quinta-feira, 4 de outubro de 2018

A CONSCIÊNCIA MISSIONÁRIA EM TEMPO DE CRISE

TEXTO: Is 6:1-8
INTRODUÇÃO:

·      Queridos o livro que temos diante de nós possui uma característica curiosa: ele tem sido visto como se fosse um resumo de toda a Bíblia. Nesse texto Isaías está sendo comissionado para ser profeta em nome do Senhor em uma época de Crise. 
·      Judá está à beira do abismo. Era também uma época de crise nacional. Uzias, o grande monarca, maior esperança nacional, está morto. O país estava de luto. Que tipo de crise atingiu Judá?
a) Política interna de Judá. Com a morte do rei Uzias subiram ao poder reis que não levaram Deus a sério como Acaz e Manassés; que se voltaram para os ídolos e conduziram o povo à idolatria e à pobreza. Enquanto os governantes eram fiéis, Deus abençoava a nação e esta prosperava, mas sempre que subia ao trono um homem mau, a nação toda sofria amargamente.
b) Política externa de Judá. Deus levantou Rezin, rei da Síria e Peca rei de Israel contra Judá. Judá então pede socorro à Assíria. Abre os cofres públicos e escraviza-se ao poder estrangeiro. Depois a Assíria os ameaça e fazem aliança com o Egito para se livrarem da Assíria. Pagam tributos pesados aos estrangeiros.
c) Crise econômica de Judá. Judá entrou em crise por causa dos impostos abusivos, por causa dos tributos escorchantes que nação pagava aos reis estrangeiros. O povo trabalhava, mas os lucros fugiam-lhes das mãos. Isso trouxe uma riqueza para uma minoria que “juntava casa a casa e campo a campo”, jogando o povo na miséria. O poder legislativo de Judá “decretava leis injustas para negar justiça aos pobres e para arrebatar o direito dos aflitos, despojando as viúvas e roubando os órfãos”.
d) A crise moral de Judá. O povo se corrompeu. Perdeu seus absolutos. Abraçou uma ética flácida e situacional. Perderam a noção de moralidade: “chamavam luz de trevas e trevas de luz; o doce de amargo e o amargo de doce”. Judá caiu pelos seus pecados. Roma caiu pelos seus pecados. Os impérios caíram pelos seus pecados. Deus disse para Israel: “Volta ó Israel para o Senhor teu Deus, porque pelos teus pecados estás caído”.
e) A crise espiritual de Judá. O povo de Judá era como filhos rebeldes. Eram piores do que o animal irracional. O boi conhece o seu dono, mas Judá não conhecia o Senhor. A despeito desse marasmo o povo ainda mantinha as aparências e fazia sacrifícios ao Senhor. Mas Deus estava cansado desse culto hipócrita.

·      O que fazer nesse tempo de crise?

1.             NA CRISE PRECISAMOS OLHAR PARA CIMA E SABER QUE DEUS REINA v. 1-3.

1. Precisamos saber que Deus está no trono. As nossas crises não apanham Deus de surpresa. As nossas crises não abalam o trono de Deus. Os céus governam a terra. Deus dirige a história. Quem dirige os destinos da humanidade não são os poderosos, mas o Todo-Poderoso.
Esta é a grande mensagem de Isaías, Deus está no trono. Não importam as crises. Não importa a fúria do dragão, o ódio do diabo, o sistema corrupto que luta contra a igreja, Deus reina e Ele está no comando. Não se desespere, nem um fio de cabelo da sua cabeça pode cair sem que ele o permita. Ele Reina!
2. Precisamos saber que Deus é santo, santo, santo. Quando a Bíblia diz santo, ela define. Quanto diz: santo, santo ela enfatiza. Quando ela diz: santo, santo, santo ela coloca no grau superlativo. Deus é majestoso. Ele glorioso. A maior necessidade da igreja hoje é ter uma percepção da majestade de Deus em seu meio. Precisamos ter um senso da glória de Deus.
3. Precisamos saber que os seres mais exaltados proclamam quem Deus é e o que Deus faz. Deus é santo e toda a terra está cheia da sua glória. Ele é o Senhor dos Exércitos, o Deus que luta por nós, que guerreia as nossas guerras, que se manifesta e que age poderosamente em favor do seu povo.

*        A COMPREENSÃO DE QUE UM DEUS SANTO REINA SOBRE O UNIVERSO LEVOU AO PROFETA TER UMA CONCIÊNCIA MISSIONÁRIA vs.1-4.
·      Deve Ter sido uma visão maravilhosa, tremenda e assustadora. O ponto que quero considerar é que não pode haver missionários eficazes enquanto não houverem contemplado a Deus nestes termos descritos por Isaías; ou seja, se você conhece um missionário que não conseguiu perceber que Deus é grande e que Ele reina sobre o mundo e muito menos concebe a idéia de que Deus é tremendamente santo; então, digo-lhe que tal missionário não compreende a natureza de missões e nem sua mensagem! Pois, missões está centralizada em Deus e a mensagem missionária é a proclamação de um Deus que reina e que é três vezes santo.
·      Quando um homem se levanta para pregar o evangelho de Deus, mas não crer que Deus é soberano, e pensa consigo mesmo que Deus não reina, então, tal homem não serve para ser chamado ministro do evangelho.

2.    NA CRISE PRECISAMOS OLHAR PARA DENTRO E SABER QUE PRECISAMOS DA MISERICÓRDIA DE DEUS v. 4-7.

1. Precisamos ter uma visão pessoal da nossa real condição aos olhos de Deus. Antes de Isaías contemplar a Deus, ele distribuiu uma série de Ais: 1) Ai dos gananciosos (5:8); 2) Ai dos beberrões (5:11); 3) Ai dos injustos (5:18); 4) Ai dos corrompidos moralmente (5:20); 5) Ai dos soberbos (5:21); 6) Ai dos farristas (5:22). Mas, agora, quando vê o Senhor, ele se volta para dentro de si e diz: 7) Ai de mim (6:5).
• Russel Shedd diz que o maior pecado da igreja hoje é a dureza de coração. Este Ai de Isaías é um ai de dor, de lamento, de angústia, de tristeza profunda. Ele não chora apenas as consequências do seu pecado, mas ele lamenta porque seus lábios são impuros. Só quem tem um verdadeiro encontro com Deus, consegue enxergar a malignidade do seu pecado. Quanto mais perto de Deus, mas se vê a hediondez do pecado.
2. Precisamos ter uma visão do pecado que nos rodeia. Isaías disse: “e habito no meio de um povo de impuros lábios”. Isaías se incomoda com o pecado do seu povo. Ele chora pelo pecado da nação. Ele geme de dores por causa da transgressão do seu povo. Ele não é um homem alienado espiritualmente. As feridas do seu povo estão doendo no seu coração.
3. Precisamos ter uma visão da graça perdoadora de Deus v. 6-7. Não há perdão, onde não há confissão. Hoje pregamos a fé sem o arrependimento. A salvação sem a conversão.
Deus é Deus de perdão. Você pode ser transformado hoje. Seu vocabulário pode mudar. Seu coração pode mudar. Uma fonte de vida pode brotar do seu interior. Você pode ter uma mente pura, um coração puro, um namoro puro, um casamento santo. Cristo pode agora mesmo libertar você também. Pode perdoar o seu pecado e fazer de você uma nova criatura.

*        A COMPREENSÃO DE QUE O HOMEM É TOTALMENTE DEPRAVADO LEVOU AO PROFETA TER UMA CONCIENCIA MISSIONÁRIA v.5.
·      O profeta era alguém que cresceu no meio dos sacerdotes de Israel, por isso, tinha acesso ao Templo, era um membro do povo do pacto; sempre esteve no templo adorando ao Senhor, mas naquele dia viu a negridão do seu coração, e percebeu o quanto precisava de mudança em seu ser.
·      Precisamos compreender que todos nascemos pecadores totalmente depravados.
·      Mas onde abundou o pecado superabundou a graça.
·      A certeza de que Deus de fato perdoa pecadores deve nos motivar a proclamar o evangelho de Deus ao mundo.

3.             NA CRISE PRECISAMOS OLHAR PARA FORA E OUVIR O DESAFIO DE DEUS E VER A NECESSIDADE DO MUNDO v. 8.

ü O envio de Deus nunca precede a restauração espiritual. Vida com Deus é mais importante do que vida para Deus. Vida vem antes do trabalho. Consagração vem antes do ministério. Só depois que Isaías viu a Deus e foi perdoado é que pode ouvir o desafio de Deus para fazer sua obra. Deus trabalha em nós antes de trabalhar através de nós. Adoração vem antes de missão. Santificação vem antes de serviço.
ü A igreja tem sido eficaz nos dias de hoje. A Igreja brasileira tem no campo hoje um pouco mais de 20 mil missionários para os continentes. 6 milhões de mulçumanos se convertem na África a cada ano, 150 mil pessoas morrem a cada ano por causa de Evangelho. Faltam 3 milhões de povos que ainda não foram alcançados.
ü Por isso o desafio ainda é grande. É preciso ter anúncio (quem irá), é preciso haver renúncia (eis-me aqui), é preciso haver revestimento (Ele tocou com uma brasa a minha boca). 
ü A SAMARITANA AINDA É UM MODELO MISSIONÁRIO.

*        A COMPREENSÃO DE QUE A OBRA PRECISA DE CEIFEIROS TOCADOS POR DEUS LEVOU AO PROFETA A TER ESTA CONCIENCIA MISSIONÁRIA v.8.
·      O dr. John Stott, considerado um dos maiores exegetas bíblicos do século XX, disse que "antes de mandar a igreja para o mundo, Cristo mandou o Espírito para a igreja.
·      Quando a igreja deixa de ser irrigada pelo óleo do Espírito, ela mingua, murcha, se encolhe.

Aplicação: Gostaria de aplicar algumas verdades que podem ser aprendidas neste texto.

1. Proclame a Palavra de Deus tendo como pano de fundo a Sua soberania e Santidade. Pois, somente ele Governa o mundo e o coração dos homens.
2. Reconheça que o motivo maior de nossa proclamação é a glória de Deus, por isso, devemos proclamar o evangelho aos pecadores que precisam ouvir a mensagem que pregamos.
3. Reconheça que a sua vocação deve ser alicerçada no Perdão que Deus lhe deu, e isso deve dar-lhe força para proclamar com mais ousadia a Palavra do Senhor do Pacto.
4. Seja humilde, pois apenas Deus determina o resultado que será produzido pela pregação. Não busque fama, nome ou mesmo números, pois, apenas Deus tem o direito de produzir corações regenerados que amam a sua lei.


CONTATOS COM O Pr. NILTON JORGE
Tel. Tim (22) 981043222 Whatsapp falar com Lana (esposa)
Tel. Vivo (22) 998746712 Whatsapp falar com Pr. Nilton Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.