TEXTO: Sl 91
INTRODUÇÃO:
· Este salmo por
não trazer em seu cabeçalho algum tema ou expressar o nome do autor, alguns
eruditos o têm como um salmo de autor anônimo. Os doutores judeus consideram
que, quando o nome do autor não é mencionado, podemos atribuir o Salmo ao
último autor mencionado, e, neste caso, este é outro Salmo de Moisés, o
homem de Deus.
· Muitas
expressões aqui usadas são similares às de Moisés em Deuteronômio, e
a evidência interna, a partir das expressões peculiares, indica que ele pode
ser o autor.
· Apesar de o Salmo 91 ser atribuído pela Septuaginta
(versão grega do Antigo Testamento) a Davi, a semelhança de
pensamento e de linguagem entre os salmos 90 e 91, faz com que os estudiosos
também atribuem este a Moisés, bem como o salmo 92.
· Em todo caso, a
mensagem destes salmos, inspirados e preservados para nós pelo próprio Deus, é
atemporal.
Tanto os que não abraçam a autoria de Davi ou de Moisés como os que defendem um
ou outro como autores dos Salmos 91 e 92 tratam esses salmos como relevantes
para o período pós-exílio babilônico do povo de Deus (que é a temática da IV
parte dos salmos).
· Esses estudiosos
argumentam da seguinte forma: o Salmo 90 (de Moisés) foi utilizado
pelo editor do Saltério como o grito de socorro de Israel na Babilônia. O Salmo
91 (anônimo ou de Davi ou de Moisés) é a voz da fé assegurando proteção do
Altíssimo Todo-poderoso para Israel à medida que a Babilônia desmorona suas
maldades sobre aquela gente. E o Salmo 92 (anônimo ou de Davi ou de Moisés) é o
louvor do povo de Deus pela libertação do cativeiro babilônico oferecida pelo
SENHOR Deus de Israel.
ð IMPORTA-NOS NOTAR O SEGUINTE: a palavra de Deus é sempre atemporal; ela teve, tem e terá relevância e aplicabilidade em qualquer circunstância ou época e em todas as culturas da terra. Afinal, Salmos escritos por Moisés, Davi ou qualquer outra pessoa inspirada por Deus, antes do cativeiro babilônico (no caso de Moisés, mil anos antes da Babilônia), foram utilizados para encorajar o povo de Deus. Desse modo, o salmista e editor do Saltério recorre as experiências de Moisés e do povo no deserto, de Davi e de suas batalhas no trono de Israel para destacar a providência soberana e amorosa de Deus salvaguardando e protegendo seu povo em toda e qualquer situação. Do Egito, passando pelas batalhas de Davi, até o cativeiro babilônico e para sempre.
ð
Deus
foi totalmente capaz de proteger seu povo da opressão, de perigos, pragas e
ataques militares ou satânicos e se Israel confiasse nele e obedecesse sua
palavra, eles seriam de novo protegidos (mesmo na Babilônia e, depois, no duro
recomeço em Israel).
·
Aparentemente parece que o salmo promete que seremos
super-homens e que jamais vamos sofrer, isso porque o salmista oferece uma
tremenda segurança do salvo em Cristo mediante os perigos da vida .
·
John Piper diz que há três maneiras de resolver este
problema:
a)
Podemos dizer que o escritor deste salmo e aqueles
que o incluíram no saltério não tinham discernimentos e cometeram um erro.
b)
Podemos dizer que as vítimas da batalha, os doentes,
e aqueles que sofrem não fazem do Senhor o seu refugio e nem andam pela fé. Em
outras palavras, a promessa é para aqueles que não são incrédulos.
c)
Podemos dizer que o autor do salmo pretendia
comunicar que Deus realmente governa o vôo das flechas, doenças e a duração da
vida, e que nas promessas existem exceções e qualificações. O salmista não
diz que Deus colocará uma redoma de vidro e proteção na vida do crente, mas que
o lança a viver em um mundo perigoso, mais não sem o seu cuidado.
TRANSIÇÃO: COMO VIVER EM
UM MUNDO PERIGOSO COMO ESTE NOSSO?
1. FAZENDO DE DEUS A SUA FONTE DE PROTEÇÃO v. 1-2.
·
O Salmo 91 não nos convida a nos separarmos de
maneira radical da vida e do mundo lá fora (ser evangélico
não é ser eremita que se esconde das mazelas do mundo), mas, ao contrário, ele nos
remete para dentro desse mundo perigoso Jo 17:15: Não peço que os
tires do mundo, mas que os livre do mal.
·
Como
pode ser isto? Como viver sem medo de viver?
·
NOTE que o salmista, em apenas dois versículos
(1-2), revelou-nos o seu segredo.
a)
No v.1 Ele disse que quem
tem a proteção é quem faz de Deus sua habitação.
b)
No v.1 Ele disse que o
que habita em Deus esse é quem descansa.
c)
No v.2 Ele diz que o
que habita e descansa é o que faz de Deus o seu Deus. Ele usa o
pronome possessivo, na primeira pessoa do singular, Ele é o meu Deus, o meu
refúgio, a minha fortaleza. Ele se apossou de Deus como seu
Deus.
·
Se quisermos segurança em Deus temos que viver uma
vida relacional com ele, e não apenas religiosa ou circunstancial.
ð
Só
um conhecimento de Deus no nível de relação intima me dará segurança em um
mundo cheio de inseguranças.
·
Antes de
apresentar o cuidado ele apresenta o cuidador. Sl 91:1-2 o salmista apresentou QUATRO
NOMES DIFERENTES PARA DEUS, que revelam os atributos ou o caráter
de Deus: Aquele que habita no esconderijo
do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu
Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
a)
El-Elyom, Altíssimo
(Deus de todas as coisas; Deus
possuidor).
b)
El-Shaddai, Todo-poderoso (Shaday também poderá
significar rocha, aquele que supre ou sustenta, ou governante absoluto).
c) Yahweh, O SENHOR (ehyeh o auto existente e ativo, O nome de Deus está ligado a Aliança e promessas ao seu povo);
d) El-Elohim, um substantivo plural, no texto original da Bíblia em hebraico. Isto significa que Deus não é um só, mas uma trindade em unidade. A plenitude da divindade.
· Este é o nosso Deus: o possuidor de todas as coisas, o provedor, cheio de promessas e de poder para cumpri-las. Deus é nosso abrigo, nossa sombra, nosso refúgio e nossa fortaleza ou lugar seguro. · Conhecer esse Deus e conviver com ele ajudará você a descansar e seguir sem medo de viver, pois ele nos protege do maligno!
ð O meu Deus não está escondido em um canto da casa sobre um andor ou altar, Ele está vivo e ATIVO.
2. VIVENDO DEBAIXO DOS PRESENTES DA GRAÇA (VS. 3-8)
·
O salmista vai
abordar sobre perigos diversos nos versos 3 à 8.
a)
Nos vs.3 e 6 ele fala de um contágio global através
de doenças físicas: doenças incuráveis pragas mortais, ameaças de
destruição tais quais HIV, câncer, Alzheimer, cardiopatia, covid 19, doença
autoimune, epidemias, pandemias etc. São pragas que se aproxima na escuridão. A doença e a morte estão sempre à porta,
fazendo-nos correr riscos, roubando-nos a alegria de viver.
b)
No v. 5 ele fala de Coisas imprevistas “A flecha que voa de dia”, ou seja: coisa
fortuita, resultado da irresponsabilidade ou criminalidade do outro: bala
perdida, bêbado no volante, viciado que furta, ladrão que rouba e mata, o
casamento que está indo e acontece uma quebra de aliança, o menino forte cheio
de saúde e cai doente. As circunstâncias
inesperadas, a casualidade, o tropeço, as pedras no caminho, os obstáculos na
trajetória, às coisas que ninguém planejou a hora, o local e a maneira
inesperados. Aquilo com que não se contava. A notícia trágica. O diagnóstico indesejável.
c)
No v.5 ele fala de transtornos psicológicos “Pavor da noite”: a ansiedade, o medo, o
pânico, angústia, síndrome do pensamento acelerado. O estresse como fruto de traumas e longas tribulações, ou de algo
que não se tem explicação, excesso de pressão e de trabalho.
d)
No .7 e 8 ele fala de desajustes sociais “Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua
direita”: os tempos de guerra e violência (urbana e mundial), a história
dos que falem financeiramente, daqueles que perdem tudo o que construíram a fé,
família, fortuna, felicidade. No verso 8 ele ai usar a expressão
ímpios, como os perversos que vivem por perto, que estão ao alcance da mão,
que penetram na casa, na igreja, no trabalho, tornam-se sócios, empregados ou
patrões. Gente raivosa, com dentes afiados e ferozes, de atitude agressiva,
iracunda, de coração ruim, que chega muito perto da gente para ferir e
prejudicar.
e) No verso ele leva a batalha e perigo para o mundo invisível. Ataques espirituais malignos “O laço do passarinheiro/caçador”: armadilhas do Diabo; tentações e opressões malignas. No v. 10 ele fala do ato de rogar praga ou seja, maldição e pragas satânicas (possível referência a Balaque que contratou Balaão para amaldiçoar o povo de Israel). v. 10 “nenhum mal o atingirá, nenhuma praga se aproximará de sua casa.”
· Notem que a lista de perigos é grande em número extensão, poder e profundidade muito maiores do que qualquer ser humano é capaz de, por si mesmo, suportar. E aqui está o segredo de nossa segurança em Deus e a sua graça. Ela toma a forma e tamanho da nossa luta haverá graça pra suportar e vencer os dias perigosos.
3.
VIVENDO O
SUSTENTO DE DEUS DIA APÓS DIA VS.
9-13.
·
O
salmista falou que Deus é a sua fonte, o seu protetor e agora dirá que ele
também é o seu sustentador (ele te protege e te sustenta de modo sobrenatural).
·
Observe que
o salmista usou, mais uma vez,
diferentes nomes para Deus. Isto é para demonstrar a amplitude de
seus atributos. Quem confia fica tranquilo. Deus sustenta. Portanto, confie e
se tranquilize.
·
Há um aparato de anjos sustentando, protegendo e
guardando o fiel (v. 11).
Temos aqui (v. 11) uma alusão aos anjos que saudaram Jacó, antes de seu
encontro com Esaú. Num momento crítico, eles anteciparam boas-novas a Jacó. Noutro momento crítico, não livraram Jesus,
mas o sustentaram. Lucas 22:43 no momento de solidão e agonia de Jesus no
Getsêmani por causa da cruz um anjo o consolava. Deus traz conforto, quando não
livra; outrora, ele conforta enquanto livra.
·
Salmo 91:11-12 foi
usado por Satanás para tentar Jesus no deserto. Disse o salmista: Porque aos seus anjos dará ordem a teu
respeito, para te guardarem em todos
os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não
tropeces com o teu pé em pedra.
·
Esses são os únicos versos bíblicos citados pelo
Diabo em toda a Bíblia. Mas ele citou errado! Ele omitiu
deixou de fora a frase do v. 11: “em
todos os seus caminhos”, ou “aonde
quer que você vá”.
·
Obs: não os caminhos do caminhante, mas os caminhos
do Eterno. O Diabo não falou dos caminhos que Deus indica a que seus servos
sigam e não seus próprios caminhos obstinados.
·
Ele omitiu essa expressão uma vez que essa era a
própria essência da tentação; ele queria que Jesus seguisse seu próprio
caminho, em vez de confiar em Deus e ficar contente com o caminho de Deus para
ele, mesmo que isso significasse ir para a cruz.
Em Mt 4:11 diz que os anjos vieram e serviram Jesus. Os
anjos estavam lá com Jesus, de qualquer maneira, embora invisíveis. Em outras
palavras, Deus, por meios de anjos, estava sustentando Jesus mesmo na pior
tentação. E é assim que ele também nos sustenta: na provação.
ð
A promessa do Salmo 91:11-13 não funciona
automaticamente, como uma mágica: recita e acontece. É preciso
conhecer o propósito de Deus. O fiel será vencedor (v. 13). Jesus não foi aliviado, mas venceu, mesmo sofrendo. Venceu
no sofrimento. Ele foi sustentando por Deus durante a provação.
ð
É
diferente: vencer é uma coisa
(significa guardar a fé, alegrar-se na bendita esperança do retorno de Cristo,
não blasfemar, regozijar-se na tribulação); não sofrer é outra.
Tem muita gente querendo vencer sem o padecimento sem as provações.
·
Cuidado! Ele
não nos tirará da provação, mas nos sustentará na provação (até
mesmo com anjos designados por ele mesmo).
CONCLUSÃO:
A Proteção, cuidado e sustento de Deus é uma resposta aos atos positivos de aproximação do crente a Deus VS. 14-16.
·
O
trecho final do salmo é um oráculo (palavra divina em forma de profecia).
Deus garante que o que o salmista fala é verdade. Afinal, até aqui só o salmista
falou. Agora Deus o confirma.
·
São verbos ricos: “livrarei, protegerei, responderei, estarei
(com ele), resgatarei, darei (honra), recompensarei e, de novo, darei (minha
salvação)”.
·
Mas veja que essas promessas maravilhosas são para os
que o amam
(v. 14), confiam em seu nome
(v. 14) e clamam por ele
(v. 15). São esses que o SENHOR
recompensa e dá salvação.
·
Rm 8:28 E sabemos que Deus faz todas as coisas
cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados [os que creem nele
e clamam por ele] de acordo com seu propósito. É para aqueles que amam a
Deus que a certeza é dada de que em todas as coisas Deus trabalha para o bem
deles.
·
Em
suma, Deus nos protege da e na tribulação, anjos nos livram da ou nos servem na
tribulação. Tudo que o sofrimento arranca de nós não nos é necessário para a
vida eterna.
·
Descanse,
pois à sombra do Deus Altíssimo. Aninhe-se sob as asas do terno e Todo-poderoso
Jesus Cristo.
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