TEXTO: 1 Tss 4:15-18
INTRODUÇÃO:
·
Como guisa de introdução antes de abordarmos sobre o
perfil da igreja que será arrebatada, precisamos compreender a expressão “Eminente”
do tema dessa Palestra. Pois, não se trata de palavra para produzir um
efeito de medo, quanto ao rapto da Igreja.
·
Com
a falta de escritores pentecostais sobre temas teológicos como Soteriologia e Escatologia,
temos visto o crescimento significante de crentes assembleianos buscando na
teologia das igrejas históricas respostas de ensino sobre tais doutrinas, e
pasmem nossos púlpitos estão cheios de líderes e obreiros que estão ensinando
doutrinas de conceitos reformados em nossos altares, causando embaraço e
confusão quanto ao nosso credo doutrinário. Há muitos crentes e líderes que já
não creem nem pregam sobre o arrebatamento da igreja.
·
O ensino do Arrebatamento
é mais claramente apresentado em 1Tss 4:13-18. Nessa passagem
Paulo informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por ocasião
do Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em Cristo antes deles. No
versículo 17 a palavra “arrebatados” traduz a palavra grega harpazo, que
significa "dominar
por meio de força" ou "capturar". Ocasionalmente
o Novo Testamento usa harpazo com o sentido de "roubar",
"arrastar" ou “carregar para longe”.
·
Também pode ser usada com o sentido de
"levar embora com uso de força”.
·
No entanto,
para nossos propósitos, um terceiro uso é mais significativo. Diz respeito ao
Espírito Santo levando alguém de um lugar para outro. Encontramos esse
uso em quatro ocorrências (Atos 8:39; 2 Coríntios 12:2, 4; 1 Tessalonicenses
4:17; Apocalipse 12:5).
1.
A IMINÊNCIA DA VOLTA DE JESUS CRISTO.
ð
O Que é Iminência?
a)
Um acontecimento iminente é aquele que
está prestes a acontecer, a qualquer momento, sendo que outros
fatos podem até ocorrer antes, mas nada precisa ocorrer antes de acontecer o
evento iminente. Se houver necessidade de ocorrer algo antes, então o fato não é
iminente.
b)
Se o fato é iminente, não existe um período de
tempo pré-determinado ao fato, isto é, ele pode ocorrer a qualquer
momento.
c)
Não existe uma data pré-estabelecida para
um evento iminente, seja ela direta ou implícita.
d)
Um acontecimento iminente não pode ser “em breve”,
porque um fato breve precisa ocorrer dentro de um período de
tempo pequeno, contudo o fato iminente pode até ocorrer em um período pequeno
de tempo, mas não precisa ser assim para ser iminente.
ð
Nos
textos bíblicos ligados ao arrebatamento da igreja, os crentes são ensinados a
aguardar pacientemente a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, observe que não há
aviso prévio, apenas diz que Ele virá a qualquer momento.
ð
A Igreja aguarda Alguém, Uma Pessoa “Jesus
Cristo” e não uma série de eventos, os sinais são para a segunda
vinda de Jesus que tem relação com Israel e os ímpios e não com a igreja, os
sinais são para a manifestação do Anti-Cristo e da grande tribulação e não para
o arrebatamento da igreja, pois a esse acontecimento Jesus disse que seria sem
aviso prévio.
ð
Todos
os sinais que Jesus diz ocorrer, em Mateus 24 por exemplo, estão relacionados
com a Tribulação e a segunda vinda de Jesus para estabelecer Seu Reino Milenar com
Sua Igreja, agora para o arrebatamento não há nenhum sinal deixado por Ele, ao
contrário é afirmado em Mateus 24: 36 que ninguém sabe o dia e
nem a hora.
ð
“Maranata” significa Vem Nosso Senhor, um termo que só tem sentido se a
vinda for a qualquer momento, isto é, iminente, os cristãos antigos utilizavam
esse termo como uma saudação.
ð
A
volta iminente de Jesus Cristo deve ser aguardada a qualquer momento mais agora
do que nunca, pode ser que Ele volte hoje.
v JESUS VOLTARÁ UMA
ÚNICA VEZ EM DUAS FASES DISTINTAS.
a)
A primeira fase será invisível. Será para a Igreja
(Noiva) de Jesus, que espera o seu Noivo, e será antes da grande tribulação.
Segunda fase será visível. Será a manifestação de Cristo em Glória,
acompanhado de seus santos (Igreja) e anjos, depois da grande tribulação.
b)
A primeira fase chama-se arrebatamento, a segunda fase
chama-se revelação.
c)
Na primeira fase Ele arrebatará a Igreja, na segunda
Ele virá com a Igreja.
d)
Na primeira fase Ele virá sobre as nuvens, na segunda
Ele descerá sobre o monte da Oliveiras.
e)
Na primeira fase o mundo não o verá. Na segunda fase
todos o verão.
·
Considerando as distintas manifestações de Jesus na
sua primeira e segunda vinda, podemos dizer que:
a)
Em Belém, Ele veio como o Messias Salvador do mundo.
b)
Nos ares, Ele virá como o Noivo para a sua Igreja.
c)
No monte das Oliveiras, Ele virá como Juiz
e Rei, para julgar as nações e estabelecer o seu reino milenar.
2.
A IGREJA UM MISTÉRIO REVELADO.
· O
conceito etimológico de igreja, do grego “ekklesia”,
Ek= “para fora de” e klesia ou Kaleo = “chamados”
ou “convocados”. No grego secular, ekklēsia designava uma assembléia
pública, assembleia, multidão, ajuntamento popular. Nesse sentido a
Igreja é alguém que sai de sua casa pra se reunir fora dela, mas no conceito espiritual
é alguém que saiu do sistema do mundo pra se reunir fora dele no corpo de
Cristo.
· Nas
Escrituras encontramos vários textos que falam sobre a igreja com figura de
linguagem. Paulo
usa várias metáforas para igreja em Ef 2:19, 21-22.
Ele a compara com família de Deus (v. 19); edifício
e santuário (v. 21); tabernáculo para a
habitação de Deus (v. 22). A igreja é chamada de “noiva
de Cristo” quando Paulo fala da relação conjugal e afirma que o
mistério no qual se referia é sobre a relação de Cristo com a igreja Ef 5:32
Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e a igreja.
·
Nos dois primeiros capítulos de Efésios, a Bíblia revela
a profundidade do pecado e a sua libertação mediante a obra expiatória de
Cristo, destacando a sua obra maravilhosa da formação de um novo povo,
derrubadas às diferenças entre Judeus e gentios. A Igreja, formada dentre as
nações, é o novo povo de Deus. No capítulo 3, o Apóstolo Paulo se
apresenta como despenseiro da graça de Deus na revelação do grande mistério que é a
igreja. Ef 3:3 Como me foi este mistério manifestado pela revelação,
como antes um pouco vos escrevi;
· Observe essa palavra “mistério”, Paulo está dizendo que a
Igreja estava oculta em sombras e tipos no A.T.
ð
Um dos maiores tipo da Igreja é Rebeca, uma noiva achada
pelo Espírito Santo e preparada para encontrar com seu Noivo.
ð
Outro tipo da Igreja misteriosa do A.T, é Raabe, aquela que se
tornou israelita por causa do cordão de escarlate na janela do livramento.
ð
Outro tipo da Igreja é Abigail, se tornou a esposa
do Rei depois que Nabal morreu.
ð
Outro tipo misterioso da Igreja é Rute, a moabita que foi
redimida.
ð Outro tipo da
igreja é Abisague, a
sunamita que esquentou Davi em sua velhice, sendo ela uma das concubinas do Harém
da Davi, ela era virgem formosa e servia sem esperar nada em troca.
ð
Outro tipo da Igreja é a Sulamita do livro de
Cantares, a
mais formosa entre as mulheres.
Ct 6:10 Quem é esta que aparece como
a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, imponente como um
exército com bandeiras? Aqui nós temos as 4 fases dessa igreja Noiva que está
esperando o seu Noivo.
a)
A Alva do dia: A igreja primitiva, que rasgava as trevas
pra fazer o sol brilhar.
b)
Formosa como a lua: A igreja das catacumbas Romana, a
igreja perseguida.
c)
Brilhante como o sol: A igreja da
reforma, que trouxe luz do evangelho da justificação pela fé.
d)
Um Exército com bandeiras: Aqui se destaca
dois elementos da noiva que a caracteriza como um povo que está militando.
1)
Um Exército, isso fala de uma igreja que está armada e
que defende e ataca.
2)
Com Bandeiras, isso aponta sobre quem e para quem ela
marcha. Essas bandeiras são aquelas que representam o Reino de Deus. Sua constituição
bíblica, Sua Mordomia, Sua adoração, Sua Liturgia, Sua administração, Seus Dons
e Talentos, são representados por essas bandeiras do Reino.
3.
O PERFIL DA IGREJA QUE ESPERA A EMINENTE
VOLTA.
Parece
legítimo considerar que, juntas, as sete igrejas da província da Ásia (Ap 2
e 3) representam a igreja desde a sua formação na Cruz até o seu
arrebatamento. E já que um aspecto específico é destacado em cada igreja,
talvez possamos entender essas sete características como as marcas de uma
igreja ideal.
1)
A IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA É CARACTERIZADA EM SUA BUSCA
PELO FERVOR.
·
Essa é a primeira marca de uma igreja
ideal.
A igreja em Éfeso possuía muitas qualidades. Cristo conhecia seu trabalho árduo
e perseverança, sua intolerância ao mal e seu discernimento teológico.
· Jesus tinha algo
contra a igreja efésia: (2:4) “você abandonou o seu primeiro amor”.
Todas as virtudes
dos efésios não compensavam aquela falha. Aquela igreja havia abandonado o seu
primeiro amor e nem ao menos reagia a esta situação, tornou-se insensível. Foi necessário que Cristo falasse
diretamente.
Essa igreja ocupada, separada e
disposta a se sacrificar sofria de “problemas amorosos”. A
palavra “abandonaste” significa “mandar ir embora, abandonar,
deixar ir, desistir”.
· A palavra grega para “primeiro” é “protos”, que se
refere menos à importância cronológica e mais à importância qualitativa.
Assim, o “primeiro” amor é o “melhor” amor. A luta
pela ortodoxia, o intenso trabalho e as perseguições levaram a igreja de Éfeso
à aridez.
·
Depois de sua fundação cerca de
40 anos se passaram. Uma nova geração despontou na igreja de Éfeso, a qual
perdeu o fogo da sua primeira devoção. Eles continuavam trabalhando, mas sem amor.
Continuando enfrentando perseguições, mas sem amor. Continuavam firmes na
doutrina, mas sem amor. Mas sem amor, o trabalho se torna enfadonho. Sem amor o
sofrimento é estoicismo. Sem amor a ortodoxia é morta. O amor é maior do que o
conhecimento, do que a fé, e do que a esperança.
· O
que faz abandonar o “primeiro amor”?
1) A rotina; (Os efésios
esqueceram de manter o fogo no altar).
2) A religiosidade; (A Igreja tinha
aparência, mais faltava conteúdo).
3) A falta do amor e fervor. (Estavam
preocupados com os outros e esqueceram de si).
4) Deixar de perseverar e buscar o dono da igreja. (não tenho
que ser apenas firmes na doutrina tenho que ser constante no fervor).
2)
A IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA TEM COMO PERFIL, A FIDELIDADE EM
MEIO AS PROVAÇÕES.
·
Se
a primeira marca de uma igreja que espera seu noivo é o amor, a segunda é o
sofrimento. A
disposição de sofrer por Cristo prova a genuinidade de nosso amor por ele.
O sofrimento revela quem é fiel e quem é
conveniente. Aqui
vemos uma igreja sofredora, perseguida, pobre, caluniada, aprisionada,
enfrentando a própria morte, mas uma igreja fiel que só recebe elogios de
Cristo.
·
Somos chamados a sermos fiéis até
às últimas consequências, mesmo num contexto de hostilidade e perseguição. O bispo da igreja Policarpo, discípulo de João foi
apanhado, arrastado para a arena. Tentaram intimidá-lo com as feras. Ameaçaram-no
com o fogo. Ele respondeu ao procônsul: “Vocês me ameaçam com um fogo
que pode queimar apenas por alguns instantes, respeito do fogo do juízo
vindouro e do castigo eterno, reservado para os maus. Mas porque vocês demoram,
façam logo que têm de fazer.” Seus algozes tentaram forçá-lo a blasfemar
contra Cristo, mas ele respondeu: “Eu o sirvo a 86 anos e ele sempre me fez
bem. Como posso blasfemar contra o meu Salvador e Senhor, que me salvou?” Os
inimigos furiosos, queimaram-no vivo em uma pira, enquanto ele orava e
agradecia a Jesus o privilégio de morrer como mártir. 2 Tm 2:12 “Se
sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará”.
3)
A IGREJA QUE SE PREPARAR PARA O ARREBATAMENTO É
UMA IGREJA EM GUERRA PELA VERDADE.
A
igreja de Pérgamo era dedicada à verdade. Assim, Jesus se apresenta como aquele
que tem uma espada afiada de dois gumes saindo da boca, simbolizando sua
palavra.
· Em Pérgamo estava o trono de Satanás. O trono de Satanás é marcado pela pressão e pela sedução. Onde Satanás
reina predomina a cegueira espiritual, floresce o misticismo, propaga-se
o paganismo, a mentira religiosa bem como a perseguição e a sedução ao povo de
Deus.
ð Cristo não apenas conhece as obras da igreja e suas
tribulações. Mas também conhece a tentação que assedia a igreja, conhece o
ambiente que ela vive. A proposta agora não é substituição, mas mistura. Não é
apostasia aberta, mas ecumenismo. Alguns membros da igreja começaram a
abrir a guarda e a ceder diante da sedução do engano religioso.
· Os Nicolaítas ensinavam que o crente não precisa
ser diferente. O que
era odiado em Éfeso era tolerado em Pérgamo.
4)
A IGREJA DO ARREBATAMENTO É CARACTERIZADA
PELA SUA SANTIDADE.
ð Jesus escreve a seguir à igreja de Tiatira, destacando
que a santidade é outra marca de uma igreja viva. Ele começa em
termos de elogios calorosos, pois conhece o amor e a fé, o serviço e a
perseverança deles. Essas são quatro virtudes superiores e incluem a tríade de
fé, esperança e amor.
Jesus se apresenta como aquele que reconhece e
elogia as marcas positivas da igreja v. 19.
a) A igreja era
operosa – Havia trabalho, labor, agenda cheia.
b) A igreja era
marcada por amor – O que faltava em Éfeso havia em Tiatira.
c)
A igreja era marcada por fé – Confiança em Deus.
d)
A igreja era marcada pela perseverança ou paciência triunfadora – A igreja
passava pelas provas com firmeza.
e)
A igreja estava em franco progresso espiritual – As últimas
obras da igreja eram mais numerosas que as primeiras. Essas marcas eram
do remanescente fiel e não da totalidade dos membros pois, junto com as
elevadas qualidades cristãs, a igreja era culpada de transgressão moral.
A igreja tolerava o
que Jesus condenava.
·
É possível
manter-se puro na conduta mesmo quando outros se corrompem. Alguns crentes de
Tiatira tinham-se curvado aos ensinos pervertidos de Jezabel e iam aos templos
pagãos para comer carne sacrificadas aos ídolos. Também participavam das festas
cheias de licenciosidade. Buscavam conhecer as cousas profundas de Satanás. E
assim se corromperam moralmente. Porém, havia nessa mesma igreja, irmãos que buscavam a
santificação. A santidade de vida e de caráter é uma marca
da igreja verdadeira. A santidade não é apenas a vontade de Deus, mas seu
propósito. Deus nos escolheu para sermos santos. Só os puros de coração verão a
Deus. Sem santificação ninguém verá o Senhor. Eles se apartavam do mal e viviam
em novidade de vida.
5)
O PERFIL DA IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA É
UMA INTENSA BUSCA PELO AVIVAMENTO.
A
carta de Cristo a Sardes é a única que não contém nenhum elogio de nenhuma
espécie. Antes, ele reclama: “você tem fama de estar vivo, mas está morto”.
Essa igreja não parece ter tolerado o erro ou o mal, nem ter sido deficiente em
amor, fé ou santidade. Ela apresentava todo sinal de vida e vigor. Mas sua
reputação era falsa.
ð OLHANDO PARA
ESTA CARTA CHEGAMOS A 5 CONCLUSÕES:
1) A igreja estava morta – era formalista e nominalista. Tinha aparência sem essência.
1) A igreja estava morta – era formalista e nominalista. Tinha aparência sem essência.
2) Tinha um passado glorioso, história, bom
currículo – vivia de
sua história.
3) A prosperidade da cidade tornou os cristãos
materialistas – era pluralizada.
4) Acomodou-se ao ambiente pagão – era ecumênica
5) Vivia em paz (sem perseguição), mas não tinha poder espiritual.
· Aqui estão
cinco imperativos de Jesus para a igreja: 1) Sê vigilante; 2) Fortaleça ou consolida o que
resta; 3) Lembre-se; 4) Obedeça; 5) Arrependa-se.
ð O AVIVAMENTO QUE A IGREJA BUSCA PASSA POR UMA VOLTA
URGENTE A PALAVRA DE DEUS – v. 3. A igreja de Serdes tinha se
apartado da pureza da Palavra. Uma igreja pode ser reavivada quando ela faz uma
viagem ao passado e lembra os tempos antigos, do seu fervor, do seu entusiasmo,
da sua devoção a Jesus. Deixemos que a história passada nos desafie no presente a voltarmo-nos
para a Palavra de Deus.
ð Quando uma
igreja experimenta um reavivamento ela passa a ter fome da Palavra. Avivamento não pode ser
confundido com liturgia animada, com culto festivo, inovações litúrgicas, obras
abundantes, dons carismáticos, milagres extraordinários. O reavivamento é bíblico ou não vem de Deus.
6)
A IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA É
CARACTERIZADA PELA OBRA MISSIONÁRIA E EVANGELÍSTICA.
Ao
escrever para Filadélfia, Jesus descreve-se como alguém que detém a chave de
Davi com que era capaz de abrir portas fechadas e fechar portas abertas. Ap 3:8
“Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar”
O significado
mais provável é que se trata da porta da oportunidade, como
quando Paulo escreveu 1Co 16:9 que em Éfeso “se abriu para mim uma
porta ampla e promissora”. Isso significa que a missão é outra marca de uma igreja
verdadeira.
A igreja de Filadélfia tinha três
problemas para aproveitar a oportunidade dessa porta aberta:
a) A igreja era muito fraca (v. 8) – congregação pequena, formada
de crentes pobres e escravos, fazendo com que tivesse pouca influência sobre a
cidade.
b) Havia oposição à igreja na cidade (v. 9) – Os judeus, chamados por Jesus,
sinagoga de Satanás, perseguiu a igreja. No começo os crentes começaram a
recuar então Cristo disse para a igreja: eu coloquei diante de vocês uma porta
aberta que ninguém pode fechar.
c) A ameaça de futura tribulação (v. 10) – Seria aquele momento
apropriado para evangelismo? Não seria um tempo para recolher-se e manter-se
seguro, em vez de avançar? Cristo diz não! Ele promete guardar a igreja e a
encoraja a cruzar a porta aberta sem medo.
a) Não basta ser uma igreja que guarda a Palavra (v.8) É preciso proclamar a
Palavra.
b) Não basta não negar o nome de Cristo (v. 8). É preciso anunciá-lo.
c) Não basta ser uma igreja ortodoxa, é preciso ser uma igreja missionária!
è Assim como a cidade tinha uma missão ser a
missionária da cultura grega, a igreja deveria ser a missionária do evangelho. A porta estava aberta. A porta está aberta, precisamos
aproveitar as oportunidades enquanto é dia!
7)
O PERFIL DA IGREJA QUE AGUARDA DE FORMA
EMINENTE O ARREBATAMENTO É A INTEGRIDADE.
·
JESUS USOU TRÊS METÁFORA PARA DESCREVER A CONDIÇÃO DE
LAODICÉIA:
a)
A metáfora
existente na cidade, sua água morna que causava náuseas. Cristo prefere
que seus discípulos sejam ou quentes em sua devoção a ele ou gelados em sua
hostilidade, e não mornos em sua indiferença. Ele considera a mornidão
nauseante.
ð
O problema da igreja de Laodicéia não era teológico
nem moral.
Não havia falsos mestres, nem heresias. Não havia pecado de imoralidade nem
engano. Não há na carta menção de hereges, malfeitores ou perseguidores. O que
faltava à igreja era fervor espiritual.
·
A
vida espiritual da igreja era morna, indefinível, apática, indiferente e
nauseante. A igreja era acomodada. O problema da igreja não era heresia, mas
apatia.
·
Nosso
fogo espiritual íntimo está em constante perigo de enfraquecer ou morrer. O
braseiro deve ser cutucado, alimentado e soprado até incendiar.
b)
A
metáfora muda para mendigos nus e cegos. São mendigos
porque não têm como comprar o perdão de seus pecados. São nus porque não tem roupas
adequadas para se apresentarem diante de Deus. São cegos porque não conseguem
enxergar a sua pobreza espiritual. Há notícias
gloriosas para os mendigos cegos e nus. Eles são pobres,
mas Cristo tem ouro. Eles estão nus, mas Cristo tem roupas. Eles são
cegos, mas Cristo tem colírio para os seus olhos. Cristo exorta a
igreja a adquirir ouro para sua pobreza, vestimentas brancas para sua nudez e
colírio para sua cegueira.
c)
Então
ela muda de novo para a metáfora de uma casa vazia. Cristo coloca-se
à porta, bate, fala e espera. Se abrirmos a porta, ele entra, não só para comer
conosco, mas para tomar posse. Essa é a essência da integridade a que
Cristo nos chama.
4.
JESUS VEM BUSCAR UMA NOIVA E NÃO UMA
MERETRIZ.
Ef
5:25-27,32 Maridos
amem vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou
por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de
água pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula,
nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito... Grande é este
mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.
Em
Mateus 25 Jesus conta a parábola das acompanhantes da Noiva e ele as qualifica
como prudentes e Loucas. É desse grupo que sairá a Noiva de Jesus.
João
recebe uma visão em Ap 17:1 e ele pode contrastar essa visão com outra de
Ap 21:9. Ele
é chamado para ver a queda da falsa igreja e o triunfo da igreja verdadeira.
O
diabo sempre tentou imitar a Deus. Assim é que temos o contraste entre a noiva
e a meretriz, a cidade santa e a grande Babilônia. A noiva fala da igreja
verdadeira, a meretriz da igreja apóstata.
·
Vejamos algumas diferenças entre noiva e meretriz:
1)
Noiva ama, a meretriz é interesseira.
2)
Noiva assume e mantém o compromisso, a meretriz
tem caso e aventura.
3)
Noiva cuida das coisas do noivo, a meretriz tira
proveito.
4)
Noiva enfrenta tudo e todos, a meretriz
abandona nas horas difíceis.
6)
Noiva é espiritual, a meretriz é carnal.
CONCLUSÃO:
Por
ser Sua noiva, devemos nos preparar para nos encontrar com Ele. Em Ap 19:7
diz: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são
as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”. Somente a noiva irá
para o Céu viver a eternidade com Jesus. Que a sua decisão e escolha seja de
ser noiva e não meretriz.
Contatos com o Pr. Nilton Jorge
Tel: (55) 22 998746712 Whatsapp
Email. niltondalani@gmail.com
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