segunda-feira, 25 de março de 2019

O PRINCÍPIO DE AUTORIDADE ESPIRITUAL


Romanos 13.1-2 “Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados”.

INTRODUÇÃO:
·      Nos dias atuais estamos vivenciando uma geração rebelde, onde não há mais respeito e obediência a qualquer tipo de autoridade. Empregados não respeitam patrões; alunos confrontam seus professores; filhos são desobedientes aos pais; os idosos são marginalizados; etc.. Por esta razão a presente geração tem colhido e certamente continuará colhendo reveses de todas as formas. A colheita mencionada pode ser vista em muitos jovens que se aprofundam nas drogas, no sexo pecaminoso, na violência, etc.. Não há limites para o mal!
·      Whatmanee pastor chinês morto na prisão disse: que a primeira coisa que um discípulo precisa aprender é sobre autoridade, para seguir a orientação daquele que o discípula.
·      O principio de autoridade é uma escala de níveis na qual eu honro e me submeto a quem exerce autoridade sobre mim, exerço autoridade sobre alguém, e esse ciclo de autoridade se pratica dia a dia compreendendo o principio da honra.
·       Etimologicamente autoridade significa: “direito de mandar”, domínio, comando, força, soberania, potestade. Quem tem autoridade tem direito de mandar.

1.    A FONTE DA AUTORIDADE.

v Deus é a fonte de toda autoridade espiritual Sl 103:19 O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
·      A expressão visão de Reino é bonita, mas ela não pode ser mercadológica, se não houver compreensão de como Igreja somos súditos de um reino e esse reino tem uma visão, tem princípios e tem regras. Nem um reino se estabelece sem O PRINCIPIO DE AUTORIDADE.
·      No reino existem normas, mandamentos, princípios, códigos. Isso é autoridade.
·      A Bíblia é um livro de código de Leis , ela é a constituição do Reino de Deus.
·      Obedecer ao código de conduta do reino (Bíblia) é atrair todas as benesses do Reino, desobedecer ao código de conduta é atrair as consequências da mesma.

2.    DEUS NÃO APENAS É A FONTE DE AUTORIDADE COMO ELE DELEGA A AUTORIDADE.

·      Rm 13:1 Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
João 19:10,11 Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?
Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.

DEUS TEM AUTORIDADE DIRETA, O HOMEM TEM AUTORIDADE DELEGADA.
·      Todo aquele que conhece a autoridade lida com a autoridade e não com o homem. Não consideramos o homem, mas a autoridade investida nele. Não obedecemos ao homem, obedecemos à autoridade de Deus que está nesse homem. Isto deve responder às nossas posturas equivocadas diante de um governante calhorda, de um pai estúpido, de um líder espiritual hipócrita ou de um policial que abusa da sua autoridade.
·      Certa vez, perguntaram a um grupo de membros de igreja: “Você é submisso aos seus líderes?”. As respostas mais comuns foram: ”Se eu achar que devo, sim”; “Se eles fizerem por onde merecer, sim”; “Se os líderes procurarem viver de acordo com a vontade de Deus, sim”.
O nosso erro está em sempre atrelar a nossa obediência a homens e não a Deus.
·      NÃO PODEMOS ESQUECER-NOS DISSO: O princípio da Obediência não tem a ver com os homens, mas com Deus.
·      O pecado que se comete contra a “autoridade de Deus” é o mais sério de todos os pecados, pelo fato de ser um pecado de intromissão e rejeição aos desígnios divinos.

Obs. Só é capaz de obedecer a autoridade que Deus delegou aquele que reconhece e submete a autoridade do próprio Deus. A pessoa que diz eu só obedeço a Deus, ok! E como ele fará isso? Obedecendo seus pais, obedecendo as autoridades instituídas, obedecendo ao seu pastor.
v Esse jargão “Eu só obedeço a Deus, é característica de quem não está disposto a obedecer nem a Deus”.

TEM 4 FIGURAS NA IGREJA DE CORINTIOS.
1.    Eu sou de Paulo. Grupo dos Pioneiros, missionários, dos fundadores.
2.    Eu sou de Pedro. Grupo dos tradicionais, conservadores, andara com Jesus.
3.    Eu sou de Apolo. Grupo dos fervorosos, intelectual, bom orador, expositor esplêndido.
No meio dessa turma aparece um grupo que dizia ninguém presta.
4.    Eu sou de Jesus.
Obs. Não insista para que alguém se submeta a autoridade se ele já decidiu se tornar rebelde.



COMO TRATAR COM A REBELIÃO Mt.8:8-10.

FERIMOS A AUTORIDADE ESPIRITUAL QUANDO INSURGIMOS CONTRA ELA.

v A rebelião se caracteriza por Inimizade, usurpação e calúnia. Quem quebra o principio de autoridade será quebrado pelo principio. A própria autoridade reivindica a submissão a ela, e quando falamos de autoridade não estamos falando da pessoa que a exerce e sim do poder que ela representa.

v PARA NÃO ENTRAR NO CAMPO DA REBELIÃO PRECISAMOS APRENDER E DISCERNIR A SUBMISSÃO E A OBEDIÊNCIA.
v A primeira lição de um discípulo é a da submissão a uma autoridade, submissão é mais do que obediência, Sub- Missão (composição de duas palavras, que significa sob uma missão). Submissão é o reconhecimento de uma missão.
è Obediência está relacionada com presença, Submissão não depende da presença.
è A obediência é uma atitude interior, a Submissão é uma atitude interior.
è A obediência é uma questão de reação, a Submissão é uma questão de convicção.

v Há muita gente obediente sem ser submisso, só obedece porque precisa mostrar serviço. Provérbios 30:27 Os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; Eles (gafanhotos) não autoridade mais são regidos por princípios, quando somos guiados por conveniências nós olhamos para o lado pra ver se é conveniente fazer, por princípios nós olhamos para dentro de nós, porque há uma lei dentro de nós que diz você pode ou você não pode.

Jesus é o maior exemplo de obediência de todos os tempos.
Veja havia razão para ele ir à cruz? Não! Mais ele foi. Obedeceu ao Senhor nosso Deus.
Veja que esta atitude deixa uma declararão a seu respeito: Fp.2:9-11.
·      A sua condição no Getsêmani fundamentava-se no princípio de 1 Samuel 15.22, que diz que para Deus obedecer é melhor do que sacrificar. É a vontade de Deus que Jesus está procurando compreender e não a intensidade do sacrifício. A vida de Jesus sempre esteve centrada na vontade do Pai. Sinceramente ele ora: “Se é possível, passe de mim este cálice; não seja, porém, como eu quero, mas como tu queres”.
·      A vontade de Deus é que é absoluta. Não o cálice (a crucificação). Antes de conhecer a vontade de Deus, o cálice e a vontade de Deus eram duas coisas distintas. Contudo, depois que Jesus compreendeu que o cálice estava dentro do propósito de Deus, a vontade de Deus e o cálice se tornaram uma só coisa. Quem, naquele momento, exercia autoridade sobre Jesus, a vontade de Deus ou a cruz? Claro, a Vontade de Deus.
·      No cristianismo, a cruz é o ponto culminante. Mas é em função de Deus ter decidido que fosse. Antes de Jesus e depois dele, muitos morreram crucificados. O que tornou a cruz um símbolo marcante foi porque aprouve a Deus que o seu filho morresse na cruz pelos nossos pecados. Para Jesus, importante não era morrer dessa ou daquela maneira; importante era estar no centro da vontade de Deus. Não era o sacrifício, era a autoridade de Deus sobre a sua vida. Este foi um princípio que o acompanhou durante todos os seus dias aqui na terra.
è Veja que a desobediência traz desgraças sem medidas, mas a obediência traz benefícios no presente e o futuro. Ela traz ganhos sem medidas.
W   A obediência no reino de Deus é perder para ganhar, e deixar para ter, é abrir mão para ver sonhos realizados.
W   No reino de Deus não importa o grau de instrução, no reino de Deus o que vale é a obediência.
Quem é o barro para declarar: Por que me fizestes assim? O oleiro é soberano: Ele faz, Ele não faz, Ele exalta, ele abate...

FERIR QUEM EXERCE UMA AUTORIDADE É FERIR AQUILO QUE ELE REPRESENTA.

A-               A QUEM DEVEMOS OBEDECER? (Submeter)

Não devemos apenas reconhecer e sim obedecer.
Nunca chegue a lugar perguntando em quem vai mandar e sim em que deve obediência.
A vaidade humana é uma fortaleza contra a obediência.
Devemos obedecer a toda autoridade delegada por Deus sobre nossa vida: Rm13:1 “Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando.” Mateus 8:9Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz".
·      No reino de Deus é assim a respeito e obediência a autoridades. No reino de Deus não existe independência ou morte, no Reino é Morte ou morte.
·      Devemos procurar uma autoridade no reino de Deus a quem amar, a quem respeitar, a quem obedecer.
Quem se submete a uma autoridade espiritual delegada se submete a Deus.
·      Há uma tendência de se pensar que se submeter é ser inferior. Jesus nunca foi inferior ou menor que o Pai pelo simples fato de lhe ser submisso. Pelo contrário, Jesus Cristo tem o nome que está acima de todo nome (Fp 2.9). Temos que entender que entre iguais há uma relação de autoridade e submissão. Isto faz parte da ordem divina. As autoridades delegadas estão em todas as áreas de nossas vidas. Um discípulo do Senhor deve, onde estiver procurar saber quem é a autoridade delegada para a ela se submeter.
è Autoridade é tão importante que quem não se sujeita a autoridade, não pode exercer esta função.
Isso é tão sério que autoridade espiritual o que se fala em nome de Deus é de muita responsabilidade.

B-                OS TIPOS DE AUTORIDADE E AS REBELIÕES.

W   Há três tipos de autoridade:  
1)   A autoridade imposta, Autoridade imposta é autoritarismo, o autoritarismo é imposto, é ameaçador, produz tensão e medo. O autoritarismo é o modelo de liderança autocrática e despótica. Nesse estilo de liderança o povo tem medo, vive sob pressão, pois o líder se sente dono do povo e não servo do povo. Jesus disse que o estilo de liderança do mundo é inspirado na autoridade imposta Mc 10:42Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade.
2)   A autoridade adquirida, reconhecimento de um poder humano.
3)   A autoridade delegada, aquela que tem sua origem em Deus. O reino de Cristo é um reino de ponta-cabeça. Ser grande é ser pequeno; ser senhor é ser servo; ser o maior é ser servo de todos. A igreja de Deus só tem uma cabeça, Jesus Cristo, e sua liderança foi timbrada pelo serviço. Não há espaço para caudilhos na igreja de Deus. Liderança cristã não é exercida segundo o modelo do mundo, mas segundo o exemplo de Cristo. Mc 10:43,44 Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser ser o primeiro entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Jesus arremata o assunto, dando seu testemunho pessoal: Mc 10:45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

·      Maior é o que serve. Aquele que quiser ser o maior de todos, deve servir a todos. Isso não significa confusão ou anarquia. Não significa que o líder vai deixar de lado suas prerrogativas e suas funções. Significa que, ao usar a bacia e a toalha como símbolos de sua autoridade, vai impactar seus liderados não pela força, mas pelo exemplo. As palavras convencem, mas os exemplos arrastam.” Isso é formação de discípulos. Antes de ser uma autoridade temos que ter nossa rebeldia resolvida.

C-               TODA REBELIÃO TEM A TENDENCIA DE PROMOVER DIVISÃO.

Divisão é conjunção de duas palavras do latim (Duo, Vision) que significa: duas visões. Só há divisão quando existem duas visões.
v O reino e a autoridade se estabelecem quando há uma visão. A rebelião a visão ocorre quando eu quero uma posição que não foi delegada a mim.
v Toda quebra de autoridade se caracteriza pela desonra. Toda submissão a autoridade é caracterizada pela honra.
v Tudo que a Bíblia nos orienta tem haver com honra, quando eu oferto eu estou honrando, quando eu dou dízimos eu estou honrando, quando sou fiel a minha família estou honrando, quando sou fiel nos negócios estou honrando as pessoas do ciclo. A origem da palavra salário tem haver com honra, porque salário é Honório e honorário tem haver com honra. (a unção que você honra você atrai).



A rebeldia e traição não estão no coração do homem e sim no do diabo. Mas se demos espaço para ela. Com certeza ela entra. A coisa é séria e Deus nos últimos dias está despertando a igreja contra isso.

è O diabo sugestionou a Davi, Davi mata Saul! O que ele respondeu: Não! 1 Sm. 26:9, 11 Então os homens de Davi lhe disseram: Hoje é o dia, do qual o Senhor te disse: Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo e far-lhe-ás o que bem te parecer. Levantou-se Davi, e furtivamente cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que, depois sentiu Davi bater-lhe o coração, por ter cortado a orla do manto de Saul; e disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal cousa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor. Davi, porém, respondeu a Abisai: Não o mates, pois quem haverá que estenda a mão contra o ungido do Senhor, e fique inocente? ... O Senhor me guarde, de que eu estenda a mão contra o seu ungido.

·      Davi não buscou o trono ao preço da rebeldia.
Deus rejeitou Saul e ungiu Davi. Não obstante, Davi continuou um homem sob a autoridade de Saul.
è Se Davi reinasse, mas fracassasse em sujeitar-se à autoridade de Deus, teria sido tão inútil quanto Saul. Consagração não esconde o pecado da rebeldia. Sujeição à autoridade não se limita a estar sujeito a uma pessoa, mas é estar sujeito à unção que vem a ela quando Deus lhe ordena que seja uma autoridade. Davi reconhecia a unção que havia sobre Saul e sabia que ele era o ungido do Senhor Por isso preferia fugir para salvar a vida a estender a mão para matar Saul.
·      Qualquer pessoa para ser autoridade delegada por Deus tem de aprender a não tentar estabelecer sua própria autoridade.

É absolutamente essencial que sejamos sujeitos à autoridade antes de exercermos autoridade. A igreja existe por causa da obediência. Ela não teme os fracos, mas teme os rebeldes. Temos de nos sujeitar à autoridade de Deus em nosso coração para que a igreja possa ser abençoada. O futuro da igreja depende de nós. Estamos atravessando dias solenes.

D-               O PERIGO DE SE INSURGIR CONTRA UMA AUTORIDADE CONSTITUÍDA POR DEUS.

1)   Foi o pecado de Lúcifer querer ser igual a Deus. Ez 28.2 “... Assim diz o Senhor Deus: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares; e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus”.
è O grande perigo é o de querer ser, o que Deus não disse que seria, e com isso, querer usurpar a autoridade do outro; foi o que Lúcifer quis, em relação a Deus e, hoje ele fica incitando aos homens, a mesma atitude em relação aos seus líderes. No livro de Judas, o irmão de Jesus, lemos: Jd 9 “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda”. Como a atitude de Davi diante de Saul, aqui o Arcanjo Miguel, aplica o mesmo conceito: Não tocou em Lúcifer sem a autorização de Deus.
2)   Não se deve falar mal de uma autoridade. Ex 22.28 “Contra Deus não blasfemarás, nem amaldiçoarás o príncipe do seu povo”.
è No texto, príncipe significa autoridade do povo, logo, o que se afirma, é que uma autoridade, deve ser preservada de comentários maliciosos. Uma atitude, que tem sido corriqueira, no seio da Igreja de Jesus. Líderes falando mal dos colegas; membros falando mal de líderes e de outros membros; em fim, esse é um hábito, infelizmente, em nosso meio, para desgraça nossa e do crescimento do Reino de Deus. Uma artimanha de Satanás, no seio da Igreja, enganar-nos com essa atitude reprovável: a fofoca, o disse me disse, o mexerico.
3)   Deus não permite tocar nos seus ungidos e profetas. Sl 105. 15 “Dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas”. Como afirma Ap 1. 20, as sete estrelas que estão na mão direita de Jesus, são os sete anjos das sete igrejas, logo, sabemos que esses “anjos”, são os pastores, os ungidos para o ministério, e esses, estão sob o cuidado especial de Jesus, e, é muito temerário, alguém querer “tocar” em um deles.
4)   Castigos para quem toca numa autoridade constituída por DeusNm 12.1,2 “Partiram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher etíope, que tomara; E disseram: Por ventura não tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O Senhor o ouviu”.
è Nós somos iguais a Moisés, Deus também fala através de nós, podemos fazer o trabalho que ele faz, e não estamos no pecado como ele está (no caso da mulher etíope). Mas, note no final do versículo: “O Senhor o ouviu”. Quem vai tratar, quando uma pessoa se insurge contra uma autoridade, um ungido de Deus, é aquele que o constituiu, no caso Deus.
è A “briga” não é nossa, é de Deus. Por isso cuidado. Diz a escritura“Horrível coisa é cair nas mãos de Deus“. Nm 12. 5-7 “Então o Senhor desceu na coluna da nuvem, chamou Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me faço conhecer, ou falo com ele em sonhos. Não é assim com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente, e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor: como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do Senhor contra eles se ascendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa”.
è A ira de Deus, veio sobre Arão e Miriã, porque eles falaram mal de Moisés.

·      É Deus quem chama; é Deus quem vocaciona; é Deus quem ungiu; logo, só Deus pode tirar.
Fico a me perguntar: Quantos já receberam o castigo de Deus, por tocarem em um ungido seu? Quantos já perderam sua vida espiritual, por falarem mal de uma autoridade do Senhor? Não sei, mas que Deus tenha misericórdia da Sua Igreja.
·      Veja a expressão de amor de Deus por Moisés, veja Miriam ficou afastada e Deus não falou mais com ela. Arão perdeu a autoridade de intercessão.
O afastar foi a maior derrota de Miriam, sabe lá o que é ficar fora da Glória de Deus?

·      Veja a posição de Moisés. Teve misericórdia... Teve compaixão, ficou calado e deixou Deus agir. Moises teve a posição de quem vai para cruz. Calado!
è Deus estes dias tem nos ensinado: Morrer, calar, orar, ter compaixão, ter comunhão e principalmente ser uma autoridade espiritual e respeitar quem é sua.
è A vida de Moisés está resolvida: - Minha vida é de Deus, pois eu escolhi.
Moisés não colocava nenhuma barreira ou dificuldade para servir a Deus, ele era vazio dele.

Anote ai: Quem está contra você. Está sendo usado por Deus para te aperfeiçoar.
Hoje libere os Saul de sua vida, peça perdão e a Deus para não os matarem e sim que Ele seja misericordioso...



PRINCÍPIOS DE AUTORIDADE ESPIRITUAL – Romanos 13.1-7


·      Deus age a partir do seu trono, e o seu trono está estabelecido sobre a sua autoridade. Todas as coisas são criadas pela palavra de Deus que é a expressão não apenas do seu poder mas também de sua autoridade. Quando no livro da criação Deus diz: “Haja”. As coisas simplesmente acontecem conforme a sua palavra. Quais são os princípios que precisamos compreender para que possamos ter sucesso na vida?

1)             TODA AUTORIDADE EMANA DE DEUS (V.1)

Entende porque a Bíblia é um livro de fé? Porque se você não crer na Palavra de Deus, você jamais aceitará esse versículo na íntegra. É fácil aceitar que algumas autoridades são constituídas por Deus, mas não é fácil aceitar que toda autoridade procede de Deus. Mas é exatamente isso que o texto afirma.

Não existe nenhuma autoridade que não proceda de Deus; todas as autoridades foram instituídas por Ele. Quando procuramos encontrar a fonte de toda autoridade, encontramo-la invariavelmente em Deus. Deus está acima de toda autoridade, e todas as autoridades estão debaixo dele. Vejamos alguns exemplo de autoridade:
Na família: Pais;
Na nação: Governos;
No trânsito: o guarda;
Na igreja: Nossos líderes.
·      Não importa o ambiente onde estejamos, sempre haverá uma figura de autoridade naquele lugar! E precisamos ser rápidos e sensíveis para perceber a autoridade presente num ambiente!
·      “Todo homem está debaixo de autoridade.”. O que isso significa? Isso significa que no reino de Deus não existe independência.
·      Há uma mentalidade no mundo hoje de independência. Mas esse não é um princípio do reino de Deus. O que o reino prega é a autonomia. E qual a diferença entre autonomia e independência? São duas palavras usadas muitas vezes com o mesmo significado, mas tem sentido diferentes.
Autonomia eu posso gerir a minha vida sem o auxílio de outros. 
Independência eu não presto contas da minha vida a ninguém;
·      Guarde isso no seu coração: toda homem que teme ao Senhor sempre respeitará a figura de autoridade! 

2)             PRECISAMOS TER REVELAÇÃO DA AUTORIDADE (Vs.2-5).

Primeiro o apóstolo nos ensina que toda autoridade procede de Deus.  Em seguida ele nos desafia a reconhecer e honrar. Veja que esse é um texto difícil para o homem natural. Somente com a mente de Cristo podemos receber no espírito o ensino da Palavra de Deus.

Romanos 13.2-5. No universo existem dois princípios: o da autoridade de Deus e o da rebeldia satânica.
a)   A rebeldia satânica: O arcanjo transformou-se em Satanás quando tentou usurpar a autoridade de Deus, competir com Deus, e assim se tornou um adversário de Deus. Isaías 14.12-14.  Foi a rebeldia que provocou a queda de Satanás.
Temos de perceber de quem é a autoridade. Pregamos o evangelho a fim de colocarmos os homens sob a autoridade de Deus. Por isso a igreja é um instrumento de Deus para o estabelecimento do seu reino aqui na terra. 
b)   A autoridade de Deus: A controvérsia do universo centraliza-se sobre quem deve ter autoridade, e nosso conflito com Satanás é o resultado direto de atribuirmos autoridade a Deus. Para manter a autoridade de Deus temos de nos submeter a ela com todo o nosso coração.

è Paulo antes de reconhecer a autoridade, tentou acabar com a igreja; depois de se encontrar com o Senhor na estrada de Damasco. Depois disso, foi capaz de se submeter à orientação que lhe foi dada por Ananias na cidade de Damasco. Se não temos revelação da autoridade de Deus, ficamos sempre avaliando o homem. Mas quando já temos revelação da autoridade não nos fará diferença quem é o homem.
Por isso, antes que um homem se sujeite à autoridade delegada por Deus, é preciso que reconheça a autoridade inerente a Deus.

3)             SEMPRE QUE A AUTORIDADE É ESTABELECIDA A SUBMISSÃO É TESTADA.

Uma vez que tivemos a revelação de que há dois princípios que operam na terra, devemos estar o tempo todo atentos para saber qual o princípio que está em operação: a autoridade de Deus ou a rebelião de satanás!
Por isso, quando a autoridade é estabelecida a submissão será testada imediatamente. Romanos 13.7. Existem dois tipos de relacionamento possível entre os homens: o de reconhecimento e o de conveniência:
a)   Relacionamento de reconhecimento: Se houver apenas duas pessoas caminhando juntas uma precisa reconhecer quem Deus está posicionando como autoridade sobre a outra.  Podemos ver isso de maneira muito clara no livro de Atos na experiência do Próprio Paulo.

Quando Paulo ainda era novo na fé, Barnabé era autoridade sobre ele. Mas à medida que foi crescendo em Deus, ele se era citado no mesmo nível que Barnabé e depois acima de Barnabé e no final se tornou o grande apóstolo da igreja. (Atos. 11.30,12.25,13.2;13.7); (Atos 13.43, 46, 50; 14.1,12; 15.2)
·                Quando duas pessoas espirituais andam juntas, imediatamente uma reconhecerá a autoridade da outra sobre si e continuará andando junta. Isso é algo poderoso! Esse é o tipo de relacionamento baseado no reconhecimento.
b)   Relacionamento de conveniência: No relacionamento de conveniência a pessoa caminha com a outra em harmonia. Mas quando a outra é estabelecida como autoridade a submissão é testada e a rebelião se manifesta.
Nos relacionamentos por conveniência, há uma dificuldade para reconhecer que foi Deus quem levantou o outro! 
è Mas todo  relacionamento será testado. E muitas vezes o dia do teste é quando você diz NÃO! Ou quando a pessoa é contrariada em sua vontade! Nesse momento o caminho que ela seguir revelará o seu coração! Mateus 26.39. Faça como Jesus!
Jamais devemos tocar a autoridade de Deus. Precisamos ser aprovados. Sempre que a autoridade for estabelecida, devemos ter a atitude de nos submeter, não por causa do homem mas por causa do próprio Deus!

PRINCÍPIOS DE AUTORIDADE ESPIRITUAL (Parte 2).

·      Há um ditado que diz: Que quem não sabe obedecer não está pronto para mandar. E essa é uma grande verdade. Uma pessoa que não sabe se submeter, quando em cargo de liderança, se torna um déspota.

Há um princípio espiritual que envolve a obediência. Filipenses 2.5-11

1.             NOSSO MODELO DE OBEDIÊNCIA É CRISTO (V.1).

O texto que lemos é um dos textos mais espirituais que podemos ler na Palavra. Ele fala da atitude de Cristo que sedo em forma de Deus, abriu mão de sua posição assumindo forma de servo, assumindo forma de homem, sendo obediente, se humilhou, até a morte e morte de Cruz.
è O Apóstolo nos ensina que o nosso modelo não são as outras pessoas, o nosso modelo não o que fomos no passado. Nosso modelo é Cristo. “Tende me vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.”
è E como foi que Cristo obedeceu? A Bíblia diz que o tempo todo o desejo do Senhor era fazer a vontade do Pai. Mas muitos equivocadamente acreditam que Jesus não queria ir para cruz, e por fim foi contra a sua vontade. Todavia esse argumento cai por terra quando lemos o registro de João 12.27; Mateus 26.39.
Enquanto Jesus orava no Getsêmani, pressentindo que estava para morrer, Ele clama ao pai que não lhe deixe morrer sem passar pela cruz. Hebreus 5.7-9. O autor de Hebreus diz que o Senhor clamou com lágrimas e súplicas para ser livrado da morte e foi ouvido. Se ele foi ouvido, essa oração não foi para livrá-lo da cruz, porque ele morreu numa cruz. Então, que oração foi essa que ele foi ouvido?

A única outra ocasião em que Jesus teve de fato uma ameaça real de morte foi no Getsêmani. Podemos concluir que naquele momento em que suava sangue, o Senhor estava morrendo, ele então clamou ao Pai para livrá-lo da morte naquele instante, pois ele deveria morrer na cruz. Ele implorou ao Pai para que não morresse sem que pudesse cumprir sua missão morrendo por nós na cruz.
·      Jesus não apenas morre na cruz, como ele foi para cruz voluntariamente. O profeta Isaías diz que ele foi como ovelha muda perante os seus tosquiadores e não abriu a boca.
·      Tem gente que até vai para cruz no sentido de obedecer, mas ele obedece gritando, obedece batendo o pé, obedece batendo a porta, obedece, mas emburrado, obedece mas reclamando. Por isso o nosso modelo de obediência deve ser Cristo.
·      Cristo teve que aprender a obediência porque sempre teve na posição de autoridade; Nós precisamos aprender porque já nascemos na condição de rebelião. Um homem caído é como um cavalo que nunca foi domado!
·      A Bíblia diz que o que precisamos aprender é obedecer. O desafio é entrar na escola da obediência seguindo o modelo de Cristo.

2.             O ENTENDIMENTO PODE ESPERAR MAS A OBEDIÊNCIA TEM QUE SER IMEDIATA

É duro ter que admitir, mas desde que o homem foi picado pela serpente e recebeu o veneno da víbora em sua carne, sua dificuldade de obedecer é muito grande. E um dos principais argumentos é: “Eu não estou entendendo”. “Eu não faço nada se eu não entender antes”.
Muitos conclui que se não podem entender uma direção estão livres para desobedecer e não seguí-la, mas esse é um grande erro. Na Bíblia encontramos alguns exemplos de pessoas que obedeceram mesmo sem entender e foram obtiveram vitória: O Exemplo de Naamã (2 Reis 5.1-14); O Exemplo de Josué na conquista de Jericó (Josué 6.1-20);

O entendimento pode esperar a vida inteira! Você tem até a eternidade para compreender cada uma dessas questões, mas a obediência tem que ser imediata!
·      Muitos obreiros são desqualificados pelo Senhor em sua obra, por causa da sua falta de obediência! Portanto, independente do seu entendimento, obedeça primeiro e entenda depois!  O princípio sempre será esse!

3.             QUEM NÃO OBEDECE SACRIFICA.

Pagamos um preço muito alto quando deliberadamente seguimos o caminho da desobediência, mesmo que muitas vezes bem intencionados. Há muitos que já sacrificaram casamento, sacrificam ministério, liderança, filhos, emprego, empresa, relacionamentos, finanças por causa da desobediência;
Podemos encontrar na Bíblia uma série de exemplos de pessoas que sacrificaram porque decidiram desobedecer:
a) O Exemplo de Saul:  Sendo ele rei de Israel, no começo do seu governo recebeu uma direção de Samuel que o esperasse voltar para fazer o sacrifício. Mas Saul, pressionado pelo povo, resolveu sacrificar sem a presença de Samuel. E no momento que ele acabou de sacrificar Samuel chegou e lhe disse: “Hoje o Senhor selaria o teu reinado, mas por causa da tua desobediência o Senhor o tem rejeitado”.
b) O Exemplo de Arão: Mas uma vez Arão também pressionado pelo povo, enquanto Moisés estava no monte falando com Deus, tomou a tola decisão de construir um bezerro de ouro para conter os ânimos do povo. E naquele dia, por causa daquele ato de desobediência cerca de 3000 homens morreram a espada;
c) O Exemplo de Jonas: Jonas recebeu uma ordem de Deus de ir para Nínive pregar, mas deliberadamente entrou no navio que ira para Társis. Por causa da sua desobediência a carga do navio inteira foi sacrifica, o navio quase se despedaçou no mar e Jonas foi lançado nas águas e engolido por um grande peixe.  
·      Quanto coisas essas pessoas sacrificaram? O preço da desobediência é muito grande. O crime não compensa!
·      Sempre que houver um conflito entre o que queremos e o que o Senhor quer, que possamos encerrar a oração dizendo: “Não seja como eu quero; mas como tu queres” “Não a minha vontade mas a tua vontade” Obedecer é sempre melhor!


A AUTORIDADE DE CRISTO SOBRE NÓS – Filipenses 2.10,11


“Você reconhece Jesus como Senhor e Salvador da sua vida?” São essas as palavras que em geral são faladas pelo pastor antes do ato do batismo. Esse texto que acabamos de ler, afirma que um dia, todo joelho se dobrará e toda língua há de confessar que Jesus Cristo é o Senhor. Precisamos como igreja, como filhos de Deus, reconhecer diante do mundo a autoridade de Cristo sobre a nossa vida. E como podemos fazer esse reconhecimento?  Precisamos aprender alguns princípios em nossa vida, a saber:

1.             QUEM RECEBE A SALVAÇÃO DEVE RECONHECER O SENHORIO:

O propósito de Deus é que reconheçamos o seu filho Jesus, não apenas como salvador, mas também como Senhor da nossa vida. “Deus O exaltou sobremaneira e Lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que [...] toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor”. Deus o Pai o fez Senhor! E cada cristão deve reconhecê-lo como tal em sua vida!  Porque é perfeitamente possível alguém confessar sua crença que Jesus é o Salvador sem confessar Jesus como Senhor. As pessoas o fazem a todo tempo.

Veja como a pregação do evangelho enfatizava o senhorio de Cristo no Novo Testamento:

a)   O Exemplo do Primeiro Sermão da Igreja: Após a ressurreição, ele deixa clara a questão do senhorio. Atos 2:36
b)   O Exemplo de Paulo: Teve um encontro com Jesus, a primeira coisa que ele fez foi reconhecê-lo como Senhor: Atos 9.3-5
c)     O Exemplo do Carcereiro: Depois de intentar suicidar-se foi impedido por Paulo, reconhecendo que Deus havia causado o terremoto perguntou o que deveria fazer para ser salvo. Paulo disse que ele deveria crê em Jesus como SENHOR.  Atos. 16.29-31
d)   O Exemplo da Confissão para Salvação: Paulo diz que eles precisam confessar Jesus como Senhor. Romanos 10.9
·      Confessar Jesus como Salvador é afirmar que cremos que ele é quem ele declarou ser, o Filho de Deus, o Redentor. Mas confessar Jesus como Senhor é reconhecer que há um dono sobre a nossa vida.
·      Alguns reconhecem com facilidade a Jesus como Salvador, mas passam a vida relutando em tê-lo como Senhor de suas vidas.
·      Como Salvador ele é meu abençoador, o que me estende a mão, o que me socorre, o que ouve o meu clamor. Mas como Senhor ele é aquele que direciona a minha vida.

2.             A MENOS QUE JESUS SEJA SENHOR DE TUDO NÃO SERÁ SENHOR DE NADA:

A segunda lição é que não existe senhorio parcial. Ou Jesus é Senhor de tudo ou não será senhor de nada. Não tem meio termo. Sabe porque algumas pessoas ainda têm dificuldade de aceitar o senhorio absoluto de Cristo sobre as suas vidas? Porque elas acham que tiveram parte na salvação. Quando elas tiverem revelação do que realmente aconteceu em suas vidas, sua rendição será completa:

a)   Você era um escravo e o Senhor o comprou: Você era um escravo que estava sendo vendido no mercado de escravos e o Senhor foi e lhe comprou. E agora que ele o comprou você pertence somente a Ele e Ele pode fazer de você o que quiser. I Coríntios 6.20
b)   Você era alguém que estava perdido e o Senhor o achou: Você andava a deriva sem rumo e sem direção, tentando chegar num lugar onde você mesmo não sabia. Sua mente estava confusa, sua vida não fazia sentido. E o Senhor foi até você e o resgatou. Lucas 15.24
c)    Você estava em prisão e o Senhor o libertou: Você era prisioneiro de Satanás, e o Senhor o libertou da prisão. Colossenses 1.13
d)   Você estava morto e o Senhor lhe deu vida: Você estava morto, e o Senhor com a sua graça e lhe deu vida. Efésios 2.1
·      Ou seja, a partir do momento em que você foi comprado, foi liberto, foi achado e foi ressuscitado, sua vida não é mais sua. Agora sua vida é dele! Você perdeu o direito de mandar em si próprio, porque a vida que você tem hoje não é mais sua é dele!  
·      Você precisa entregar o controle total da sua vida a Ele e deixar que Ele o guie segundo a sua vontade!

3.             O SENHORIO DE CRISTO NÃO ACEITA CONCORRÊNCIA:

Um homem não pode ter mais de um Senhor na sua vida. Se uma secretária trabalhar para dois diretores de uma mesma empresa, certamente se ela tentar agradar a um com o seu trabalho o outro não ficará satisfeito. Foi isso o que Jesus disse no evangelho de Mateus: Mateus 6.24 Todavia, existe algo interessante nesse texto é que Jesus afirma que o maior concorrente com Deus no senhorio sobre a nossa vida não é o diabo, mas Mamom.

Nós fomos ensinados nas religiões que o diabo quer controlar. Jesus discorda. Ele disse que há apenas dois senhores na terra que controlam o homem. E Ele nunca mencionou o diabo. Na visão de Jesus, há algo mais perigoso que o diabo: O DINHEIRO!

Como eu posso saber quem está exercendo o senhorio sobre a minha vida? Se Jesus ou Mamom? É muito simples, há dois sintomas que podem ser facilmente percebidos:
a)   Quem é a fonte da sua motivação? Você só pode ter uma fonte de motivação e inspiração. Deus ou o dinheiro. Você não pode ficar com os dois. Quantos que não têm disposição de fazer muitas coisas para Deus, mas fariam imediatamente se fosse por causa do dinheiro?
b)   Quem é a fonte das suas decisões? Assim como a nossa motivação pode ser pelo Senhor Jesus ou por Mamom, as decisões em nossa vida seguem pelo mesmo caminho. Nós precisamos ter a nossa vida debaixo da influência do Senhorio de Cristo! Temos que devotar o nosso coração ao Senhor!
·      Você tem que decidir hoje que não vai permitir que o dinheiro tome o lugar do Senhor na sua vida; Se Jesus for o Senhor, logo Mamom será seu servo!
·      Não deve haver rivais disputando o trono do nosso coração. Ele já tem ocupante: o Senhor Jesus Cristo. Devemos, portanto aceitar Sua soberania em nossa vida.


A AUTORIDADE DE DEUS E SEU PERDÃO – Romanos 4.7.


1.             O PERDÃO PARA A SALVAÇÃO:
 
O perdão que recebemos ao sermos salvos é chamado de perdão eterno. Esse é o perdão do qual o Senhor Jesus fala em Lucas 24.47. Chamamos esse perdão de eterno porque tendo Deus perdoado nossos pecados, os perdoa para sempre. Ele lança nossos pecados no mar, nas profundezas do oceano, de modo tal que Ele não os vê e nem mesmo deles se lembra. Isaías 43.25.
·      Esse é o perdão eterno ou o perdão para Salvação que recebemos no momento em que cremos na morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
·      Ele perdoa todos os nossos pecados, remove toda nossa iniquidade de forma tal que, diante de Deus, nenhum deles permanece.  

2.             O PERDÃO INSTRUMENTAL: 

O Perdão Instrumental, é o perdão de Deus por instrumentalidade da igreja. Senão vejamos o que Jesus declarou: João 20.21-23
è Um pecador que se sente culpado após ouvir o evangelho, mas ainda não se sente perdoado. Nesse momento, precisa de alguém representando a igreja e declarasse: "Deus perdoou seus pecados!". Nesse caso, Deus usa a igreja para que a pessoa receba o perdão. 
v É como se fosse o Senhor tomando emprestada a mão da igreja para declarar quem são aqueles que têm e aqueles que não têm seus pecados perdoados.
v Ao invés de perdoar os pecados diretamente, Deus usa a Igreja para fazê-Io. No perdão eterno, Deus perdoa os pecados de forma direta, mas no perdão delegado Ele veicula Seu perdão por meio da mão do homem.

3.             O PERDÃO PARA COMUNHÃO:

Depois que recebemos o perdão para salvação ainda podemos pecar? Sim, podemos pecar. E esse pecado nos afasta da comunhão com o Pai. Ou seja, mesmo sendo salvos, quando pecamos nossa comunhão com Deus é quebrada. Quando isso acontece, precisamos do perdão que restaura a comunhão. I João 1.9; I João 2.1,2.
è Todo pecado nos impede de ter comunhão com o Senhor. Se pecarmos contra Deus depois de salvos, nossa comunhão com Deus bem como a comunhão com Seus filhos pode ser afetada.
·                    Os filhos de Deus não perdem sua posição como filhos por causa do pecado, mas certamente perdem sua comunhão com Ele. Deus, portanto, providenciou um tipo de perdão o qual chamamos de perdão de comunhão.
·                    Por que chamá-lo assim, perdão de comunhão? Porque ao nos achegarmos a Deus confessando o nosso pecado, podemos ter nossa comunhão com Deus restaurada. I João 1.9.

4.             O PERDÃO GOVERNAMENTAL: 

O que é o perdão governamental de Deus? É algo diferente de perdão eterno, do perdão instrumental, e até mesmo de perdão de comunhão. É algo que fala de Deus cuidando de nós, lidando conosco, e nos disciplinando.
O que é governo? Governo é uma direção. O governo de Deus é a direção de Deus, a administração de Deus. Ou forma como Deus trata com os seus filhos. (Ilustração: A mãe a perdoa e até mesmo a beija a filha, mas a próxima vez em que a mãe sai de casa, ela tranca todas as portas. O modo de agir agora mudou. Comunhão é uma coisa, governo, porém, é outra).
·      Em outras palavras, ela mudou sua direção. Restaurar a comunhão é fácil, restaurar a direção, porém, já não é tanto.
·       Lembre-se que Deus nos trata de modo semelhante. Perdão de comunhão é relativamente fácil de conseguir. Assim que confessamos nosso pecado, Deus restaura Sua comunhão conosco. Todavia, Deus pode mudar Sua direção em relação a nós e não querer restaurar a nossa posição.
    
Vamos ver alguns exemplos na Bíblia:
a)   O Exemplo de Moisés: Números 20.12;
b)   O Exemplo dos Espias: Números 13 e 14;
c)    O Exemplo de Davi:  II Samuel 12.13,14. Os pecados de Davi foram perdoados, mas o castigo não se apartou imediatamente dele.

Alguns textos no Novo Testamento nos levam a crer que Deus disciplina os seus filhos mesmo na nova aliança e que mesmo na graça podemos sofrer as consequências dos nossos atos mesmo tento a nossa comunhão restaurada por Deus. Hebreus 12.6,7

O porquê da ação governamental de Deus? Amor pelas nossas vidas. Para nos ensinar, Ele põe sua mão governamental e nos disciplina. Tudo isso porque Ele nos ama muito. Isso pode acontecer em relação a qualquer área em nossa vida: Em relação à prosperidade; Em relação à fidelidade nos dízimos e ofertas:
·      Devemos ser tementes ao Senhor! Porque quando o Diabo nos resiste, nós clamamos a Deus e Deus nos livra. Mas quando é Deus quem está nos resistindo a quem vamos clamar?

Não sabemos em que momento Deus muda a maneira de tratar conosco. Pode ser que use a disciplina imediatamente; pode ser que Ele nos dê muitas chances antes de nos disciplinar. O perdão de Deus é uma forma de nos dizer que ele detém o governo da nossa vida em Suas mãos.


OS BENEFÍCIOS DA SUBMISSÃO – Êxodo 17.9-13.


Aprendemos diversos princípios que envolve uma vida de autoridade espiritual. Vimos na vida de Jesus e de diversos homens de Deus que uma vida de autoridade é precedida de uma vida de submissão.Todavia, sabemos que não é fácil! A natureza caída se rebela contra todo tipo de autoridade! A menos que tenhamos revelação na palavra, e os nossos olhos sejam abertos pelo Senhor, jamais conseguiríamos viver essa realidade de reconhecer as autoridades constituídas por Deus. Por outro lado, aqueles que recebem a revelação e decidem viver debaixo de autoridade certamente experimentarão os benefícios da submissão. E quais são esses benefícios?  Vejamos pois:


1.             PROTEÇÃO: (v.9,10).

·      Nos dois versículos que lemos, há algo interessante a ser observado. No primeiro (v.9) diz que Josué recebeu uma ordem; no segundo (v.10) diz que Josué fez exatamente conforme o que lhe foi ordenado por Moisés.  Fazer tudo exatamente conforme foi ordenado é uma atitude de submissão. E essa característica sempre esteve presente na vida de Josué.
·      Lendo a história da caminhada do povo nos quarenta anos no deserto, nós veremos diversas rebeliões, murmurações e levantes contra a liderança de Moisés. Sabe em quantas desses eventos Josué participou? Em nenhum! Ele sempre esteve ao lado de Moisés. E a consequência disso, é que Moisés sempre guardou a vida de Josué! Êxodo 17.10-13.

A Bíblia fala de uma cidade que o inimigo ao espiá-la, disse em seu relatório que ia ser muito fácil conquistá-la. Juízes 18.7
a)   Seguros: Despreocupados, desatentos, descansados;
b)   Confinados: Sem relacionamentos;
c)    Sem autoridade: Não se submetem a ninguém. Ninguém manda neles;
d)   Sem aliança: Ninguém compraria a guerra deles.
·      Que Deus nos livre de viver uma vida de independência e vulnerabilidade. Porque a nossa segurança é ter gente que anda conosco.  Não ande solto!
·      E o texto é claro em dizer que por causa das orações de Moisés, daquela cobertura espiritual que ele deu a Josué, Josué conseguiu desbaratar a Amaleque ao fio da espada. Estar sob autoridade é estar protegido!
·      Quando estamos debaixo da autoridade do Senhor, é ter a proteção do Senhor sobre a nossa vida. É poder abrir a boca e declarar: “O Senhor é o meu refúgio, é Ele quem me protege e guarda minha vida, por isso não temerei mal algum”.

2.             PROVISÃO:

Por estar debaixo da autoridade de Moisés, nós vimos que Josué teve cobertura espiritual quando estava diante de lutas contra o inimigo. Mas outra coisa que podemos observar é que todos os rebeldes morreram no deserto. E daquela geração apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida. Números 14.20,30.

Deserto fala do tempo de privação em nossa vida. Mas Canaã fala da abundância da provisão ao de Deus, do cumprimento de suas promessas em nossa vida. No deserto você precisa de milagre todo dia. Em Canaã você tem prosperidade contínua.
·      Estar debaixo de autoridade nos dá garantia de provisão! Esse é um princípio espiritual que devemos observar! 

O Senhor também falou que quando estamos debaixo da autoridade do seu reino, temos garantia de provisão. Mateus 6.25-34 Mas além da provisão material, Josué também recebeu a provisão espiritual e ministerial: Deuteronômio 34.9
·      Josué viveu a vida toda debaixo da autoridade de Moisés. Quando todos se rebelarem ele permaneceu fiel! E no final da vida de Moisés quando ele precisou passar a unção e a liderança para alguém, a pessoa que recebeu foi Josué.
·       Você não recebe de quem você não se submete. Sabedoria, visão, unção você só pode receber das pessoas a quem você honra, admira e se submete! Portanto, quando andamos debaixo de autoridade nós temos provisão material e espiritual!

3.             É A PROMOÇÃO:

A única pessoa que pode te promover é a que tem autoridade sobre você. Voce só pode ser promovido pela pessoa a quem você serve. Ao retirar-se da cobertura dessa autoridade, você remove também a provisão, promoção e proteção que a mesma lhe garante.

Mais uma vez, podemos ver a consequência positiva de Josué andar sob autoridade. Veja que ao longo da sua vida houve uma promoção! Josué começa sua história como servidor ou servo de Moisés.

É assim que a Bíblia se refere a ele: 

Josué 1.1 Parece que Josué não tinha nenhum problema de ser chamado de servo de Moisés!

·      Quando Moisés entrava na tenda da congregação, Josué ficava do lado de fora. Enquanto Moisés não sai, Josué não se movia! E o resultado inevitável, é que chegou o momento dele ser promovido!
·      Josué termina sua história com o título de servo do Senhor.
É assim que a Bíblia se refere a ele no final de sua vida: Josué 24.29
·                    Há no mundo hoje uma dificuldade muito grande de submissão a autoridade! Mas a submissão a autoridade nos garante proteção, provisão e promoção! Sua grandeza não está oculta aos olhos de quem Deus designou para promovê-lo.

Mas não somente o homem na posição de autoridade por nos promover. O próprio Deus pode nos içar a posições mais elevadas quando decidimos viver debaixo de sua autoridade. Isso fica claro na parábola do servo bom e fiel. Mateus 24.45-47
·      Veja que há uma promoção! Primeiro o Senhor lhe deu uma pequena tarefa! Quando o Senhor retornou o encontrou fazendo exatamente conforme ele havia ordenado. Em consequência ele tomou aquele servo FIEL, e o promoveu, colocando-o sobre todos os seus bens.
·      Qual o servo que o Senhor quando voltar o achar fazendo assim. Continue obedientemente fazendo o que o Senhor lhe pediu, porque lá na frente ele vai promover você!

Bibliografia:

·                    Bíblia de Estudo Shedd
·                    Livros Calúnia e Lealdade e Deslealdade – Dag Heward-Mills
·                    Livro Blindagem contra as Trevas – Osvaldo Lobo
·                    Site Igreja Videira
·                    Livro Autoridade Espiritual - Watchman Nee


Contatos com o Pr. Nilton Jorge
Tele. (22) 998746712 Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.