segunda-feira, 17 de julho de 2017

O QUE ACONTECE QUANDO ME SANTIFICO

TEXTO: Rm 12:1,2
INTRODUÇÃO:
è O termo soteriologia vem do vocábulo grego 'soteria' e significa três coisas: salvação, libertação de um perigo iminente, livramento do poder da maldição do pecado, restituição do homem à plena comunhão com Deus.
·      Na doutrina da salvação se estuda sobre: Arrependimento, Regeneração, Adoção, Justificação, Santificação e Glorificação.
W   A santidade do Deus Eterno é a mais difícil de explicar de todos os atributos do Eterno, em parte porque é um dos Seus atributos essenciais que não é compartilhado pelo homem. A santidade do Senhor Deus é o que o separa e distingue de todos os outros seres.
W   O que significa santidade?
è Nas Escrituras encontramos algumas palavras usadas para santo, que nos auxilia a entender melhor o significado da palavra santidade.
a)   No hebraico há três palavras:
1.    Qodesh (Substantivo), separação, santidade;
2.    Qadash (verbo), separar;
3.    Qadosh (adjetivo), santo, sagrado.
b)   No Grego há quatro palavras:
1.    Hieros, sagrado;
2.    Hosios, santo;
3.    Hagnos, puro, imaculado, sem culpa;
4.    Hagiazo: “dar ou reconhecer por venerável, honrar, separar de coisas profanas e dedicar a Deus, consagrar; purificar”, tanto externamente como cerimonialmente ou por expiação como internamente.
è De Hagiazo deriva-se mais 4 palavras que dão o significados a santidade.
1.    Hagios, santo, separado. Nomes que denotam santificação:
2.    Hagiásmos, santificação, santidade, consagração;
3.    Hagiotes, santidade;
4.    Hagiosune, santidade.

·      Existem dois aspectos da santificação:
1.    Santificação progressiva: É um processo diário que se inicia quando recebemos Jesus como Salvador e só termina no céu. Então na santificação há uma intervenção nossa. É uma sinergia. Neste aspecto, na Santificação somos cooperadores de Deus. O Espírito Santo é a principal fonte de santificação progressiva, Ele é o gerador de nossa santificação progressiva.
2.    Santo: É uma posição: A qualidade de santo vem de Deus, é uma monergia, um trabalho exclusivamente de Deus. É uma posição! É algo que Deus nos entregou no momento em que O recebemos como nosso Salvador. É a consumação do propósito de Deus em nossa Santificação.

·      A doutrina bíblica da santificação está intimamente ligada à doutrina da justificação. Em Cristo somos justificados e disso é que resulta a nossa santificação.
ü A justificação é algo que ocorre uma única vez. Já a santificação é um longo processo que vai desde o novo nascimento até a sepultura.
ü A justificação é algo que ocorre fora de nós, enquanto que a santificação é algo que tem lugar no nosso íntimo.
W   Ambas as questões têm a ver com dois aspectos diferentes do pecado:
1.    O primeiro aspecto do pecado é aquilo que conhecemos por “culpa.” Ser culpado significa “ser passível de castigo”, o que nada tem a ver com os sentimentos de culpa tão fortemente ressaltados pelos psicólogos.
2.    O segundo aspecto diz respeito a algo que existe dentro de nós a “corrupção”. A nossa natureza corrompida e pecaminosa.

W   SANTIDADE NÃO É VIDA CONSAGRADA. Uma pessoa pode ser consagrada sem ser santificada, mas se for santificada será consagrada. Uma separação nem sempre tem a ver com santificação. Santificação é a busca pela maturidade, é o compromisso em atrair os sentimentos de Cristo de modo que Ele viva em nós. Consagrar pode me levar a andar em espírito, mas santificar me leva a viver em espírito. Consagrar é estar na igreja, santificar é ser a igreja.

TRANSIÇÃO: O QUE ACONTECE QUANDO EU ME SANTIFICO?

1.             QUANDO ME SANTIFICO EU USUFLUO DE UM RELACIONAMENTO ÍNTIMO COM DEUS.

·      Uma vida de santidade anda de mãos dadas com uma vida de intimidade, pois, quanto mais próximos de Deus, mais Ele vai mudar nossas vidas!
·      Não existe conversão sem mudança de vida. 2 Co 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
è Depois de registrar a morte de Abel, Gn 4 conta a história sucessiva de Caim e seus descendentes até Lameque, em quem o pecado e a impiedade chegaram ao acúmulo terrível Vs. 23-24 “E disse Lameque as suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete”.
è Genesis 5 dá uma lista de dez gerações na linhagem de Sete e nos apresenta a um homem de fé (Enoque ). A lista é caracterizada pela repetição da frase, encontrada 8 vezes no capítulo “e morreu”. A morte havia passado a governar a humanidade por causa do pecado de Adão Rm 5: 17 “Porque se a ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundancia da graça e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”.
·      RELACIONAR-SE COM DEUS É UMA DECISÃO. Gn 5:22-24 “Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu 300 anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram 365 anos. Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”.
W   O verbo “andar” vem do vocábulo hebraico halak, que além de outros sentidos tem o sentido de “caminhar aproximadamente”, “caminhar junto de”, “conduzir”. Este sentido nos traz a idéia de proximidade, comunhão, Enoque desfrutava de uma comunhão íntima com o Senhor. Caminhava junto dele.
W   Judas 15 diz que Enoque viveu em “um tempo impiedoso”, “para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que os ímpios pecadores proferiram contra ele”. A palavra “ímpio” que ocorre duas vezes aqui em Judas, ela vem do termo grego “asebes” e é usada pra descrever uma pessoa “descrente, perversa, destituída do temor de Deus”
è Esta era a situação dos homens do seu tempo. Gn 6:11 “A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência”.
·      Andar em santidade era andar na contra mão de uma sociedade corrompida, Rm 12:2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Andar com Deus não estava na moda nos dias de Enoque).

2.             QUANDO ME SANTIFICO SANTIFICAÇÃO EU VEJO AS MANIFESTAÇÕES DAS MARAVILHAS DE DEUS NA VIDA.

Josué 3.5 “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.
·      Esta frase nos mostra um princípio espiritual: As maravilhas divinas são resultado da santificação do povo de Deus.
a)   As maravilhas sucedem a santificação. Onde há santidade, há maravilhas do céu. As maravilhas emanam do trono de Deus e não das façanhas humanas.
·      Antes de alcançar a conquista da terra prometida por Deus, Josué convidou o povo a se purificar de tudo que não fosse de Deus. Essa ordem divina era para os sacerdotes, para os levitas, para os homens, mulheres e crianças. Todos precisavam se santificar.
·      Santidade não tem idade. Todos devem desejar Deus mais do que suas bênçãos. Todos devem buscar a semelhança com Cristo mais do que o sucesso pessoal. Todos devem querer Deus mais do que qualquer outra coisa nesta vida. Ser santo não é uma opção de vida apenas; é uma ordem clara de Deus que todos devem obedecer sem questionar.
b)   A santidade é uma EXIGÊNCIA para ser observada HOJE.“Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.
·      O amanhã vitorioso depende do hoje consagrado. Ninguém poderá ser um grande incêndio de repente, mas poderá ser uma brasa viva e constante.
·      Agora é o tempo de colocarmos tudo sobre o altar e voltarmo-nos para o Senhor de todo o nosso coração. O melhor momento para começar a fazer uma limpeza geral em nosso coração é hoje! Não podemos deixar para depois o que devemos fazer hoje. A santificação é o que falta para que milagres aconteçam em sua vida.
c)    A santificação é uma CONDIÇÃO para EXPERIMENTAR as maravilhas de Deus. “Santificai-vos, porque […] o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.
·      Sem a santificação não acontecem milagres. Tudo fica difícil quando estamos distantes de Deus. Quanto mais perto estamos do Senhor, mais possibilidades teremos de experimentar o Seu agir.
·      Na busca pela santidade, nós somos as chaves que Deus vai utilizar, para abrir as portas do milagre. A santificação da nossa vida precede os milagres que vamos viver.
·      Quando o povo de Deus se santifica, Deus opera maravilhas. Enquanto o pecado nos afasta de Deus e atrai sobre nós vergonha e dor, a santificação é o caminho para experimentarmos o sobrenatural de Deus. Por isso, buscar a santidade é fundamental para viver o sobrenatural. Pela santificação você verá o que nunca viu e viverá o que nunca viveu.
d)   Uma vida de santidade que atrai maravilha coloca Deus em primeiro lugar. Josué se levantou de madrugada para fazer a vontade de Deus. Nada pode atrapalhar o avanço de um povo consagrado inteiramente a Deus: Deus sabe que um povo em Suas mãos avança obstáculos intransponíveis, por isso inspirou Josué a preparar Seu povo para atravessar o imenso Rio Jordão.
v Para Deus, atravessar os mais profundos rios não é nada.
v Para Deus, abrir um caminho seco pelo meio do rio não é nada.
v Para que Deus realize milagres na tua vida basta que você não dependa de nada mais a não ser do poder divino.

3.             QUANDO EU ME SANTIFICO EU RECEBO A PROMESSA QUE EU VEREI A DEUS.

v A Palavra de Deus nos fala da nossa Santificação Final e a chama de glorificação e nela seremos livres do corpo do pecado. Isso acontecerá na segunda vinda de Cristo, por meio do arrebatamento, quando finalmente atingiremos o estágio final.
Rm 8.29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Ef 5.25-27 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.
I Jo 3.1-3 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.
è REJEITAR A SANTIFICAÇÃO É REJEITAR A DEUS E O CÉU.
è Só alcançaremos o nível espiritual e a vida santificada que o Novo Testamento ensina, quando a espera pelo Senhor receber tanto espaço em nossos corações como o tinha nas igrejas dos tempos apostólicos.

·      Lc 12: 35, 36. estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as candeias, e sede vós semelhantes aos homens que esperam a seu Senhor, para quando vier, LOGO possais abrir-lhe”
·      OLHE PARA O TEXTO COMO DEVE ESTAR A NOIVA PARA ESTE EVENTO?
1) DEVE ESTAR ATENTA VIGILANTE, VESTIDO PARA A FESTA. Não sabemos quando a trombetas vai tocar.
2) DEVE ESTAR AVIVADA. O sono espiritual é um dos sinais dos últimos tempos. Deve ter azeite para todos os dias, temos que ter uma reserva diante de Deus. Como vai o teu depósito diante do altar de Deus?
a)             O sono pode ser causado pela desobediência como aconteceu com Jonas.
b)            Também a preguiça causa sono. Esteja ocupado na obra do senhor.
c)             A falta de renovação também pode causar sono. Sede firme e constante.
3) A VIDA DE SANTIDADE ME LEVA A EXPECTATIVA DE QUE A QUALQUER MOMENTO ELE PODE VOLTAR.

CONCLUSÃO:
·      Mais limpo não é quem nunca se suja, mas quem sempre se lava.
·      Mais santo não é quem nunca peca, mas quem se arrepende sempre.
·      Que Deus nos ajude a vivermos uma vida de santidade e consagração a Deus, pois só assim poderemos naquele "dia" morar eternamente nos braços do Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.