terça-feira, 11 de abril de 2017

A REAÇÃO EM ORAÇÃO DIANTE DE UM FRACASSO.

2Sm 12:1-20
INTRODUÇÃO:

·      O homem que já houvera derrubado inimigos quase imbatíveis e vencido guerras quase invencíveis em nome do Senhor rendeu-se incondicionalmente ao desejo carnal desenfreado pela mulher de um de seu melhores súditos. Numa tarde, enquanto passeava pelo terraço da casa real, ao ver Bate-Seba se lavando, Davi mandou perguntar quem era aquela linda mulher e, apesar de saber que se tratava da esposa de um grande amigo, trouxe-a à sua casa e a possuiu.
·      Para desespero do rei, a mulher ficou grávida. Ele então mandou buscar Urias, seu marido, no campo de batalha para que ficasse com sua mulher algum tempo a fim de imputar-lhe aquela concepção. Como Urias se recusou a proceder conforme a ordem do rei de Israel, este arquitetou sordidamente a sua morte, ordenando a Joabe, por meio de carta enviada pela mão do próprio Urias, que o colocasse à frente do campo de batalha, em local indefensável, para que morresse. 
·      Morto Urias, Davi tomou a viúva como sua esposa e continuou a vida como se nada tivesse acontecido por cerca de um ano.

Como introdução, aprendemos duas lições:
1)   A ociosidade pode levar a ficar tempo demais na zona de perigo.
2)   A cobiça desrespeita todos os valores e não mede consequências.

·      Mais ou menos um ano depois, o menino já havia nascido (2 Sm 12.14) – , o rei estava tranquilo em sua casa, celebrando a chegada de mais um filho, quando o profeta Natã aparece no pátio e chamado por Davi conta-lhe uma parábola.
·      Na parábola, Natã expôs o mal de maneira tão clara que conseguiu despertar uma resposta de indignação moral no empedernido coração do rei de Israel e logo veio a sentença pelo pecado. 2 Sm 12.7, “Tu és este homem”, replicou o profeta Natã. “Assim diz o Senhor, Deus de Israel: A Urias, o heteu, feriste a espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; a ele mataste com a espada dos filhos de Amom”.

è O PECADO NÃO TRATADO E RESOLVIDO TROUXE CONSEQUÊNCIAS AMARGAS

1.    Consequências espirituais e físicas. Paulo, o apóstolo, adverte em sua primeira carta aos coríntios: 1 Co 11.30 “Por causa disso [do pecado], há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem”. Em outras palavras, aquilo que é espiritual num primeiro plano, tem consequências físicas em segundo. Os especialistas advertem que há muitas doenças psicossomáticas, isto é, doenças da alma ou de origem psicológica que afetam o corpo físico.
è A Bíblia nos mostra que há também doenças de origem espiritual. A Palavra de Deus adverte Tg 5.16: “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Davi pôs em prática isso e clamou ao Senhor: Sl 41.4 “Tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti”.

2.    Consequências emocionais. Davi tornou-se um homem de alma despedaçada. As desgraças que se abateram sob ele envolveram rompimento de antigas amizades, vexações familiares, desagregação do seu reino, deslealdade de seus súditos e perda de autoridade. Seus salmos retratam com nítidas dores seus infortúnios. Os salmos 6, 32, 38, 51 e 103 foram cantados durante esses sete dias diante de Deus.

3.    Sentenças divinas. Após denunciar o pecado de Davi, ali mesmo, o profeta proferiu duas sentenças divinas conta o rei. “Agora, portanto, a espada jamais se apartará da tua casa”. Foi exatamente o que aconteceu. O filho que nascera daquele adultério morreu logo em seguida. Amom foi assassinado por Absalão. Absalão foi morto por ter-se rebelado contra o pai. Mais tarde, Adonias também seria morto à espada. Lembremos que Davi sentenciou 2 Sm 12.6 que o homem da parábola, que tomou a ovelha do outro deveria pagar quatro vezes mais.

·      Davi recebe o perdão de Deus, durante 07 dias ele batalha na oração por uma renovação da alegria da salvação, por uma renovação da presença do Espírito Santo. Mas, também ele intercede pelo menino doente.
·      Ser um interceder é uma tremenda responsabilidade. Há uma diferença entre ser um ‘lutador em oração’ e um intercessor:
“O que luta em oração tem um peso; o intercessor um propósito.
O que luta em oração, ora pedindo certas coisas; o intercessor oferece-se a Deus para o cumprimento de seus propósitos.
Os lutadores em oração esperam ver respondidas as suas orações, os intercessores precisam ter suas orações respondidas”.

è Intercessão é um trabalho de ‘coração e de ombros’

a)   De coração: O Sumo-sacerdote carregava os nomes das tribos em seu peito Ex.28.29Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do Senhor continuamente”. è O peitoral do sacerdote simbolizava que ele era movido pelo coração, levava Israel no coração. Uma oração dessa natureza não podia ser fria. A verdadeira intercessão tem coração. A verdadeira intercessão consiste em sentir a dor do condenado

b)   De ombros: Quem intercede leva a carga ou fardo por quem está orando Ex.28.12 E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do Senhor. Sente o peso que o outro está levando.

è O intercessor assume as seguintes posições:

a)   Posição Substitutiva: ficando ‘no lugar de’. O Sentimento básico de um intercessor é a compaixão (com paixão). Conforme o exemplo de Jesus que se entregou por nós. Moisés também orou ao Senhor pelo povo pedindo que riscasse seu nome do livro, caso não atendesse.
b)   Posição intermediária: ficando ‘entre’. O sacerdote era um intermediário entre Deus e o povo. 
c)    Posição circundante: ficando ‘ao redor de’. A ideia é de “colocar-se na brecha” (Ez.22.30) para defender alguém, ou então  “erguer um muro” em torno de alguém, com propósito de proteger (Ez.13.5). 
  
TRANSIÇÃO: NO TEXTO ENCONTRAMOS EM DAVI O PODER DA REAÇÃO DIANTE DE UM QUADRO DE DERROTA.

a)   DAVI RECORREU A DEUS PELO MENINO. 2Sm 12:16 Davi Jejuou e entrando na presença de Deus orou por 7 dias direto dia e noite prostrado sobre a terra. Em 2Sm 12:18 diz: Mas, ao sétimo dia morreu o menino...
b)   DEUS FALOU QUE IRIA MATAR A CRIANÇA. O que precisamos entender é que Deus não faz nada por pena, mas por um propósito. Se você não entender isso, o diabo fará com que você acredite que Deus sempre negará algo que você está pedindo. Precisamos entender que sempre existe um propósito nas ações de Deus.
João 13:7 Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
è Quando Davi escutou os servos comentando, ele perguntou se a criança havia morrido. Qual foi a reação de Davi mediante a confirmação da morte da criança? 2Sm 12:19-23 Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta. Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu. E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão. E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
c)    ATENTE PARA O ENSINO DA PALAVRA. Se Deus disser não, porque insistir? Não adianta lutar para que Deus diga “Sim”, isso nunca vai acontecer, pois Deus, na verdade, quer que você se esqueça do fracasso e se levante para uma nova etapa em sua vida.
d)   DEUS QUER QUE VOCÊ ATENDA AO SEU PEDIDO: “Levante-se!”.

è Entenda que o fracasso não existe para desistirmos. Muito pelo contrário, ele é o estímulo para o sucesso. Pv 24:16 Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.
è Você não é um fracassado! Há coisas que ninguém pode fazer por você. (Davi levantou do pó). Servo de Deus não nasceu para ficar prostrado, não nasceu para ficar no chão, ainda que peque, o Sangue de Cristo na cruz do calvário remiu o pecado do homem e quando se peca, deve se olhar para a cruz de Cristo e perceber que somos mais que vencedores, porque Ele pagou o preço por nós.

1.             A PRIMEIRA REAÇÃO DE DAVI APÓS O FRACASSO FOI DAVI LAVOU-SE. 2 Sm 12:20 Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.

Quando aparece o lavar pela Palavra de Deus nas Escrituras está indicando três verdades:

1)   Lavar para a purificação. Quando Davi se lavou ele disse para si mesmo: “Eu não quero mais estar sujo”. A palavra de Deus é a água que precisamos, pois ela nos limpa. João 15:3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. João 13:8-10 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
2)   Lavar para Regeneração. 1 Pedro 1:23 Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.
3)   Lavar para uma Nova Vida.  A presença da água significa presença de vida
Uma caneca de água faz recuperar as forças. E passar pela água do banho parece que dá vida nova, enche o corpo de ânimo; tira o cansaço e purifica. A água é, pois, símbolo de vida e de purificação. 2 Coríntios 5:17 "Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo". 
è Quando o diabo falar algo que te deixará abatido, responda-o banhado na água: “Diabo, a Bíblia diz que eu sou mais que vencedor”.
·      Mesmo que você esteja se sentindo pra baixo, não abaixe a cabeça e fale das promessas de Deus que a Palavra tem para você.
a)   Deus Prometeu cuidar de você em  Mt 6.26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” 
b)   Deus prometeu suprir as suas necessidades no Sl 34.10 Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará”.
c)    Deus prometeu dar-te força Is 40.31 “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. 
d)   Deus prometeu dar-te paz Jo 14.27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. 
e)    Deus prometeu não lhe abandonar Dt 31.6“O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te  desamparará; não temas, nem te atemorizes”. 
f)    Deus prometeu te proteger contra os inimigos Rm 8.31“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”  
g)   Deus prometeu responder suas orações Mt 7.7,8 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”.
h)   Deus prometeu prosperar seu trabalho Sl 128.1,2 “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem”.
i)     Deus prometeu ser contigo Is 41.10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus;   eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”.

2.             A SEGUNDA REAÇÃO DE DAVI APÓS O FRACASSO FOI DAVI SE UNGIU. 2 Sm 12:20 Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.

W   Podemos tirar uma lição tremenda de alinhamento deste tópico. Quem, naquele momento, ungiu a Davi? Ninguém. Existem certas situações nas quais você não pode contar com ninguém, a saber:
a)   Não adianta pedir oração, quantos menos fazer campanha.
b)   Não adianta alguém te ungir. Se ninguém é contigo, vá sozinho. Mesmo que ninguém te ungir, faça como Davi, unge a si mesmo. Lembre-se que você é o maior interessado em sair dessa situação e ser restaurado.
è A unção é a capacitação de Deus, é a separação. Quem é ungido vence o urso, vence o gigante, vence o inimigo, vence as adversidades.
Não adianta ser ungido e não se posicionar. Davi se ungiu e trocou de roupa, percebendo que era a hora de restauração. O passado, as cinzas ficaram para trás.

Isaías 10:27 E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.

v A carga sobre o ombro é um peso muitas vezes insuportável, podendo levar o ser humano à morte. Quantas pessoas devido essa carga se sentem infelizes e incapazes. Sentem-se totalmente sós, deprimidas, rejeitadas, inseguras, abandonadas até por Deus. A carga escraviza e oprime as pessoas, levando-as aos caos, ao desespero total. Pessoas frias, sem fé, sem perspectivas; não vêm solução nem saída para os seus problemas; para suas vidas. Viver passa a ser pesado demais.

v O jugo sobre o pescoço impede a pessoa de ver o que realmente está acontecendo a sua volta. O jugo impede a pessoa de levantar a cabeça (símbolo da redenção) e olhar para o alto, para o céu, para Deus.

v O jugo de satanás é despedaçado pela unção e presença de Deus em tua vida. O caos será transformado em fé e esperança; as trevas darão lugar a luz; a confusão a paz e harmonia; a derrota a vitória; a tristeza a alegria; a dor ao prazer de viver. Os medos, as dores do passado, as rejeições; os traumas, os complexos serão cuidados e tratados pelo Senhor, trazendo total equilíbrio as suas emoções. Pecados e erros do passado que tanto te atormentaram e te condenaram, darão lugar a uma profunda tranquilidade e paz interior. Enfim, tudo será transformado pela unção do Espírito Santo de Deus em tua vida.

3.             A TERCEIRA REAÇÃO DE DAVI APÓS O FRACASSO FOI DAVI FOI A CASA DO SENHOR. 2 Sm 12:20 Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.

·      Se não deu certo na primeira, segunda ou terceira tentativa, não desanime.
·      Apresse-se a adorar ao Senhor, pois mesmo diante de derrotas, Deus não desistiu de mim e nem de você.
·       Davi foi para a igreja, foi para o lugar do socorro, foi ouvir um louvor, uma palavra e adorar ao Senhor Deus. Devemos lembrar que a casa do SENHOR, o tabernáculo nos tempos de Davi, era o lugar de habitação de Deus. Era para lá que o povo se dirigia para estar na presença de Deus e ver sua ação graciosa e misericordiosa através da pregação da Palavra e da entrega das ofertas para remissão dos pecados. 

NÃO VAMOS DESISTIR DE CRISTO, VAMOS ADORÁ-LO, POIS ELE É FIEL.
·      2 Timóteo 2:13
Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

IR A CASA DE DEUS É ALMEJAR A SUA PRESENÇA



A ADORAÇÃO MUDA POR DENTRO.

CONTATOS:
(22) 998746712 Whatzapp
(22) 981358547
Email. niltondalani@gmail.com
https://www.facebook.com/Pr.NiltonJorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.