TEXTO: Tito 2:11-13
INTRODUÇÃO:
· Esta é uma das cartas
mais breve e pastoral de Paulo a Tito e a igreja dos Cretenses. E
nela se destaca três propósitos pelo quais o apóstolo Paulo escreve essa carta:
a)
Encaminhar Zenas e Apolo (3:13). Essa é
também uma carta de recomendação para Zenas, o intérprete da lei, e
Apolo,
o eloquente evangelista, que estavam indo para Creta com os
portadores da Carta. Esses doutores estariam debaixo da autoridade pastoral de
Tito. Que iria instruí-lo como deveriam exercer seu ministério entre os
cretenses.
b)
Pedir a Tito encontrar-se com Paulo em
Nicópolis
(3:12).
É muito provável que eles tenham se encontrado nessa cidade antes da chegada do
inverno, uma vez que quando Paulo escreveu sua última carta a 2Tm 4:10 “Timóteo, da prisão romana, disse que Tiro tinha ido à Dalmácia. Não
devemos deduzir que Tito tenha abandonado Paulo na prisão em Roma; antes, deve
ter recebido mais uma missão para um lugar difícil e perigoso.
c)
Dar instruções pastorais à igreja. Tito deveria
dar instruções à igreja Cretense para a promoção do espírito de santificação
nas relações ministeriais, individuais, familiares e sociais. A moralidade dos
cretenses estava longe do que deveria ser (1:12),
e, temendo que esses novos convertidos retrocedessem aos seus antigos vícios,
Paulo sentiu a necessidade imperativa de orientar Tito sobre como conduzir-se
no meio desse povo. Especialmente no estabelecimento da ordem na igreja, a fim
de que os falsos mestres não a tomassem de assalto. A tradição da igreja diz
que Tito teria se tornado o primeiro Bispo da igreja de Creta, permanecendo
solteiro e morrendo na ilha, aos 94 anos de idade.
· Política e
geograficamente, Creta estava exposta às influências europeias ao norte, e às
do Egito, Líbia e Cirene ao sul. Ela se achava situada em um Ponto
favorável: era a maior de uma cadeia de ilhas que serviam como uma série
conveniente de trampolins para o tráfico que se fazia entre a Grécia e a Ásia
Menor. Seus portos eram muito importantes para os navios que atravessavam o
Mediterrâneo, especialmente no mau tempo (At
27:7-14).
· A ilha de Creta,
além de ser conhecida na antiguidade, foi também mencionada no Novo Testamento
bem como no Antigo Testamento como terra dos filisteus, de nome Caftor. Creta
situava-se em um ponto de cruzamento entre a Ásia, a África e a Europa.
A palavra “SINCRETISMO” vem dos cretenses. E em tempos de guerra se uniam
tornando-se assim syn-cretenses (syn-cretismo). Nessa ilha tinha toda sorte de
cultos, religiões, filosofias e linhas de pensamento.
· Esta carta contém orientações pastorais de um Pastor
ancião, ao seu filho na fé Tito. A grande ênfase dessa carta é a doutrina
e pratica. A teologia e a piedade. A ortodoxia e a ortodopraxia. Ou
seja, o ensino e o dever nas dimensões da igreja, da família e do mundo.
· Esta carta é absolutamente oportuna e contemporânea, devido ao
sincretismo religioso, a busca pela teologia liberal, a nova teologia
progressista e suas pastas ideológicas, a falta de piedade e por causa do pior
de todos os males que assola a igreja dos nossos dias: A ortodoxia morta que promove
o mundanismo.
· Ela é totalmente necessária hoje e isso
por várias razões:
a)
Por causa da
decadência dos Pastores. Há muitos pastores perdidos e confusos
no ministério. Alguns estão cansados da obra e na obra. Certa pesquisa feita, em nosso país, se constatou que as três
classes mais desacreditadas da nação são os políticos, a polícia e os pastores.
A crise espiritual da igreja reflete a crise espiritual de seus líderes. A
igreja é um reflexo de sua liderança. Se a vida do líder é a vida da
sua liderança, os pecados do líder são os mestres do pecado. Isto porque uma
das principais competências da liderança é influenciar. Por isso um líder nunca
é neutro. Ele influencia sempre para o bem ou para o mal.
b)
Por causa da
decadência da igreja. Esta carta pastoral traz
princípios práticos que orienta a igreja acerca do modo correto de proceder
diante dos perigos externos e dos conflitos interiores. A igreja evangélica brasileira
cresce espantosamente, porém, a igreja tem extensão, mas não profundidade. Tem
número, mas não credibilidade. Tem desempenho, mas não piedade.
c) Por causa da decadência da santidade. Há igrejas que pregam a sã doutrina, mas não a vivem. Tem doutrina correta, mas uma vida errada. Dizem-se igrejas bíblicas, mas são mundanas. Precisamos de teologia boa e de vida santa. Estamos vivendo uma avassaladora influência da pós-modernidade, com seu subjetivismo e pluralismo, em que as pessoas têm aversão pela verdade e rejeitam a concepção e até mesmo a possibilidade de existir verdade absoluta. Nesse contexto de relativismo doutrinário e moral, é maravilhoso entender que Paulo ordena a Timóteo e a Tito nada menos que dez vezes para ensinar às igrejas a sã doutrina.
· Uma vez que os
novos convertidos da ilha de Creta vinham do paganismo, a igreja nascente
estava enfrentando muitas dificuldades, tanto externas quanto internas. Depois da
partida de Paulo, Satanás se esforçou não só para derrotar o governo da igreja,
mas também para corromper sua doutrina. Paulo deixou Tito em Creta para colocar
as coisas em ordem nas igrejas e constituir presbíteros nessas igrejas das
várias cidades da ilha. Tito era um solucionador de problemas e
não um causador de problemas.
TRANSIÇÃO: Depois de Paulo expor nessa epístola
sobre o dever dos crentes em Cristo Jesus, ele vai oferecer a sustentação
doutrinária aqui no capítulo 2:11-15.
Portanto
Paulo vai declarar nesses cincos versículos o fundamento teológico do conselho
que acabou de dar. Ele
reportará sobre a graça de Deus, o fundamento de uma vida santa.
· Como Guisa de
introdução deixe-me esclarecer algo aqui no texto: Misericórdia e
graça são os atributos máximos do amor. Misericórdia é quando Deus não nos dá o mal
que merecemos. Graça é quando Deus nos concede o bem que não merecemos.
· Paulo não está
apenas pretendendo que compreendamos a graça aqui como uma palavra a ser
definida, ou como um atributo de Deus, mas ele a personifica em uma PESSOA.
· 2:11 Porque
a graça de Deus se manifestou
salvadora a todos os homens. Observe essa expressão “Manifestar” grego epifhaneia, veio à luz, irrompeu é
tornar-se visível, aparecer. A palavra realmente significa “aparecer
de repente e de forma visível. No grego clássico, essa
palavra era usada em relação à alvorada, ao amanhecer, quando o sol transpõe
a linha do horizonte e se torna visível. É interessante notarmos
que o sol já existe, mesmo antes de aparecer. Deus sempre foi o “Deus de
toda graça”. Todavia, esta se tornou visível através do Senhor
Jesus Cristo, que se entregou por nós.
· Não foi a cruz
que produziu a graça, mas a graça que produziu a cruz. Por ser
gracioso, Deus enviou seu Filho, e a graça se manifestou salvadora. A
Graça é resumida no nome, na pessoa e na obra do Senhor Jesus Cristo.
· E então quando
Paulo fala da manifestação da graça, ele está falando sobre a encarnação do
Salvador, Aquele que veio. Então ele está falando sobre um
evento histórico.
1.
A GRAÇA DE DEUS
TEM PODER PRA SALVAR.
2:11 Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
· Todo aspecto da salvação é baseado na
graça,
se você está falando sobre eleição no passado eterno, ou se você está falando
sobre glorificação no futuro eterno, ou tudo mais justificação, regeneração,
conversão, redenção, santificação e glorificação é toda a graça. Isso
significa que todo o pacote é um presente de Deus. Portanto,
a graça é o favor imerecido de Deus para com os pecadores maus e indignos,
pelos quais Ele os livra do pecado e de sua penalidade.
a)
A graça nos salva da condenação do
pecado isso se chama justificação. A graça salvadora é projetada
para nos libertar, antes de tudo, da penalidade do pecado, da condenação do
pecado, do salário do pecado que é a morte eterna. Jesus repetidamente disse
que o inferno era um lugar de choro, lamento e ranger de dentes. O inferno é
lugar da justa ira Divina, do julgamento eterno e de ausência de Deus.
· Deus, agora
justifica os pecadores, por meio da fé em Jesus imputando a eles toda a justiça
de Cristo.
Diante do tribunal de Deus, somos declarados justos por meio do sangue da cruz.
Somos reconciliados com Deus. Somos feitos filhos de Deus por meio da adoção e
co-herdeiros com Cristo.
b)
A graça nos salva do poder do pecado
isso se chama santificação. Isso é realmente o que está na
mente de Paulo aqui, e é isso que é tão crucial neste texto.
V.12: A graça de Deus apareceu e trouxe uma salvação a todos os homens, instruindo-os a renunciar toda a impiedade, todas
as paixões mudanças e viver de
maneira sensata, justa e piedosa na era atual.
· A salvação não
apenas afeta uma mudança em nosso futuro eterno, mas também afeta uma mudança
em nosso presente. Assinale isso, a salvação foi uma RUPTURA
DECISIVA com o poder do pecado.
ð O temo renunciar
no grego é arneomai, que significa literalmente dizer não, rejeitar, recusar,
negar, renunciar. O milagre do novo nascimento acontece uma vez para sempre. Ele não é
gradativo. Ele é um ato único e imediato do Espirito na alma do pecador.
Porém a santificação é algo gradativo o ensino da graça quanto ao novo padrão
de vida cristã é gradativo, mas cabe a mim fazer morrer vontade da
natureza carnal.
· Em Cristo Jesus Deus assinala que meu passado de
horror foi mudado, na graça não há acepção de pessoas. A graça de
Deus apareceu e trouxe uma salvação a todos os homens...
· Esse é o propósito da encarnação de Jesus. A Salvação de todos os homens.
2. O PODER DA GRAÇA NOS ENSINA A VIVER.
· A nova vida
recebida de Deus, por meio do novo nascimento, precisa ser ensinada, como se treina
uma pessoa desde criança. No v. 12, a Paulo usa a palavra “paideia”
que literalmente significa “treinar uma criança”.de onde vem a
nossa palavra portuguesa “PEDAGOGIA”, que usamos para nos referir a um
instrutor, treinador, professor ou tutor. Significa, que a Graça tem uma pedagogia
com um currículo de lições para nos treinar, educar e disciplinar. Todo
convertido é matriculado na ESCOLA DA GRAÇA.
· A vida de um
discípulo de Cristo não é apenas dizer não ao mau, mas dizer sim ao melhor, e
tudo isso é possibilitado pelo poder do Espírito. Deus não te entrega uma lista
pra não fazer, ele te molda pra não fazer. O legalismo diz: nossas
ações determinam o que somos. Mas a graça diz: o que somos determina nossas ações.
· Não há um
centímetro de sua vida que a graça não toca, e diz isso é meu.
· Paulo vai expor uma tríade que normatiza
o viver cristão: v.12 e viver de maneira sensata, justa e piedosa na era atual.
a)
A graça nos ensina a viver sensatamente. Sensatamente significa
autocontrole, sóbrio, prudente, disciplinado, temperado, refreado. Paulo
já usou essa palavra cinco vezes nesta epístola. Uma vez no capítulo 1,
quatro vezes antes de chegarmos a esse
· Autocontrole
significa equilíbrio adequado, prioridades espirituais, escolhas sábias.
· Sobriedade é a
determinação de reprimir sentimentos de raiva e fantasias impuras, de subjugar
tanto a afeição desordenada quanto o gosto depravado. Sobriedade significa
resistência a toda forma de tentação. Devemos ter controle sobre todas as
paixões básicas de nossa natureza.
· O monarca de si
mesmo é rei dos homens. Jesus é o nosso modelo, Ele no monte
da tentação disse não quando a carne tinha suas necessidades, disse não quando
a alma humana desejava poder e a glória desse mundo, disse não quando o
espírito quer ser insubmisso e trocar adoração à Deus por um prato de lentilha.
b)
A graça nos ensina a viver retamente que
é o mesmo que justo. Isso significa que você obedece ao
padrão divino do que é certo. Que você é moralmente integro, honesto e
correto em seu caráter e conduta. Integro é aquele que faz o que certo mesmo que
ninguém esteja vendo. O evangelho muda a maneira como você vive com os outros.
c) A graça ensina a viver piedosamente. A palavra piedade no grego é eusebeia, e diz respeito a Deus. A graça tornou você reverente, tornou você respeitoso com Deus, você o honra, você o adora, você o serve, você o obedece. Então aqui está a evidência da sua transformação.
3. O PODER DA GRAÇA NOS ENSINA A ESPERAR A VINDA DE CRISTO.
· Nossa bendita esperança
é a vinda de Cristo Jesus como noivo para arrebatar a sua noiva. O v. 13 Aguardando a bendita esperança e a
manifestação da glória de nosso grande Deus e Salvador, Cristo Jesus.
São duas palavras relacionadas a segunda vinda de Jesus. Esperança aqui é o mesmo que expectativa
e ela tem relação com Harpazo que significa tomar com força,
carregar ou arrebatar para longe. Traz em seu próprio domínio semântico a ideia
de súbito e ação repentina, aqui se aplica a doutrina da Eminencia. Nesse sentido o Arrebatamento demonstra que
a ação exigirá um contexto do qual a Igreja precisará ser retirada em caráter
de urgência. Por isso Harpazo é o mesmo que rapto repentino.
· Observe que a bendita
esperança o arrebatamento da igreja é precedida da manifestação pessoal e em
glória. Aqui por ultimo entra o termo Epifanéia que é aparição, resplendor e
indica a visibilidade do retorno de Cristo. Antes de Ele vir com a sua
esposa em glória, Ele virá pra sua Noiva em secreto.
· Essa é a nossa
esperança e ela está no futuro e não no passado. É o que ele
diz no v. 13,
aguardando literalmente significa esperar, esperando aqui está no Gerúndio,
ou seja, presente contínuo. Não podemos perder de vista isso, estamos
esperando com grande expectativa. Traz à ideia de ansiedade, antecipação,
saudade, isso muda minha perspectiva completamente. (eu tenho saudade do céu, como
posso ter saudade de um lugar que nunca fui?). Porque o céu é a
minha origem.
CONCLUSÃO:
·
Diante dessa expectativa da vinda de Jesus percebemos
que os dias ruins não darão folga quanto à provação da nossa fé, então a graça se
apresenta também como um tônico espiritual para o cristão!
· 2 Tm 2:1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. Devemos considerar que naquela época em que Paulo se dirigiu a Timóteo em sua segunda epístola, os tempos eram trabalhosos, pois havia uma perseguição cruel imposta pelo império romano contra os cristãos, uma perturbação herética invadia as igrejas através dos falsos mestres, além de uma debandada de cristãos que retornavam ao judaísmo. Tudo conspirava contra o avanço do Evangelho e neste cenário tão difícil, Timóteo precisava ser fortalecido na graça de Deus para resistir e dar continuidade ao trabalho do Senhor.
2 Co 12:9 A minha graça te
basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. A frase “a
minha graça de basta” significa que a graça divina alcança seus
propósitos apesar da debilidade humana.
Pr. Nilton Jorge - Contatos para agenda (22) 998746712 Whatsapp
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