terça-feira, 9 de junho de 2020

SÉRIE - COMO ACERTAR DEPOIS QUE VOCÊ JÁ ERROU? TEMA: A ANATOMIA DO ERRO


TEXTO: Ec 7:20 “Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque (erre)”.  
INTRODUÇÃO:

É difícil nos dias de hoje trazer uma definição do que venha a ser erro, vivemos em uma sociedade pluralistas e relativista onde as verdades estão invertidas e os modelos de moralidades não são padrão para todos. Falara sobre a anatomia do erro há muita dificuldade, ou seja, ou que é o erro, qual a natureza do erro, qual a definição do erro, isso porque o erro de uns são justificáveis para outros. Vivemos em uma sociedade que aprendeu a justificar os seus erros. Chamamos de verdade a mentira e a mentira de verdade.

·      VAMOS TENTAR A LUZ DA BÍBLIA FAZER UMA ANATOMIA DO ERRO

O termo errar vem de Hamartia, que estuda sobre o pecado mostrando que a origem do erro está no Éden,  hamartia é um vocábulo grego que significa: pecado, errar o alvo. O que é errar o alvo: É o mesmo que errar a mira, errar o ponto, errar o objetivo desejado. Ser decepcionado.
ð Não era plano de Deus que nosso destino final fosse um erro. A intenção Dele é que nossas falhas sejam apenas um ponto intermediário na estrada que nos conduz à maturidade; um fator que Ele posso usar nesse objetivo.
ð Mesmo quando nossa falha não se torne visível a outros, sempre damos algumas indicações sutis de que há algo errado conosco.
a)   A primeira são alterações de natureza física. (humor, mudança na rotina, silencio, irritabilidade, procrastinação, etc.)
b)   Outro aspecto afetado é nossa capacidade mental. (pensamentos confusos, falta de norte ou direção).
c)    Outro fato que percebemos é que as decisões que tomamos já não se mostram tão acertados como antes. E temos a impressão de que o mundo inteiro se acha ciente de nosso erro.
d)   Contudo é na área das emoções que experimentamos maior nível de variação. Os sentimentos que temos nas ocasiões de profundos abalos emocionais. (lapsos de depressão, picos de ansiedades, falta de esperança e sentimento de suicídio).
·      E como um erro sempre implica algum tipo de perda, o processo de atravessar esse período se dá por etapas semelhantes às do processo de enfrentar um sofrimento profundo.

1)             PRIMEIRA ETAPA: A CRISE. O segredo para se superar a crise, que ela sobrevenha de forma gradual ou repentina, é lembrar que ela não é letal. É apenas o primeiro ato de um processo. Aliás, durante essa etapa, passamos por seis estágios que se assemelham ao de uma situação de abalo emocional.
a)   Choque. Nesse estágio começamos a questionar fatos em que sempre acreditamos.
b)   Negação da realidade e busca de culpados.
c)    Isolamento.
d)   Medo e raiva. O medo, a mágoa e a frustração podem nos levar a obter energia que fortalece ou nos arrastar a falta de confiança.
e)    Vergonha. A vergonha leva o indivíduo a se tornar excessivamente introspectivo. E ai vem os sentimentos como auto-condenação, auto-depreciação, ciúmes, amargura, ressentimento, desesperança, desespero, frustração, auto-punição, depressão.

2)   SEGUNDA ETAPA: A ENCRUZILHADA. A palavra crise significa decisão. A decisão que tomamos na etapa da encruzilhada revela o que pensamos acerca de Deus. Se permitirmos que Deus nos ensine lições preciosas com base em nossos erros menores, estaremos poupando-nos de sofrimentos desnecessários no futuro.

·      Ismael estava tendo um dia “daqueles”. A festa de Isaque o deixou enciumado. Mas a sua reação (zombar do irmão mais novo) piorou muito as coisas.
·      Precisamos lembrar que nossas ações sempre têm consequências. Teremos que lidar com elas. Algumas pessoas dizem: “Eu não acredito na existência do inferno, porque Deus é bom”. Elas se esquecem de que o inferno é uma consequência.
ð Ghandi falou: “A maior parte dos vossos sofrimentos é por vós mesmos semeada”. E a Bíblia ensina Gálatas 6:7: “Tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

1)             HÁ MUITA GENTE SOFRENDO E FAZENDO SOFRER.

ð Expulsos, Ismael e sua mãe (Hagar) tiveram que deixar o acampamento. É uma lembrança de que aquilo que fazemos afeta não só a nós, mas também a outros. Ainda hoje, existem muitos filhos fazendo seus pais sofrerem…
ð Por causa dos nossos erros, passamos a viver em um deserto. Há muita gente vivendo no deserto da mágoa, ou da solidão, ou da tristeza, ou da culpa.
ð Por causa dos nossos erros, passamos a ver a vida como um caso sem solução. Hagar pensou que ela e Ismael morreriam. Mas estava errada. Deus muda todas as coisas!

2)             DEUS ENTRA EM CENA E MUDA A HISTÓRIA.

ð Quando tudo parecia perdido, a iniciativa divina trouxe esperança. “Deus ouviu a voz do menino desde onde está”. Deus ouviu a voz do menino! Ele ouviu a voz daquele que tinha errado. O Senhor sempre nos ouvirá se clamamos. “Dele farei uma grande nação”. Para Hagar e Ismael, sobreviver já seria bom.
ð Mas o Senhor tinha mais para eles. Prometeu-lhes uma vida excelente. “Abriu-lhe Deus os olhos e ela viu um poço. O poço já estava lá, mas eles não viam! Esse poço é um símbolo de Jesus. Precisamos abrir os olhos!

3)             COMO ACERTAR DEPOIS QUE VOCÊ JÁ ERROU?

·      A história de Ismael deixa para nós importantes lições. Quando você erra, tem que lidar com as consequências. Então, o que precisa fazer?

a)   Reconheça as suas falhas. Provérbios 28:13 Quem confessa e abandona seus pecados alcança misericórdia. Não endureça o seu coração!
b)   Entregue a Deus a sua causa e a sua vida. Salmo 51:17A Bíblia diz que um coração quebrantado o Senhor não despreza. Deixe tudo nas mãos dele.
c)    Vá até a fonte de água viva. João 6:37 Jesus prometeu que se fôssemos a ele jamais seríamos rejeitados. Ele não desiste de nós.

CONCLUSÃO: Você pode acertar depois que você já errou! Não desista, pois Deus não desiste! A Bíblia diz que “Deus estava com o menino, e ele cresceu”. Assim como esteve com Ismael, o Senhor estará com você. Mas você precisa querer acertar a partir de agora!

Pr. Nilton Jorge
Contatos: Tele: (22) 998746712 Whatsapp
Email. niltondalani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.