quarta-feira, 10 de maio de 2017

SEGREDOS DE UMA BOA COMUNICAÇÃO NA FAMÍLIA

Ef 4:25-32
INTRODUÇÃO:
·      A palavra FAMÍLIA é de origem latina, e é usada para definir um vínculo doméstico, íntimo. Ao estabelecer seu projeto de criação, Deus fez tudo perfeito e numa cadeia sequencial. Por último, criou o homem e a mulher como o arremate, o ponto final.
·      O livro de Gênesis traz duas narrativas sobre a criação do homem e da mulher: uma no capitulo 1, sintética, geral; e outra no capitulo 2, mais detalhada. O fato é que Deus criou o homem para a convivência, “Não é bom que o homem esteja só”. Deus é um ser comunicativo, e como o ser humano é a sua imagem e semelhança, herdamos dEle esta qualidade. Só há comunicação quando existe o outro.
·      Por isso Deus fez a família como o primeiro centro comunicador, facilitando desta forma a saúde completa do indivíduo.

è EXISTE FAMÍLIA PERFEITA?
Muitos se esquecem de que a família é formada por pessoas limitadas, imperfeitas, que carregam traumas emocionais, frustrações, que tiveram problemas de orientação na infância (os pais também não são perfeitos), e tudo isso influencia a vida comunitária íntima da família.
·      A pregação de que a família deve (ou tem de) ser perfeita leva muitas pessoas às frustrações nessa área, pois elas percebem que este é um alvo impossível de ser alcançado. Como não conseguem alcançá-lo camuflam os problemas, escondendo-os atrás de uma capa de aparência de que "tudo vai bem", quando na realidade não vai. Estes pregadores estão levando as famílias a uma vida farisaica, o que pode ser um dos motivos dos filhos estarem abandonando a fé. Essa atitude torna-se um peso para as pessoas. Não foi isto que Deus planejou para nós seres humanos. Famílias perfeitas não existem, mas FAMÍLIAS FELIZES SIM.

è IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA EM QUATRO ÂNGULOS DIFERENTES.
1.    Como fonte de procriação (o propósito de Deus).
2.    Como moderadora do caráter (lar como uma oficina).
3.    Como o paradigma da ordem social.
4.    Como sinal da própria condição da sociedade. "Famílias arruinadas geram famílias arruinadas para a sociedade." Está provado estatisticamente, que filhos de pais separados, tendem a separar-se também.
·      Rui Barbosa, grande pensador disse: "A pátria é a família amplificada. Multiplicai a família e tereis a pátria." Isto é muito sério, porque cada pátria é a somatória daquilo que é a família, que por sua vez é formada por pessoas. O mundo, a pátria e a IGREJA serão resultados da estruturação da família, tal lar tal sociedade. É por esta razão que o casamento é a mais íntima de todas as relações humanas. Quando esta relação é boa e se desenvolve, ela fornece uma das maiores satisfações da vida.

v Muitas vezes a causa primária da crise conjugal consiste na falta de habilidade ou relutância dos casais em se comunicarem. Muitos casais sabem que estão errando, falhando em sua comunicação, mas não estão bem certos quanto ao que devem fazer para melhorar.

1.             DEFINIÇÃO ETIMOLÓGICA DE COMUNICAÇÃO.

·      "Comunicar é um processo (verbal ao não) de compartilhar informações com outra pessoa, de forma tal que ela compreenda o que você está dizendo. Comunicar é tornar idéias em comum". A comunicação não é tão fácil quanto parece.

è Há dois significados da palavra comunicação.
·      No latim “comunis” que significa comum, Por tanto,quando nos comunicamos,estamos tentando estabelecer algo em comum com outro indivíduo.
·      No latim (comunicatio) é composta de três outras palavras: com (juntos), munis (presente, dádiva), actio (ação). Então comunicação é trocar presentes e os comunicadores, juntos, fazem uma festa: é preciso comunicar inclusive coisas tristes.
·      Na origem, no entanto, comunicar queria dizer "troca de boas coisas".
Conversar significa versar juntos. Eu faço uma estrofe, você faz outra, e assim formamos uma poesia. Quem versa sozinho, monologa.
·      Renunciar a comunicação verbal ou utilizá-la de maneira insuficiente é desprezar as incríveis possibilidades de desfrutar as bênçãos que Deus preparou para família.
·      Uma boa comunicação une a família. É claro que não existe uma regra básica para melhorar a comunicação em uma família. Cada família é um mundo distinto, uma linguagem única.

2.             TIPOS DE COMUNICAÇÃO QUE PODEMOS DESENVOLVER.

Prov 18:21 "A morte e a vida estão no poder da língua..." Bem aventurado são aqueles que conseguem desenvolver dentro do lar um tipo de comunicação que edifica.

è OS QUATROS PONTOS CHAVES DA COMUNICAÇÃO.

a)   Falar com conteúdo. Falar é a parte mais fácil e ao mesmo tempo, a mais difícil, no processo de comunicação. Se as pessoas avaliassem e levassem em consideração os efeitos daquilo que vão dizer ao cônjuge ou filhos, certamente a comunicação no lar seria muito melhor. Ef 4:29: "Não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe...". A palavra torpe, revela o conteúdo negativo do que se fala. O apóstolo diz que da nossa boca deve sair palavras que promovam a edificação e transmita graça aos que nos ouvem. Devemos falar somente aquilo que vai promover edificação.
b)   A forma da fala produz a forma na vida. (a família é um agente modelador). Casamento não vem pronto, Família é um laboratório para a vida é nela que somos e estamos modelando. Muitas vezes falamos a verdade, porém sem amor, sem diplomacia, sem tato. Quando se fala o certo da forma errada não se consegue o objetivo desejado.
c)    O lugar certo pra falar condiz a cuidado de quem fala e amor para com quem ouve. Não basta falar o certo, da forma certa, no lugar errado. Conforme o assunto que se pretende tratar com a família, ou cônjuge ou filhos, deve-se escolher um lugar adequado. Às vezes o melhor lugar é no quarto, com a porta fechada, com a certeza que só os dois estão participando da conversa.
d)   O tempo ou hora certa para falar produz cura. Pv 15:23 "...a palavra a seu tempo quão boa é”. Alguns maridos reclamam, dizendo: "Minha mulher fala demais...”.
·      Quando conseguimos falar somente o que edifica, da forma certa, no lugar adequado e no tempo certo, com certeza este processo de comunicação irá resultar em solidificação das bases que sustentam a família. Ec 3:1,7 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
·      Você sabia que segundo uma pesquisa, nós ouvimos apenas 20% do que nos é dito. Muitas mulheres reclamam: "Meu marido não sabe me ouvir..." Entre falar, ouvir e compreender, o mais difícil é ouvir. Tiago percebeu isto e escreveu inspirado: "Prontos para ouvir, tardio para falar...", porém com frequência nós invertemos esta ordem, estamos quase sempre prontos para falar.
·      Nossa compreensão depende da maneira como ouvimos. Se temos dificuldades para ouvir o cônjuge ou os membros da família, teremos dificuldades de compreendermos.
è Para ouvir bem no processo de comunicação é necessário colocar alguns princípios básicos em prática.
♦ Ouvir olhando nos olhos de quem está falando.
♦ Ouvir demonstrando interesse no assunto que a pessoa está falando, para que ela se interesse pelo seu assunto quando você falar.
♦ Ouvir com o coração aberto e a mente desarmada. Ouvir com a "boca fechada" até que a pessoa tenha terminado de falar.
♦ Ouvir se esforçando para compreender exatamente o que a pessoa está querendo dizer.
Quase sempre a falta de compreensão na relação familiar, é porque as pessoas não sabem ouvir. Se houver disposição para ouvir com eficiência, haverá compreensão sempre.
"Filtramos o que ouvimos através do nosso sentimento."

3.             QUATRO COMPLEXOS QUE IMPEDEM A COMUNICAÇÃO EFICAZ.

1.    A incapacidade para o diálogo. (O processo deve começar no namoro.) Essa incapacidade pode ter sido gerado em casa (pais que não conversam vai gerar filhos mudos), agressão constante, ou a crítica constante. O MEDO de verbalizar, expor, se abrir. Há pessoa que tentou uma vez se abrir com o cônjuge, mas como foi mal compreendida e muitas vezes agredida, nunca mais se abriu.
2.    O conformismo em relação à situação. O não querer melhorar. É preocupante quando uma pessoa diz: "Sei que estou errado, mas não quero melhorar".
3.    O fato de não acreditar que se têm coisas boas para oferecer. O problema da baixo auto - estima. O complexo de inferioridade contribui, para que os canais de comunicação sejam bloqueados.
4.    A FALTA DO ESPÍRITO DE PERDÃO. O perdão deve ser visto como uma questão de sobrevivência do relacionamento familiar. É impossível viver uma relação sadia entre família, se não houver o exercício permanente do perdão.
a)   O que não é perdão.
Abertura condicional. "Eu lhe perdoarei se,
 eu te perdoou, mas não
Volte mais aqui...”. Isto não é perdão.
Desculpar o erro.
Ignorar o incidente. Fazer de conta que não aconteceu nada.
Simplesmente esquecer. Não tratar o problema pensando que o tempo é remédio para tudo.
b)   O que é perdão. Gosto sempre de afirmar que, perdoar não é tão fácil quanto alguns pensam. Isto porque é uma atitude de sacrifício pessoal, é descascar o ego, é deixar Cristo aparecer em nossas vidas. Disse o pastor Caio Fábio: "O perdão é a encarnação da graça".
1.    Perdoar é algo que fazemos independente de sentirmos ou não. É uma atitude de obediência a Palavra de Deus. Disse Jesus Mt 6:14: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós".
2.    Perdoar é um ato da vontade. Em Lc 18:41, Jesus perguntou para um esmoler. "O que queres que eu te faça?". É preciso compreender a importância do perdão e querer perdoar. É sempre bom lembrar que Jesus fez esta pergunta pela seguinte razão; nem tudo que precisamos queremos, e às vezes o que queremos não precisamos. É preciso ter força de vontade para agir com atitude de perdão.
3.    Perdoar é algo que exige ajuda de Deus. Eu diria que é impossível haver perdão sem contar com a graça de Deus. Para vencer a violência de uma traição só é possível, se a pessoa encontrar força sobrenatural no perdão.
4.    Perdoar é jogar fora sua lista de ressentimento. "Perdoar é fazer uma faxina emocional."
5.    Perdoar é liberar o ofensor da obrigação de pagar. Tudo que devemos para Deus é bem menor do que os nossos devedores e Ele nos perdoou, devemos agir sempre da mesma maneira com o próximo.
6.    Perdoar é arcar com as consequências.

c)    O que acontece quando morre o espírito de perdão? Jesus dá a resposta no texto de Mateus 19:3-9.
1) Destrói-se a unidade do casal. Os dois deixam de ser um e voltam a ser dois. Muitos passam a viver de "faz de conta" que está tudo bem. Apesar de estarem juntos, estão separados no coração, na alma.
2) Por qualquer motivo se apela para a separação. Quando não há disposição para perdoar sempre, os motivos mais banais passam a ser suficientes para provocar os conflitos mais intensos no lar e podem levar a separação conjugal.
3) Passa a prevalecer a dureza de coração. Deus não pode agir em muitas vidas, por causa da dureza do coração. Quando o coração se "petrifica", fica difícil para o milagre acontecer.

CONCLUSÃO:
Quero terminar falando que há poder em nossas palavras. Com palavras, podemos matar o nosso casamento. Palavras amargas são como veneno.
è Cinco Palavras Que Podem Matar.
1. "ESTÚPIDO" (Mata o amor próprio).
2. "NUNCA" (Mata a esperança).
3. "MENTIROSO" (Mata a confiança).
4. "DEPOIS" (Mata a oportunidade).
5. "ARREPENDO-ME DE TER CASADO COM VOCÊ" (Mata a comunhão conjugal).
è Cinco Palavras Que Podem Restaurar.
1. "MUITO OBRIGADO" (Apreciação).
2. "VOCÊ ESTA LINDA" (Percepção).
3. "ESTÁ DELICIOSO" (Elogio)
4. "PERDOE-ME" (Humildade).
·      Ataque o problema e não a pessoa. Não use parentes de seu cônjuge para fazer piadas. Não fuja de assuntos problemáticos. Apresente soluções junto com as críticas. Seja humilde, você pode estar errado.
è DIRETRIZES PARA A COMUNICAÇÃO EFICIENTE NO LAR.
1. Ouvir antes de responder é virtude do sábio. Aprenda a arte de ouvir.
2. O silêncio pode frustrar o seu cônjuge, não use essa arma. Explique porque você não quer falar no momento.

3. Não culpe ou critique os de sua casa. Ao invés disso, restaure, anime, edifique.

CONTATOS COM O PASTOR NILTON JORGE.
Tel. (22) 998746712 whatsapp 
       (22) 981358547
Email. niltondalani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.