem seguir, quem serão nossos referenciais e exemplos pra vida, quem será liderança sobre nós, quem fará a nossa cabeça como influência.

·      O israelitas decidiram seguir um desordeiro, caluniador, alguém que não agrega. Judá decidiu seguir onde estava a coroa, o cumprimento da profecia, a promessa, a benção e aprovação divina. QUEM ANTECIPA GOVERNA, VOCÊ PRECISA SE ANTECIPAR E NÃO REAGIR. Quem antecipa governa, quem espera é governado. Davi não reagiu por emoção ou revolta ou mágoa, ele antecipou ao mal.

 

2.    NÃO DEIXE AS TRAGÉDIAS TIRAR O SEU FOCO.


Amasa morreu de uma maneira trágica nas mãos de Joabe. Seu corpo ficou no lugar em que morreu, e todos que passavam, paravam para ver e fazer perguntas. Os soldados foram parando e perdendo o foco, um soldado de Joabe tomou o corpo morto e o colocou fora do caminho e o cobriu para que os homens voltassem a ter foco.

·      A vida é feita de escolhas. A todo o momento estamos tomando decisões. Algumas delas positivas, outras negativas. Algumas nos impulsionarão, outras nos puxarão para trás. Há escolhas acertadas e escolhas insensatas. Há lutas que merecem nosso empenho; outras que drenam nossas forças. Há batalhas dignas de serem travadas; outras que tiram o nosso foco. Você decide parar pra chorar e lamentar ou se posicionar e caminhar.

a)   Não olhe pelas lentes do retrovisor; olhe para frente. Se ficarmos sempre olhando pelas lentes do retrovisor, presos ao passado, não sairemos do lugar. Não terceirize seus sentimentos. Mantenha-se focado no que Deus chamou você para fazer.

b)   Não discuta com os críticos, vença os seus gigantes. Se você escutar seus críticos, você perderá a alegria, a paz, o sono, o apetite, o foco.

c)    Não discuta com os inimigos da obra, trabalhe com maior entusiasmo. O soldado não perdeu o foco. Ele sabia que a distração podia ser fatal. Ele sabia que a obra de Deus não é para ser discutida, mas para ser realizada. Ele tirou o corpo morto do caminho.

 

3.    NA GUERRA VOCÊ TEM QUE ESCOLHER ONDE GASTAR A SUA ENERGIA.


Joabe fez um cerco com trincheiras na cidade de Abel Bete-Maaca, cavou próximo aos muros minando a sua estrutura e levantou uma rampa até a altura do muro, mas ao ouvir a mulher sábia ele poupou energia.

·      A sabedoria é melhor do que a guerra. O conselho sábio de uma mulher sábia evitou a guerra, poupou o tempo e economizou a despesa (pois a guerra, em si, custou apenas uma cabeça).

·      Quem de fato era essa mulher que surge do nada? A Bíblia não menciona o seu nome, apenas sabemos que ela morava na cidade de Abel, cidade esta conhecida como mãe de Israel. E que vendo o perigo de destruição em massa, ela deu um grito: v.16 Chega-te cá.

 

a)   A MULHER SÁBIA NÃO GASTOU ENERGIA ERRADA GRITANDO NO VAZIO, ELA GRITA PARA DESFAZER OS LAÇOS DE MORTE QUE CERCAVA A SUA CIDADE.


·      Joabe, capitão do exército de Davi, estava vindo de uma batalha sangrenta, batalha esta que matou mais de vinte mil homens de Israel. Este mesmo Joabe, não poupou sequer o filho de Davi Absalão. Joabe também não perdoou Amasa, capitão nomeado em seu lugar no exército do rei Davi. É este Joabe, juntamente com o seu exército que está batendo na porta da cidade de Abel, haveria morte na certa. 2 Sm 20:15,16 E vieram, e o cercaram em Abel de Bete-Maaca, e levantaram uma barragem contra a cidade, e isto colocado na trincheira; e todo o povo que estava com Joabe batia no muro, para derrubá-lo. Então uma mulher sábia gritou de dentro da cidade: Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te cá, para que eu te fale.

·      Não é um grito de ameaças, não é um grito de intimidação, não é um grito de desequilíbrio, não é um grito de pânico, não é um grito de medo, este é um grito de uma mulher sábia, consciente do que está fazendo. Jó 35:13,14 Só gritos vazios Deus não ouvirá, nem atentará para eles o Todo-Poderoso. Jó, ainda que dizes que não O vês, a tua causa está diante dEle; por isso, espera nEle.

·      Gritos vazios são gritos de dúvida. Clamor religioso. Vãs repetições. Reclamação sem atitude.

ð Qual o som que sai da sua boca no dia da adversidade? O grito da mulher sábia salvou uma cidade inteira. Qual o grito que sai da sua boca no dia da aflição? É de pavor? Você se descontrola e não sabe o que fazer? A Bíblia diz em Sl 24:10 Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.

ð Levante-se para gritar pelo que é certo, defenda se território. Ela gritou de dentro da cidade nos seus domínios. A intensão do diabo sempre será destruir de fora para dentro, mas a solução está de dentro para fora. A benção da multiplicação de farinha e azeite na casa da viúva estava em derramar o azeite de porta fechada, a salvação do diluvio era permanecer dentro da arca. O diabo quer que você guerreie, lute, peleje, batalhe fora do seu território.

·      E todo o povo que estava com Joabe batia no muro, para o derribar v.15 “Sai se não eu invado”. As ameaças vêm de fora para dentro, mas a solução vem de dentro para fora.

·      Dentro dos seus limites você é invencível. Mesmo sabendo a fama de Joabe, a mulher na hesitou, não ficou atrás da muralha esperando essa cair, sem ela tomar nenhuma decisão, pelo contrário, ela se colocou em uma posição de coragem e ousadia. Ouvi, ouvi, peço-vos que digais a Joabe: Chega-te cá, para que eu te fale. 2Tm 1:7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

 

b)   A MULHER SABIA NÃO GASTOU ENERGIA FUGINDO OU SE ESCONDENDO, ELA GRITA SE EXPONDO COM OUSADIA E ATITUDE v.16. Para que eu te fale.

 

·      Ela não expõe seu marido, seus filhos, sua família, sua cidade. Ela se posiciona diante da tragédia. No que depender de mim, não haverá destruição, não haverá mortes, não haverá tragédia.

·      Matin Luther King dizia: "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons".

·      Quem se posiciona com atitudes ousadas não para na avenida dos questionamentos. O grande desafio das mulheres pacíficas e fiéis não é construir, mas não deixar ser destruído o que Deus construiu. Ela convence os de fora sem perder os de dentro. Ela convence os de dentro sem perder os de fora.

·      A cidade de Abel Bete-Maaca é uma das mães de Israel, ou seja é uma cidade que tem história. DEUS USARÁ OS MILAGRES DO PASSADO COMO PLATAFORMA PARA MILAGRES MAIORES NO PRESENTE.

ð A mulher tinha atitude. O problema é Seba? Falou a mulher sabia! Então está resolvido, eis que te será lançada a sua cabeça pelo muro. Tem momentos que não podemos protelar (adiar), temos que ser decididos.


CONCLUSÃO:


ð O GRITO DA MULHER SÁBIA FOI UM GRITO QUE DESFEZ OS ATOS DE UM HOMEM DE BELIAL. Tudo isso estava acontecendo devido a um homem por nome de Seba, filho de Belial que tinha levantado uma revolta contra Davi, provocador de divisão, esse é o foco do problema, um só homem.

·      

Os moradores da cidade de Abel não poderiam pagar pela ação deste homem.

Essa mulher do texto vai exterminar o juízo sem causa.



Pr. Nilton Jorge

Contatos: Whatsapp (22) 998746712

Email: niltondalani@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.