segunda-feira, 24 de maio de 2010

DA CASA DO HORROR PARA O CASTELO DA HONRA

GN. 41:38-40.
INTRODUÇÃO.
 Sua história ocupa mais espaço no livro de gênesis que Adão, Noé, Abraão, Isaque e Jacó.- Significa. Sua História Não é Uma Luz Menor e Obscura Mas que sua História Motiva Pessoas em Todos os Tempos. - José Está na Lista dos Grandes de Deus – José Viveu Para a Glória de Deus.
Com a dramaticidade da história de José aprendemos muito.

1ª.- JOSÉ FOI FILHO DE UMA FAMÍLIA QUE NÃO COMEÇOU BEM.

01- Seu pai Jacó “usurpador” quando jovem fugiu de Esaú, foi trabalhar para Labão (tio). a)- Ele Propôs trabalhar 7 anos por Raquel – “Ele Amava Raquel”. noite de núpcias foi enganado “Lia”. b)- Ele Aceitou Trabalhar Mais 7 Anos Por Raquel mais a Recebeu Por Mulher 7 Dias Após Casamento com Lia.
02- Porque afirmo que José foi filho de uma família que não começou bem? 1º.- Pq. Seu Pai Teve 2 Mulheres: “Deixa o Homem Pai e Mãe e Se Une A Sua Mulher” – Jacó Começou Mau. a)- Uma Era do Coração – Outra Obrigação Contrato – Imagina Viver nesse Lar Uma é Amada – Outra é Suportada.
2ª.- Porque as esposas de seu pai competiam entre elas: Raquel é a amada porém estéril (vergonha) Lia é rejeitada. Mas “O Senhor Vendo Que Era Desprezada Fê-la Fecunda” (Gn.29:31).
a)- Nesta família filhos vão nascer, não como resultado do planejamento familiar ou amor conjugal, mas por competição entre esposas que querem o amor do mesmo marido.
b)- Competição tão cruel e pecaminosa que elas patrocinam adultério do marido com as servas (Bila serva de Raquel e Zilpa servas de Lia). c)- Quando Lia gerou o 1º filho Rubens do. Lia Gerou 1º. Ela disse: “Agora meu marido me amarás”. Filho não faz o homem amar uma mulher e vice versa, são pessoas diferentes que ocupam lugares diferentes.
d)- Qdo Bila Gerou 2º. Fl a Raquel. Disse “Com Grandes Lutas Tenho Competido C/Minha Irmã” - E Pôs o nome no menino de “Naftali” (Luta) – Era Uma Luta Desumana – Era Competição – Guerra Família.
e)- Lia Cessa (6 Fls. 1Fl.Diná) – Usa Serva Zilpa – Nasce 1º. Filho “Gade” (Uma Tropa) Referência a Uma competição sem princípios Alusão ao Desejo de Atropelar a Irmã Para Ter o Amor do Marido.
f)- Certa Feita Rúben Filho d Lia Colheu Mandrágoras Trouxe S/ Mãe – Raquel Pediu Algumas – Lia Negou mas negociou o marido E Jacó o “Marido de Programa” Teve Noite Prazer Com Lia “a Suportável”
g)- Qdo. Jacó Estava Velho “Deus se Lembrou de Raquel e a Fez Fecunda” – Nasce “José” – Raquel então diz Duas Expressões Fortíssimas Que Mostram o Nível Violento da Competição Nesta Família:
1º. Ela Diz: “Deus Me Tirou o Meu Vexame” – Sou Amada Meu Marido e Agora Dei Filhos a Ele. Superei. 2º. Chamou-o de José (Acrescentando) – Dá Me Mais Filho e Serei Exaltada e Minha Irmã Mais Humilhada. Assim nasce e cresce José no seio de uma família que começou muito mal



2ª. – JOSÉ VIVEU NO SEIO DE UMA FAMÍLIA QUE POSSUIA PRINCÍPIOS FRÁGEIS.
As Tragédias servem para nos dizer se nossos princípios são fortes ou frágeis se valeu a pena tê-los aprendido, nas tragédias avaliamos os nossos princípios.
Neste quesito a família de José foi um fracasso, família de princípios frágeis.
a) 1º tragédia que José presenciou: foi seu pai e seu avô (Labão) um tentando enganar o outro nos negócios do rebanho.
b) 2ª Tragédia que José presenciou: foi o estupro de sua meia irmã Diná, viu seus irmãos cheios de ódio, José estava aprendendo que perdão não era uma qualidade de sua família, eles tramavam vingança. Frase muito comum hoje eu não fico com raiva só dou o troco, dar troco é habilidade maligna, que o diabo coloca no coração das pessoas impedindo-as de conhecerem a poderosa arte do perdão.
c) José presencia a 3ª Tragédia: Simeão e Levi, concretizam a vingança e Matão homens de Siquem, e os outros juntaram a eles e roubaram os bens e levaram cativas as mulheres e os filhos. A pior violência não está do lado de fora mas dentro de sua casa, família violenta.
d) José faz uma descoberta trágica emocionalmente. Seu pai é um pai passivo, está preocupado com o que os outros da terra vão dizerem e pensarem dele e destruírem sua casa, mais esquece que não o povo da terra que iria destruir a sua casa, era ele mesmo com a sua paternidade frouxa e permissiva. Pais passivos não disciplinam esperam até cansar e quando cansam brutalizam os filhos gerando revolta.
a) Gn 35:22 “...foi Rubens e se deitou com Bila a concubina de seu pai e Israel o soube”. Soube e não tomou nenhuma atitude, quando a filha foi estuprada nenhuma atitude com Rubens.
b) Gn 49:3-4 preste a morte reúne os filhos e lhes da a benção, e para Rubens ele diz: “Rubens tu és o meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor o mais excelente em altivez e o mais excelente em poder. Impetuoso como as águas, não serás mais excelente porque subiste ao leito de teu pai e o profanaste, subiste a minha cama”.
Jacó estava dizendo: você não recebera a herança maior nem será excelente porque profanou o meu leito, o meu nome. Pai passivo esperou seus últimos dias para tratar do assunto, agora é tarde tinha que tratar quando aconteceu.
Os descendentes de Rubens foram caracterizados pela indecisão (Jz 5:15-16) confirma este fato conseqüência da passividade do pai.

a)- Apesar de Ter Nascido Numa Família Que Começou Mau
b)- Apesar de Sua Família Ter Tido Princípios Frágeis.
c)- Em Meio as Crises de Sua Família – José Soube Honrar Todas as Famílias das Terras Onde Pisou.
d)- Apesar das Tragédias Vividas Em Sua Família – José Aprendeu a Enfrentar as Suas Tragédias Pessoais Com Esperança e Fé no Deus Para o Qual Ele Viveu. – Jose Viveu Para a Glória de Deus, e por isso Deus o recompensou com prosperidade e o exaltou rançando-o da masmorra para o trono. E esse foi o maior teste para José.

Fp.4:12 “Tanto Sei Estar Humilhado Como Também ser Honrado...Tenho Experiência Tanto de Fartura Como de Fome, Assim de Abundância Como de Escassez”. Não temos dificuldades Imaginar Paulo Humilde (Sofrendo Necessidades) + Temos Imaginá-lo Prospero
O teste mais cruel de todos para a existência é o da prosperidade.
a)-Maioria Morre Teste Sofrto Morre C/Dignidade – Muitos Teste Prosperidade Morre Rico + Sem Honra,.13 anos de sofrimento no Egito mais 2 anos na masmorra agora José é governador. Diz Texto: Profecia Cumpriu - José se Casa – Tem 2 Filhos – Administra Nação e a Fome Mundo. b)- José Recebeu Uma Promoção Inesperada – Atingiu Alturas Ele Não Imaginava – Mais Poderosa Nação.

1º. – JOSÉ NÃO SE DESCARACTERIZOU PARA VIVER A PROMESSA.
01- Há aqueles que de gente para demônios quando é promovido se sentem o dono do mundo.02- José agora está envolvido com a sociedade mais corrupta da face da terra de seus dias.- Precisará Mais da Presença de Deus Agora do Que Casa Potifar ou na Masmorra Para Não se Corromper

03- Dois fatos mostram que José não se descaracterizou vivendo na prosperidade.
1- José Teve Somente Uma Esposa a)- Vs.45 “...e Lhe Deu Por Mulher a Azenate...”
b)- Vs.50 “Antes de Chegar a Fome Nasceram Dois Filhos a José Os Quais Lhe Deu Azenate...” c)- José Quis Ter Uma Esposa Só – Quis Ter Filhos Como Uma Mulher Só – Ele Não se Contaminou Com a Poligamia Egípcia Muito Comum as Autoridades Promíscuas Que Seriam Seus Colegas Palácio. d)- José Olhou Para Além do Exemplo Seu Pai– Olhou Para Deus Pq. Tinha Consciência Deus Era Com Ele e)- José Nos Ensina Que a Fidelidade Tem Maior Honra do Que a Virilidade. – Não é Qtas. Vc. Beija ou se Envolve Que Te Torna Mais Másculo Mais Homem – Mas Sim Quanto Você é Capaz de Ser Fiel.
2- Os Nomes Que José Deu aos Seus Filhos.
a)- Vs.51 “Ao Primogênito Chamou de Manassés” – Sig. Esquecimento “Deus Me Fez Esquecer”. b)- José Dizendo: Deus Arrancou o Espinho da Minha Memória – Dei o Nome de Manassés Porque Ele Representa Remoção do Espinho Emocional d Ontem– De 1 Passado Que Feria e Eu Guardava Silêncio c)- Somos Tentados a Vingança Mas José Ensina Q Devemos Dar à Luz 1 Manassés “Deus Me Fez Esquecer”. d)- Deus Pode Arrancar o Espinho da Nossa Memória. Deus Pode Fazer Isso, Só Ele Pode. e)- Vs.52 “Ao Segundo Chamou-lhe Efraim” – Sig. Frutífero “Deus Me Fez Próspero Na Terra M/Aflição” f)- José Dizendo: Aqui Deus Me Afligiu Aqui Deus Me Fez Próspero. – Dei Nome de Efraim Porque Eu Não Precisei Fugir a Outra Terra Para Ser Próspero – Deus Deu Prosperidade No Mesmo Lugar Aflição g)- Qdo.Tentado Sair Emprego – Sair Casa Pensando Outro Lado Está Sua Prosperidade – Veja Ex. José.
h)- José Aprendeu Que Deus Estava Com Ele Na Terra da Aflição Para Lhe Dar Tudo, Até Que Este Mundo Não Tivesse Mais Nada Para Lhe Conceder.

2º. – JOSÉ SE ENVOLVEU COM O PRESTÍGIO E NÃO DEIXOU O PRESTÍGIO ENVOLVÊ-LO.
01- VS 45 “José percorreu toda terra do Egito” como uma autoridade para formar seu governo. Vs.55 “Faraó Dizia a Todos Egípcios, Ide a José, Q Ele Vos Disser Fazei” – Poder de Decisão. Vs.57 “E Todas as Terras Vinham ao Egito Comprar de José” – Poder Além Fronteira – Relações Exteriores. c)- Estes Textos Mostram José Agora é Rico – Homem Público – Autoridade Internacional. – Tem 30 Anos. d)- Muitos Pagam Um Preço Para Conquistar o Prestígio Sem Saber Que o Preço Maior é Depois Que se Alcança Esse Desejado Prestígio.
02- PASSOU PELO + CRUEL DE TODOS TESTES PARA SOBREVIVÊNCIA, O DA PROSPERIDADE
Plutarco (Séc I) “Nenhum Animal é Mais Selvagem do Que o Homem Poderoso” Plutarco Não Disse Que Todo Homem Que Tem Poder é 1 Animal ou 1 Selvagem – Afirmou Que o Poder Oferece Essa Grande Tentação. – José Não se Tornou Um Animal ou Um Selvagem
03- VS.57 “E TODAS AS TERRAS VINHAM AO EGITO PARA COMPRAR DE JOSÉ”.
a)- José é o Senhor da Abundância Em Meio a Fome b)- José Lidou Humildemente Com o Prestígio Em Seu Íntimo – Pq. Ele Sabia Que a Integridade Tem Seu Meio de Silenciar o Crítico. c)- Deus Havia Revelado a Ele Próximos 14 Anos Sobre a Terra Mas José Nunca Tirou Vantagens Pessoais
04- JOSÉ LIDOU COM O PRESTÍGIO, A FAMA, O PODER E A PROSPERIDADE SEM NO ENTANTO SER DERROTADO PELO ORGULHO E A VAIDADE.
a)- Sua Preparação Foi Feita Sob Medida Para a Tarefa Que Deus Iria lhe Dar.
b)- Não Apresse a Deus Querendo Sua Promoção Hoje, Vc. Pode Ser Vencido Pelo Orgulho Amanhã

3º. – JOSÉ SABIA QUE DEUS TINHA UMA HISTÓRIA COM ELE.
José cresceu ouvindo o Pai contar uma história que sua família fora escolhida por Deus.
a)- Com 17 Anos Qdo. Teve Seus Sonhos – José Entendeu Que Ele Fazia Parte Desta História Singular. b)- Aos 30 Anos José Entende Q Deus Esteve Presente Em Todas as Curvas Sinuosas de Sua História c)- Por Isso Qdo. Nasce Filhos Ele Diz: “Deus Me Fez Esquecer” e “Deus Me Fez Próspero Terra M/Aflição”

AQUI NÓS APRENDEMOS TRÊS LIÇÕES COM JOSÉ:
1ª. Lição: As Aflições Prolongadas Não Precisam Nos Desanimar.
a)- 13 Anos Indo de Mal a Pior – 13 Anos De Aflição Após Aflição– Longo Período Aflição Não o Desanimou. b)- José Vivia Muito Acima das Circunstâncias. Ele Vivia Na Portentosa e Cuidadosa Mão de Deus.
2ª. Lição: As Lembranças Amargas Não Precisam Nos Derrotar.
a)- José Escolheu Q Lembranças Passado Não Iriam Derrota-lo: Manassés (Esquecer) Efraim (Próspero) b)- Nós Escolhemos o Que Nos Transforma Em Reféns. – (Seja Refém Graça – Alma Livre– Não Mágoa)
3ª. Lição: As Grandes Bênçãos Não Precisam Nos Derrotar.
a)- José Soube Administrar Pequenas Bênçãos Casa Potifar – Masmorra + Tbém. Sua Grande Promoção. b)- José Foi Fiel no Pouco. Foi Fiel, Íntegro e Viveu Para a Glória de Deus No Muito. c)- Existem Muitos Que Transformam Grandes Bênçãos Em Maldições e São Vergonhosamente Derrotados.

CONCLUSÃO.
CHARLES SWINDOLL “Com a autoridade surge a necessidade de prestar contas. Com a popularidade, vem a exigência de humildade. Com a prosperidade a necessidade de integridade”. José Foi Aprovado Por Deus Nos Três Testes. Como Estou Indo nas minhas promoções.

2 comentários:

  1. Eu ja havia escutado esta mensagem ,mas nao deste prisma,muito bom,Deus te abencoe........

    ResponderExcluir
  2. me desculpe realmente faz um tempinho que não lia as mensagens. mas sempre passava pra ver as novas que estava postadas. mas essa semana comessei a me dedicar a ler as novas postagem. e darei um jeitinho de imprimi-las depois.. Deus te abençõe abundantemente. maravilhosa a mensagem!! do céu!!! um forte abraço...

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.