segunda-feira, 13 de março de 2017

RENOVANDO O FOGO DA PAIXÃO MINISTERIAL

Cl 3:23
INTRODUÇÃO:

·           É complicado para aqueles que querem servir na igreja, mas não descobriram sua vocação, seu dom. Pv 16.4 “O Senhor fez todas as coisas para determinados fins”. Deus fez você para um determinado propósito, e a sua realização só será completa quando cumprir esse propósito, quando estiver dentro do plano de Deus. Uma coisa é certa: você deve servir para glorificar a Deus e para edificar-se pessoalmente e aos outros 1Pe 4.11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. Você crescerá no serviço cristão quando estiver servindo na área relacionada ao propósito de Deus.
·           Se você não é apaixonado pelo que faz, dificilmente irá longe com isso. Estar motivado, empolgado, entusiasmado e apaixonado é umas das características dos que obtiveram sucesso.
·           Deus criou o homem como um ser motivacional. Nós funcionamos melhor quando estamos motivados. Um homem não realizará nada sem motivação, assim como o barco não navega sem o motor, e um balão não sobe sem gás. Na verdade, a motivação é uma condição exigida para a experimentarmos o êxito e avançarmos em Deus.
·           A motivação é para todos nós a força geradora em nossas realizações. Uma pessoa motivada vai a qualquer lugar e faz qualquer coisa. Em contrapartida, o oposto também é verdade. Isto se aplica a tudo na vida, inclusive ao trabalho que fazemos para Deus.
·      QUANDO A MOTIVAÇÃO PELO QUE FAZEMOS ACABA OU SE ESFRIA, É PORQUE A PAIXÃO PELO QUE FAZEMOS JÁ NÃO ARDE COM INTENSIDADE.

è É a paixão que nos leva a assumir riscos, a ir além do esperado e a fazer além do necessário para atingirmos um objetivo. A Paixão é o que dá ignição a unção. Na verdade, a paixão é o estopim da unção. Unção e paixão formam uma combinação explosiva.
è É impossível termos uma liderança efetiva sem paixão, pois é ela que produz superação. Ela é o primeiro passo para qualquer realização relevante, porque sem ela, não temos determinação e nem perseverança para superar os obstáculos. A paixão é a chave para líderes que querem alcançar resultados de Excelência.

1.             O QUE É PAIXÃO MINISTERIAL?

·      Embora a palavra “paixão” seja usada na Bíblia no sentido negativo (“desejo pelo que é proibido”). Cl 3.5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 1Pe 2.11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma.
·      Quero usá-la hoje de maneira positiva, isto é, “um sentimento de emoção levado a um alto grau de intensidade; entusiasmo muito vivo por alguma coisa; disposição favorável a”.                                                                                                                   
·      Segundo Bill Hybels “A paixão é o desejo dado por Deus que nos impele a fazer diferença num determinado ministério”.

a)             Quando não amamos o que fazemos, não lhe damos valor! É inevitável: quando não há amor em nossa prática ministerial, nós não vamos dar tanto valor assim.
b)            Quando não amamos o que fazemos, não lhe damos tempo! Arrumamos tempo pra televisão, pra esportes, pra namoros, pra internet, etc. É preciso dedicação constante, é preciso investir em materiais para si próprio e ainda ter certo espírito de pesquisador. 
c)             Quando não amamos o que fazemos, não gastamos nosso dinheiro nisso! Precisamos entender que ministério também exige investimento financeiro.
d)            Quando não amamos o que fazemos, não damos o nosso melhor!

2.             A PAIXÃO SEGUNDO O EXEMPLO DE JESUS NASCE DE UMA VISÃO.

·      A visão que o líder tem é o ponto de partida para a paixão começar a nascer. Todo líder apaixonado corre para alcançar uma visão que foi gerada dentro dele.
a)   Definindo o que é visão:
è Visão é um vislumbre do seu propósito na vida.
è Visão é como o produto acabado que você está prestes a produzir. Os lideres mantém as mãos na roda da olaria, mas os seus olhos no produto final. Isto é visão.
è Visão é a fonte da disciplina e da auto-motivação.
è Visão é habilidade para usar o conhecimento com eficácia.

b)   Toda liderança começa a partir de uma VISÃO. Sem "uma visão clara" não existe liderança efetiva.  Por quê? Vou dar 8 razões:
1) A visão autêntica a liderança de um líder.
2) A visão lidera o líder. A visão sustenta o líder na rota pré-estabelecida.(Combati o bom combate, completei a carreira... não me perdi no caminho...  2 Tm 4.7,8)
3) A visão mantém a chama da motivação acessa. Por que Jesus começa e termina com a mesma disposição e entusiasmo. Visão...
4) A visão da o sentido de missão e propósito. O propósito fornece o combustível para a perseverança, persistência e paixão.
5) A visão determina o que você lê. Me de os seus livros, e eu direi qual é a amplitude da sua visão.
6) A visão determina o que você ouve. Me de os seus cd's, me diga quais são os programas de TV que você assiste, quais são os filmes que você gosta  eu direi aonde você vai chegar com a sua visão ...
7) A visão determina a sua dieta alimentar. Se você depende de mais 35 ou 40 anos para cumprir sua visão, então deve cuidar da sua saúde e ter uma disciplina alimentar.
8) A visão seleciona as pessoas que devem estar próximas de você.  "Diga-me com quem tu andas, e eu direi qual é a dimensão da sua visão.  O potencial do líder é determinado pelas pessoas que estão mais próximas dele.

3.             A PAIXÃO SEGUNDO O EXEMPLO DE JESUS É ALIMENTADA PELO RELACIONAMENTO COM DEUS.

·      Quando falta vida com Deus no chamado ministerial, falta paixão na vocação.
·      Nunca perca a paixão pela glória de Deus, pela presença de Deus. Queridos irmãos precisamos anciar pela glória de Deus em nossas vidas. Pelo toque divino em nós, pelo manifestar sobrenatural de Deus. Se a busca da glória de Deus não for colocada acima das demais buscas do homem, o homem jamais será completo, tampouco Deus glorificado.
·      JESUS NOS DEU O MAIOR EXEMPLO DE COMO UMA IGREJA E UM MINISTRO, PODE TROCAR A PAIXÃO PELA APATIA. Ap 3:14-22.

è Laodicéia além de ser uma igreja local, representar historicamente a última fase da igreja antes que Cristo volte para arrebatá-la.
è A cidade não tinha uma água boa para beber. Por isso importava sua água de Hierápolis, cerca de 12 quilômetros ao leste. A água vinha por um aqueduto e quando chegava à cidade chegava meio morna.
è A população, por conseguinte era muito rica – CONHECIDA POR SER UM POPULAÇÃO AUTO-INDULGENTE E AUTO-SUFICIENTE. 
è A IGREJA HAVIA SE TORNADA MORNA COMO SUA ÁGUA. O SENTIDO MORNO AQUI É: Inaproveitável, Imprestável, Inútil, Sem intensidade.

JESUS DEDICAVA-SE SEMPRE A UMA VIDA COM DEUS.

CONCLUSÃO: 


COMO REASCENDER A PAIXÃO PELO MINISTÉRIO?


1.    Redescubra e redefina o seu propósito. Paixão e propósito andam de mãos dadas. Quanto mais você for impulsionado por propósitos e quanto mais entender o propósito da sua vida e liderança, mais cheio de paixão se tornará, porque o propósito inspira paixão.
·      A pessoa movida pelo Céu não será impedida no seu propósito. Qual a sua razão de viver? Por que você é um líder? Responder a essas perguntas o fará avançar com uma paixão renovada pelo seu trabalho.
2.                  Realinhe o seu horário. Se estiver sobrecarregado vai perder a paixão. Todos precisamos de um equilíbrio entre descanso e trabalho, entre dar e receber. A Bíblia diz que existe um ritmo na vida, um compasso. Existe um tempo e um propósito para tudo. Uma hora para trabalhar e outra para descansar; uma hora para se esforçar e outra para se divertir. Sem diversão, você vai ficar esgotado. Sem descanso, você vai ficar esgotado. Se só trabalhar, de manhã à noite, e for viciado em trabalho, vai perder a paixão bem rápido.
3.                  Alimente sua alma. Conheço muitos pastores que são ótimos para escrever e fazer discursos. Mas ficaram tão ocupados, distraídos ou desanimados, que abandonaram a rotina de passar tempo a sós com Deus e a Palavra para alimentarem e fortalecerem suas almas. Romanos 12:11 diz: “Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.”
4.                  Compartilhe sua fé. Se quiser estar sempre renovado, cheio de vida e entusiasmado no dia a dia e no seu ministério, sugiro que crie o seguinte hábito. Salmo 96:2 diz: “Cada dia proclamem a sua salvação!” É isso. Fale de Deus a alguém. As pessoas mais alegres e felizes que conheço são as que vivem compartilhando o amor de Deus com outros.
·      Se não está compartilhando sua fé, está apenas absorvendo, sem colocar para fora, e isso vai deixá-lo estagnado.

·      Devo lembrar a vocês que o ponto de partida para reacender a paixão é lembrar-se do que Deus pensa a seu respeito. Sabia que Deus tem paixão por você? Ele é tão apaixonado por você como filho quanto é por qualquer outro membro do seu rebanho. 


Contatos com o Pr. Nilton Jorge
Telefones; Vivo (22) 998746712 whatzapp - Tim (22) 981358547
Email. niltondalani@gmail.com
https://www.facebook.com/Pr.NiltonJorge
https://www.facebook.com/niltonjorgelana/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.