sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

UM DEUS INIGUALÁVEL


TEXTO: Sl 46

INTRODUÇÃO:

·      De acordo com o título (na versão ARC), o salmo é um “Cântico sobre Alamote”. A palavra alamote deriva do substantivo hebraico almah, um termo que significa “donzela, moça”. É possível que isso signifique que a canção tenha sido composta para vozes de soprano. Segundo o Salmo 68:25 as mulheres também participavam da música em Israel, daí que as versões ARA, NVI, NTLH, dentre outras versões bíblicas, trazem como tradução as expressões: para voz de soprano ou em voz de soprano para vozes agudas em vez de Alamote.

·      O Salmo 46 se localiza em um contexto literário estratégico. Há um entrelaçamento dos salmos 45 ao 48. Enquanto os salmos 45 e 47 são salmos sobre a realeza, os salmos 46 e 48 são salmos de refúgio. Existe uma ligação muito íntima entre a imagem de Deus como rei e de Deus como refúgio, pois a função de proteção estava associada ao ofício de rei.

·      Este salmo tem como epígrafe temática, a fé perfeita em Deus. Isso porque ele é cantado em meio à provocação, ao sentimento de insegurança e pânico, ele é cantado quando as noticias que chegam das nações ao redor é de desolação (derrotas em meio ás guerras), ele é cantado em meio a cerco, opressão e muita resistência por parte do adversário.

·      O salmo 46 aponta para um grande livramento que Deus deu ao seu povo diante de seus inimigos. Os eruditos colocam o contexto do salmo durante o reinado de Ezequias, quando o rei da Assíria, Senaqueribe cercou Judá afrontando o povo de Deus por meio de seu comandante Rabsaqué.

·      Ezequias era filho de Acaz que tinha sido um péssimo e perverso rei. Com medo de ser subjugado pelos Assírios, seu Pai, Acaz começou a adorar aos deuses Assírios vivendo como um apóstata. A perversidade de Acaz era tão grande que para se manter no poder ele sacrificou no altar de Moloque alguns de seus filhos. Quando Ezequias assume o governo de seu pai, a nação estava totalmente decadente moral e espiritualmente falando. Quando Ezequias assume o reinado de Judá ele desfaz a aliança com a Assíria e promove uma reforma em todos os sentidos em Jerusalém e Judá. Isso trouxe o exército da Síria até os portões de Jerusalém.

·      Senaqueribe usou para com o povo de Deus as mesmas táticas que Satanás usa contra nós quando enfrentamos lutas: A ameaça e intimidação.

 

ð O Salmo 46 ficou conhecido como o salmo de Lutero. Quase todos associam Martinho Lutero à carta de Paulo aos Romanos, particularmente a Rm 1:17 O justo viverá da fé. Poucos, porém, sabem que Lutero foi convertido não apenas por seu estudo de Romanos, mas também por sua dedicação ao estudo e ao ensino do livro de Salmos. Ele ensinou os Salmos por anos e os amava muito, do começo ao fim de sua vida. Seu favorito era o Salmo 46.

ð Historiadores e biógrafos nos dão conta de que, enquanto a Reforma Protestante estava em curso, houve diversos momentos negros e perigosos; durante os quais, não foram poucas às vezes em que Lutero se sentiu terrivelmente desanimado e deprimido. Em muitas dessas ocasiões, ele procurava seu amigo e colega de trabalho, Philipp e lhe dizia: “Vinde, Philipp, vamos cantar o quadragésimo sexto Salmo!”. Foi inspirado por este salmo que Lutero compôs seu hino mais famoso “Castelo Forte”, hino 323 do Cantor Cristão.


TRANSIÇÃO: Este salmo nos ensina que a esperança do povo de Deus reside em três verdades:


1.             O CONHECIMENTO SOBRE A PESSOA DE DEUS REVELA A MINHA SEGUANÇA NELE.

 

·      v.1 começa dizendo que Deus é o nosso refúgio e fortaleza. A palavra traduzida por refúgio significa “abrigo, refúgio do perigo, das intempéries”, enquanto essa mesma palavra, nos versos 7 e 11, quer dizer “uma torre alta, uma fortaleza”. Além disso, a palavra “fortalezasignifica poder, força.

·      A realidade sobre quem é Deus é a segurança para o seu povo. Deus é refúgio e fortaleza para os seus. Saber que Ele é onipotente, e mais do que conhecimento teórico é saber que Ele está disponível. Ele é socorro bem presente, Ele está disponível.

·      Porém Deus é socorro presente em todas as situações. Principalmente nas mais difíceis, na tribulação. A palavra “tribulação” refere-se a uma situação de dificuldade, alguém encurralado e incapaz de sair dessa situação.

·      No vs. 2 o salmista continua mostrando o resultado do reconhecimento de quem Deus é no meio do seu povo. Portanto, ou seja, a conclusão do fato de reconhecerem a onipotência e pronto socorro disponível a eles daquele que tudo pode, eles não temerão.

ð Esse não ter medo não se trata de pensarem que são fortes ou tem condições para vencer, tampouco é resultado de uma negligência em avaliar os perigos, mas reside no fato de saber quem é Deus e confiar em sua bondade, poder e proteção.


·      A terra é o lugar mais firme e seguro que conhecemos, até que vem um terremoto. Os montes são os lugares mais altos e imponentes, até que são estremecidos. Muitos colocam sua esperança de refúgio e proteção em coisas criadas. Mas elas são falíveis.

ð Alguns têm sua esperança no dinheiro, mas as crises vêm. Outros em um lugar, até que esse lugar se torna perigoso. Em pessoas, mas as pessoas morrem.

ð Todas as coisas, por maiores que sejam, são mutáveis. Mas Deus não muda. Por isso não temeremos. Confiamos no Deus que cria o universo do nada, e do caos ele traz a ordem. Confiamos no Deus que anda sobre as águas e os ventos e o mar lhe obedece a voz. Por isso não temeremos.

2.             A CONCIENCIA DA PRESENÇA DE DEUS ME DA SEGURANÇA.

·      O v.4 diz Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Jerusalém não foi construída à beira de um rio, diferentemente de outras cidades antigas. Contudo, pela providência de Deus, que dera sabedoria a Ezequias, durante seu reinado, ele construiu um sistema de canais que ligava os mananciais de Giom, no vale de Cedrom, ao tanque de Siloé, dentro da cidade, de modo que havia água para o povo de Deus, apesar do cerco. O santuário das moradas do Altíssimo, a cidade é um santuário. Veja que não se trata do templo em si. Mas a cidade, porque Deus está no meio dela

·      Enquanto Senaqueribe pensava causar pavor e espanto cercando a cidade, Ezequias cantava, Deus estava no meio dela.

·      A segunda verdade, após saberem quem Deus é agora reside no fato de que Deus está. Deus está no meio da cidade. Além de conhecerem o caráter de Deus, eles sabem onde ele está. Não é um Deus distante, inacessível, inalcançável. Deus está lá no meio da cidade.

·      Porque Ele é inabalável, a cidade também não poderá ser abalada. Ele a ajudará desde antes do nascer do sol. Ele não apenas está na cidade, como Ele não dorme. Ele é a proteção da cidade que não se cansa e nem esmorece. Desde cedo Deus está cuidando do seu povo. Antes do povo sequer acordar, Deus já cuida deles. Mesmo quando estamos tranquilos, mas com perigo iminente, sem sequer saber disso, Deus cuida de nós.

·      v. 7 O SENHOR dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgioAqui se revela duas verdades e um paralelismo entre características do mesmo Deus, o Deus do pacto, Deus poderoso, e Deus pessoal. Um Deus de guerra e um Deus pessoal. O Senhor dos exércitos (Deus de guerra) está conosco (Deus pessoal).

ð Temos intimidade com o guerreiro que nos defende, mas ao mesmo tempo é o amigo da família. Ele está conosco pessoalmente, e ao mesmo tempo nos protege diante das tribulações. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã.

Deus está no meio da igreja.
Deus está no meio do seu povo.
Deus está no meio da sua família.
Deus está no meio do seu casamento.
Deus está no meio dos teus negócios.
Deus está no começo, no meio e no fim da história.
Mt 28:20 Jesus disse: Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.

·      O exército de Senaqueribe estava ao redor de Judá. Mal podiam imaginar que o Anjo do Senhor estava no meio dela. Naquele dia, o povo de Judá não teve que lutar. O Anjo do Senhor lutou por eles. Cento e oitenta e cinco mil assírios foram mortos sem que Judá tivesse que levantar uma espada.

3.             O CONHECIMENTO DE QUEM DEUS É E A CONCIÊNCIA DE SUA PRESENÇA ME FAZ CRER EM SUA AÇÃO.

·      Depois de terem esperança pelo que Deus é e por estarem alegres por onde Deus está agora o povo de Deus é chamado a ter paz por causa do que Deus faz.

·      O salmista se dirige ao povo de Deus imperativamente, Vinde e contemplai são verbos imperativos para o povo de Deus. Venham e vejam o que Deus faz.

ð v. 8bque assolações efetuou na terra”. v. 9ele põe fim à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança, queima os carros no fogo”. A imagem é das nações marchando contra o povo de Deus com cavalos, carros de guerra, lanças, arcos. Contudo, salmista nos mostra Deus dando fim à guerra. Diferentemente do que poderíamos pensar, nesse caso, Deus não põe fim à guerra lutando, mas desarmando as nações inimigas. Deus destrói as armas de guerra.

ð Agora, que Deus as desarmou temos v. 10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra”. A voz do salmo muda. Quem fala não é mais o salmista, mas o próprio Deus. Ele se dirige aos judeus e dá uma ordem: Aquietem-se e me conheçam. Exaltem o meu nome. Deus afirma eu serei exaltado entre as nações e por toda a terra.

CONCLUSÃO:

ð Nossa segurança está no Deus imutável, soberano e todo-poderoso. Independentemente de circunstâncias. Deus está conosco. Ele não está inacessível e nem distante. Ele é nosso pai, amigo e protetor. Deus é quem efetuou a nossa redenção por meio do Messias, Jesus Cristo. Ele selou a nossa paz. Éramos inimigos e fomos tornados em amigos. Éramos da pior estirpe e fomos feitos filhos. Por isso devemos exalta-lo por todo o sempre. Tudo para a glória dele.


Pastor Nilton Jorge - Contatos: (22) 998746712 Whatsapp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.