TEMA: Mc 8:14
INTRODUÇÃO:
· O v.10
nos diz que Jesus chegou uma ao litoral ocidental do mar da Galiléia, Ainda
hoje se discute onde ficaria esse lugar chamado “Dalmanuta”. Aparentemente,
Dalmanuta e Magdala ou Magadã (Mt 15:39) eram nomes diferentes da mesma região,
os quais são citados apenas uma vez no Novo Testamento. É bem
provável que essa região ficasse no lado ocidental do mar da Galileia, cerca de
cinco quilômetros ao norte da atual Tiberíades e oito quilômetros a sudoeste de
Cafarnaum. Uma região etnicamente mista de Judeus e Gentios.
· O v.11 nos
informa que os fariseus e os Saduceus estavam esperando por sua chegada. Eles
ouviram acerca de seus milagres na costa oriental do mar? Para eles os milagres
de Cristo eram meros sinais terrenos. Então pedem é um sinal do céu.
a)
Que ele fizesse cair maná do céu, como Moisés.
b)
Ou, como Josué, que por meio de oração ele faça o
sol e a lua deterem-se.
c)
Ou, também, como nos dias de Débora e Baraque, que
ele faça as estrelas (anjos) lutarem por Israel.
d)
Ou, imitando Samuel, que ele, por meio de uma
petição fervorosa, faça estalar um temporal de pedras para desbaratar os
"filisteus" de seus dias, isto é, os romanos.
e)
Que pelo menos ele não fique atrás de Elias cuja
imploração trouxe uma resposta instantânea de "fogo do céu".
· Ao exigir um
sinal do céu, esses homens não compreendiam que o sinal do céu estava bem ali
diante deles.
João 6:38 “Eu desci do céu”. Jesus censurou aos
religiosos e entra novamente no barco e nos diz o verso 14 Ora e
aconteceu que eles se esqueceram de levar pães e, no barco, não tinha consigo
senão um só.
· Eles questionam
de não terem adquiridos mais pães, Jesus os exorta sobre o fermento dos
fariseus e saduceus. O fermento dos fariseus e saduceus era as
suas doutrinas. O fermento estava em observar a Lei para serem
visto e aprovados pelos homens, buscavam reconhecimento em atos piedosos, como
jejuar, dar esmola, orar e realizar lavagens cerimoniais. Orgulhavam-se de suas
boas obras. Os fariseus foram muito criticados por Jesus por sua falsa
modéstia, confiança nas obras como meio de ganhar aprovação de Deus, avareza,
ambição e observância irrestrita das leis. O fermento era a
hipocrisia religiosa. Jesus não está falando da hipocrisia, mas da referencias
a preocupação as coisas externas pra sobrevivência.
· Jesus não falava
de fermento que faz o pão, mas do fermento de uma doutrina estranha que não
aponta pra verdadeira interpretação da Lei que é Cristo.
· Jesus então os
fez lembrar de dois milagres da multiplicação de Pães e Jesus, meio desanimado
fala então: Será que vocês não entenderam nada até agora?
· O QUE JESUS
QUERIA QUE ELES ENTENDESSEM É QUE ELE BASTA. Todo ensino
que não aponta pra Cristo ou desvia o foco de Cristo, é fermento, vai levedar a
massa, Jesus é melhor do que o pão terreno Ele nos basta.
· No capitulo seis
após a primeira multiplicação de pães o evangelista diz que a mente deles estavão
fechadas, e eles não tinham entendido o milagre dos pães Mc 6:52.
· Após a segunda
multiplicação Jesus lhes diz que eles ainda continuavam sem entender tanto a
primeira quanto a segunda multiplicação dos pães e peixes.
· William
Hendriksen sobre Marcos 8:12-21 nos alerta contra quatro erros:
a)
O tradicionalismo dos Fariseus.
b)
O secularismo dos herodianos.
c)
A incredulidade dos saduceus.
d)
O pessimismo dos discípulos.
TRANSIÇÃO:
O texto e a exortação de Jesus estão relacionados ao contexto imediato que
ensina verdades extraordinárias.
1.
JESUS É O ÚNICO QUE É SUFICIENTE E QUE
SATISFAZ.
· Marcos 8:14-21
tem uma importância fundamental para a passagem de 6:31–8:30, pois mostra que os
milagres de multiplicação têm o objetivo de revelar a identidade de Jesus aos
seus discípulos, bem como aos leitores do evangelho. A apatia dos
discípulos é apresentada no capitulo 8:17-18 em termos de coração
duro, ouvidos surdos e olhos cegos. Os discípulos só começam a
entender quando Pedro profere sua confissão de fé em 8:29 “Mas vós,
quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo.
· Este é um
milagre diferente daquele descrito no capítulo 6, quando Jesus alimentou mais
de cinco mil pessoas. Naquela ocasião, as pessoas alimentadas eram
judias. Desta vez Jesus ensinava uma multidão de gentios (aqueles
que não eram israelitas) na região de Decápolis. O milagre significa
que Jesus é o redentor que oferece redenção para além de Israel.
a)
No capítulo 6, quando Jesus alimentou mais de
cinco mil pessoas, Ele multiplicou cinco pães. Para os judeus, o 5
representa o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia, que
contém a Lei de Moisés e eram o “alimento da alma judaica”.
Jesus, com5 pães, diz que Ele é o novo alimento que renova a antiga
aliança.
A
segunda multiplicação dirige-se aos pagãos e acontece com sete pães. Segundo os
historiadores, existiam nos dias de Jesus 70 nações pagãs, sua lista,
inclusive, aparece na Bíblia (Gn 10). Por isso, 7 é o número de pães que
representa algo completo, para alimentar quatro mil pessoas. Quatro
representa os quatro pontos cardinais da terra, ou seja, a multidão de toda a
terra.
b)
Na primeira multiplicação sobraram 12
cestos.
Doze fala das 12 tribos de Israel.
Na
segunda multiplicação, sobram 7 cestas, pois sete fazia alusão às setenta
nações.
c)
A primeira relata que as pessoas esperaram
um dia apenas para a multiplicação, indicando para o calvário. No
segundo relato, as pessoas esperaram três dias, referindo-se ao terceiro dia da
ressurreição, quando a porta da graça abriu a todos os povos.
d)
No primeiro relato, as pessoas se reuniram
em grupos de 50 e de 100 pessoas para comer, porque o povo
de Israel, durante a caminhada no deserto com Moisés, estava organizado em
grupos de 100 e 50. Na segunda multiplicação, se organizaram espontaneamente
para comer, mostrando a liberdade perante as estruturas judaicas.
e)
No primeiro milagre, os discípulos têm a
iniciativa e se aflingem com a fome daquela gente, mostrando a
preocupação dos primeiros cristãos em transmitir o Evangelho aos judeus. No
segundo, as pessoas esperam três dias sem comer e os apóstolos não reagem, até
Jesus advertir sobre a fome do povo, levantando Paulo.
f)
No primeiro relato, a multidão senta-se
“na relva verde”. É uma alusão direta ao Salmo 23, muito conhecido
dos judeus. Na segunda multiplicação, as pessoas sentam-se “sobre a
terra”, simbolizando a universalidade, a totalidade do mundo, de
onde vêm os pagãos.
g)
Veja que na primeira multiplicação, os pães eram
de um jovem. Na segunda multiplicação, os pães eram dos discípulos.
h) Na partilha dos pães com os judeus, as sobras enchem doze “cestos”, um recipiente pequeno, feito com cana e vime usado pelos judeus. Na partilha com os pagãos, as sobras enchem sete cestas, referindo-se a cestas grandes de corda, usados pelos pagãos. O tamanho grande das cestas as diferencia das primeiras, indicando que o convite é para todos.
2. QUANDO DEUS TE PEDIR ALGO NÃO O FAÇA PELA METADE.
· Todos estão com
Jesus a três dias não fazendo outra coisa, senão ouvindo e recebendo de seus
milagres. Ninguém queria ir embora, eles queriam ficar lá! Por estarem
fracos, Jesus ficou preocupado com aquela multidão! Não queria que ninguém
desmaiasse quando voltassem para suas casas. Jesus pergunta aos
seus discípulos quantos pães eles tinham. A resposta foi
imediata: SETE PÃES!
· Os discípulos
devem ter se lembrado do milagre acontecido há um tempo atrás, quando
Jesus multiplicou cinco pães no meio dos judeus.
· Na primeira
multiplicação Jesus alimentou uma multidão de 5 mil homens. No final,
sobraram DOZE CESTOS CHEIOS. E os discípulos levaram para se alimentarem. Na segunda
multiplicação, havia apenas 4 mil pessoas! Dos sete pães e alguns
peixinhos, sobraram SETE CESTAS CHEIAS e os gentios levaram suas sacolas.
· O milagre não
foi maior por causa da incredulidade deles v.17,18 “ainda
não considerastes, nem compreendestes? Tendo o coração
endurecidos?” “Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não
ouvis? Não vos lembrais? A dureza do coração em crer, me impede
de viver as sobras.
· Jesus está vindo de Tiro e Sidom era a chamada "Fenícia" (terra das palmeiras), uma faixa de terra de uns 30 quilômetros de largura ao longo do mar Mediterrâneo, ao norte da terra de Israel. Lá Ele entrou em casa pra satisfazer com o que sobrava a fé de uma mulher gentia. A mulher Siro Fenícia usou a fé e levou o que sobrou. A dureza de coração nos tira até as sobras.
·
Os
discípulos não entregaram todos os pães! Eles esconderam o oitavo pão. Na
verdade, possuíam OITO PÃES, mas entregaram apenas SETE. Mc 8:14
“E eles se esqueceram de levar pão, e no barco, não tinham
senão UM PÃO!
· Dos SETE CESTOS que sobraram, os discípulos tinham esquecido de levar pão para a viagem que iam fazer até Dalmanuta. A intenção deles era guardar um “pão de reserva”, o “pão da emergência”. Se entregarmos tudo agora vai faltar pra amanhã.
ð Os discípulos de
Jesus continuavam inseguros quanto à sua sobrevivência e se preocupavam com as
coisas materiais, mesmo depois de Jesus mostrar a eles prodígios e milagres
como o da multiplicação dos pães e dos peixes. Eles ainda não
compreendiam, porque tinham o pensamento obscurecido pelas coisas não
espirituais e porque não conseguiam escutar Jesus com o coração.
ð Jesus, então,
lhes advertia: “Vós tendes o coração endurecido”? Nós também, ainda
hoje, somos inseguros, pois, “tendo olhos, nós não vemos e tendo ouvidos,
nós não ouvimos”. O nosso coração também fica endurecido algumas
vezes porque somos limitados e não distinguimos as coisas mais além do que elas
aparentam.
ð Jesus indignado
fala para seus discípulos: vocês estão com o coração
endurecido e os olhos fechados. Não conseguem perceber que EU SOU tudo
que vocês precisam. EU SOU O EU SOU.
ð Você não precisa
de coisas, você precisa de um relacionamento com Jesus. Mt 6:33
Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça, e todas
estas coisas vos serão acrescentadas. A questão aqui não se
preocupar com o cuidado com as coisas essências e sim a prioridade na
busca. A preocupação é incompatível com a fé cristã.
ð Entregar tudo é dar a Ele autonomia prazer como e o que quiser, isso demonstra confiança absoluta. Os OITO PÃES entregues representariam ir a outro nível, o nível de viver sem se preocupar com o pão do barco, pois eles estão nas mãos de Jesus.
· Eles não tinham
sete, eles tinham oito mais reterão um. O número oito significa
ressurreição ou novo começo. Na verdade, a ressurreição é um novo
começo.
É alguém que morreu, ressuscitou e está tendo um novo começo.
· Por isso, o
domingo é o nosso dia de descanso, pois é o dia da ressurreição. O domingo,
para nós, não é só o primeiro dia, para nós é o oitavo também, o dia
do recomeço, da nova criação.
a)
A Bíblia fala que oito pessoas saíram da
arca,
simbolizando ressurreição, porque passaram pela morte no dilúvio e saíram para
uma nova vida.
b)
A circuncisão ocorria no oitavo dia, porque
circuncidar significa cortar a carne, daí ter que ser ao oitavo dia para
simbolizar ressurreição.
c)
O leproso era purificado no oitavo dia.
d)
As primícias eram trazidas no oitavo dia.
e)
O sacerdote trabalhava no oitavo dia da
consagração.
f) A transfiguração se deu no oitavo dia para mostrar que depois da ressurreição nós seremos glorificados.
ð 1 Sm 16 diz que
Jessé passa perante o profeta sete filhos. Mas a promessa
não está em nenhum deles. Jessé havia escondido o oitavo pão.
ð O oitavo pão é o
rei, é o que te faz reinar. Ele traz uma unção pra destravar a
vida, pra quebrar os grilhões, pra quebrar o julgo, pra curar os enfermos.
ð É aquilo que
você já esqueceu, é aquilo que está oculto, mas que tem valor para Deus. Deus Se proveu
de um rei, que estava esquecido pelos homens, oculto pela família.
· Os teus dons, esquecidos pela igreja e ocultos por teus pecados serão hoje trazidos à tona e Deus fará ir a um novo nível.
a)
O oitavo pão significa a nosso coração
ainda ENDURECIDO PARA DEUS.
b)
O oitavo pão significa a nossa falta de Revelação do
amor de Deus pelos ímpios.
c)
O oitavo pão significa a nossa falta de REVELAÇÃO DA
GRAÇA.
d)
O oitavo pão significa a nossa falta de COPREENSSÃO
DE QUEM É JESUS.
e)
O oitavo pão significa as nossa INDEPENDÊNCIA de
Deus.
f)
O oitavo pão significa os nossa JUSTIÇA PRÓPRIA.
g)
O oitavo pão significa nossa RELIGIOSDIDADE.
h) O oitavo pão significa a nossa falta de FÉ.
CONCLUSÃO:
·
Deus parece nos dizer muito claramente,
vocês estão diante do Pão da Vida, do Maná verdadeiro, derramado do Céu para
toda a humanidade e estão com medo de faltar o pão? Os discípulos
estavam preocupados por só terem um pão, diante do Pão da Vida.
·
Os
dias são maus, mas precisamos nos recordar do que Deus já fez por nós e que Ele
é poderoso pra fazer outra vez. Não se desespere, pois situação
nenhuma saiu das mãos de Deus. Não há desemprego que seja maior que
Deus, ou fome, ou sede, ou nudez, ou seja lá o que for. Adquira forças em Deus
e lute com as armas da Graça: oração, jejum, estudo e leitura da Palavra, não
deixe de congregar e ore, ore muito e em breve com certeza Deus virá ao nosso
encontro.
Pr. Nilton Jorge - Contatos: (22) 998746712 Whatsapp

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