sexta-feira, 30 de junho de 2023

O OITAVO PÃO

TEMA: Mc 8:14

INTRODUÇÃO:

·      O v.10 nos diz que Jesus chegou uma ao litoral ocidental do mar da Galiléia, Ainda hoje se discute onde ficaria esse lugar chamado “Dalmanuta”. Aparentemente, Dalmanuta e Magdala ou Magadã (Mt 15:39) eram nomes diferentes da mesma região, os quais são citados apenas uma vez no Novo Testamento. É bem provável que essa região ficasse no lado ocidental do mar da Galileia, cerca de cinco quilômetros ao norte da atual Tiberíades e oito quilômetros a sudoeste de Cafarnaum. Uma região etnicamente mista de Judeus e Gentios.

·      O v.11 nos informa que os fariseus e os Saduceus estavam esperando por sua chegada. Eles ouviram acerca de seus milagres na costa oriental do mar? Para eles os milagres de Cristo eram meros sinais terrenos. Então pedem é um sinal do céu.

a)   Que ele fizesse cair maná do céu, como Moisés.

b)   Ou, como Josué, que por meio de oração ele faça o sol e a lua deterem-se.

c)    Ou, também, como nos dias de Débora e Baraque, que ele faça as estrelas (anjos) lutarem por Israel.

d)   Ou, imitando Samuel, que ele, por meio de uma petição fervorosa, faça estalar um temporal de pedras para desbaratar os "filisteus" de seus dias, isto é, os romanos.

e)    Que pelo menos ele não fique atrás de Elias cuja imploração trouxe uma resposta instantânea de "fogo do céu".

·      Ao exigir um sinal do céu, esses homens não compreendiam que o sinal do céu estava bem ali diante deles. João 6:38Eu desci do céu”. Jesus censurou aos religiosos e entra novamente no barco e nos diz o verso 14 Ora e aconteceu que eles se esqueceram de levar pães e, no barco, não tinha consigo senão um só.

·      Eles questionam de não terem adquiridos mais pães, Jesus os exorta sobre o fermento dos fariseus e saduceus. O fermento dos fariseus e saduceus era as suas doutrinas. O fermento estava em observar a Lei para serem visto e aprovados pelos homens, buscavam reconhecimento em atos piedosos, como jejuar, dar esmola, orar e realizar lavagens cerimoniais. Orgulhavam-se de suas boas obras. Os fariseus foram muito criticados por Jesus por sua falsa modéstia, confiança nas obras como meio de ganhar aprovação de Deus, avareza, ambição e observância irrestrita das leis. O fermento era a hipocrisia religiosa. Jesus não está falando da hipocrisia, mas da referencias a preocupação as coisas externas pra sobrevivência.

·      Jesus não falava de fermento que faz o pão, mas do fermento de uma doutrina estranha que não aponta pra verdadeira interpretação da Lei que é Cristo.

·      Jesus então os fez lembrar de dois milagres da multiplicação de Pães e Jesus, meio desanimado fala então: Será que vocês não entenderam nada até agora?

·      O QUE JESUS QUERIA QUE ELES ENTENDESSEM É QUE ELE BASTA. Todo ensino que não aponta pra Cristo ou desvia o foco de Cristo, é fermento, vai levedar a massa, Jesus é melhor do que o pão terreno Ele nos basta.

·      No capitulo seis após a primeira multiplicação de pães o evangelista diz que a mente deles estavão fechadas, e eles não tinham entendido o milagre dos pães Mc 6:52.

·      Após a segunda multiplicação Jesus lhes diz que eles ainda continuavam sem entender tanto a primeira quanto a segunda multiplicação dos pães e peixes.

·      William Hendriksen sobre Marcos 8:12-21 nos alerta contra quatro erros:

a)   O tradicionalismo dos Fariseus.

b)   O secularismo dos herodianos.

c)    A incredulidade dos saduceus.

d)   O pessimismo dos discípulos.


TRANSIÇÃO: O texto e a exortação de Jesus estão relacionados ao contexto imediato que ensina verdades extraordinárias.

 

1.             JESUS É O ÚNICO QUE É SUFICIENTE E QUE SATISFAZ.


·      Marcos 8:14-21 tem uma importância fundamental para a passagem de 6:31–8:30, pois mostra que os milagres de multiplicação têm o objetivo de revelar a identidade de Jesus aos seus discípulos, bem como aos leitores do evangelho. A apatia dos discípulos é apresentada no capitulo 8:17-18 em termos de coração duro, ouvidos surdos e olhos cegos. Os discípulos só começam a entender quando Pedro profere sua confissão de fé em 8:29 “Mas vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo.

·      Este é um milagre diferente daquele descrito no capítulo 6, quando Jesus alimentou mais de cinco mil pessoas. Naquela ocasião, as pessoas alimentadas eram judias. Desta vez Jesus ensinava uma multidão de gentios (aqueles que não eram israelitas) na região de Decápolis. O milagre significa que Jesus é o redentor que oferece redenção para além de Israel.

a)   No capítulo 6, quando Jesus alimentou mais de cinco mil pessoas, Ele multiplicou cinco pães. Para os judeus, o 5 representa o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia, que contém a Lei de Moisés e eram o “alimento da alma judaica”. Jesus, com5 pães, diz que Ele é o novo alimento que renova a antiga aliança.

A segunda multiplicação dirige-se aos pagãos e acontece com sete pães. Segundo os historiadores, existiam nos dias de Jesus 70 nações pagãs, sua lista, inclusive, aparece na Bíblia (Gn 10). Por isso, 7 é o número de pães que representa algo completo, para alimentar quatro mil pessoas. Quatro representa os quatro pontos cardinais da terra, ou seja, a multidão de toda a terra.

b)   Na primeira multiplicação sobraram 12 cestos. Doze fala das 12 tribos de Israel.

Na segunda multiplicação, sobram 7 cestas, pois sete fazia alusão às setenta nações.

c)    A primeira relata que as pessoas esperaram um dia apenas para a multiplicação, indicando para o calvário. No segundo relato, as pessoas esperaram três dias, referindo-se ao terceiro dia da ressurreição, quando a porta da graça abriu a todos os povos.

d)   No primeiro relato, as pessoas se reuniram em grupos de 50 e de 100 pessoas para comer, porque o povo de Israel, durante a caminhada no deserto com Moisés, estava organizado em grupos de 100 e 50. Na segunda multiplicação, se organizaram espontaneamente para comer, mostrando a liberdade perante as estruturas judaicas.

e)    No primeiro milagre, os discípulos têm a iniciativa e se aflingem com a fome daquela gente, mostrando a preocupação dos primeiros cristãos em transmitir o Evangelho aos judeus. No segundo, as pessoas esperam três dias sem comer e os apóstolos não reagem, até Jesus advertir sobre a fome do povo, levantando Paulo.

f)    No primeiro relato, a multidão senta-se “na relva verde”. É uma alusão direta ao Salmo 23, muito conhecido dos judeus. Na segunda multiplicação, as pessoas sentam-se “sobre a terra”, simbolizando a universalidade, a totalidade do mundo, de onde vêm os pagãos.

g)   Veja que na primeira multiplicação, os pães eram de um jovem. Na segunda multiplicação, os pães eram dos discípulos.

h)   Na partilha dos pães com os judeus, as sobras enchem doze “cestos”, um recipiente pequeno, feito com cana e vime usado pelos judeus. Na partilha com os pagãos, as sobras enchem sete cestas, referindo-se a cestas grandes de corda, usados pelos pagãos. O tamanho grande das cestas as diferencia das primeiras, indicando que o convite é para todos.


2.             QUANDO DEUS TE PEDIR ALGO NÃO O FAÇA PELA METADE.


·      Todos estão com Jesus a três dias não fazendo outra coisa, senão ouvindo e recebendo de seus milagres. Ninguém queria ir embora, eles queriam ficar lá! Por estarem fracos, Jesus ficou preocupado com aquela multidão! Não queria que ninguém desmaiasse quando voltassem para suas casas. Jesus pergunta aos seus discípulos quantos pães eles tinham. A resposta foi imediata: SETE PÃES!

·      Os discípulos devem ter se lembrado do milagre acontecido há um tempo atrás, quando Jesus multiplicou cinco pães no meio dos judeus.

·      Na primeira multiplicação Jesus alimentou uma multidão de 5 mil homens. No final, sobraram DOZE CESTOS CHEIOS. E os discípulos levaram para se alimentarem. Na segunda multiplicação, havia apenas 4 mil pessoas! Dos sete pães e alguns peixinhos, sobraram SETE CESTAS CHEIAS e os gentios levaram suas sacolas.

 

·      O milagre não foi maior por causa da incredulidade deles v.17,18 “ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendo o coração endurecidos?” “Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais? A dureza do coração em crer, me impede de viver as sobras.

·      Jesus está vindo de Tiro e Sidom era a chamada "Fenícia" (terra das palmeiras), uma faixa de terra de uns 30 quilômetros de largura ao longo do mar Mediterrâneo, ao norte da terra de Israel. Lá Ele entrou em casa pra satisfazer com o que sobrava a fé de uma mulher gentia. A mulher Siro Fenícia usou a fé e levou o que sobrou. A dureza de coração nos tira até as sobras.


·       Os discípulos não entregaram todos os pães! Eles esconderam o oitavo pão. Na verdade, possuíam OITO PÃES, mas entregaram apenas SETE. Mc 8:14 “E eles se esqueceram de levar pão, e no barco, não tinham senão UM PÃO!

·      Dos SETE CESTOS que sobraram, os discípulos tinham esquecido de levar pão para a viagem que iam fazer até Dalmanuta. A intenção deles era guardar um “pão de reserva”, o “pão da emergência”. Se entregarmos tudo agora vai faltar pra amanhã.


ð Os discípulos de Jesus continuavam inseguros quanto à sua sobrevivência e se preocupavam com as coisas materiais, mesmo depois de Jesus mostrar a eles prodígios e milagres como o da multiplicação dos pães e dos peixes. Eles ainda não compreendiam, porque tinham o pensamento obscurecido pelas coisas não espirituais e porque não conseguiam escutar Jesus com o coração. 

ð Jesus, então, lhes advertia: “Vós tendes o coração endurecido”? Nós também, ainda hoje, somos inseguros, pois, “tendo olhos, nós não vemos e tendo ouvidos, nós não ouvimos”. O nosso coração também fica endurecido algumas vezes porque somos limitados e não distinguimos as coisas mais além do que elas aparentam.

ð Jesus indignado fala para seus discípulos: vocês estão com o coração endurecido e os olhos fechados. Não conseguem perceber que EU SOU tudo que vocês precisam. EU SOU O EU SOU.

ð Você não precisa de coisas, você precisa de um relacionamento com Jesus. Mt 6:33 Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. A questão aqui não se preocupar com o cuidado com as coisas essências e sim a prioridade na busca. A preocupação é incompatível com a fé cristã.

ð Entregar tudo é dar a Ele autonomia prazer como e o que quiser, isso demonstra confiança absoluta. Os OITO PÃES entregues representariam ir a outro nível, o nível de viver sem se preocupar com o pão do barco, pois eles estão nas mãos de Jesus


·      Eles não tinham sete, eles tinham oito mais reterão um. O número oito significa ressurreição ou novo começo. Na verdade, a ressurreição é um novo começo. É alguém que morreu, ressuscitou e está tendo um novo começo.

·      Por isso, o domingo é o nosso dia de descanso, pois é o dia da ressurreição. O domingo, para nós, não é só o primeiro dia, para nós é o oitavo também, o dia do recomeço, da nova criação. 

a)   A Bíblia fala que oito pessoas saíram da arca, simbolizando ressurreição, porque passaram pela morte no dilúvio e saíram para uma nova vida.

b)   A circuncisão ocorria no oitavo dia, porque circuncidar significa cortar a carne, daí ter que ser ao oitavo dia para simbolizar ressurreição. 

c)    O leproso era purificado no oitavo dia.

d)   As primícias eram trazidas no oitavo dia

e)    O sacerdote trabalhava no oitavo dia da consagração.

f)    A transfiguração se deu no oitavo dia para mostrar que depois da ressurreição nós seremos glorificados.


ð 1 Sm 16 diz que Jessé passa perante o profeta sete filhos. Mas a promessa não está em nenhum deles. Jessé havia escondido o oitavo pão.

ð O oitavo pão é o rei, é o que te faz reinar. Ele traz uma unção pra destravar a vida, pra quebrar os grilhões, pra quebrar o julgo, pra curar os enfermos.

ð É aquilo que você já esqueceu, é aquilo que está oculto, mas que tem valor para Deus. Deus Se proveu de um rei, que estava esquecido pelos homens, oculto pela família.

·      Os teus dons, esquecidos pela igreja e ocultos por teus pecados serão hoje trazidos à tona e Deus fará ir a um novo nível.

 

a)   O oitavo pão significa a nosso coração ainda ENDURECIDO PARA DEUS.

b)   O oitavo pão significa a nossa falta de Revelação do amor de Deus pelos ímpios.

c)    O oitavo pão significa a nossa falta de REVELAÇÃO DA GRAÇA.

d)   O oitavo pão significa a nossa falta de COPREENSSÃO DE QUEM É JESUS.

e)    O oitavo pão significa as nossa INDEPENDÊNCIA de Deus.

f)    O oitavo pão significa os nossa JUSTIÇA PRÓPRIA.

g)   O oitavo pão significa nossa RELIGIOSDIDADE.

h)   O oitavo pão significa a nossa falta de FÉ. 

CONCLUSÃO:

·      Deus parece nos dizer muito claramente, vocês estão diante do Pão da Vida, do Maná verdadeiro, derramado do Céu para toda a humanidade e estão com medo de faltar o pão? Os discípulos estavam preocupados por só terem um pão, diante do Pão da Vida.

·      Os dias são maus, mas precisamos nos recordar do que Deus já fez por nós e que Ele é poderoso pra fazer outra vez. Não se desespere, pois situação nenhuma saiu das mãos de Deus. Não há desemprego que seja maior que Deus, ou fome, ou sede, ou nudez, ou seja lá o que for. Adquira forças em Deus e lute com as armas da Graça: oração, jejum, estudo e leitura da Palavra, não deixe de congregar e ore, ore muito e em breve com certeza Deus virá ao nosso encontro.


Pr. Nilton Jorge - Contatos: (22) 998746712 Whatsapp


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