domingo, 13 de setembro de 2009

O VACILO DA NOIVA

TEXTO: Cantares de Salomão 5:2-8 INTRODUÇÃO:

  • Na versão dos 70 conhecida como septuaginta há duas palavras que são usadas para dar sentido a igreja: EKKLÉSIA, sign: “Chamar para fora, Convocar”, e SINAGOGE, sign: “Reunir-se ou Reunir”. Enquanto que o termo Sinagoge é utilizado para denotar as reuniões religiosas dos judeus, Eklésia designa a igreja neotestamentária.
  • Para entendermos a igreja temos que dividir as 3 formas como ela aparece nas escrituras: 1) A Igreja como organismo: é o coetus fidelium, união ou comunhão dos fieis, unidos pelo vinculo do Espírito. ICor 12:27 “Ora vós sois o corpo de Cristo e, individualmente, membros uns desse corpo” (Igreja é um organismo vivo c/ leis morais e espirituais). 2) A Igreja como instituição: é a mater fidelium, a mão dos fiéis, como instituição ela é um meio de salvação, uma agencia para a conversão e aperfeiçoamento dos santos. 1Tm3:15 “para que, se eu tardar, saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e esteio da verdade”. 3) A Igreja invisível: é invisível porque é essencialmente espiritual, e, em sua essência espiritual, não a pode discernir o olho humano; porque é impossível determinar infalivelmente quem lhe pertence e quem não lhe pertence.
  • A salvação, regeneração, a conversão, a fé e a comunhão espiritual com Cristo e todas estas coisas se vêem no caráter ideal da Igreja. Ef 1:3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo” Col 3:3 “Pois morreste, e a vossa vida está oculta com Cristo em Deus”. Ef 2:6 “e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.

ENTRE OS MUITOS NOMES QUE A IGREJA RECEBE DOIS TEM DESTAQUE PARA ESTE PREGADOR: 1) A igreja como cidade e moradas do altíssimo: Sl 46:4,5 “Há um rio cujas correntes, alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela, não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã”. * Deus tem uma morada: Jo 14:23 “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, e viremos para ele e nele faremos morada”. I Cor 6:19 “Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? não sois de vós mesmo”. 2) A Igreja como Noiva do Cordeiro: Jo 3:29 “A noiva pertence ao noivo. o amigo do noivo, que lhe assiste, espera e ouve, e alegra-se muito com a voz do noivo. Essa alegria é minha, e agora está completa”. Ap 21:9 “Então veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e me disse: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do cordeiro”. è há três correntes de interpretação do livro: 1ª Diz respeito a literação do livro (apenas um livro de romance) 2ª Diz respeito ao simbolismo do livro (concernente a Jeová e a Israel) 3ª Diz aponta pra amor nupcial do Noivo Jesus e a Noiva a Igreja. TRANSIÇÃO: ESTE É O RETRATO DA IGREJA DESTE SÉCULO. UMA IGREJA QUE VACILA, DEUS ESTÁ FORMANDO A SUA NOIVA. E O ESPIRITO SANTO ESTÁ PREPARANDO ELA PRA O ENCONTRO COM O NOIVO. QUAIS SÃO AS MARCAS DE UMA IGREJA QUE VACILA?

1. VACILAMOS QUANDO DORMIMOS O SONO DA PREGUIÇA v.2. o Esta é a era do sono espiritual da perda do primeiro amor. (Ap 2.4-5) “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas". Mateus 25.5 "E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram". o A Era Despertamento espiritual. (Mt 25.6-7).”Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam suas lâmpadas”.

  • Em meio ao período espiritual, noite, Deus Despertará sua Noiva. (Jo 9:4) Jesus mandou trabalhar enquanto é dia, pois a noite há de vir, e então não será possível fazer mais nada. (Rm 13:11,12) “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos e dissoluções, não em contendas e ciúmes”.
  • Nosso coração vela, porém, não para abrir a porta ao esposo, mesmo diante do carinho, do cuidado e da espera nós fechamos a porta, cabelos com orvalho indica espera do noivo.

2. VACILAMOS QUANDO NÃO DAMOS IMPORTANCIA AO RELACIONAMENTO COM O NOIVO v.2. Torna-se um pesar vestir a túnica para se encontrar com o noivo v.3 Lavar os pés aqui tem um significado de quem serviu e parou pra descansar e não quer mais se envolver nos conflitos e arranhões inerentes ao serviço Is 40:29,30,31 “Dá força ao cansado, e multiplica o poder ao que não tem nenhum vigor. até os jovens se cansam e se fatigam, e os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão”. 3. VACILAMOS QUANDO NOS DESPERTAMOS TARDE DEMAIS, Vs. 4,5 e 7.

A TRISTEZA DE PERCEBER AS OPORTUNIDADES PERDIDAS. Ecl 12:1 “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer não tenho neles contentamento”. A ANGUSTIA DE SABER QUE O NOIVO SE FOI. Mt 25 A noiva néscia. Is 55:6 “Buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. CONCLUSÃO: AS CONSEQUENCIAS DE QUEM VACILA É PERDAS INREPARÁVEIS v.7. Altas horas da noite, só sem proteção o sofrimento é inevitável, espaçados e feridos é o estado daqueles, que se encontra nesta situação. Tirar o manto significa: roubar as posses, materiais e espirituais, tirar a honra, o nome, a identidade, roubar a alegria da vida cristã. v.8, antes que você precise de sair por ai se lamentando, pedindo oração, clamando pra que alguém te ajude, antes que perca a noção de onde esta o noivo, ouça o chamado do noivo.

Um comentário:

  1. oi pr.nilton,Deus o abencoe por estas mensagens tao tremendas,aprendi com esta mensagem,e quero colocar em pratica tudo o que tenho lido aqui,nao deixe de postar mensagens,elas tem sido bencaos para muita gente,um grande abraco,iracy possmozer

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.