sábado, 4 de novembro de 2023

MARANATA O ÚLTIMO CLAMOR DA NOIVA

TEXTO: Ap 22:20

INTRODUÇÃO:

·      O céu é mais do que o nosso destino, é a nossa motivação. O conhecimento de que vamos morar no céu deve mudar nossa vida aqui e agora.

·      No capítulo 21 João descreve que a história já fechou suas cortinas, logo após o juízo final do trono branco os ímpios serão destinados à condenação eterna no lago de fogo e os inimigos do Cordeiro e da igreja já serão lançados no lago do fogo, então se iniciará o que a Bíblia chama de governo eterno de Deus, ou estado eterno. João descreve que haverá uma renovação no universo e terra e então Deus fará novos céus e uma nova terra preparada pra seus santos e Deus habitará com e entre os homens e logo a seguir João viu a Nova Jerusalém translúcida e gloriosa que descia do céu.

·      O texto de Apocalipse 22 tem alguns desafios para os habitantes da Nova Jerusalém:

a)   Os habitantes da nova Jerusalém devem guardar a palavra do seu Senhor v.14.

·      A Palavra guardar significa aceitar o conteúdo como legítimo, não mudar, não acrescentar nem subtrair nada ao seu conteúdo. Isso é valorizar a integridade do texto. Guardar significa obedecer, praticar, observar. Isso é valorizar a importância do texto.

·      O liberalismo tenta tirar algo da Escritura. Os liberais dizem que os milagres não existiram que o registro da criação foi apenas um mito. Negam a origem divina das Escrituras. Nesses últimos dias estão lutando pra reescrever as Escrituras para torná-la inclusa.

·      O misticismo tenta acrescentar algo à Escrituras. Paulo diz que ainda que venha um anjo do céu para pregar outro evangelho deve ser rejeitado.


b)   Os habitantes da nova Jerusalém devem estar preparados para o julgamento do Senhor v. 12-15.

·      Ele vem e tem o galardão e irá retribuir a cada um segundo as suas obras. O critério do galardão ou do grau de condenação são as obras. Aos salvos Galardão será no tribunal de Cristo ato continuo ao arrebatamento. Aos ímpios seu galardão segundo as suas obras será no juízo final diante do trono branco onde não haverá absolvição e sim condenação eterna ao lago de fogo eterno.

v.15 Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Os pecados aqui mencionados são os pecados de impiedade (relacionamento contra Deus) e perversão (relacionamento com homens).

·      Essas palavras do texto dizem que o destino das pessoas no juízo não poderá ser alterado. O que for, será para sempre. Não haverá mais arrependimento nem apostasia. O julgamento é o fim e anuncia o estado final de justiça e injustiça permanentes. Haverá uma hora que será tarde demais para o arrependimento.

 

c)    Os habitantes da nova Jerusalém devem aguardar ansiosamente a vinda do Senhor v. 7,12,17,20.

·      No v.7 e 12 É Jesus como noivo da igreja que assumi um compromisso de voltar pra leva-la. Ele já pagou o dote na cruz. Agora, a noiva deve se preparar, se ataviar.

·      No v.17 É a Noiva do Cordeiro quem clama ansiosamente para que o seu Noivo venha.

·      No v.20 novamente Jesus diz que virá em breve e João fará o ultimo clamor ou oração das escrituras: "Amém. Vem, Senhor Jesus!”. Essa oração de João aparece uma única vez nas Escrituras no texto de 1Co 16:22.

·      Vem Senhor do original em aramaico Marãn + Athá, é transliterado no grego para Maranata. Quando um judeu encontrava outro antes da vinda de Jesus, diziam: Marãn, que significava Nosso Senhor ou o Messias Virá, e depois da ressurreição de Jesus, quando um crente encontrava outro, este acrescentava a palavra Athá, assim essas duas palavras juntas eram ouvidas: Marãn + Athá que significa “o Messias veio, está aqui e voltará”.

·      Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada um com sua teoria e opinião. Por defender e pregar que Jesus voltará para arrebatar a sua Noiva antes da grande tribulação, levando-a secretamente é que em sua maioria os pentecostais são chamados de Pré-Tribulacionistas.


·      A vinda de Jesus está relacionada a três grupos de povos:

a)   Para a Igreja Jesus virá como Noivo: Jo 14:3 a fim de leva-los para Si, isso é para a glória, isto inclui todos os santos de todos os tempos.

b)   Para Israel Jesus virá como Messias e Libertado: Jr 30:5-7 após prová-los e expurgá-los mediante a grande tribulação. 

c)    Para os Gentios: Sl 96:13, isto é as nações em geral. Jesus virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores, e Juiz, para julgá-las e após isso reinar sobre elas com vara de ferro isto é, com justiça.

·      Não estou afirmando que Jesus virá duas ou três vezes, e sim que a Sua vinda se relaciona com três grupos distintos conforme a divisão bíblica: 1Cor 10:32 Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus.

·      Independente da escola teológica quer seja reformada, neo-pentecostal, ou pentecostal, todos os crentes em Cristo Jesus, creem que Ele vai volta. Se antes da grande tribulação, se no meio da Grande tribulação ou se após a grande tribulação todos creem Cristo vai voltar.

·      A grande confusão termina quando começamos a entender os significados dos acontecimentos relacionados à sua vinda.

·      Nós defendemos que Cristo voltará uma única vez, porém em duas fazes. Há três palavras quanto a vinda de Cristo que define a sua vinda em duas fazes:

a)   HARPAZO. A palavra “HARPAZO” significa agarrar, apanhar, carregar para longe. Traz em seu próprio domínio semântico a ideia de súbito e ação repentina, aqui se aplica a doutrina da EminenciaNesse sentido o Arrebatamento demonstra que a ação exigirá um contexto do qual a Igreja precisará ser retirada em caráter de urgência. Por isso Harpazo é o mesmo que rapto repentino. 1 Tss 4:17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

b)   PAROUSIA. Pode ser traduzida como “vinda” ou como “presença”. A palavra geralmente significa presença pessoal e foi usada para a volta do Senhor. Na literatura grega não bíblica, geralmente se referia à visita de pessoas de alta classe, especialmente reis e imperadores visitando uma província.

c)    EPIPHANEIA. Epifanéia é “aparição”, “resplendor” e indica a visibilidade do retorno de Cristo.


·      As diferenças e contrastes das duas fases da vinda de Jesus são tão evidentes na Bíblia, que se assim não fosse, a Bíblia não seria tão inerrante e infalível.


1)   Jo 14:3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Cl 3:4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Como se vê, em João, Jesus promete vir buscar seu povo, ou seja, aqui Ele vem para os seus. Em Colossenses está escrito que viremos com Ele na sua revelação as nações, ora, como poderemos vir com Ele, se primeiro não formos com Ele?

2)   1 Tss 4:17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Zc 14:4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.

3)   I Co 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Mt 24:30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. No primeiro texto os fatos se darão num abrir e fechar de olhos, num piscar. Essa trombeta só será ouvida pelos salvos, já no segundo texto, os fatos serão precedidos por UM sinal, indicando que será um acontecimento mais demorado do que o primeiro.

4)   Hb 9:28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.  Mt 25:3,32 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; O texto de Hebreus nos fala de Jesus vindo para os que lutaram por uma vida sem pecados e aguardam com muita ansiedade esse dia Glorioso, no texto de Mateus vemos um tribunal reunido para um julgamento, do qual Jesus é o Juiz, e nós estaremos neste tribunal não como réus, mas como testemunhas da justiça do justo Juiz.

5)   Ap 19:7-8 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. Ap 19:11-14  E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. A sequência dos fatos é: subiremos como noiva e viremos com esposa para julgar as nações.


A maior certeza que temos que a igreja será arrebatada está no livro de apocalipse.

ð No capítulo 1 a Igreja é introduzida no livro segundo o verso 19 essas são as coisas que ele viu O Cristo glorificado e a igreja militante, no capítulo 2 e 3 Jesus vai revelar a condição da igreja e exortá-la a se preparar para a eternidade, segundo capitulo 1 e o verso19 essas são as coisas que são, ou, seja a condição da igreja.

ð No capítulo 4 lemos no verso 1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. Segundo o capítulo 1:19 essas são as coisas que hão de acontecer, João viu um trono, assentado no trono O Deus Todo-Poderoso (vv. 2, 3a). Para uma igreja do capítulo 2 e 3 perseguida, torturada, martirizada esta é uma mensagem consoladora: a saber, que o seu Deus está no trono e Reina soberanamente.

ð Circundando o trono um arco celeste (vs 3b). O arco celeste aqui não é apenas um arco, mas um círculo completo, pois no céu todas as coisas são completas. Normalmente o arco celeste aparece depois de uma grande tempestade, mas aqui, ele aparece antes dela. O que a Bíblia quer nos ensinar com isto? A graça de Deus sempre antecede o julgamento.

ð Ao redor do trono os anciãos e seres viventes (vv. 3,4,6,7) João vê assentados neles, vinte e quatro anciãos. Assentado fala de uma posição de autoridade e poder. Veja que esses anciãos não são anjos ou seres angelicais, pois, também ao redor do trono, João viu quatro “seres viventes”. É semelhante aos querubins da visão do profeta Ezequiel.

ð Anjos não tem trono, mas, os 24 anciãos representam o povo fiel de Deus, a “igreja do Velho e Novo Testamento”, a igreja dos patriarcas e apóstolos, a totalidade da igreja de Deus na história. Eles estão vestidos de roupas brancas [justificação] e usando coroas de ouro [glorificação]. A igreja tem a honra não apenas de ser salva, mas também de reinar no céu e ser assistente de Deus no Seu julgamento. Fomos constituídos reis e sacerdotes. Os sacerdotes estavam divididos em 24 turnos. Aqui somos divididos em igrejas, denominações. Mas no céu seremos uma só igreja: os que foram lavados pelo sangue do Cordeiro.

Em Apocalipse 4 a igreja não está mais na terra, ela aparece no céu glorificada e coroada e assentada no trono, no capítulo 5 quando João chora por não haver ninguém digno de abrir o livro e desatar os 7 selos da ira de Deus é um dos Anciãos a igreja quem diz a João “Não chores eis ai o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, prevaleceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos” e no capítulo 5 a igreja está juntamente com os anjos prostrada de joelhos e adorava ao Cordeiro.

ð  No capítulo 6 começa a grande tribulação, capítulo 7 tem os mártires que sobem da grande tribulação quem responde a João quem são os que chegaram com roupas brancas, é um dos Anciãos, a Igreja já estará no céu.

ð No capítulo 8 e 9 sete anjos tocam sete trombetas e a ira de Deus é derramada na terra a igreja não aparece na terra e a morte por 5 meses sairá de férias.

ð No capítulo 10 o anjo com um livro na mão, a igreja não está na terra.

ð No capítulo 11 revela as duas testemunhas a igreja não está na terra.

ð No capítulo 12 descreve sobre a mulher e o dragão, a igreja não está na terra.

ð No capítulo 13 aparece a besta do mar e a besta da terra, não tem igreja na terra.

ð No capítulo 14 são 144 judeus selados, não tem mais igreja na terra.

ð No capítulo 15 e 16 são sete salvas da ira de Deus, a igreja não está na terra.

ð No capítulo 17 é a mulher vestida de escarlate, não tem mais igreja na terra.

ð No capítulo 18 são as quatro vozes da queda de Babilônia a igreja não está na terra.

ð No capítulo 19 revela não mais a noiva mais a esposa do Cordeiro que se ataviou e já está pronta nas bodas do cordeiro.

 

·      Enoque, trasladado antes do dilúvio;

·      Noé foi poupado por Deus de uma geração inteira;

·      Elias, arrebatado antes de Israel ser conquistado por inimigos;

·      foi posto a salvo antes de o Senhor subverter Sodoma e Gomorra;

·      José revelou-se secretamente aos seus irmãos.

Ef 1:13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

ð O Espírito Santo como selo, é a prova de que Deus nos comprou, e somos possessão sua. O Espírito Santo habitando em nós é uma garantia divina e também um penhor, significando que em breve Ele virá para levar toda sua compra. É evidente que quando isso ocorrer, Ele levará somente o que for seu.


CONCLUSÃO:


COMO SERÁ A VOLTA DO SENHOR?

1.    Será repentinaCristo virá como um relâmpago. Ninguém poderá se preparar de última hora. Quando o noivo chegar será tarde demais para buscar encher as lâmpadas de azeite. A glorificação dos santos, quer vivos quer mortos, ocorrerá num momento (1 Co 15:52). A palavra no original grego, para “momento”, é átomo. Trata-se de uma fração de milésimos de segundos.

2.    Será inesperada. Quando Jesus voltar os homens vão estar desatentos como a geração diluviana. O perigo eminente o dilúvio não era a primazia. Os homens Vão estar entregues aos seus próprios interesses sem se aperceberem do perigo. Quando o dilúvio chegou pegou a todos de surpresa.

3.    Necessidade de vigilância. Esse dia será como a chegada de um ladrão: Jesus vem de surpresa, sem aviso prévio, sem telegrama. É preciso vigiar. É preciso estar preparado. Não sabemos nem o dia nem a hora. Precisamos viver apercebidos.

Aqueles que andam em trevas serão apanhados de surpresa. Nós, porém, somos filhos da luz. Devemos viver em santa expectativa da segunda vinda de Cristo, orando sempre,

“Maranata, ora vem, Senhor Jesus”.

Pr. Nilton Jorge - Contatos: (22) 998746712 Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.