TEXTO:
Mc 3:13
INTRODUÇÃO:
·
Mc 3:1-6 pertencem a um bloco de controvérsias iniciado no capítulo 2. Às
linhas de parágrafos que destacam no contexto estão marcadas pelo conflito
radical entre Jesus e os seus adversários, notadamente os escribas e fariseus.
Como se expressa esse conflito? De um lado, a prática de Jesus introduz uma
novidade, que se contrapõe abertamente à ordem estabelecida. Essa novidade pode ser resumida
nos dois ditos sobre o Filho do Homem: Ele tem autoridade
para perdoar pecados (2:10) e é Senhor do sábado (2:28). Essa
nova prática de Jesus, por outro lado, provoca a reação dos escribas e
fariseus. Eles se apresentam como defensores ardorosos dos direitos de Deus, o
que na prática equivale à defesa do sistema da lei e do templo, em torno do
qual a sociedade está estruturada.
·
Como Jesus se atreve a perdoar o paralítico,
se só Deus tem poder para perdoar pecados, através da instituição do templo e
do sacrifício (2:7)? Por que come ele com publicanos e pecadores,
contaminando-se com transgressores públicos da lei (2:16)? Por que não
jejuam seus discípulos duas vezes por semana, como expressão de piedade (2:18)?
Por que transgridem a lei, fazendo o que não é lícito aos sábados (2:24)?
·
Esses parágrafos que destacam procuram
mostrar, portanto, como a prática de Jesus suscita conflito no velho sistema da
lei e do templo (2: 21s). Numa sociedade dividida entre justos, que com
sua prática reproduzem o sistema, e pecadores, que se encontram à margem dele,
Jesus toma partido pelos últimos (2:15-17).
· Quando em seu contexto vai
abordar sobre o episódio de Cafarnaum, o retrato tirado é a de um homem que
está paralitico, porque a sua alma está atrofiada e em seu espírito ele está
desligado de Deus por ocasião do pecado. O capitulo 3 inicia-se com a
cura de um homem com a mão direita mirrada e segue-se também falando de
identidade.
TRANSIÇÃO: O EPISÓDIO EM SI VAI
FALAR SOBRE A IDENTIDADE RESTAURADA, CURA A IDENTIDADE DA MÃO.
1.
A
IDENTIDADE CRISTÃ RESTAURADA, TEM QUE SER VISTA A PARTIR DE UMA PROPOSTA QUE
SEM CRISTO ELA NÃO EXISTE.
·
A cura do homem da mão ressequida (atrofiada,
paralítica) não causaria nenhum transtorno se tivesse ocorrido em outro dia da
semana (Lc 13:14).
·
O problema é que ela
acontece em dia de sábado. O problema em questão, portanto, é o sábado. Desde o exílio babilônico o sábado ganhou uma importância
extraordinária, ao mesmo tempo em que sofreu uma profunda revisão de
significado.
ð A ordenança de guardar ou
observar o dia de sábado está relacionada a 3 verdades:
1.
O sábado foi um dia de descanso que aponta pra o
final e um recomeço dos afazeres. O
mandamento do sábado nasceu e foi cultivado em defesa da vida do trabalhador e
como sustento de um regime igualitário (Êx
20:9-11). No exílio babilônico ele foi transformado no sinal
fundamental da aliança entre Javé e o seu povo (Ez 20:12,20), adquirindo
cada vez mais um sentido sagrado. A chave para a compreensão de como
Jesus é o nosso Descanso Sabático é a palavra hebraica shabat, que
significa "descansar, parar ou deixar de trabalhar". A
origem do sábado remonta à Criação. Depois de criar os céus e a
terra em seis dias, Deus (Gn 2:2) "descansou nesse dia de toda a
obra que fizera”. Isso não significa que Deus estava cansado e precisava de
um descanso. Sabemos que Deus não se cansa, o que significa é que Ele
simplesmente parou o que estava fazendo. Parou de seus trabalhos, Ele
parou porque Ele acabou. Portanto, o segredo da verdadeira vida cristã é
cessar da dependência da própria atividade (obras) e descansar em dependência
da atividade de Deus. Isso cumpre o sábado, o verdadeiro sábado.
·
Portanto, o verdadeiro sábado, não é a manutenção
de um dia especial, mas o fim de um esforço específico. O repouso prometido por Deus não é somente o
terrestre, mas também o celestial (vv. 7-8; cf 13:14). Para os crentes, resta
ainda o repouso eterno no céu (Jo 14:1-3; cf. Hb 11:10, 16).
· Entrar
nesse repouso final significa cessar o labor, dos sofrimentos e da perseguição, tão comuns
em nossa vida nesta terra (Ap 14:13); significa participar do repouso do
próprio Deus e experimentar eterna alegria, deleite, amor comunhão com Deus e
com os santos redimidos. Será um descanso sem fim (Ap 21:22).
2.
O sábado é a figura ou sombra veterotestamentária
pra uma pessoa. Deus cria
a instituição do sábado judeu como uma sombra, uma imagem de descanso. E
como qualquer teólogo sabe, todas as sombras do Antigo Testamento apontam
para Cristo. O
sábado, que era sombra dos bens futuros em Cristo, foi abolido com a chegada do
Novo Testamento (Hb 8:7-13; Os 2:11). Portanto, é
Jesus quem nos propicia o verdadeiro repouso: Hb 4:9 “Portanto, resta
um repouso para o povo de Deus”.
Quando a obra de Jesus Cristo
acabou, as sombras não eram mais necessárias.
3.
O sábado é um ciclo ou tempo pra experimentar coisas
novas. Lembre-se que Deus criou tudo em sete
dias. A cada dia Deus deu comando para criação e no sétimo dia Ele descansou.
Agora o próximo dia é o primeiro de novo, então observe que
quando chegamos ao sétimo dia isto indica um curso, um ciclo de tempo, como se
você virasse uma nova página.
·
Esse
é o verdadeiro significado do sábado, ou shabat, pois todas as vezes que ele se
manifesta indica o fim de um tempo e começo de outro, é o virar de uma página.
·
Jesus
entrou em uma sinagoga no shabat, ou no dia em que os judeus mudam o texto da
Torá, a qual é dividida de sete em sete capítulos. É por este motivo que no sábado
eles se reuniam na sinagoga para dar fim aos textos lidos durante a semana, e
assim eles viram a página para o próximo grupo de sete versículos.
Eles não compreendiam que Deus descansa no sábado para o começo de outra
jornada. Todos vãos a sinagoga no sábado para assim estudar um novo texto,
dando início no primeiro dia da semana.
·
Jesus foi para
lá em um dia especial. Jesus está ali para ver o fim de um texto e dar o
começo de um outro, ou fim de um tempo e começo de um novo tempo. Todas
as vezes que Deus se manifesta em nosso mundo é para pôr fim em uma fase e iniciar
um novo tempo.
·
A cura do homem
que tinha a mão direita mirrada está ligada ao contexto da restauração da
identidade, pois em Cristo tudo se faz novo. Já quero
profetizar na sua vida que o Senhor te trouxe aqui para pôr fim em um tempo e o
começo de um novo tempo na sua vida.
2.
A IDENTIDADE CRISTÃ RESTAURADA, TEM QUE
SER VISTA A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO “EM
CRISTO”.
·
O
homem depois da queda não pode reencontrar nem reassumir a imagem de Deus. Por isso existe
somente um caminho: O próprio Deus assume a forma de homem e vem a ele. O Filho
de Deus, subsistindo em forma de Deus junto ao Pai, renunciou a essa sua forma
de subsistência, assumiu a forma de servo e assim vem aos homens (Fp 2:5ss).
Uma vez em Cristo, o indivíduo deve agir em conformidade com ele, diariamente
mortificando a injustiça e produzindo o fruto de sua união com Cristo.
·
Quem é, então, o indivíduo em Cristo? Qual a sua
identidade? Um breve resumo do que foi exposto acima pode começar a responder
essas questões:
a)
Em
primeiro lugar, a identidade cristã tem sua origem no próprio Jesus Cristo. Paulo ensina que
esse é o fruto da operação de Deus na vida dos cristãos (Rm 8:29) e que
eles devem esforçar-se conscientemente para que isso aconteça em suas vidas Fp
2:5.
b)
Em
segundo lugar, o engajamento na missão da igreja é essencial na vida daquele
que está em Cristo. Paulo não aconselha a abandonar o mundo ou a fugir
dele, devem sempre levar a mensagem da salvação em Cristo a todas as pessoas,
sem medir esforços, como o próprio Paulo sempre fez. Para ele, cada cristão
deve evangelizar, discipular, aconselhar e ensinar as Escrituras às pessoas (Rm
15:14).
c)
Em
terceiro lugar, a pessoa em Cristo é parte de uma comunidade viva, da qual
recebe inúmeros benefícios ao mesmo tempo em que doa e entrega seus dons e
talentos para a mesma. Direitos lhe são outorgados, e responsabilidades lhe
são exigidas. Nessa comunidade viva, ou corpo, como Paulo a chama, os membros
aprendem a vivenciar o evangelho à medida que interagem uns com os outros e com
a sociedade ao redor.
d)
Em
terceiro lugar, a pessoa em Cristo adquire uma identidade multifacetada. O apóstolo Paulo
expressou nitidamente, em sua vida e em seus escritos, o que significa estar em
Cristo. Bloco a bloco, como se estivesse construindo uma casa ou um templo (1
Co 3:10-15), ele estabelece, em suas cartas, as marcas da identidade
cristã. O cristão é alguém que pertence a Cristo, morreu com Cristo e foi
ressuscitado com Cristo, para viver em e para Cristo.
3.
A IDENTIDADE CRISTÃ RESTAURADA, TEM QUE
SER VISTA A PARTIR DAS OBRAS DE REDENÇÃO DE CRISTO.
·
A
vida daquele homem não era normal, para o judaísmo, qualquer que
fosse a enfermidade era sinal que você estava errado ou tinha feito algo para
Deus. Com isso, imagine por onde ele passar ser lembrado que “estava em
pecado”. O mesmo, não tinha acesso livre a todos os locais, pois, aqueles que
eram acometidos por enfermidades não podiam entrar em qualquer lugar. A
sinagoga era um refúgio único pra ele ouvir a Palavra, pois no templo ele era
impedido de entrar por causa de sua enfermidade.
· O
texto indica que ele estava em um canto da sinagoga,
Marcos 3:3 diz que Jesus falou para ele: “Levanta-te e vem para o
meio”.
· A
cura desse homem está ligada ao sentimento de indignação e tristeza com as
atitudes dos religiosos. Isso porque os religiosos estão
na sinagoga, mas com incredulidade e rejeição ao ministério de Jesus.
Há
muitos corações ressequidos dentro das igrejas. Áridos, secos, sem vida,
mortos. Duro como pedra, insensível ao tato e mobilidade. A vida religiosa dos religiosos
estava como a mão direita daquele homem.
1. A
mão representa poder e autoridade (mão direita ou
destra) Is 10:13 “Porquanto disse: Com a força da minha mão o fiz, e
com a minha sabedoria, porque sou prudente; e removi os limites dos povos, e
roubei os seus tesouros, e como valente abati aos habitantes”. Isso
significa que pra Jesus aqueles religiosos, tinham uma identidade religiosa
cheia de preceitos, mas lhes faltava uma identidade de poder e de fé.
2. Segurar
a mão representa dar apoio Sl 73:23
“Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita”.
A religiosidade dos religiosos os impedia de dar apoio aos que ali chegavam com
suas necessidades, pois estavam atrofiados.
3. Postar-se
à mão direita significa dar proteção Sl 16:8 “Tenho
posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão
direita, nunca vacilarei”. Os religiosos em sua religião tinham exclusão e
não inclusão.
·
Ao
entrarmos na presença de Deus ele quer ver nossas mãos. As mãos estão
ligadas a ações, atitudes, gestos e trabalhos. O reino de Deus é dinâmico, mas
as mãos dos religiosos estavam cheias de pedras e julgamentos e falsas
interpretações de maneira que com seus corações incrédulos e suas rejeições a
Cristo os fez ir fazer milagre na praia. No dia da oportunidade de experimentar
o novo de Deus, eles mandaram embora.
·
Nossas mãos são de suma importância para
Deus, elas falam da nossa identidade. O próprio Jesus Cristo após
ressuscitar recebeu um corpo glorificado, porém, as mãos permaneceram com os
cravos encravados sinal da redenção. Foi elevado ao céu e recebido pelo Pai com
as mãos furadas (única obra feita por mãos de homens que entrou no céu) e
quando Jesus voltar após o arrebatamento Ele irá mostrar para os judeus as suas
mãos como prova do sacrifício na cruz por nós. O homem das mãos
furadas há de voltar.
·
Jesus
Cristo nos convida a vir para o meio e expor nosso problema a ele. Saia do
comodismo e conformidade e venha para a presença Daquele que pode fazer milagre
em sua vida. O Mestre está falando “estenda a mão” exponha para Ele o teu
pecado, a área da tua vida que está atrofiada. Deixa-o restaurar a sua
Identidade.
CONCLUSÃO:
·
O que acontece para que uma mão fique ressequida,
enferma?

·
Mãos ressequidas além de nos trazer
imobilidade, produz vergonha social e familiar. Mãos ressequidas
para o trabalho na obra do Senhor, são aquelas que até são hábeis para o
trabalho secular e a busca de riquezas terrenas, mas ressequidas para a obra de
Deus. Naamã, é um exemplo disso: II Rs 6:1 “Herói de guerra, porém,
leproso”. São aqueles que estão sempre colocando objeção para trabalho no
Senhor. Nunca têm tempo. Não têm disposição.
Pr. Nilton Jorge
Contato: (55) 22 998746712 Whatsapp
Email. niltondalani@gmail.com
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