sexta-feira, 17 de julho de 2020

O PERFIL DA IGREJA QUE SE PREPARA PARA O EMINENTE ARREBATAMENTO


TEXTO: 1 Tss 4:15-18
INTRODUÇÃO:

·      Como guisa de introdução antes de abordarmos sobre o perfil da igreja que será arrebatada, precisamos compreender a expressão “Eminente” do tema dessa Palestra. Pois, não se trata de palavra para produzir um efeito de medo, quanto ao rapto da Igreja.
·      Com a falta de escritores pentecostais sobre temas teológicos como Soteriologia e Escatologia, temos visto o crescimento significante de crentes assembleianos buscando na teologia das igrejas históricas respostas de ensino sobre tais doutrinas, e pasmem nossos púlpitos estão cheios de líderes e obreiros que estão ensinando doutrinas de conceitos reformados em nossos altares, causando embaraço e confusão quanto ao nosso credo doutrinário. Há muitos crentes e líderes que já não creem nem pregam sobre o arrebatamento da igreja.     
·      O ensino do Arrebatamento é mais claramente apresentado em 1Tss 4:13-18. Nessa passagem Paulo informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por ocasião do Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em Cristo antes deles. No versículo 17 a palavra “arrebatados” traduz a palavra grega harpazo, que significa "dominar por meio de força" ou "capturar". Ocasionalmente o Novo Testamento usa harpazo com o sentido de "roubar", "arrastar" ou “carregar para longe”.
·      Também pode ser usada com o sentido de "levar embora com uso de força”.
·      No entanto, para nossos propósitos, um terceiro uso é mais significativo. Diz respeito ao Espírito Santo levando alguém de um lugar para outro. Encontramos esse uso em quatro ocorrências (Atos 8:39; 2 Coríntios 12:2, 4; 1 Tessalonicenses 4:17; Apocalipse 12:5).

1.             A IMINÊNCIA DA VOLTA DE JESUS CRISTO.

ð   O Que é Iminência?
a)   Um acontecimento iminente é aquele que está prestes a acontecer, a qualquer momento, sendo que outros fatos podem até ocorrer antes, mas nada precisa ocorrer antes de acontecer o evento iminente. Se houver necessidade de ocorrer algo antes, então o fato não é iminente.
b)   Se o fato é iminente, não existe um período de tempo pré-determinado ao fato, isto é, ele pode ocorrer a qualquer momento.
c)    Não existe uma data pré-estabelecida para um evento iminente, seja ela direta ou implícita.
d)   Um acontecimento iminente não pode ser “em breve”, porque um fato breve precisa ocorrer dentro de um período de tempo pequeno, contudo o fato iminente pode até ocorrer em um período pequeno de tempo, mas não precisa ser assim para ser iminente.

ð Nos textos bíblicos ligados ao arrebatamento da igreja, os crentes são ensinados a aguardar pacientemente a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, observe que não há aviso prévio, apenas diz que Ele virá a qualquer momento.
ð A Igreja aguarda Alguém, Uma Pessoa “Jesus Cristo” e não uma série de eventos, os sinais são para a segunda vinda de Jesus que tem relação com Israel e os ímpios e não com a igreja, os sinais são para a manifestação do Anti-Cristo e da grande tribulação e não para o arrebatamento da igreja, pois a esse acontecimento Jesus disse que seria sem aviso prévio.
ð Todos os sinais que Jesus diz ocorrer, em Mateus 24 por exemplo, estão relacionados com a Tribulação e a segunda vinda de Jesus para estabelecer Seu Reino Milenar com Sua Igreja, agora para o arrebatamento não há nenhum sinal deixado por Ele, ao contrário é afirmado em Mateus 24: 36 que ninguém sabe o dia e nem a hora.

ð “Maranata” significa Vem Nosso Senhor, um termo que só tem sentido se a vinda for a qualquer momento, isto é, iminente, os cristãos antigos utilizavam esse termo como uma saudação.
ð A volta iminente de Jesus Cristo deve ser aguardada a qualquer momento mais agora do que nunca, pode ser que Ele volte hoje.

v JESUS VOLTARÁ UMA ÚNICA VEZ EM DUAS FASES DISTINTAS.

a)   A primeira fase será invisível. Será para a Igreja (Noiva) de Jesus, que espera o seu Noivo, e será antes da grande tribulação. Segunda fase será visível. Será a manifestação de Cristo em Glória, acompanhado de seus santos (Igreja) e anjos, depois da grande tribulação.
b)   A primeira fase chama-se arrebatamento, a segunda fase chama-se revelação.
c)    Na primeira fase Ele arrebatará a Igreja, na segunda Ele virá com a Igreja.
d)   Na primeira fase Ele virá sobre as nuvens, na segunda Ele descerá sobre o monte da Oliveiras.
e)    Na primeira fase o mundo não o verá. Na segunda fase todos o verão.

·      Considerando as distintas manifestações de Jesus na sua primeira e segunda vinda, podemos dizer que:
a)   Em Belém, Ele veio como o Messias Salvador do mundo.
b)   Nos ares, Ele virá como o Noivo para a sua Igreja.
c)    No monte das Oliveiras, Ele virá como Juiz e Rei, para julgar as nações e estabelecer o seu reino milenar.

2.             A IGREJA UM MISTÉRIO REVELADO.

·      O conceito etimológico de igreja, do grego “ekklesia”, Ek= “para fora de” e klesia ou Kaleo = “chamados” ou “convocados”. No grego secular, ekklēsia designava uma assembléia pública, assembleia, multidão, ajuntamento popular. Nesse sentido a Igreja é alguém que sai de sua casa pra se reunir fora dela, mas no conceito espiritual é alguém que saiu do sistema do mundo pra se reunir fora dele no corpo de Cristo.

·      Nas Escrituras encontramos vários textos que falam sobre a igreja com figura de linguagem. Paulo usa várias metáforas para igreja em Ef 2:19, 21-22. Ele a compara com família de Deus (v. 19); edifício e santuário (v. 21); tabernáculo para a habitação de Deus (v. 22). A igreja é chamada de “noiva de Cristo” quando Paulo fala da relação conjugal e afirma que o mistério no qual se referia é sobre a relação de Cristo com a igreja Ef 5:32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e a igreja.

·      Nos dois primeiros capítulos de Efésios, a Bíblia revela a profundidade do pecado e a sua libertação mediante a obra expiatória de Cristo, destacando a sua obra maravilhosa da formação de um novo povo, derrubadas às diferenças entre Judeus e gentios. A Igreja, formada dentre as nações, é o novo povo de Deus. No capítulo 3, o Apóstolo Paulo se apresenta como despenseiro da graça de Deus na revelação do grande mistério que é a igreja. Ef 3:3 Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi;
·      Observe essa palavra “mistério”, Paulo está dizendo que a Igreja estava oculta em sombras e tipos no A.T.
ð Um dos maiores tipo da Igreja é Rebeca, uma noiva achada pelo Espírito Santo e preparada para encontrar com seu Noivo.
ð Outro tipo da Igreja misteriosa do A.T, é Raabe, aquela que se tornou israelita por causa do cordão de escarlate na janela do livramento.
ð Outro tipo da Igreja é Abigail, se tornou a esposa do Rei depois que Nabal morreu.
ð Outro tipo misterioso da Igreja é Rute, a moabita que foi redimida.
ð Outro tipo da igreja é Abisague, a sunamita que esquentou Davi em sua velhice, sendo ela uma das concubinas do Harém da Davi, ela era virgem formosa e servia sem esperar nada em troca.
ð Outro tipo da Igreja é a Sulamita do livro de Cantares, a mais formosa entre as mulheres.

Ct 6:10 Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, imponente como um exército com bandeiras? Aqui nós temos as 4 fases dessa igreja Noiva que está esperando o seu Noivo.
a)   A Alva do dia: A igreja primitiva, que rasgava as trevas pra fazer o sol brilhar.
b)   Formosa como a lua: A igreja das catacumbas Romana, a igreja perseguida.
c)    Brilhante como o sol: A igreja da reforma, que trouxe luz do evangelho da justificação pela fé.
d)   Um Exército com bandeiras: Aqui se destaca dois elementos da noiva que a caracteriza como um povo que está militando.
1)   Um Exército, isso fala de uma igreja que está armada e que defende e ataca.
2)   Com Bandeiras, isso aponta sobre quem e para quem ela marcha. Essas bandeiras são aquelas que representam o Reino de Deus. Sua constituição bíblica, Sua Mordomia, Sua adoração, Sua Liturgia, Sua administração, Seus Dons e Talentos, são representados por essas bandeiras do Reino.     

3.             O PERFIL DA IGREJA QUE ESPERA A EMINENTE VOLTA.

Parece legítimo considerar que, juntas, as sete igrejas da província da Ásia (Ap 2 e 3) representam a igreja desde a sua formação na Cruz até o seu arrebatamento. E já que um aspecto específico é destacado em cada igreja, talvez possamos entender essas sete características como as marcas de uma igreja ideal.

1)             A IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA É CARACTERIZADA EM SUA BUSCA PELO FERVOR.

·      Essa é a primeira marca de uma igreja ideal. A igreja em Éfeso possuía muitas qualidades. Cristo conhecia seu trabalho árduo e perseverança, sua intolerância ao mal e seu discernimento teológico.
·      Jesus tinha algo contra a igreja efésia: (2:4) “você abandonou o seu primeiro amor”. Todas as virtudes dos efésios não compensavam aquela falha. Aquela igreja havia abandonado o seu primeiro amor e nem ao menos reagia a esta situação, tornou-se insensível. Foi necessário que Cristo falasse diretamente.
Essa igreja ocupadaseparada e disposta a se sacrificar sofria de “problemas amorosos”. A palavra “abandonaste” significa “mandar ir embora, abandonar, deixar ir, desistir”.
·       A palavra grega para “primeiro” é “protos”, que se refere menos à importância cronológica e mais à importância qualitativa. Assim, o “primeiro” amor é o “melhor” amor. A luta pela ortodoxia, o intenso trabalho e as perseguições levaram a igreja de Éfeso à aridez.
·      Depois de sua fundação cerca de 40 anos se passaram. Uma nova geração despontou na igreja de Éfeso, a qual perdeu o fogo da sua primeira devoção. Eles continuavam trabalhando, mas sem amor. Continuando enfrentando perseguições, mas sem amor. Continuavam firmes na doutrina, mas sem amor. Mas sem amor, o trabalho se torna enfadonho. Sem amor o sofrimento é estoicismo. Sem amor a ortodoxia é morta. O amor é maior do que o conhecimento, do que a fé, e do que a esperança.
·      O que faz abandonar o “primeiro amor”? 
1) A rotina; (Os efésios esqueceram de manter o fogo no altar).
2) A religiosidade; (A Igreja tinha aparência, mais faltava conteúdo).
3) A falta do amor e fervor. (Estavam preocupados com os outros e esqueceram de si).
4) Deixar de perseverar e buscar o dono da igreja. (não tenho que ser apenas firmes na doutrina tenho que ser constante no fervor).

2)             A IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA TEM COMO PERFIL, A FIDELIDADE EM MEIO AS PROVAÇÕES.

·                Se a primeira marca de uma igreja que espera seu noivo é o amor, a segunda é o sofrimento. A disposição de sofrer por Cristo prova a genuinidade de nosso amor por ele. O sofrimento revela quem é fiel e quem é conveniente. Aqui vemos uma igreja sofredora, perseguida, pobre, caluniada, aprisionada, enfrentando a própria morte, mas uma igreja fiel que só recebe elogios de Cristo.
·                Somos chamados a sermos fiéis até às últimas consequências, mesmo num contexto de hostilidade e perseguição. O bispo da igreja Policarpo, discípulo de João foi apanhado, arrastado para a arena. Tentaram intimidá-lo com as feras. Ameaçaram-no com o fogo. Ele respondeu ao procônsul: “Vocês me ameaçam com um fogo que pode queimar apenas por alguns instantes, respeito do fogo do juízo vindouro e do castigo eterno, reservado para os maus. Mas porque vocês demoram, façam logo que têm de fazer.” Seus algozes tentaram forçá-lo a blasfemar contra Cristo, mas ele respondeu: “Eu o sirvo a 86 anos e ele sempre me fez bem. Como posso blasfemar contra o meu Salvador e Senhor, que me salvou?” Os inimigos furiosos, queimaram-no vivo em uma pira, enquanto ele orava e agradecia a Jesus o privilégio de morrer como mártir. 2 Tm 2:12 “Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará”.
3)             A IGREJA QUE SE PREPARAR PARA O ARREBATAMENTO É UMA IGREJA EM GUERRA PELA VERDADE.
A igreja de Pérgamo era dedicada à verdade. Assim, Jesus se apresenta como aquele que tem uma espada afiada de dois gumes saindo da boca, simbolizando sua palavra.
·      Em Pérgamo estava o trono de Satanás. O trono de Satanás é marcado pela pressão e pela sedução. Onde Satanás reina predomina a cegueira espiritual, floresce o misticismo, propaga-se o paganismo, a mentira religiosa bem como a perseguição e a sedução ao povo de Deus.
ð Cristo não apenas conhece as obras da igreja e suas tribulações. Mas também conhece a tentação que assedia a igreja, conhece o ambiente que ela vive. A proposta agora não é substituição, mas mistura. Não é apostasia aberta, mas ecumenismo. Alguns membros da igreja começaram a abrir a guarda e a ceder diante da sedução do engano religioso.
·      Os Nicolaítas ensinavam que o crente não precisa ser diferente. O que era odiado em Éfeso era tolerado em Pérgamo.

4)             A IGREJA DO ARREBATAMENTO É CARACTERIZADA PELA SUA SANTIDADE.

ð Jesus escreve a seguir à igreja de Tiatira, destacando que a santidade é outra marca de uma igreja viva. Ele começa em termos de elogios calorosos, pois conhece o amor e a fé, o serviço e a perseverança deles. Essas são quatro virtudes superiores e incluem a tríade de fé, esperança e amor. 
Jesus se apresenta como aquele que reconhece e elogia as marcas positivas da igreja v. 19.
a) A igreja era operosa – Havia trabalho, labor, agenda cheia.
b) A igreja era marcada por amor – O que faltava em Éfeso havia em Tiatira.
c) A igreja era marcada por fé – Confiança em Deus.
d) A igreja era marcada pela perseverança ou paciência triunfadora – A igreja passava pelas provas com firmeza.
e) A igreja estava em franco progresso espiritual – As últimas obras da igreja eram mais numerosas que as primeiras. Essas marcas eram do remanescente fiel e não da totalidade dos membros pois, junto com as elevadas qualidades cristãs, a igreja era culpada de transgressão moral. A igreja tolerava o que Jesus condenava.
·      É possível manter-se puro na conduta mesmo quando outros se corrompem. Alguns crentes de Tiatira tinham-se curvado aos ensinos pervertidos de Jezabel e iam aos templos pagãos para comer carne sacrificadas aos ídolos. Também participavam das festas cheias de licenciosidade. Buscavam conhecer as cousas profundas de Satanás. E assim se corromperam moralmente. Porém, havia nessa mesma igreja, irmãos que buscavam a santificação. A santidade de vida e de caráter é uma marca da igreja verdadeira. A santidade não é apenas a vontade de Deus, mas seu propósito. Deus nos escolheu para sermos santos. Só os puros de coração verão a Deus. Sem santificação ninguém verá o Senhor. Eles se apartavam do mal e viviam em novidade de vida.

5)             O PERFIL DA IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA É UMA INTENSA BUSCA PELO AVIVAMENTO.

A carta de Cristo a Sardes é a única que não contém nenhum elogio de nenhuma espécie. Antes, ele reclama: “você tem fama de estar vivo, mas está morto”. Essa igreja não parece ter tolerado o erro ou o mal, nem ter sido deficiente em amor, fé ou santidade. Ela apresentava todo sinal de vida e vigor. Mas sua reputação era falsa.
ð OLHANDO PARA ESTA CARTA CHEGAMOS A 5 CONCLUSÕES:
1) A igreja estava morta – era formalista e nominalista. Tinha aparência sem essência.
2) Tinha um passado glorioso, história, bom currículo – vivia de sua história.
3) A prosperidade da cidade tornou os cristãos materialistas – era pluralizada.
4) Acomodou-se ao ambiente pagão – era ecumênica
5) Vivia em paz (sem perseguição), mas não tinha poder espiritual.
·      Aqui estão cinco imperativos de Jesus para a igreja: 1) Sê vigilante; 2) Fortaleça ou consolida o que resta; 3) Lembre-se; 4) Obedeça; 5) Arrependa-se.
ð O AVIVAMENTO QUE A IGREJA BUSCA PASSA POR UMA VOLTA URGENTE A PALAVRA DE DEUS – v. 3. A igreja de Serdes tinha se apartado da pureza da Palavra. Uma igreja pode ser reavivada quando ela faz uma viagem ao passado e lembra os tempos antigos, do seu fervor, do seu entusiasmo, da sua devoção a Jesus. Deixemos que a história passada nos desafie no presente a voltarmo-nos para a Palavra de Deus.
ð Quando uma igreja experimenta um reavivamento ela passa a ter fome da Palavra. Avivamento não pode ser confundido com liturgia animada, com culto festivo, inovações litúrgicas, obras abundantes, dons carismáticos, milagres extraordinários. O reavivamento é bíblico ou não vem de Deus.

6)             A IGREJA QUE SERÁ ARREBATADA É CARACTERIZADA PELA OBRA MISSIONÁRIA E EVANGELÍSTICA.

Ao escrever para Filadélfia, Jesus descreve-se como alguém que detém a chave de Davi com que era capaz de abrir portas fechadas e fechar portas abertas. Ap 3:8 “Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar” O significado mais provável é que se trata da porta da oportunidade, como quando Paulo escreveu 1Co 16:9 que em Éfeso “se abriu para mim uma porta ampla e promissora”. Isso significa que a missão é outra marca de uma igreja verdadeira.

A igreja de Filadélfia tinha três problemas para aproveitar a oportunidade dessa porta aberta:
a) A igreja era muito fraca (v. 8) – congregação pequena, formada de crentes pobres e escravos, fazendo com que tivesse pouca influência sobre a cidade.
b) Havia oposição à igreja na cidade (v. 9) – Os judeus, chamados por Jesus, sinagoga de Satanás, perseguiu a igreja. No começo os crentes começaram a recuar então Cristo disse para a igreja: eu coloquei diante de vocês uma porta aberta que ninguém pode fechar.
c) A ameaça de futura tribulação (v. 10) – Seria aquele momento apropriado para evangelismo? Não seria um tempo para recolher-se e manter-se seguro, em vez de avançar? Cristo diz não! Ele promete guardar a igreja e a encoraja a cruzar a porta aberta sem medo.
a)   Não basta ser uma igreja que guarda a Palavra (v.8) É preciso proclamar a Palavra.
b)   Não basta não negar o nome de Cristo (v. 8). É preciso anunciá-lo.
c)    Não basta ser uma igreja ortodoxa, é preciso ser uma igreja missionária!
è Assim como a cidade tinha uma missão ser a missionária da cultura grega, a igreja deveria ser a missionária do evangelho. A porta estava aberta. A porta está aberta, precisamos aproveitar as oportunidades enquanto é dia!

7)             O PERFIL DA IGREJA QUE AGUARDA DE FORMA EMINENTE O ARREBATAMENTO É A INTEGRIDADE.

·      JESUS USOU TRÊS METÁFORA PARA DESCREVER A CONDIÇÃO DE LAODICÉIA:
a)   A metáfora existente na cidade, sua água morna que causava náuseas. Cristo prefere que seus discípulos sejam ou quentes em sua devoção a ele ou gelados em sua hostilidade, e não mornos em sua indiferença. Ele considera a mornidão nauseante.
ð O problema da igreja de Laodicéia não era teológico nem moral. Não havia falsos mestres, nem heresias. Não havia pecado de imoralidade nem engano. Não há na carta menção de hereges, malfeitores ou perseguidores. O que faltava à igreja era fervor espiritual.
·      A vida espiritual da igreja era morna, indefinível, apática, indiferente e nauseante. A igreja era acomodada. O problema da igreja não era heresia, mas apatia.
·      Nosso fogo espiritual íntimo está em constante perigo de enfraquecer ou morrer. O braseiro deve ser cutucado, alimentado e soprado até incendiar.
b)   A metáfora muda para mendigos nus e cegos. São mendigos porque não têm como comprar o perdão de seus pecados. São nus porque não tem roupas adequadas para se apresentarem diante de Deus. São cegos porque não conseguem enxergar a sua pobreza espiritual. Há notícias gloriosas para os mendigos cegos e nus. Eles são pobres, mas Cristo tem ouro. Eles estão nus, mas Cristo tem roupas. Eles são cegos, mas Cristo tem colírio para os seus olhos. Cristo exorta a igreja a adquirir ouro para sua pobreza, vestimentas brancas para sua nudez e colírio para sua cegueira.
c)    Então ela muda de novo para a metáfora de uma casa vazia. Cristo coloca-se à porta, bate, fala e espera. Se abrirmos a porta, ele entra, não só para comer conosco, mas para tomar posse. Essa é a essência da integridade a que Cristo nos chama.

4.             JESUS VEM BUSCAR UMA NOIVA E NÃO UMA MERETRIZ.

Ef 5:25-27,32 Maridos amem vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito... Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.
Em Mateus 25 Jesus conta a parábola das acompanhantes da Noiva e ele as qualifica como prudentes e Loucas. É desse grupo que sairá a Noiva de Jesus.

João recebe uma visão em Ap 17:1 e ele pode contrastar essa visão com outra de Ap 21:9. Ele é chamado para ver a queda da falsa igreja e o triunfo da igreja verdadeira.
O diabo sempre tentou imitar a Deus. Assim é que temos o contraste entre a noiva e a meretriz, a cidade santa e a grande Babilônia. A noiva fala da igreja verdadeira, a meretriz da igreja apóstata.
·      Vejamos algumas diferenças entre noiva e meretriz:

1)   Noiva ama, a meretriz é interesseira.
2)   Noiva assume e mantém o compromisso, a meretriz tem caso e aventura. 
3)   Noiva cuida das coisas do noivo, a meretriz tira proveito. 
4)   Noiva enfrenta tudo e todos, a meretriz abandona nas horas difíceis. 
5)   Noiva espera, a meretriz força.
6)   Noiva é espiritual, a meretriz é carnal.  

CONCLUSÃO: 

Por ser Sua noiva, devemos nos preparar para nos encontrar com Ele. Em Ap 19:7 diz: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”. Somente a noiva irá para o Céu viver a eternidade com Jesus. Que a sua decisão e escolha seja de ser noiva e não meretriz.

Contatos com o Pr. Nilton Jorge
Tel: (55) 22 998746712 Whatsapp
Email. niltondalani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.