sexta-feira, 25 de agosto de 2023

TEMOS UM MEDIADOR

TEXTO: 1 Tm 2:5

INTRODUÇÃO:

·      Antes de pregar sobre o tema proposto devo destacar que há poucas passagens no Novo Testamento que acentuam e sublinham a universalidade do evangelho como aqui nesse texto.

·      Paulo faz uma conocação de dever para o cristão afim de orar por todos os homens, e a finalidade dessa oração é a salvação de suas almas. Deus é o Salvador que deseja que todos os homens se salvem. Jesus deu sua vida em resgate por todos.

·      Esta é uma nota que ressoa no Novo Testamento várias vezes.

2 Co 5:18-19 Através de Cristo, Deus estava reconciliando ao mundo consigo.

Jo 3:16 Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho.

Lc 19:10 Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido.

1Tm 1:15 Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.

Hb 7:25 Ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que se aproximam Dele.

At 4:12 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.

·      Estes entre muitos outros das Escrituras são a prova de que todos os homens são capazes de receber a salvação de suas almas.

ð Poderão estar perdidos, mas eles são possíveis de encontrar.

ð Poderão ser ignorantes, mas podem ser iluminados.

ð Poderão ser pecadores, mas podem ser salvos.

·      John Knox um erudito missionário disse: O fim e a intenção das Escrituras é declarar que Deus é benévolo e amistoso para com os homens e que declarou essa bondade em e através de Jesus Cristo, seu único Filho; essa bondade se recebe por fé.

·      Por esta razão a oração pra salvação deve alcançar a todos. Deus quer a todos os homens sejam salvos, e, portanto a igreja de Deus deve querê-los também.

ð O evangelho inclui os de acima e os de baixo.

ð Tanto as autoridades em seu poderio como o simples em seu desamparo estão incluídas na extensão que abrange o evangelho.

ð Tanto o filósofo em sua sabedoria como o homem singelo em sua ignorância necessitam a graça e a verdade que o evangelho pode dar.

·      Dentro do evangelho não há distinções de classe. O patrão e seu empregado, o rico e o pobre, o aristocrata e o sertanejo, estão incluídos em seu abraço ilimitado.

·       Deve-se orar por todos. Os imperadores, governadores e legisladores pelos quais esta Carta nos pede que oremos não eram cristãos, em realidade eram hostis para com a Igreja e, entretanto, deviam ser levados ao trono da graça pelas orações da Igreja.

·      Deus que quer que todos sejam salvos.

 

ð Paulo conclui esta passagem com uma afirmação das maiores verdades da fé cristã. Há um só Deus e um só Mediador.

·      Até os judeus teriam dito que há muitos mediadores entre Deus e os homens.

a)   Os judeus teriam dito que os anjos são mediadores. Em Dn 6:2 diz: Lembra-te a Deus, e ao anjo que intercede por ti, porque ele é o mediador entre Deus e o homem.

b)   Os gregos diriam que há toda classe de mediadores.

c)    Plutarco historiador e filósofo grego disse: que era um insulto para um Deus conceber que de algum modo estava envolto diretamente com o mundo, estava-o só através dos anjos e os demônios, dos semideuses aqueles que eram, por assim dizer, seus oficiais de comunicação entre Ele e o mundo.

·       Nem no pensamento judeu nem no grego o homem tinha acesso direto a Deus. Mas, através de Jesus Cristo, o cristão tem acesso direto a Deus, há um só Mediador.

·       O Que é um Mediador? A palavra traduzida como mediador significa "um intermediário". É usado de duas maneiras no Novo Testamento:

1)   Aquele que medeia entre duas partes para produzir a paz. Paulo identificou as duas partes como "Deus e homens".

2)   Aquele que atua como garantia para garantir algo que de outra forma não seria obtido. Neste caso, o que Jesus assegurou foram os termos da nova aliança. Hb 9:15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

·       O papel do mediador é aquele que junta duas partes para garantir uma aliança entre eles, é o que Cristo fez por nós.


TRANSIÇÃO: Paulo disse que há "um mediador entre Deus e os homens Jesus Cristo, homem". Jesus foi o único que poderia desempenhar esse papel. Ele foi qualificado porque compartilhou características de ambas as partes.

1.             A HUMANIDADE NECESSITAVA DE UM MEDIADOR QUE FACILITASSE O ACESSO A DEUS.


·      No Jardim do Éden, quando Adão pecou, o ato da desobediência produziu um efeito grave e duplo no resto da humanidade. O primeiro efeito foi o pecado original e o segundo foi o pecado imputado.

·      Adão, como o cabeça da raça humana, fez com que todas as pessoas depois dele nascessem em uma condição caída ou um estado pecaminoso. Todos os seres humanos herdaram uma natureza pecaminosa através do ato original de desobediência de Adão. Rm 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Rm 5:18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação.

Rm 5:19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores

Rm 3:10-12 Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. 

Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

·      É evidente necessidade humana de um Salvador, Desde o momento em que o primeiro homem caiu, o pecado tornou-se o nosso senhor, e nós, seus escravos.

Rm 6:20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isento em relação à justiça.

·      Se não fosse a intervenção salvífica de Cristo em nossa história, estaríamos eternamente condenados a morteRm 6:23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

·      A boa notícia em relação ao pecado original e imputado é que Deus já tinha um remédio, um plano soberano de salvação, mesmo antes de Adão pecar no Jardim. Assim como no Éden os pecados de Adão foram imputados, atribuído, posto na minha dívida para com Deus, O remédio para o pecado imputado é a obra expiatória de Jesus Cristo. Ele como o cordeiro de Deus me substituiu na cruz do calvário para que eu fosse justificado diante de Deus.

·      No momento em que um pecador crê em Jesus e aceita o Seu dom da salvação, a justiça de Cristo é creditada em sua conta.  

 

2.             POR QUE JESUS É O ÚNICO CAPACITADO A EXERCER TAL FUNÇÃO ENTRE DEUS E NÓS?

1 Tm 2:5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos. 

·      Em Hb 2:7 Jesus é descrito como um sumo sacerdote que representa o homem diante de Deus, desvia a ira de Deus, cura o coração do quebrantado, ergue o caído e ministra às necessidades do seu povo.

 

a)   Jesus pode exercer a função de mediador por causa da sua deidade.

·      Em João 1:1: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Enquanto estava na terra, Jesus indicou que Ele era igual ao Pai. Jesus disse em João 10:30: Eu e o Pai somos um. Paulo disse aos Colossenses 2:9: porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, indicando claramente que Jesus era Deus na carne.

b)   Jesus pode exercer a função de mediador por causa da sua humanidade.

·       Paulo enfatizou isso dizendo 1Tm 2:5 Jesus Cristo, homem. Enquanto que em João 1:1 diz o Verbo estava com Deus, e ... era Deus, João 1:14 diz também Jesus se fez carne e habitou entre nós.

·       Fp 2:7-8 Ele assumiu a forma de um servo e foi feito à semelhança dos homens e foi encontrado em aparência como homem. Jesus foi qualificado para servir de mediador entre Deus e os homens porque compartilhou características de Deus e dos homens.

Jesus era 100% homem e 100% Deus. É o único e o mais perfeito mediador.

3.             QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE TER JESUS COMO NOSSO MEDIADOR?


·      Como o trabalho de um mediador envolveu duas funções primárias, há dois benefícios primários para aqueles que se submeterão à aliança do Senhor.

a)   Primeiro, temos paz com Deus. Paulo disse aos Efésios 1:7 que em Cristo temos a redenção pelo Seu sangue, o perdão das nossas ofensas. Isaías 59:2 diz que nossos pecados nos separam de Deus, mas também disse em Romanos 5:9-10 que o sangue de Cristo nos permite reconciliar-se com ele.

·      Uma vez que temos paz com Deus, também temos acesso "ao trono da graça" e a esperança da salvação. O véu foi rasgado e temos um caminho aberto e livre a presença de Deus.  

b)   Em segundo lugar, temos uma aliança garantida. A nova aliança foi ratificada pelo seu sangue que nos purifica e perdoa e liberta e nos livra da ira vindoura.

CONCLUSÃO:

Jo 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Não basta reconhecer os pecados, arrepender-se e pedir perdão a Deus. É preciso também crer em Jesus Cristo e recebê-lo como seu Salvador e Senhor. Que respondeu o apóstolo Paulo ao carcereiro de Filipos quando este lhe perguntou At 16.30-31Que devo fazer para ser salvo? Creia no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa.

Pr. Nilton Jorge - Contatos: (22) 998746712 Whatsapp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.