quinta-feira, 14 de março de 2024

SANSÃO CICLO, CIRCULO OU CIRCO.

TEXTO: Jz 13-16

INTRODUÇÃO:

·      A história de Sansão é um exemplo bíblico de pais zelosos e filhos rebeldes. Os textos de Juízes 13 a 16 apresentam lições valiosas sobre como nossas escolhas e comportamentos podem afetar nossas vidas e a de nossos filhos.

·      No tempo em que Sansão nasceu o povo de Israel estava passando por uma situação espiritualmente deplorável. Eles haviam se afastado de Deus e estavam sofrendo nas mãos dos filisteus, que os oprimiam, a nação israelita estava encurvada 40 anos de servidão aos Filisteus.

·      Observação histórica: essa foi a opressão mais duradoura que Israel vai sofrer, ao contrário da maioria dos juízes anteriores, Sansão não livrou seu povo da dominação estrangeira, mas começou um processo de libertação que seria concluído por outros.

ð  Os filisteus faziam parte dos povos do mar que, no século doze a.C, migraram de uma região da Grécia para a planície costeira de Canaã. Durante a conquista os israelitas conseguiram tomar essa região. Geograficamente essa nação constituía-se de cinco cidades Asdode, Gaza, Asquelom, Gate e Ecrom.

ð O povo se encontrava apático, não há qualquer evidência textual que Israel tenha clamado a Deus pedindo libertação nesse período. Os filisteus desarmaram o povo e não se preocupavam com qualquer rebelião. E Jz 15:9-13 indica que os israelitas pareciam estar acomodados a situação e não queriam que Sansão causasse qualquer tumulto.

 

·      De acordo com o Dr. Leon Wood, o começo da opressão filisteia pode ser datada de 1095 a.C, estendendo-se até 1055 a.C, quando Israel conquistou sua vitória em Mispá descrita em 1Sm 7.

·      Mais ou menos no meio desse período ocorreu à batalha de Afeque onde Israel foi derrotado pelos filisteus, perdeu a arca da aliança e três sacerdotes (Samuel foi um juiz contemporâneo de Sansão).

·      A vida de Sansão ilustra que nem sempre um bom começo é a garantia de um bom fim. A arte de começar é algo formidável, porém mais formidável ainda é a arte de terminar. Por esse motivo, Salomão escreveu Ec 7.8: Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio. Sansão teve um começo brilhante, até porque o seu nome significa ensolarado, mas infelizmente ele terminou mal.

·      Sansão tinha tudo para dar certo.

a) Seu nascimento foi precedido pela visita do Anjo do Senhor (13:3).

b) Seu nascimento foi o resultado de um milagre, pois sua mãe era estéril (13:2).

c) Já no ventre foi consagrado ao Senhor, Ele seria um nazireu (13:5).

d) Seus pais eram pessoas piedosa, tementes e que levavam Deus a sério (13:9).

e) Deus ouviu a voz de Manoá e atendeu o seu pedido. Sansão cresceu em um lar aonde Deus era adorado (13:8).

f) Antes de nascer Deus revelou aos pais de Sansão qual seria a missão e o propósito em sua vida (13:5): Libertar Israel das mãos dos filisteus.

g) Ele cresceu sabendo qual era o propósito do Eterno para a sua vida. Ele começou sua liderança debaixo de um destino traçado.

·      A pergunta que se impõe quando estudamos sobre Sansão é: Por que ele começou tão bem e terminou tão mal? Como pode um homem começar como príncipe de Deus e terminar como palhaço nas mãos do inimigo?

·      Era um homem repleto de contradições inexplicáveis: Odiava os Filisteus, porém amava as mulheres deles; era nazireu, mas não tratava com seriedade o seu voto, e em algumas circunstâncias não deu a devida glória a Deus; Foi designado para libertar Israel das mãos dos filisteus, contudo, terminou os seus dias cego e escravo em um templo pagão. 

·      Sansão significa: Pequeno sol, Mt 5:14-16  “Vós sois a luz do mundo...não se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a  todos os que estão na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens... ”.

ð Como Sansão, fomos chamados para ser luz; e como ele, corremos o risco de perder o resplendor, ou mesmo de nunca brilhar.

·      Na mesma época de Sansão: A Grécia já estava em pleno desenvolvimento. A Guerra de Tróia teria acontecido nesta época (se é que realmente esta guerra não passa de um mito). O Império Egípcio estava em plena decadência. Foi o início do surgimento da civilização Olmeca, no México. Alguns estudiosos afirmam que no período de maior desenvolvimento esta civilização já usava um instrumento parecido com a bússola e criou um sistema de escrita.


·      Quando o Anjo do Senhor se revelou a Manoá disse como seria Sansão:

1. Seria consagrado ao Senhor desde o ventre materno.

2. Seria um nazireu de Deus.

3. Seria um libertador de Israel das mãos dos filisteus.

ð Nazireu quer dizer “separado”. É uma pessoa que se consagra a Deus voluntariamente. O voto do Nazireu consistia em três aspectos: abster-se do produto da uva, não cortar o cabelo e não tocar em cadáveres.

a)   Porque o produto da uva? O vinho simboliza a alegria natural da vida. Todo aquele que deseja ser um Nazireu, deve se abster da alegria que o mundo oferece. 

b)   Porque não cortar o cabelo? O cabelo era o sinal mais evidente da consagração de um Nazireu. O cabelo comprido do Nazireu era o sinal mais evidente de sua consagração, porque expressava submissão e obediência. O cabelo comprido mostrava que ele era um com Deus e que daí vinha a sua força. Depois que Sansão teve seu cabelo cortado, perdeu suas forças e passou a ser subjugado pelos filisteus. 

c)    Porque a afeição natural? Um Nazireu não podia tocar em cadáveres mesmo que este fosse de seu próprio filho. Não devemos ser impedidos de servir a Deus por causa de pai, mãe, esposa e filhos. Porque não podia tocar em cadáveres? O Nazireu deveria também se afastar de cadáveres, rejeitar tudo aquilo que é morte. Ser consagrado ao Senhor é rejeitar tudo aquilo que estiver impregnado de morte.

·      Sansão foi um homem que nasceu com um propósito de ser usado por Deus a favor do povo de Israel.

·      O ateu Bertrand Russell disse, “A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido”. O propósito de sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações. Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus. Você nasceu de acordo com os propósitos dele e para cumprir os propósitos dele.

ð AS VANTAGENS DE UMA VIDA DIRIGIDA POR PROPÓSITOS. Rick Warren enumera em seu livro “UMA VIDA COM PROPÓSITO”, cinco grandes vantagens em se levar uma vida dirigida por propósitos:

1) Conhecer o propósito de sua vida faz que ela tenha sentido.

2) Conhecer seu propósito simplifica a vida. Sem um propósito claro, ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar decisões, destinar o tempo e empregar os recursos. A tendência será tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento e no humor do dia. Quem não conhece seu propósito tenta realizar além do que deve e isso causa estresse e fadiga, gerando conflitos.

3) Conhecer seu propósito direciona sua vida.

4) Conhecer seu propósito estimula a sua vida.

5) Conhecer seu propósito o prepara para a eternidade. Muitas pessoas passam a vida tentando criar um legado a ser deixado sobre a terra. Elas querem ser lembradas quando partirem. Entretanto, o que em última análise mais importa não é o que os outros dizem sobre sua vida, mas o que Deus diz.

ð A maioria das pessoas luta com as três questões básicas da vida.

1. A primeira é a identidade. “Quem sou eu?”.

2. A segunda é a importância: “Significo alguma coisa?”.

3. A terceira é o impacto: “Qual o meu lugar na vida?”.

·      As respostas a todas as três perguntas são encontradas nos cinco propósitos que Deus tem para você.

·      Sansão realizou grandes feitos, como:

a)   Rasgou um leão ao meio (cap. 14.6);

b)   Matou 30 homens em Ascalom, para pagar uma aposta que perdeu (vers. 19);

c)    Caçou e amarrou tochas nas caudas de 300 raposas, para incendiar a seara do sogro, como vingança (cap. 15.4);

d)   Matou muitos entre os filisteus (vers. 8);

e)    Desfez-se de duas cordas novas com que o amarraram em Etã (vers. 14);

f)    Feriu mil com a queixada de um jumento (vers. 15);

g)   Bebeu água da fonte de Leí, surgida de forma tão espetacular, que o nome do lugar foi mudado (vers. 17 e 18);

h)   Escapou ao cerco, retirou e transportou as portas da cidade de Gaza (cap. 16.3);

i)     Quebrou sete cordas de arco com que o amarraram (vers. 9);

j)     Rebentou as cordas novas que prendiam seus braços (vers. 12);

k)   Libertou-se do pino de tear que prendia suas sete tranças, entrelaçadas como uma tela (vers. 14).

 

·      O que pode levar alguém a terminar tão mau o que começou tão bem? Sansão perdeu o seu resplendor por quê?

A RESPOSTA ESTÁ EM SUAS ESCOLHAS DE E NA VIDA.

1. Ele escolheu uma mulher estrangeira para ser sua esposa, E porque ele fez isto?

Simplesmente porque ela lhe era agradável aos olhos (14.3).

2. Ele tocou no cadáver de um leão que ele havia matado com suas próprias mãos.

3. Em diferentes situações ele atuou por pura retaliação ou vingança.

4. Como resultado de suas ações intempestivas, sua esposa filistéia e seu sogro foram queimados vivos pelos próprios filisteus (15.6).

5. Envolveu-se com uma prostituta (16.1).

6. Apaixonou-se por uma mulher filisteia chamada Dalila e foi seduzido e traído por ela.

1.             ERA UM HOMEM GOVERNADO PELAS EMOÇÕES.

 

·      E um homem governado pelas emoções torna-se num homem perigoso, tanto para si mesmo como para aqueles que estão à sua volta. Um homem que é governado pelas emoções não sabe discernir entre o que é uma “Ira Justa”, e uma “Vingança Pessoal”. Geralmente, para eles “O Fim Justifica os Meios”. Sansão viveu para si e não para Deus.

 

2.             ERA UM HOMEM QUE LUTAVA SOZINHO.

 

·      O excesso de confiança em si mesmo (Força física), o levou ao isolamento.

Contudo, vamos assim chamar:  “A sua Auto Suficiência”, nunca lhe permitiu reunir um exército para combater contra os Filisteus. Nem mesmo Gideão, que lutou apenas com 300 homens estava sozinho. Os parceiros de luta de Sansão são 300 chacais (raposas) (15.4,5), e uma queixada de jumento (15.15).

3.             NÃO ERA UM HOMEM ÍNTEGRO.

·      Ele era espiritual e moralmente fraco. A queda é geralmente o resultado de um processo. Tg1:14 Descreve a queda como tendo o seu início na cobiça do homem, esta ao atraí-lo e seduzi-lo gera o pecado, e este a morte. 


·      A queda de Sansão tem 3 passos:

1. Ele foi habitar geograficamente na terra do inimigo.

2. O Segundo passo foi banalizar, diminuir, menosprezar o valor do sagrado.

3. O terceiro passo foi abrir mão daquilo que não poderia abrir; negociar o que é inegociável; fazer acordo com o que não tem acordo. Sansão abriu mão da sua integridade.

Seguiu-se a tudo isso a dor, a desonra e a humilhação: Habitando cego, escravo e humilhado na casa do inimigo.

APLICAÇÃO:

O QUE APRENDO COM TANTAS VERDADES?

a)   Sansão foi chamado pra viver de CICLO. A palavra ciclo, por sua vez, designa uma sucessão de fenómenos sistematicamente reproduzidos em períodos regulares. Andar no ciclo é o seu processo, é ser algo que de tempo em tempo cresce em um nível no Senhor, andar nos ciclos de Deus é respeitar as fazes, andar no ciclo de Deus é andar dentro da sua esfera de atuação. É entender e respeitar o momento e o tempo.

b)   Sansão deixa o propósito pra viver em CÍRCULO. Faz todo o sentido que a expressão seja círculo, uma vez que as situações se vão repetindo sucessivamente, provocando um impasse, isto é, A da origem a B e, por sua vez, B dá novamente origem a A. Assim, não se sai do círculo! De acordo com alguns dicionários, esta expressão designa uma sucessão, geralmente ininterrupta, de acontecimentos que se repetem e voltam sempre ao ponto de origem, colidindo sempre com o mesmo obstáculo. Na doutrina de Aristóteles, esta expressão designa uma falha lógica que consiste em alcançar dedutivamente uma proposição por meio de outra que, por sua vez, não pode ser demonstrada senão através da primeira.

c)    Sansão acabou os seus dias vendo um CIRCO. Um circo (do latim circus, circunferência) é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, malabarismos, palhaços, acrobacias, monociclos, contorcionismos, equilíbrios, ilusionismos, entre outros.

·      A palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados à músicas. Um circo é organizado em uma arena - picadeiro circular, com assentos em seu entorno, enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.

CONCLUSÃO:

O QUE FAZER PARA VENCER O CÍCRCULO E O CIRCO.

1) BUSQUE UMA RENOVAÇÃO EM DEUS. Juízes 16:28

2) BUSQUE AJUDA PRA DERRUBAR AS COLUNAS DE DAGOM NA VIDA.

3) NÃO ABRA MÃO DA PRESENÇA DE DEUS CONTIGO. SEJA COMO DAVI

E NUNCA COMO SANSÃO.


Pr. Nilton Jorge - Contatos para agendas (22) 998746712 Whattsapp

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.