sábado, 1 de janeiro de 2011

O SEGREDO DE OBEDE-EDOM

TEXTO: 6:10,11,12
INTRODUÇÃO:
No livro de Exôdo 37:1 Deus ordenou Moisés chamar Bezalel para construir a arca da aliança ou do concerto, Bezalel a fez da madeira de Acácia, por motivos simbólicos:
a) Ela é uma árvore de madeira nobre do deserto.
b) Ela é de madeira de casca dura, impedia insetos e a água de causar prejuízos ao seu interior.
c) Ela produzia um óleo que extraído fazia a essência aromática.
d) Da Acácia brota uma flor que exala um bom perfume quando ferida.
e) Ela é uma árvore cheia de noz, com muitos espinhos.
f) Ela é resistente às adversidades.
Obs: Por causa de sua casca, ela não afunda quando cortada e jogada na água, os dois altares do tabernáculo (templo) foram feitos da madeira de acácia, o altar de bronze (altar de sacrifício) e o altar do incenso (altar da adoração).

A arca da aliança simboliza: O trono de Deus, a presença de Deus no meio do seu povo.
Em 1 Sm 4 Houve uma guerra entre Israel e os filisteus que levaram a arca como despojo de guerra, ela (a arca) esteve entre os filisteus durante sete meses, da casa de Dagom foi retirada para a terra de Bete-Semes, lá ficou por alguns anos até que os homens da terra olharam para dentro da arca e morreram 50 mil e 70 homens. Então, os líderes mandaram ela pra Quiriate-Jearim e lá ficou por 20 anos na casa de Abinadabe, pois consagraram seu filho Eleazar por sacerdote para guardar a arca.
   
• Depois de 7 anos reinando em Hebrom, Davi estava iniciando seu governo em Jerusalém. Porém, uma coisa faltava: A arca da aliança (que representava a presença de Deus no meio do povo).
Perguntar faz bem, e Davi pergunta sobre a arca, geralmente quem faz perguntas está interessado em dar respostas e não apenas em aprender alguma coisa.

TRANSIÇÃO: QUEM ERA OBEDE-EDOM?
HÁ DUAS CLASSES DE ERUDITOS DA TEOLOGIA QUE DEFENDEM DOIS POSTULADOS:

1) A primeira turma teológica defendem que: Obede significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM denota que este homem era um descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú, sendo estes um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.
• Defendem essa turma que Obedem Edom era rejeitado pela sociedade da sua época.
• Humilhado pelos chamados "povo de Deus", os Israelitas.
• Desprezado por todos, que tinha uma esposa estéril, animais estéril, dono de uma propriedade estéril.
• Descendente dos inimigos de Israel, natural da cidade de Golias.

2) Há uma outra classe de eruditos da Teologia que definem biblicamente que Obede Edom era de Gate Rimon, uma cidade levítica no território de Dã ou Manassés, indicando que Obede Edom era um levita cantor e que fazia parte do turno de 24 horas de adoração estabelecido por Davi.
Havia em Israel três famílias de Levitas que repartiam as funções do templo, Hemã, Asafe e Jedutum. A família de Jedutum era chamados de Coatitas, eram da linhagem de Merare por tanto, os carregadores da Arca e dos utensílios do santo Lugar e dos Santos dos Santos.

Ai entendemos porque Uzá morreu ao tocar na arca, pois esse era levita irmão de sacerdote ungido, mas não era da linhagem de Merare, não era Coatita, ou seja não estava habilitado para carregar a arca, essa era a função dos filhos de Coate, por isso ela vai parar na casa de Obede Edom e prospera tudo por lá.
Obs: Arca com a pessoa errada trás juízo e morte, mas na casa certa com a pessoa certa ela trás a benção.

 O TEXTO COMEÇA FALANDO SOBRE UMA NOVA OPORTUNIDADE.

v.1: “Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil”.
“Escolhidos de Israel”: Aqueles a quem via com melhor preparo, estes foram chamados a buscar a arca e levá-la a Jerusalém.
• O número 30 representa na Gematria Bíblica, uma nova fase na vida de uma pessoa, que implica em novas responsabilidades e OPORTUNIDADES:
• QUANDO A PRESENÇA DE DEUS ENTRA EM NOSSA CASA NOVAS PORTAS DE OPORTUNIDADES SÃO ABERTAS. Esta era a oportunidade de Obede, a arca ficou 70 anos fora do lugar, no tempo de Saul os levitas foram perseguidos e deixaram suas funções.
• v.10b: “...mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu”. v.11: “Ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa”
• O número três na Gematria Bíblica representa "totalidade":
 O tempo é completo através de três dimensões: presente, passado e futuro.
 O ser - humano é completo através de três partes: espírito, alma e corpo.
 Deus é composto de uma tri-unidade: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo.
 Três foram os presentes dados a Jesus quando de seu nascimento: Incenso (louvor), Mirra (perfume, testemunho de vida) e Ouro (o bem mais precioso: a vida resgatada por Deus).
 As tentações vencidas por Cristo no deserto foram apresentadas sob três formas.
 A vida ministerial de Jesus se deu durante três anos. Em três dias Jesus ressuscitou!
• QUANDO A PRESENÇA DE DEUS ENTRA EM CASA A BENÇÃO É COMPLETA.

 A SHEKINAH TROUXE BENÇÃO NA ÁREA SENTIMENTAL. Os nomes dados a seus filhos mostram o que a presença de Deus fez na casa deste homem:
a. Semaías - Ouvido por Jeová; (Diante da Arca ele aprendeu a orar ao Deus verdadeiro).
b. Jeozabade – Jeová quem me deu; (Diante da arca ele aprendeu a ser grato).
c. Joá – Jeová é meu irmão; (Diante da arca ele aprendeu o contexto de família).
d. Natanael – Meu amigo é Deus; (Diante da arca ele viveu a intimidade).
e. Amiel – existe recompensa; (Diante da arca ele entendeu o contexto da semeadura).
f. Issacar – Portador do salário. (Diante da arca ele aprendeu que quando buscamos a Deus, Ele não fica devendo nada a ninguém).
1. A SHEKINAH TROUXE BENÇÃO NA ÁREA FÍSICA.
2. A SHEKINAH TROUXE BENÇÃO NA ÁREA ESPIRITUAL, ELE TOMOU UMA DECISÃO DE NUNCA MAIS VIVER SEM A PRESENÇA DE DEUS NA SUA VIDA E NA SUA CASA.

 O SEGREDO DE OBEDE-EDOM – É UM SÓ A SHEKINAH DO SENHOR.

• Obede-Edom tomou uma decisão e com certeza sua esposa concordou. Eles iriam deixar tudo para estarem perto da SHEKINAH DO SENHOR. Esse é o segredo de Obede-Edom ele está sempre perto da SHEKINAH DO SENHOR.
• Em I Crônicas 15: 17 e 18; vemos que Obede-Edom se tornou um porteiro do Santuário do Senhor. Ele amava tanto a Shekinah que pediu ao rei Davi que o deixasse ficar perto da Arca, e então ele se faz um porteiro.
• Obede-Edom era chefe de uma família de levitas, (I Cr. 26:1-4,6 “Quanto as turmas de porteiros...Os filhos de Obede-Edom foram: Semaías o primogênito, Jeozabade o segundo, Joá o terceiro, Sacar o quarto e Natanael o quinto. Amiel, o sexto, Issacar, o sétimo, Peuletai, o oitavo; porque Deus o tinha abençoado”).
Quando Deus nos abençoa com sua presença nossa casa se torna um lugar de música.

CONCLUSÃO:
OS BENEFÍCIOS DE RECEBER A PRESENÇA DE DEUS!

1) OBEDE-EDOM ERA UM HOMEM QUE MORAVA A BEIRA DO CAMINHO.
A beira do caminho indicava necessidade, na beira do caminho ficavam os pobres, os mendigos, os coxos, os cegos, os afastados da sociedade, os desertados, os ladrões, as prostitutas. A beira do caminho indica os que não querem envolvimento, compromisso, santidade, vida em abundancia, os que querem viver a sua maneira, a maneira do mundo.
(Obs: Depois que se encontrou com a arca ele entrou no caminho, Junto com Davi sobe a Jerusalém adorando e sacrificando ao senhor).
2) OBEDE-EDOM ERA UM HOMEM QUE TINHA COMO HERANÇA UM LEGADO A BENÇÃO. Descendente de Coate e Merare, ele estava destinado a viver pra obra de Deus.
(Obs: Ele quebra este legado pois o que ele quer agora e ter a benção de Deus).
3) OBEDE-EDOM ERA UM HOMEM, E ESQUECIDO POR CAUSA DA PERSEGUIÇÃO.
(Obs: Mais diante da arca tem sua vida mudada em porteiro da casa de Deus e adorador).

Contatos com o Pastor Nilton Jorge:
Tele: (22) 998746712 Whatsapp
E-mail. niltondalani@gmail.com

20 comentários:

  1. Boa tarde amando, Só queira tirar uma duvida, Segundo Flavio Josefo, Obede Edom era da "Raça dos levitas" Mas o Senhor nos informa acima que ele era descendente de golias. Queria saber se isso era possivel, um homen de outro povo ser levita,pois a Biblia nos informa que levita seria só os que são descendente da tribo de Levi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li uma apostila a respeito do asunto e o autor afirma que depois da arca ficar hospedada na casa de obede edon por causa da fatalidade da morte de uza davi observou que D,us aprovara a a pessoa de obede edon e com isto ele ganhou o direito de trabalhar no templo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pastor Nilton que Deus continue te abençoando em tudo, muito produtiva sua avaliação explicativa sobre Obede-Edom aplicarei na minha vida e na minha casa.

      Excluir
    4. Meu querido irmão, ele na verdade mostrou duas linhas de pensamentos teológicos.
      Uma que diz: que Obed Edon era filisteus é outra levita

      Excluir
  2. Meu Nome é Eduardo, sou diacono e instrumentista. Li a mensagem e realmente foi muito edificante. Que o Senhor continue abençoando vossa vida e toda sua familia.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se minha informação os ajudará, mas, segue aí meu comentário quanto a Obede-Edom: É incerto se a referência é a Gate dos filisteus, ou a Gate-Rimom, uma cidade Levítica no território de Dã ou Manassés (Js. 21. 23-25). Nos livros de Crônicas Obede-Edom é frequentemente referido como um Levita (1º Cr. 15. 17-25; 16. 5 e 38...; 2º Cr. 25.24). Paz!

    ResponderExcluir
  4. pastor Niltom tenho meditado nesta mensagem que muito tem me edificado Hoje o que vemos são pessoas que pouco tem se preocupado com a presença de Deus e mais com doutrinas de prosperidade tenho a mesma linha de pensamento sobre a origem edomita porem indiferente de sua origem é que durante +- 23 anos a arca ficara em casa de Abinadabe sem nada ocorrera e em treis meses tudo muda para obede Deus procura verdadeiros adoradores.
    Buscai primeiro ao reino de Deus e as demais coisas seram acrescentadas Mt 6.33

    ResponderExcluir
  5. São duas pessoas distintas e contemporâneas. Um era filisteu e o outro era da Tribo de Israel.

    ResponderExcluir
  6. Estou pesquizando sobre 2 Samuel 6, e amei seus comentários, edificou muito a minha vida! Parabéns Pastor!

    ResponderExcluir
  7. Pr Nilton muito bom eu que sou amante dessa palavra o livro mais intrigante de ser ler ,agradeço a Deus pela sua vida ,o que vc postou é o que estava procurando sobre esse assunto .Deus te abençoe ricamente em nome de Yeshua hamashia.

    ResponderExcluir
  8. O meu querido Pastor,sou grato a Deus pela sua vida,não apenas por ser seu amigo.Mas por tê-lo como referencia em Deus...Tu é uma benção em nossas vidas.Seu comentário me ajudou muito em meus estudos sobre Obede-Edom. Deus continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir
  9. A Paz pastor.. que palavra linda e edificante..
    tenho pra mim que essa cidade de Gate e sim a cidade dos filisteus.. e só quem era da tribo de levi poderia tocar ou estar diante da arca como um levita.. mas Deus faz coisas inescapáveis, Davi tbm nao era da tribo de levi e sempre esta diante da arca. Obede-Edom foi escolhido por Deus para aquele proposito msm não sendo da tribo.. hoje em dia tbm não é diferente, mts que são não estão dando a adoção devida Deus pega quem não é pra confundir quem é...

    ResponderExcluir
  10. realmente a questão de ser ou não levita isso não é uma via de regra. Como o pastou explicou a bíblia mesmo nos orienta a respeito disso, não querendo desmerecer o grande historiador Flavio Josefo, mas temos que ver o que a palavra diz.
    Paulo em uma das suas carta afirma que Deus usa aqueles que não são para confundir aqueles que são e por aí vai. Precisamos estudar mais a bíblia sermos cristão Berianos(Beréia)
    Pastor Nilton gostei muito desse estudo relacionado a Obede Edom, que Deus continui usando o senhor como um instrumento para edificar vidas, paz a todos

    ResponderExcluir
  11. Muito bom meu querido gostei muito ate copiei para estudar mas um pouco.Deus o abençoe voce foi canal de bençao para min obrigado

    ResponderExcluir
  12. Pro fundo este estudo gostei muito sou pastor Fábio José Domingos Rosa da cidade de Queimados no Rio de janeiro na baixada Fluminense

    ResponderExcluir
  13. Muito edificante e revelação profunda.

    ResponderExcluir
  14. Pr Nilton muito edificante estar palavra q o Senhor continue te abençoando.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.