segunda-feira, 8 de abril de 2024

ACABARAM-SE OS JOVENS?

TEXTO: 1 Sm 16:11

INTRODUÇÃO:

·      Esse é um dos textos mais brilhantes do livro histórico de primeira Samuel talvez muitos não tenham percebido, mas examinam o capítulo 17 como se a história de Davi começasse por ali. É poética a galhardia como ele encara o desafio de Golias e o vence, mas só existe um adversário porque houve celebração na mesa da unção.

·      A escolha de Davi e sua unção para ser o futuro rei, te a sua gênesis a rejeição de Deus a Saul. Por três Deus falou sobre a rejeição de Saul. 

a)   Primeira vez 1Sm 13:14 Mas agora o seu reinado não subsistirá

b)   Segunda vez 1Sm 15:23 Por você ter rejeitado a palavra do Senhor, também ele o rejeitou como rei.

c)    Terceira vez 1Sm 16:1 Até quando você [Samuel] terá pena de Saul, se eu o rejeitei como rei de Israel? 

·      A escolha por Saul era a vontade permissiva de Deus e não soberana, Deus entrega as escolhas para os homens porque de fato eles não queriam o querer de Deus. O sistema de escolhas de Deus é totalmente diferente do que o do mundo: 

a)   Primeiro, o mundo olha a aparência, Deus olha o coração.

b)   Segundo, o mundo escolhe aquilo pelos valores, Deus escolhe segundo o caráter.

c)    Terceiro, o mundo exalta o orgulhoso, Deus dá graças ao humilde.

d)   E Quarto, o mundo recompensa quem faz as coisas para aparecer, Deus recompensa quem faz em segredo.

ð 1Sm 15:11 Deus disse Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite”. Primeiro Saul encheu-se de orgulho, depois abandonou a palavra de Deus, em seguida abandonou o próprio Deus. A sua queda foi ladeira a baixo. 

1)   Primeiro: O rei Saul foi tomado de inveja de quem carregava a unção.

2)   Segundo: O rei Saul tornou-se inconfiável.

3)   Terceiro: O Espírito Santo se retirou do rei Saul.

4)   Quarto: Um espírito maligno se apoderou do rei Saul.

5)   Quinto: Uma depressão com manifestações de fúria e violência dominou Saul.

6)   Sexto: O rei Saul aderiu ao ocultismo.

7)   Sétimo: A vida de Saul terminou de maneira trágica, ele suicidou-se.

·      Depois de uma noite inteira de oração, Deus visitou a Samuel e lhe disse, Até quando terás dó de Saul havendo eu o rejeitado como Rei de Israel, enche o teu vaso de azeite e vem, enviar-te-ei a Casa de Jessé.

·      Não temos qualquer detalhe de como foi a infância de Davi. Às informações que dispomos estão relacionadas à sua origem biológica. Davi era o menor de um total de oito filhos de Jessé o belemita. Jessé, o pai de Davi, pertencia a tribo de Judá, e era oriundo da aldeia de Belém.

·      Davi era um jovem dedicado que vivia na casa de seu pai, e cuidava dos rebanhos. A pessoa de Davi não era muito valorizada, apesar dos seus evidentes dotes.

·      É interessante notar que Deus havia dito anteriormente a Samuel, que havia provido de um rei de entre os filhos de Jessé, contudo, não revelou sua identidade e não antecipou nenhuma de suas características.

·      Jessé apresentou todos os seus sete filhos: Eliabe, Abinadabe, Samá, Natanael, Radai, Assom, Eliú. Os sete filhos de Jessé ali presentes foram submetidos ao teste, mas Deus não escolheu nenhum deles. Diante deste fato Samuel exclama: acabaram-se os jovens?

·      A resposta de Jessé está uma grande chave das escolhas divinas, ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Um filho menor que tinha como ocupação uma profissão tão comum, não tinha muitas chances de se tornar uma grande personalidade.

 

TRANSIÇÃO: HÁ ALGUMAS VERDADES A SEREM APRENDIDAS AQUI:

 

1.             É A FIDELIDADE AS PEQUENAS TAREFAS QUE SOMOS CAPACITADOS A VENCERMOS GRANDES DESAFIOS.

 

·      Aquele pra Davi não era o tempo das mesas de banquetes, nem dos sacrifícios banhados de admirações pela beleza, e de coisas que revelam aparências. Aqueles eram os tempos de cuidar de poucas ovelhas, cantar pra ninguém, orar sozinho, viver a solidão do pastoreio, de matar leão e urso sem a ajuda de alguém. Todavia Deus estava forjando uma cabeça para uma coroa.

·      Deus ainda tem o cuidado de nos levar ao deserto para tirar o Egito do nosso coração.

·      Deus ainda tem o cuidado de nos provar na tentação do deserto, para sermos gratos no tempo de bonanças.

·      Deus ainda nos conduz a solidão da montanha pra fazer a sarça pegar fogo.

·      Pequenas tarefas nos conduzem a grandes desafios, foi na solidão do Querite que Deus preparou Elias pra o desafio do Carmelo. Às vezes Deus afastas as muitas companhias para dependermos de sua presença e nos acostumarmos com a comunhão com Ele.

·      Só vencerás os seus Golias quem exerceu perseverança na fidelidade das pequenas tarefas. Cuida daquilo que Deus colocou em suas, e Ele cuidará de quem se opõem a unção que Ele compartilhou com você.

·      Acabaram-se os Mancebos? Não eles estão cuidando de pequenas tarefas.

  

2.             APROVEITE O TEMPO DA FALTA PRA DESENVOLVER HABILIDADES ESPIRITUAIS.

 

ð As habilidades desenvolvidas por Davi eram na verdade dotes ou virtudes divinas, pois Davi usava suas habilidades em prol da causa do Deus de Israel.

·       Habilidades pastoris. Essa é a primeira de todas as habilidades citadas de Davi. Um pastor não era simplesmente alguém que apascentava ovelhas, deveria desenvolver habilidades de manejo, habilidades médicas, e acima de tudo habilidades de proteção, prevenção e de resgate. Davi possuía todas essas habilidades, por isso foi capaz de ilustrar com tanta maestria o cuidado de Deus pera com o seu povo no salmo 23.

·       Habilidades com harpa. Depois de ser ungido rei de Israel o Espírito do Senhor veio sobre Davi, e neste mesmo tempo, o Espírito de Deus se retirou de Saul. Com a retirada do Espírito de Deus, Saul ficou à mercê de um espírito mal que o atormentava constantemente. Neste interim mandaram chamar Davi para que viesse tocar harpa diante de Saul e quando tocava ele sentia alívio. Sem dúvida, não era o som da harpa em si que fazia retirar aquele espírito mal, mas o fato de que aquele que manuseava o instrumento era um homem cheio do Espírito de Deus. A unção de Deus na vida de Davi era a causa principal de todas as suas façanhas. A música banhada no óleo da unção do Espírito tem o poder de tranquilizar a alma, servindo ao mesmo tempo de inspiração para alcançar o êxtase espiritual, para compor e para receber a revelação de Deus.

·       Habilidades de compor salmos. O salmo era uma espécie de cântico dedicado à exaltação e enaltecimento do Deus de Israel. Nosso atual livro dos Salmos é em sua forma original uma coleção de cinco livros menores. Dos 150 salmos que formam o nosso livro dos Salmos, apenas cerca de 91 são de autoria de Davi. Este número pode ser inferior ou superior, pois há alguns salmos anônimos, e outros atribuídos a Davi são colocados em dúvida. De qualquer forma, Davi escreveu a grande maioria dos salmos, que em sua suma formam a harpa da nação de Israel.

·       Habilidades de conquista, empatia. Davi possuía grande facilidade de conquistar os corações. Logo após enfrentar e matar o gigante Golias, Davi conquistou a amizade de Jonatas filho de Saul, uma amizade que se tornou profunda e significativa, logo em seguida conquistou todo o Israel, os servos de Saul e até mesmo do próprio Saul. As mulheres de todas as cidades de Israel o aplaudiam, conquistou o coração de Mical filha de Saul. Aqueles que dantes subestimavam Davi (seus familiares), foram também por ele conquistados, e se ajuntaram com ele na caverna de Adulão, quando se escondia de Saul, logo em seguida Davi atraiu para ali cerca de 400 homens guerreiros, homens que estavam dispostos a qualquer coisa para defende-lo e defender também a causa de Israel. Depois de sair da caverna de Adulão, Davi e seus homens foram para Moabe e conquistaram o rei dos moabitas; de forma que em pouco tempo todo o Israel e Judá passaram a amar Davi. Em pouco menos de uma década, Davi passou da simples função de pastor de ovelhas ao cargo de rei da nação de Israel.

ð No princípio era apenas o menino que matou o gigante, depois o encarregado da guarda pessoal do rei, depois capitão do exército de Israel, depois Rei em Hebrom, Judá, e por fim em todo o israel. Sua popularidade foi sendo de forma exponencial, não somente por seus atos heroicos, mas também porque era empático.

Acabaram-se os mancebos? Não, eles estão sendo capacitados e habilitados.


3.             ENQUANTOS PERGUNTAM, SE AINDA HÁ JOVENS PRA DEUS USAR, CREIA NA SOBERANIA DIVINA E A RESPONDA POSITIVAMENTE AO CHAMADO DE DEUS.

 

·      A forma como Deus chama Davi revela entre muitas coisas que toda vocação tem a seu gênesis na soberania divina. Ele chama a quem quer, quando quer, e capacita como quer e para o que quer. Rm 9:16 Assim pois,  isto não depende do que quer, nem do que corre,  mas de Deus,  que se compadece.

·      Muitos questionam porque Deus escolheu Israel para ser seu povo peculiar ou por que escolheu Jerusalém? Resposta é simples PORQUE ELE QUIS E PRONTO.

Aprenda que em tempo de transições e mudanças, a história e minha vida não estão soltas, sem destinos, andando sem propósitos. Há um Deus soberano reinando e dirigindo o curso da história, posso estar esquecido na terra, mas sou conhecido e lembrado no céu.

ð Nós aprendemos como lição nesse texto: Que por sua Soberana Vontade Ele nos chamou, mas isto não me exime da responsabilidade. Sou responsável por minhas decisões, atitudes, procedimentos. E minhas respostas positivas ao chamado de Deus vão dizer onde Ele poderá me levar.

ð Advertência para nós irmãos:  O Deus que nos chamou um dia nos julgará como administramos nosso chamado nesta Terra.


Acabaram-se os mancebos? Não, eles estão respondendo positivamente e aguardando a hora de serem revelados.

CONCLUSÃO:

De que forma responderá a pergunta do texto? Positivamente ou negativamente.

Deus está perguntando acabaram-se os mancebos? Diga eis me aqui Senhor, podes derramar teu óleo sobre mim.

Pr. Nilton Jorge

Contatos para agendas: (22) 998746712 Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.