TEXTO: Ez 38:1-6
INTRODUÇÃO:
· Há duas guerras
ocorrendo agora Rússia x Ucrânia e Israel x Hamas trazendo grandes especulações
e alarde no mundo evangélico. Há um cenário geo-politico e
escatológico sendo armado.
· No capítulo 37
de Ezequiel o vale de ossos secos, Deus faz duas abordagens proféticas e escatológicas,
a
primeira abordagem já cumprida ele reporta sobre a Restauração e Renascimento
de Israel como nação e como estado. A primeira diáspora de Israel por ocasião do cativeiro da Babilônia
e da Assíria a maioria dos judeus jamais retornou à terra de Israel. Na segunda diáspora no ano 70 d.C
ocorre a destruição de Jerusalém pelo general romano Tito, que descendo o monte
das Oliveiras, com 50 mil soldados romanos surpreende os judeus destruindo
Jerusalém juntamente com o seu templo, e os judeus que não foram mortos foram espalhados
pelo mundo.
ð Cerca de 60 anos depois, por
volta do ano 130 d.C, os judeus tentaram retomar o lugar e mais uma vez foram
derrotados. O imperador romano Adriano, além de expulsá-los
novamente, aplicou uma punição: rebatizou o lugar de Palestina, em homenagem
aos filisteus, um dos principais inimigos dos judeus.
ð Depois da queda
do Império Romano em 1453, a região foi passando por diversos domínios
diferentes, e em 1516 foi conquistada pelo Império Turco-otomano, que ficou com
seu controle até o final da Primeira Guerra Mundial. Essa
dispersão judaica durou mais de 1.800 anos. Em 1918 no fim da primeira
guerra mundial, o Império Britânico venceram os Turcos-otomanos e fizeram da
palestina e Jerusalém uma extensão do império Britânico e muitos judeus começaram
a voltarem a Jerusalém.
ð Em 1930 em
várias partes da Europa, mas principalmente com a Ascenção de Hitler na Alemanha
houve muitas perseguições com mortes de milhares de Judeus, com isso a
migração de judeus para a Palestina aumentou consideravelmente. O
dia 14 de maio de 1948 foi a data da publicação do primeiro diário oficial do
país, o dia em que as tropas britânicas deixaram o país e Ben Gurion, o
primeiro chefe do Estado, como ministro de Israel, assumiu o governo do país.
Desde então, Israel se tornou uma nação soberana.
· A segunda
abordagem ainda vai cumprir, pois trata do renascimento espiritual de Israel ou
sua conversão,
reconhecendo a Jesus como seu Messias e recebendo do alto o sopro do Espírito e
isso se dará quando Jesus voltar e estabelecer o seu Reino milenial sobre a
terra. Os capítulos 38 e 39 do livro de Ezequiel falam de um conflito em que
está entre a primeira parte da profecia e a última do capítulo 37.
· É importante saber que a invasão de Gogue e o seu bando à terra de Israel no capítulo 38 e 39 de Ezequiel é distinta da batalha do Armagedom (Ap 16) e da guerra da rebelião de Satanás (Ap 20). É evidente que em Apocalispe 20, a expressão Gogue e Magogue é empregada simbolicamente, representando os últimos inimigos de Deus e do seu povo. É evidente que Ezequiel trata de um evento, e Apocalipse de outro.
1.
Na batalha de Gogue e Magogue são mencionados aliados
definidos, enquanto na do Armagedom e na guerra da Rebelião todas as nações
estão unidas.
2.
Gogue vem do Norte, em Armagedom e na Batalha da
Rebelião os exércitos vêm do mundo todo.
3.
Gogue vem para saquear enquanto em Armagedom e na
Rebelião as nações se unem para destruir o povo de Deus.
4.
Gogue é o líder dos exércitos em sua invasão, mas em
Armagedom é a besta e na Rebelião é o diabo quem a lidera.
5.
Os exércitos de Gogue são colocados em ordem no
campo aberto no vale, enquanto em Armagedom e na Rebelião são vistos na cidade
de Jerusalém.
6.
Gogue será destruído pela espada de Israel e
intervenção divina o Senhor derramará a sua fúria contra as nações invasoras e
enviará um grande terremoto, pestes e chuvas de saraiva, fogo e enxofre sobre
elas, enquanto em Armagedom Jesus destruirá o a besta com um sopro de sua boca
e na Rebelião Deus libera fogo do céu sobre todos os inimigos e Satanás.
7.
A guerra de Gogue e Magogue acontecerá depois do
arrebatamento no início da grande tribulação, Armagedom ocorrerá no final da
grande tribulação, e batalha final da rebelião ocorrerá no final do milênio.
TRANSIÇÃO: A pergunta a ser feita é quem é Gogue e Magogue e o que podemos aprender com o texto?
1. GOGUE E MAGOGUE SÃO INIMIGOS IDENFIFICADOS.
·
Essa profecia envolve muitos nomes, e alguns deles
até parecem enigmáticos.
a)
Gogue. O nome
Gogue só aparece três vezes nas Escrituras, um descendente de Rúben, sem
qualquer vínculo com a profecia 1 Cr 5:4,
na revolta de Satanás contra Deus e seu povo depois do Milênio Ap 20:8 e aqui em Ez 38-39. A descrição profética usa o nome Gogue para indicar um
título e não o nome pessoal de alguém, como Faraó, no Egito; Xá, na antiga
Pérsia, César, em Roma.
·
Gogue é um príncipe e chef, se trata de uma
pessoa, de uma autoridade rei da terra de Magogue e o principal
governante de Meseque e Tubal.
b)
Magogue. É o nome de um
descendente de Jafé, filho de Noé, todos os descendentes de Jafé formaram o que
nós chamamos hoje de indo-europeus. Magogue foi o pai dos citas (colônia magoguiana)
um conjunto de etnias nômades que viviam na região norte do Mar Negro e do Mar
Cáspio região que hoje pertence à Rússia. Os
citas aparecem no Novo Testamento juntamente com os bárbaros Cl 3:11 Onde não há grego, nem judeu, circuncisão,
nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em
todos. Os bárbaros eram os não
gregos que não falavam grego e, entre os bárbaros, os citas estavam bem abaixo na
escala social e cultural. Segundo Josefo, os citas eram tão cruéis
que não sentem maior prazer do que derramar sangue humano e não diferem quase
nada dos animais selvagens. Paulo diz que o Evangelho pode mudar o homem por
pior que ele seja. Então Magogue são os russos.
c)
Meseque e Tubal. Tubal teria
dado origem aos iberos, povo que habitou a região da Península Ibérica
(Portugal e Espanha) e Meseque teria sido o pai dos capadócios, povo que
habitou a Capadócia, região que hoje pertence à Turquia. Todavia Gogue governa sobre Tubal e Meseque, Gesenius identificou “Meseque”
como Moscou, a capital da Rússia moderna na Europa, e “Tubal” como Tobolsk,
primeira província asiática da Rússia.
d) A coalização de Gogue. Ez 38:5,6 Persas, etíopes, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete, Gômer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo. O conflito entre Israel e Magogue exige que haja uma política de alianças entre a Rússia e outros países. Esta lista mostra que pelo menos cinco aliados para a invasão de Israel:
ð
Pérsia. A Pérsia teve o
nome mudado para o Irã em 1935. Tem o Resbola e sustenta o Hamás
ð
Etiópia. Etiópia e outras nações africanas.
ð
Pute. Líbia.
ð
Gômer e todas as suas tropas. Alemanha e
outras nações para o Mar Negro, e provavelmente a Europa Oriental.
A Casa de Togarma, do extremo norte, e todas as suas tropas. Armênia, e provavelmente as repúblicas ao sul da Rússia e a Turquia. Todas essas nações são muçulmanas e inimigas de Israel. Estes países já estão aliados à Rússia.
·
Observação: o texto de
Ezequiel diz no v. 8, 11 está
escrito que este ataque se dará no final dos tempos (aponta para Mt 24:8 o principio de dores), (O dia
da ira ou angustia de Jacó aponta para a grande tribulação), no final do
principio das dores Israel está em paz (as cidades não terá muros) e estarão
seguros (fortemente protegidos). Israel está cercada de inimigos por todo lado
e por dentro incluindo dentro de suas das suas fronteiras. Possivelmente Israel vai
conquistar países ao seu redor para assegurar a sua paz.
·
A guerra entre Israel e Magogue tem dois efeitos que
têm tudo a ver com o programa bíblico previsto para a ascensão ao poder do
Anticristo, através do Império Romano restaurado:
a) Israel sairá fortalecido da
guerra contra Magogue, e ai vai gerar condições para que reconstrua o templo em
Jerusalém e restabeleça o seu culto e também o porá em condição de fazer um acordo
com o governante mundial do Anticristo.
b) O enfraquecimento da Rússia e dos países mulçumanos abrirá o caminho do Anticristo para a instituição de um governo mundial.
2. APRENDEMOS NESSE TEXTO QUE DEUS É QUEM DIRIGE A HISTÓRIA.
· Uma das principais lições que aprendemos nesta profecia é a Soberania de Deus sobre todas as nações. Quando o mundo está incendiado pelo ódio, guerras, conflitos; quando a terra está cambaleando, bêbada de sangue, precisamos levantar os nossos olhos e ver o nosso Deus assentado sobre um Alto e Sublime Trono (Is 6:1). Ele é quem governa o universo. A minha história não é um carro desgovernado.
· Aquele que criou todas as coisas está no controle de tudo e levará a
história para uma consumação final, onde ele sairá vitorioso. Toda a história começa com Deus, está sob
o controle de Deus e terminará segundo a vontade de Deus. Não são
os poderosos deste mundo que determinam os rumos da história. Não os
historiadores que decifram os mistérios da história. Não são os filósofos que
interpretam os segredos da história. Não são os futurólogos que retiram o véu
da história.
· Duas são as
visões humanistas da história:
a)
A visão cíclica
dos antigos gregos. A história não se move
para uma meta. Não há esperança, não há redenção. O que é, é o que foi, o que
foi será. Não há uma consumação.
b)
A visão do
existencialismo ateu. A história é uma
sucessão de fatos sem significado. Não há plano, não há esperança.
·
Sua vida tem sentido. Você não
caminha para um ocaso, para um fim trágico. As forças do mal não prevalecerão.
Deus está no trono. Ele reina. Ele faz todas as coisas conforme o conselho da
sua vontade.
·
A expressão “E saberão que eu sou o Senhor” está
presente cerca de 70 vezes em Ezequiel, o que nos faz entender que um dos
objetivos do livro é demonstrar a soberania de Deus sobre todas as nações da
terra. Essa derrota de Gogue e seus aliados, revelará não só para o
povo judeu, mas a todos os seus inimigos que o Senhor é Deus.
·
A existência da
nação de Israel e do povo judeu só pode ser explicada com uma palavra: Milagre! Se não fora o
Senhor, Israel há muito tempo que teria sido destruída, pois, desde a
antiguidade que o Senhor peleja pelo seu povo. E, na batalha de Gogue e Magogue
não será diferente. Deus sairá em defesa do povo judeu e Gogue e seus aliados
serão destruídos.
3. APRENDEMOS COMO IGREJA QUE VIEMOS DEBAIXO DE UMA VIVA ESPERANÇA.
· A vinda de Jesus está relacionada a três grupos de povos:
a)
Para a Igreja Jesus virá como Noivo, a fim de
leva-los para Si, isso é para a glória, isto inclui todos os santos de todos os
tempos.
b)
Para Israel Jesus virá como Messias e Libertado, após prová-los
e expurgá-los mediante a grande tribulação.
c)
Para os Gentios, Jesus virá
como Rei dos reis e Senhor dos senhores, e Juiz, para julgá-las e após isso
reinar sobre elas com vara de ferro isto é, com justiça.
· Enoque foi trasladado antes do dilúvio;
· Noé foi poupado por Deus de uma geração inteira;
· Elias, arrebatado antes de Israel ser conquistado por inimigos;
· Ló foi posto a salvo antes de o Senhor subverter Sodoma e Gomorra;
· José revelou-se secretamente aos seus irmãos.
ð A igreja é apresentada no capítulo 1 de Apocalipse,
no capítulo 2 e 3 Jesus fala de sua condição e a exorta a santidade, prudência
e vigilância. Mas no capítulo 4 a igreja não está mais na terra, ela aparece no
céu Ap 4 glorificada e coroada e assentada no trono.
ð No capítulo 5 quando João chora por não haver ninguém digno de abrir o livro e desatar
os 7 selos da ira de Deus é um dos Anciãos a igreja quem diz a João “Não chores eis ai o Leão da tribo de Judá, a
raiz de Davi, prevaleceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos” e
no capítulo 5 a igreja está juntamente com os anjos prostrada de joelhos
e adorava ao Cordeiro.
ð No capítulo 6 começa a
grande tribulação, capítulo 7 tem os mártires que sobem da grande
tribulação quem responde a João quem são os que chegaram com roupas brancas, é
um dos Anciãos, a Igreja já estará no céu.
ð No capítulo 8 e
9 sete anjos tocam sete trombetas e a ira de Deus é
derramada na terra a igreja não aparece na terra e a morte por 5 meses sairá de
férias.
ð No capítulo 10 o anjo com um livro na mão, a igreja não está na terra.
ð No capítulo 11 revela as duas testemunhas a igreja não está na terra.
ð No capítulo 12 descreve sobre a mulher e o dragão, a igreja não está na terra.
ð No capítulo 13 aparece a besta do mar e a besta da terra, não tem igreja na terra.
ð No capítulo 14 são 144 judeus selados, não tem mais igreja na terra.
ð No capítulo 15 e
16 são sete salvas da ira de Deus, a igreja não está
na terra.
ð No capítulo 17 é a mulher vestida de escarlate, não tem mais igreja na terra.
ð No capítulo 18 são as quatro vozes da queda de Babilônia a igreja não está na terra.
ð No capítulo 19 revela não mais a noiva mais a esposa do Cordeiro que se ataviou e já
está pronta nas bodas do cordeiro.
Pr. Nilton Jorge - Contatos (22) 998746712 Whatsapp
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