terça-feira, 9 de junho de 2020

SÉRIE - COMO ACERTAR DEPOIS QUE VOCÊ JÁ ERROU? TEMA: ENXERGANDO DEUS EM MEIO ÀS FALHAS


TEXTO: Sl 19:12 Quem pode perceber os próprios erros? Purifica-me dos que ainda não me são claros.
INTRODUÇÃO:
Todos nós conhecemos pessoas que erraram. E são muitas as palavras que descrevem esse fato. Todos nós cometemos muitos erros, embora não gostemos de reconhecê-los. E seja qual for a dimensão, a intensidade, o alcance e o formato do erro, ele sempre vem acompanhado da inquietante e incômoda sensação de que fracassamos, de que somos incapazes e imperfeitos.
·      Podemos dar o nome ao erro que quisermos. Chamemos de falha, um desacerto, um mal passo, um tropeção, um revés, uma derrota, um descuido, um desastre, um lapso, um engano, uma mancada, um equívoco, uma perda, uma tragédia, uma decepção, um pecado, etc. O fato é que, o erro vem sempre acompanhado de uma sensação, de desconforto e de esvaziamento interior.

ð O receio ou temor pelo erro possui pelos 3 aspectos:
1.    Em primeiro lugar, há o receio de cometer erros. (vive em vida tensa).
2.    Em segundo lugar, vem o medo de alguém descobrir os erros. (vive desconfiado).
3.    Em terceiro lugar, o medo do que irá acontecer quando descobrirem o que fizemos.

ð O QUE FAZEMOS ENTÃO? O que todos vêm fazendo desde o princípio dos tempos. Quando Adão e Eva pecaram logo se esconderam de Deus e um do outro, tentaram encobrir seus erros. O ser humano, com sua natureza decaída, tem a tendência de ocultar suas falhas e erros ou então jogar a culpa em outros.

TRANSIÇÃO: CONTUDO, PARA QUE NÓS TAMBÉM TRIUNFEMOS, PRECISAMOS CONHECER CINCO FATOS RELATIVOS AO ERRO.

1.             NÃO SE PODE EVITAR O ERRO. Ec 7:20 “Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque (erre)”.  Romanos 3:10-18 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. 1 Jo 1:10 Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Encaremos a realidade, enquanto tivermos vida e fôlego, estaremos sempre a braços com o fato de que temos uma natureza humana caída em processo de restauração. Todo mundo tem falhas, até as pessoas mais corretas. O que deve ter valor para nós é deixar Deus ensinar-nos a tirar lições de nossos fracassos. Isso é ser maduro.

2.             ERRANDO, LEMBRAMO-NOS DE QUE NÃO SOMO DEUS. Nossas falhas mostram que somos pessoas comuns, falíveis, pecadoras. A Bíblia revela claramente, em vários textos, que o Senhor deliberadamente busca os fracos e falhos, pois é por meio deles que Ele recebe maior glória 1Co 1:26-29. Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.

3.             NOSSAS FALHAS NOS LEVAM A BUSCAR A DEUS E A VER TUDO PELA PERSPECTIVA DELE. Em meio à escuridão que cerca uma derrota, temos a tendência de ficar olhando o erro, quando deveríamos cultivar um olhar de fé. Concentramo-nos naquilo que não conseguimos fazer, em vez de pensarmos mais no que Deus pode realizar.
·      O ERRO PODE SER UM SINALIZADOR PELO QUAL NOS AVISA QUE ESTAMOS ACOMODADOS A UMA ROTINA E PRECISAMOS MUDAR ALGO. O perigo começa quando ficamos por demais acomodados, já que não posso ser mudado ou mudar os meus erros, então vou continuar no círculo do erro. Essa rotina do erro precisa ser quebrada.
·      O ERRO É UM ASPECTO BÁSICO DE SUCESSO. É impossível separar o fracasso do sucesso; são as duas faces de uma mesma moeda. Quem não assimila as lições dos erros cometidos nunca poderá obter sucesso. Nossos erros podem até deixar algumas cicatrizes, sentimentos feridos, relacionamentos estremecidos, um potencial esperdiçado, um casamento desfeito e um ministério destroçado. Contudo Deus pode usá-los também para aguçar nossa mente, aprofundar nosso espírito e fortalecer-nos a alma. Aqueles que aprendem a enxergar seus erros com os olhos de Deus saem da crise com um coração quebrantado, um caráter fortalecido e uma nova consciência da graça divina.

CONCLUSÃO

COMO DEUS VÊ NOSSOS ERROS
·      A atitude com que encaramos nossas falhas irá determinar, em grande parte, a extensão dos efeitos que elas terão em nós. Por outro lado, se decidirmos olhá-las pela perspectiva de Deus, tudo será diferente. É verdade que ainda ficaremos abatidos e desalentados, mas não arrasados.
·      BIBLICAMENTE DEUS VÊ NOSSOS ERROS NA PERPECTIVA DE QUE:

1)   DEUS SABE QUE ERRAMOS. Considero o livro de 1João um dos mais inspirativos da Bíblia. No capítulo 2 em suma, Deus está nos dizendo isto: “Façam tudo para não pecar”. Contudo, como Ele conhece nossa natureza e os efeitos do pecado em nossa vida, Ele diz mais: “Todavia, se vocês pecarem, lembrem a quem devem recorrer, a quem devem buscar e o que devem fazer”.
As falhas que cometemos podem deixar-nos com a sensação de que somos indignos, mas Deus mesmo nunca nos leva a sentir-nos sem valor.

2)   ELE ESTÁ AO NOSSO LADO QUANDO ERRAMOS (não no sentido de apoio ao erro, mas de que não nos abandona nas falhas) E NOS PERDOA QUANDO PECAMOS. Deixemos algo bem claro. Desobedecer a Deus é um ato muito sério. Ele odeia o pecado. Foram nossos pecados que causaram a morte de Seu Filho unigênito. Todavia Ele pode usar nosso erro para nos levar à cruz. Alguns dos grandes homens de Deus cometeram pecados sérios e desobedeceram ao Senhor. Entretanto Ele não os atirou no lixo.
·      Vamos dar uma olhada em Hebreus 11, o capítulo que é conhecido como “Galeria dos heróis da fé”. Eles realizaram feitos notáveis. O sucesso deles não aconteceram por acaso. Tampouco eram seres de uma casta superior, incapazes de cometer erros. Aliás muitos que constam dessa “galeria” falharam tremendamente. Noé por exemplo se viu abraçado com o alcoolismo e com a imoralidade, Abraão teve problemas com a mentira, Sara duvidou de Deus e agiu de forma egoísta com Hagar. Jacó era mentiroso e lesou Esaú, seu irmão, Moisés foi assassino e nunca conseguiu controlar a sua raiva, Raabe era prostituta, Sansão virou as costas para Deus e seu propósito, Davi cometeu adultério e assassinato, Samuel foi um homem de grande fé, mas um fracasso como pai.
·      Voltando ao versículo 34, lemos “... da fraqueza (eles) tiraram força...”. É claro que as falhas não constituem um pré-requisito para o sucesso. Contudo, devido à grandiosidade do perdão e da aceitação divina, podemos usá-las como trampolins para aprofundarmos nosso relacionamento com o Senhor.
“Fp 1:6 Aquele que começou boa obra em nós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus”.

Pr. Nilton Jorge
Contatos: (22) 998746712 Whatsapp
Email. niltondalani@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.