terça-feira, 15 de setembro de 2009

TIRE O ENTULHO DOS POÇOS

TEXTO: Gênesis 26.14, 15 Introdução "Isaque tinha tantas ovelhas e cabras, tanto gado e tantos empregados, que os filisteus acabaram ficando com inveja dele. Por isso eles entupiram com terra todos os poços que os empregados de Abraão, o pai de Isaque, haviam cavado no tempo em que Abraão ainda estava vivo". Muitas vezes, depois da nossa conversão, passamos por um período em que colhemos muitas bênçãos, sem nenhum esforço, porque estamos colhendo aquilo que nossos pais espirituais fizeram por nós: Oraram, Trabalharam, Ensinaram, - Isaque reagiu, sabe o que foi que ele fez? O v.18 diz: “Isaque tornou a abrir os poços”. - Não pense que, por uma vez ter sido abençoado, você não encontrará resistência na vida.- Mas Isaque, superou 3 níveis de luta afim de tomar posse da sua herança. 1º O da intimidação do inimigo O primeiro desafio de Isaque foi a conquista do poço chamado "Eseque", v.20. "Eseque" significa "luta"; o nome daquele poço significava "discussão”. - Recebeu esse nome porque ali "os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, afirmando que a água era deles”. a) Então, nesse primeiro nível, o inimigo confia que muitos recuarão diante de uma intimidação, diante de uma simples pressão ou resistência. - Mas, infelizmente, é isto que ocorre com grande parte dos crentes, desistem diante das pressões. Há um poço, cavado por Deus, que é herança sua! 2º O da inimizade contra Deus O segundo poço cavado por Isaque foi, v.21, o poço de Sitna, que significa inimizade, ódio, obstáculo. Essa palavra tem a mesma raiz da qual deriva a palavra Satanás, que é o acusador. - Isto significa que neste segundo nível a luta pode parecer mais violenta, mas o Senhor não envia ninguém sem antes capacitar. - Deus tem aberto, para nós poços, e nestes poços, Deus tem nos dado dos Seus recursos; Deus tem nos dado talentos, tem nos dado habilidades, tem nos dado dons!- Mas, à semelhança do poço que Isaque encontrou, este pode também estar tapado pelo entulho e pela terra dos filisteus. O inimigo tem entulhado a igreja; tem tapado o poço para que o Espírito Santo não flua na vida dos crentes! O inimigo tem jogado terra para que os dons espirituais não apareçam; tem entupido o poço para que não haja a manifestação da glória de Deus, para que você não evangelize, não ore, não louve. E esses entulhos do inimigo, ao meu ver, são os seguintes: A negligencia dos dons espirituais; a negligência no ensino da verdade, cama de entulho das feridas acumuladas, pecado. 3º O da sua consagração a Deus Lemos no v.22 a respeito do terceiro poço, chamado pelo nome de "Reobote", que significa alargamento, lugar espaçoso. Sabe por quê? Porque neste terceiro nível você recebe alívio total das suas cargas, neste nível você recebe alargamento das suas fronteiras espirituais, materiais, emocionais, familiar, profissional , ministerial ..... ALARGAMENTO TOTAL, ALÍVIO À 100%! No v.22 está escrito isto: "Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra".Isto é o que ocorre quando desentulhamos o poço, quando desobstruímos a nossa consagração a Deus, então experimentamos um alargamento das nossas fronteiras espirituais, o nosso lugar se torna "espaçoso". - Portanto, irmão, deixe o Espírito Santo trazer à luz o que estiver escondido debaixo das camadas de terra que o inimigo jogou no seu poço de consagração a Deus. Conclusão: Depois de Isaque ter cavado os três poços, o v.23 diz que ele subiu para Berseba e que naquela noite o Senhor apareceu para ele. Repare que ele subiu, ele amadureceu. Ele subiu para Berseba que quer dizer poço do juramento. Isaque, depois da escavação dos três poços, subiu de nível espiritual, ele amadureceu e já conseguia não só escutar Deus, mas ter o discernimento espiritual, abertura de olhos, para ver a glória de Deus.

2 comentários:

  1. boaa tarde homem de Deus,acabei de ler esta mensagem,e com certeza estou mais uma vez agradecida a Deus por sua vida,nao vou desistir de cavar novos pocos,Deus o abencoe.tu es uma bencao

    ResponderExcluir
  2. que mensagem abençoada!!
    o que me chama atenção, é que de um texto que já lemos e talvés não demos tanta atenção tira-se uma mensagem tão expetacular!!!
    vemos o Espirito Santo nessa mensagem porq só ele que pode pegar um nada e transformar em algo maravilhoso, e edificante!!!
    Deus continue abençoando a vida do pastor e usando ele como boca do Senhor na terra!!
    vamos orar para que os possos de nossas vidas seja desentupido para que o Espirito Santo flua em nossas vidas!!!...

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.