Mt 10:16
INTRODUÇÃO:
v
Mateus
desenvolve sua história de Jesus com certo método, que não exclui o dramático. Na história do
batismo vemos como Jesus aceita sua tarefa. Na história das tentações Mateus
mostra a Jesus decidindo qual será o método que utilizará para cumprir sua
tarefa. No Sermão da Montanha ouvimos as sábias palavras de Jesus. Em Mateus 8
somos espectadores dos fatos poderosos de Jesus. Em Mateus 9 vemos como se arma
ao seu redor a ameaça de uma crescente oposição. E agora vemos Jesus escolhendo
a seus seguidores.
v
Deles
depende o efeito presente e o êxito futuro da obra que se propôs realizar.
·
Há duas
circunstâncias, com relação a estes homens, que nos surpreende:
1)
Eram homens
comuns.
Não possuíam riquezas, nem formação acadêmica, nem posição social. Escolheu-os
dentre o povo comum. Eram homens cujas atividades se desenvolviam no mundo
cotidiano, homens sem uma educação especial, homens sem vantagem social alguma.
Jesus escolheu a estes homens não a partir do que eram, mas sim pelo que
chegariam a ser ao colocar-se debaixo de sua influência e seu poder.
Ninguém deve pensar jamais que não tem nada a oferecer a Jesus Cristo.
2)
Constituíam a
mais extraordinária mixórdia. Havia, por exemplo, Mateus, o coletor
de impostos. Todos veriam em Mateus o traidor, que se tinha vendido aos
senhores de sua pátria. E junto com Mateus estava Simão. Em Lucas 6:15 está "Simão, chamado Zelote". Estavam dispostos ao assassinato
e a guerra de guerrilhas para liberar Israel do domínio estrangeiro. Eram os patriotas
por excelência entre os judeus, os mais radicais de todos os nacionalistas.
A realidade terminante é que se Simão o Zelote se encontrasse com Mateus em
qualquer outro lugar que não fosse o grupo dos que seguiam a Jesus,
provavelmente lhe teria cravado uma adaga. Aqui temos a tremenda verdade de
que até homens que se odeiam podem aprender a amar-se, quando ambos amam a
Jesus Cristo.
· Mateus 10:5ª A palavra que o texto original usa para descrever a ação de Jesus
ao ordenar a seus apóstolos o que devem fazer é parangélain, vocábulo
que em grego possui pelo menos quatro usos diferentes.
1.
É o termo que
designa uma ordem militar.
2.
É a palavra
que se usa quando se chama a seus amigos para que o ajudem.
3.
É a palavra que
se usa quando um mestre dá normas a seus discípulos.
4.
É a palavra
empregada normalmente para uma ordem imperial. Jesus
age como um rei que envia seus embaixadores ao mundo inteiro, para executar
suas ordens e falar em seu nome. Tinham que curar doentes,
ressuscitar mortos, purificar leprosos, expulsar demônios.
·
A OBRA DE DEUS
NÃO É UMA AVENTURA, É UM CHAMAMENTO PARA VIVER OPOSIÇÕES. A Igreja deve voltar a aprender que não
deve convidar os homens a percorrer veredas suaves. O mundo sempre oferece um
caminho de rosas, comodidade e seguranças, junto com o cumprimento de todas as
ambições mundanas. Jesus oferece dificuldades, e até a morte.
W
Jesus ofereceu a seus seguidores três classes de provas: VS 17,18,21.
1.
O Estado os
perseguiria;
seriam levados aos tribunais, ante aos reis e governadores.
2.
A Igreja os
perseguiria.
Seriam expulsos e perseguidos pelas sinagogas.
3.
A família os
perseguiria.
As pessoas mais próximas e queridas de seus discípulos os veriam como loucos, e
lhes fechariam as portas de seus próprios lares.
è Quando Jesus nos envia para sermos suas testemunhas no
mundo, ele não nos envia como fortes e dominantes, mas como fracos e indefesos v.16.
Mt 10:16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de
lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
TRANSIÇÃO: Há
três verdades contidas nesse texto, e que precisamos entender.
1.
O TEXTO MOSTRA UMA METÁFORA: ENVIADOS
AOS LOBOS.
1. A
existência de perigo não é uma possibilidade é uma CERTEZA, v.16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de
lobos. O alerta não é novo na Palavra. O próprio Senhor Jesus Cristo já havia
alertado de forma taxativa, em João 16:33 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz;
no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.
2.
O perigo aguarda
apenas a ocasião oportuna v.16 nossos adversários são como lobos. Ele se manifesta na igreja, inesperadamente, quando as defesas estão
baixas, quando outras coisas chamam a atenção. Se revelam no governo onde são
ditadas as regras e leis do país que contrariam os absolutos divinos, se erguem
na família o reduto da benção de Deus.
3.
A identificação do
agressor. "lobos",
A figura do lobo era conhecida como um animal
destruidor
Gn 49.27 Jacó
descrevendo seus filhos "Benjamim é lobo que despedaça; pela
manhã devorará a presa, e à tarde repartirá o despojo". Jo 10.11 "Eu sou o Bom
Pastor"
è Ambos têm naturezas diferentes, têm interesses diferentes, têm
hábitos diferentes.
4. A origem do perigo.
1.
Externo: “Eis que vos envio”. Governo (sistema
corrupto do mundo).
2.
Interno: Mas o grande
alerta de Jesus, nesta admoestação, é para o
perigo interno, que vem de dentro, daqueles que já se
identificam como igreja do senhor, como povo de Deus v.17 e como Família v.21. A preocupação não é com os
lobos que são facilmente identificáveis, mas com aqueles que parecem pacíficos,
inofensivos.
2.
ENVIADOS EM MEIO
A LOBOS, PORÉM CAUTELOSOS DIANTE DOS DESAFIOS.
· Jesus preparou os discípulos para que enfrentassem duras experiências,
que incluiriam a perseguição.
Primeiro mostrou que não deveriam esperar riquezas ou valores.
Segundo são reputados pelo mundo.
Terceiro, mostrou que alguns rejeitariam sua missão e sua mensagem.
Finalmente, mostrou que a rejeição pode incluir a perseguição e ate mesmo a morte.
v Não está em foco
aqui a questão da natureza da serpente, mas o simbolismo que seria facilmente
compreendido pelos discípulos.
Pv
14:15 “O
simples dá crédito a tudo; mas o prudente atenta para os seus passos.”
Pv
22:3 “O
prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a
pena.”
· Prudência e simplicidade são
conceitos antagônicos.
Em ambos os versos, o simples é comparado com o prudente como sendo conceitos opostos.
· A palavra “prudente” no grego é phrónimos, que também pode ser traduzida por compreensivo, sábio,
inteligente, astuto. Esse
termo denota uma reflexão inteligente que antecede a uma ação.
Gênesis 3:1 “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo,
que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse:
Não comereis de toda árvore do jardim?”.
· Examinando esse texto com cuidado, perceberemos que a principal
característica da serpente foi sua capacidade única de reconhecer o mal, ou aquilo que poderia levar a ele. A
serpente foi astuta quanto a identificar o mal.
NA OBRA MISSIONÁRIA OU VOCACIONAL, OS CHAMADOS TEM QUE ADQUIRIR AS CARACTERÍSTICAS DE COBRAS.
1.
Por prudência a serpente vive em alerta
discernindo bem o perigo ainda distante e em qualquer circunstância da natureza, pois seus
sentidos faz o discernimento e logo ela bate em retirada.
2.
Por prudência a serpente não anda em
exibição, mas anda bem
escondida essa prudência a faz ter êxito nas investidas tanto no combate quanto
na hora de se alimentar. Ela sabe que essa falta de prudência também pode lhe
custar à vida. Pois, é um animal muito perseguido por gaviões e outros
predadores.
3.
Por prudência a serpente faz a sua
morada no fundo das cavernas rochosas. Nas grandes rachaduras das penhas, lugar de
difícil acesso e quase impenetrável, ela não é como as minhocas que em qualquer
terreno faz sua casinha. Essa prudência, propicia a serpente estabilidade, e
uma boa segurança contra os eventuais fenômeno da natureza e ataque de inimigos.
Dando-lhe uma reprodução tranquila e constante.
4.
Por prudência a serpente troca-se
várias vezes a pele que a cobre. Deixando-lhe mais
renovada. Pois, a casca retirada estava desgastada e cheia de
parasitas. Com esse feito a serpente adquire habilidade e um bom desempenho na
vida. A falta dessa renovação fará que tenha uma vida monótona sem
habilidade. Pois, a proliferação de parasitas lhe trará problema de
saúde gravíssimo e por fim a morte.
3.
A OBRA É
GRANDE MAIS TODO VOCACIONADO É SIMPLES.
A palavra grega para “símplices” é akéraios, cujo sentido aponta para algo sem mistura,
puro, incontaminado ( kerannumi – mistura, o a é um
elemento de negação, equivale a sem ou nenhuma. A pomba é uma linda figura da
simplicidade, paciência, submissão, fidelidade ou obediência.
·
SOMOS COMPARADOS
A POMBAS POR 3 CARACTERISTICAS.
1.
O termo simples como pombas denota total dependência do
Eterno na obra. v.8, 9,10.
(dependência quanto ao poder do alto, e cuidado da terra).
2.
O termo simples como pombas denota capacitação de adaptação. As pombas são
simples e não são exigentes, acostumam-se com qualquer ambiente. (Adaptação
quanto à capacidade de fazer parte sem se misturar, vivendo onde há urubus ela
continua pomba). Adaptar não quer dizer misturar, mais deixar uma marca onde
vivo (Ser sal e luz).
3.
O termo simples como
pombas indica valorização quanto a simplicidade do evangelho da graça de Deus. A igreja não precisa inventar moda!
Precisamos é voltar ao evangelho puro e simples. Simplicidade no dicionário significa ausência
de complicação
v
Simplicidade não é defeito, pelo contrário; simplicidade
é uma poderosa virtude com inúmeros benefícios; eis alguns:
Simplicidade otimiza; É extrair o melhor rendimento possível.
Simplicidade retira o peso de nossas costas; Simplicidade nos protege da ansiedade;
Simplicidade deixa nossa visão mais clara.
Simplicidade otimiza; É extrair o melhor rendimento possível.
Simplicidade retira o peso de nossas costas; Simplicidade nos protege da ansiedade;
Simplicidade deixa nossa visão mais clara.
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Pr. Nilton Jorge
Tel: Vivo (22) 998746712 whatzapp / Tim (22) 981358547
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Gloria a DEUS por este mana e pela vida de seus anjos;que continuam descendo a escada de jaco e trazendo bencaos
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