sábado, 17 de dezembro de 2016

O LENÇO DOBRADO

TEXTO: João 20:6,7
INTRODUÇÃO:
·      O Calvário não foi um acidente, mas um plano divino. Cristo veio para morrer.
·      A morte na cruz sempre esteve em sua agenda: ele profetizou várias vezes que veio para morrer. Ele não morreu como um mártir. Ele voluntariamente deu a sua vida.
a)   Jo 1:29 Ele é o Cordeiro que tira o pecado.
b)   Jo 3:14 Ele é como a serpente levantada.
c)    Jo 10:11-18 Ele é o pastor que dá a sua vida pelas ovelhas.
d)   Jo 12:20-25 Ele é o grão de trigo que cai e morre para produzir muitos frutos.
è Jesus Ele escolheu a cruz e os cravos. Mas esse não é o fim da história! Jesus morreu, mas Ele não ficou morto. Ele foi enterrado, mas Ele não ficou no sepulcro.
W   A melhor notícia que o mundo já ouviu veio de um túmulo vazio. O túmulo vazio de Jesus é o berço da igreja, a pedra de esquina da nossa fé e o fundamento da nossa esperança.
W   O apóstolo Paulo, expôs essa gloriosa doutrina em 1Coríntios 15.1-58, enfatizando três verdades exponenciais:
1.    Quanto ao passado, a ressurreição de Cristo é um fato histórico incontroverso.
2.    Quanto ao presente, a ressurreição de Cristo é o fundamento da nossa fé.
3.    Quanto ao futuro, a ressurreição de Cristo é a âncora da nossa esperança.
W   1Co 15.14-19. Paulo diz que sem a ressurreição de Cristo:
1) Nossa fé seria vã.
2) Nossa pregação seria inútil.
3) Nossa esperança seria vazia.
4) Nosso testemunho seria falso.
5) Nossos pecados não seriam perdoados.
6) Seríamos os mais infelizes de todos os homens.

·      O contexto da passagem lida é a corrida de Pedro e João ao túmulo onde o corpo de Cristo houvera sido depositado. João, sendo mais jovem, chegou primeiro, viu os lençóis e parou à porta do sepulcro (vv. 4 e 5). Pedro, mais velho, chegou depois, viu também os lençóis, mas avançou para dentro do recinto (vv. 6 e 7). Depois de algum tempo, João também entrou, viu as mesmas coisas que Pedro, e creu que Jesus ressuscitara (v. 8).
·      No verso 6, é dito que ele [Pedro] “também viu os lençóis”. Em grego, a frase diz literalmente: “e viu os lençóis colocados (keimena), a expressão diz que os lençóis estavam dispostos, colocados, não jogados.
·      A palavra grega usada para o lenço: "soudarion ou sudário", pedaço de pano.
·      E desmentindo a tradição do sudário, penso que nem lenço, nem lençol guardavam as marcas de sangue delineando a fisionomia e corpo de Jesus. Quando José de Arimatéia e Nicodemos tiraram o corpo da cruz, antes de colocá-lo na sepultura, Ele fora ungido com óleo, limpo, toda secreção removida, nada de sangue, tudo já estava estancado.
W   O lenço era um elemento ligado a lei judaica e também está citado no Misná, livro de tradições judaicas.
W   Existem três costumes judaicos no Misná que precisam ser analisados com carinho pra entender-mos um pouco sobre esse lenço.

1.    Lenço como gratidão. Todas as vezes que um judeu era convidado para se hospedar na casa de outra pessoa ele por costume ao acordar cedo deixava o lenço na cabeceira da cama como gratidão pela hospedagem daquela noite, quando os donos da casa acordavam encontravam o objeto em cima da cabeceira com oferta de gratidão.
2.    Lenço como resposta. Quando um jovem Hebreu se apaixonava por uma jovem judia ele ia até as terras da família da moça para avaliar e descobrir se sua família tinha condições de pagar o dote, se a resposta fosse positiva ele jogava o lenço atrás da porta avisando a família da moça que ele voltaria para casar com ela.
3.    Lenço na mesa. Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo esperava fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria, limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer: "Eu terminei". Se o Amo se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque o lenço dobrado queria dizer: "Eu voltarei!"

TRANSIÇÃO: QUAIS AS LIÇÕES DO LENÇO DOBRADO?

1.             O LENÇO DOBRADO É UM CÓDIGO PARA PEDRO.

·      “João chega primeiro ao sepulcro, mas não entra. Ele olha e vê os lençóis no chão. Quando Pedro chega, momentos depois, também olha e nota que os lençóis que envolviam Jesus estavam no chão, porém o lenço que cobria a cabeça de Jesus estava arrumado. Por que o lençol estava no chão? E o lenço dobrado estava dobrado?
*   Para a igreja o lençol estava dizendo a obra do calvário foi realizada.
*   Para Pedro o Lenço estava dizendo Jesus não desistiu de você.
·      Como Pedro sabia desse significado? Jesus havia pedido para que Pedro preparasse a mesa da ceia, antes de Sua morte e ressurreição.
·      Ele sabia que era Pedro quem veria e que entenderia. João chegou primeiro, mas Deus não o deixou entrar para que Pedro não pensasse que João havia feito aquilo.
·      Jesus deixou um código para dizer: calma, sua história não terminou ainda, a situação não terminou do jeito que você está pensando. Eu continuo vivo, pode ser que não estejam vendo, mas estou em algum lugar trabalhando. O lenço está dobrado.
·      Havia coisas que ficaram pendentes: Em Lc 22.54 diz que Pedro passou a seguir Jesus de longe.
è Depois que Cristo foi levado para a casa do Sumo Sacerdote, Pedro mergulhou nas sombras da noite e seguia a Jesus de longe. Sua coragem desvaneceu. Sua valentia tornou-se covardia. Seu compromisso de ir com Cristo para a prisão e para a morte foi quebrado. Sua fidelidade incondicional ao Filho de Deus começou a enfraquecer. Não queria perder Jesus de vista, mas também não estava disposto a assumir os riscos de sua ligação com ele.
·      Quem segue a Jesus de longe, logo se aquece em fogueiras que não dão calor a alma,
·      Quem segue a Jesus de Longe, logo se assenta com más companhias.
·      Quem segue a Jesus de longe, logo nega o autor da vida.
·      Quem segue a Jesus de longe, logo blasfema contra o Santo de Israel.
·      Quem segue a Jesus de longe, logo o negará.
Pedro negou a Cristo três vezes. Mesmo Pedro tendo desistido de si mesmo, Jesus não desistiu de Pedro. O LENÇO ESTAVA DOBRADO.

2.             O LENÇO DOBRADO ME ENSINA QUE UM NOVO TEMPO É CHEGADO.

·       O Reino não era tradição, mas a Pessoa de Cristo Ressuscitada.
·       O lenço e o lençol, deixados para trás, eram a morte sendo vencida, a humilhação sendo esquecida. Ele venceu a morte, inferno, e a sepultura. 
èAs especiarias não foram utilizadas.  As especiarias serviam para dois propósitos. 
a)   Eram usadas ​​como um conservante, para retardar o processo de decomposição. 
b)   Elas também eram usadas para cobrir o cheiro de morte. Quando Jesus ressuscitou dos mortos, não havia cheiro de morte, apenas o cheiro doce da vitória! 
*   Todas as religiões giram em torno de túmulos. Mas só um tem a porta completamente aberta; há só um túmulo vazio. Um muçulmano disse certa vez a um missionário: "Nós, muçulmanos, temos uma coisa que vocês cristãos não tem, um túmulo, ao qual podemos ir visitar e chorar". "É mesmo", o missionário replicou: "Nós temos um túmulo também, mas está vazio, nosso Salvador está vivo". 
*   UM NOVO TEMPO CHEGOU O LENÇO ESTÁ DOBRADO! JESUS DESTRUIU AQUELE QUE TINHA O PODER DA MORTE.
·      Jo.10:10 “O Ladrão vem somente para roubar, matar, e destruir”. Coisas como: drogas, violência; sequestros, crimes hediondos; são armas satânicas.
·      Milhões têm sido vítimas do diaboEle está matando o vigor, a alegria, o entusiasmo, a pureza, o respeito a esperança em muitas vidas.
·      A boa notícia que temos é esta: "JESUS CRISTO" ao morrer na cruz em nosso lugar, destruiu aquele que tem o poder da morte (O diabo).
ICo.15:54-55,57 “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”.  Ap.1:18 “E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno”. Hb.2:14 “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, par que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo”. O lenço está dobrado.
JESUS LIVROU OS QUE TINHAM PAVOR DA MORTE E ESTAVAM SUJEITOS À ESCRAVIDÃO. Hb.2:15 “E livrasse a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida”.
Quantas pessoas são escravas do medo da morte, vivem debaixo do pavor? Cristo morreu na cruz para nos livrar deste pavor e escravidão.

3.             O LENÇO DOBRADO É UM SINAL PARA A IGREJA JESUS VOLTARÁ.

·      Meu amado e amigo irmão quer você acredite ou nãoJESUS esta voltando para terminar aquilo que começou, e para que tudo realmente esteja consumado ainda falta levar a Igreja, sua Noiva para as bodas com o noivo.
·      Logo após o Rapto da Igreja, ocorrerá, outro evento exclusivo para os salvos arrebatados: o casamento entre Cristo e a Igreja, também conhecido como as Bodas do Cordeiro. Elas serão um grande banquete como nunca houve, no qual se cumprirão tipos, parábolas e profecias relacionadas com Cristo e sua Igreja.

·      As Bodas do Cordeiro são mais uma prova de que a Igreja não passará pela Grande Tribulação. Como parte das Bodas haverá uma grande e gloriosa Ceia.

CONTATOS COM O PASTOR NILTON JORGE
https://www.facebook.com/Pr.NiltonJorge
https://www.facebook.com/niltonjorgelana
Email. niltondalani@gmail.com
Telefones: Vivo (22) 998747612 whatzapp ou Tim (22) 981358547

8 comentários:

  1. Muito Sutil, mais importantissimo esse relato a respeito desse texto. De grandissima relevância para nós Cristãos. Parabéns que o Altissimo continue lhe dando sabedoria para conduzir seu povo com diligência e boas reflexões a respeito da vindo do seu Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe Pastor Nilton Jorge
    Você é um exemplo de homem de Deus
    Suas ministrações edificaram muito minha vida meu ministério Deus abençoe você e sua Família

    ResponderExcluir
  3. E dar.vos.ei pastores segundo o meu coração os quais vós aposentarão com ciência e com inteligência

    ResponderExcluir
  4. A PAZ DO SENHOR..
    Estudo revelador! Pontos abordados de entendimentos importantes para igreja. Deus continue dando sabedoria!

    ResponderExcluir
  5. Louvado seja Deus que revelação maravilhosa 🙏🙏🙏.

    ResponderExcluir
  6. pastor nilton parabens , obrigado pelo grande conhecimento. em breve entro em contato com o pastor pelo zap, queria muito aprender o pastor a paz do senhor. meu zap e 18996776257

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.