Ocorreu um erro neste gadget

quinta-feira, 29 de junho de 2017

EU SOU UM JACÓ (A CURA PARA O CARÁTER FERIDO)

Gn 32:30
INTRODUÇÃO:

·      Uma das riquezas do processo de cura e libertação é que Deus não joga fora o nosso passado, Deus recicla, Deus ressignifica, Deus transforma a nossa história em nosso ministério.
·      Grandes ministérios nascem de e nas grandes tragédias.
·      O nosso Deus tem prazer em transformar vidas, mudar comportamentos, restaurar o homem... Cada personagem bíblico que foi trabalhado por Deus foi transformado.
·      Alguns precisavam até mudar de nome: Abrão para Abraão, Sarai para Sara, Saulo para Paulo, Simão em Pedro.
·      Jacó teve uma experiência dramática com Deus, e se ele tivesse escrito um livro, bem que poderia ter chamado o livro de “Mudei de Nome, Por que Mudei de Vida”.
ð Tanto Jaboque como Peniel são os nomes de um mesmo lugar antes e depois. Refere-se a um ribeirão afluente do rio Jordão em Israel. O texto cita especificamente um vau, que é uma parte mais rasa e espaçosa do rio que serve para passagem a pé.
ð A vida de Jacó foi totalmente transformada depois que atravessou o vau de Jaboque, lugar que posteriormente chamou de Peniel. Este lugar foi o cenário de uma linda história de transformação de vida.

v O que Deus mudou e tratou no Jaboque foi o caráter de Jacó.
ð O caráter não tratado e curado de Jacó trouxe problemas irreparáveis.
a)   Um caráter não restaurado pode comprometer sua comunhão íntima com Deus.
b)   Um caráter não restaurado pode interromper sua carreira ministerial ou profissional.
c)    Um caráter não restaurado pode levar a família, filhos e pessoas a sofrimentos.
d)   Um caráter não restaurado pode gerar quebra de confiança.
e)    Um caráter não restaurado pode atrair o juízo de Deus.

ð QUATRO CONCEITOS, PENSANDO EM JACÓ SOBRE O QUE É CARÁTER?

1.    O caráter se constitui em traços invisíveis que guiam a nossa vida. (é o rosto moral que não enxergamos). São as noções de certo e errado que nos faz tomar decisões.
ð Quais são os ideais invisíveis que guiam a sua vida? Quem é você quando ninguém esta por perto?
2.     A segunda caraterística do caráter é que ele é o nosso músculo moral. (caráter não é perfeição, todos nós temos um Jacó dentro de nós). O caráter é a capacidade de nos fazer suportar na tentação. O diabo sempre nos levará a um pináculo de tentação.
ð O caráter aflora de acordo com as pressões externas. Dai vem à palavra provação (uma prova é uma circunstancia que mexe com uma área fraca).
3.    O caráter é aquilo que somos quando estamos sozinhos ou fora da presença daqueles que nos conhece. (às vezes a vida fica dúbia quando o caráter não é tratado), é a máscara social que eu criei na alma pra esconder uma vida não resolvida.
4.    O caráter é determinado pelas nossas escolhas. (caráter é o que você decide fazer na tentação, na provação).

HÁ TRÊS FAZES NA VIDA DE JACÓ QUE SÃO COMO ESCADAS DE VIDA CRISTÃ.

1.    BETEL, O LUGAR ONDE JACÓ CONHECE O DEUS DE SEUS PAIS 28:13.
ð Oh! Terrível possibilidade de Deus ser apenas o Deus dos nossos pais e não o Deus da nossa vida.
ð Em Betel eu tenho um relacionamento pra minha salvação, e isso acontece em processo. Eleição, Justificação, Regeneração (santificação) e glorificação.
a)   Não fomos nós que escolhemos a Deus, foi ele quem nos escolheu. Não fomos nós que amamos a Deus primeiro, mas foi ele quem nos amou primeiro. Antes dos tempos eternos Deus já havia nos conhecido, nos amado e afeiçoando-se a nós. A eleição é uma das verdades mais consoladoras das Escrituras.
b)   Deus não escolheu Jacó por causa dos seus privilégios legais. Ele não era o primogênito.
c)    Deus não escolheu Jacó por causa das suas obras ou méritos. Ele ainda nem havia nascido, quando Deus o escolheu. Na verdade, a eleição é incondicional.
d)   Deus não escolheu Jacó por causa do seu caráter. Ele era um mentiroso, um enganador, um pai e marido passivo, omisso, idólatra, fraco moralmente, egoísta, defraudador, tinha um coração duro para obedecer, não era tratável, não admitia culpa, era orgulhoso.
2.    MAANAIM, O LUGAR ONDE TENHO EXPERIENCIAS COM DEUS.
ð Em Maanaim, Jacó era um expectador da atividade angelical, ele se tornou nos 20 anos na terra de Labão um místico.
ð Enquanto Jacó se dirigia para sua casa, Deus lhe mostrou as hostes de anjos enviadas para protegê-lo. Como um memorial disto, ele chamou aquele lugar de Maanaim, que significa: duas hostes ou exércitos. Alguns creem que havia duas hostes de anjos guardando Jacó. Entretanto, a visão correta seria que o grupo que estava com Jacó era uma hoste, e que a segunda, formada de anjos, os acompanhava.
ð Até aqui Jacó viu escada, viu trono, viu anjos, tevês experiências de prosperidade financeira, mas seu caráter ainda estava manchado. O carisma é importante, mas não pode estar divorciado do caráter.
ð O caráter é mais importante que nossos dons e talentos. A igreja de Corinto era uma igreja de muitos talentos, porém pecava por ser jactanciosa, egoísta, irar-se facilmente, pregar uma coisa e viver outra.
ð Caráter não se consegue num culto, numa vigília ou num encontro de final de semana e nem mesmo através de uma ‘oração fervorosa’. Caráter se consegue através do desenvolvimento da verdade implantada dentro de nós.
ð A falta de caráter compromete os projetos de Deus em nossas vidas. Sem o caráter, a família, os filhos, a empresa em que você trabalha ou grupo que você lidera na Igreja podem até crescer por causa de teus talentos, mas não vão crescer em integridade, justiça, fidelidade e, especialmente, em santidade. O caráter é quem dá sustentação à vida

3.    PENIEL, O LUGAR ONDE EU VEJO DEUS FACE A FACE E A MINHA VIDA MUDA.
a)   Jacó precisava definir as coisas. Apostatar de Deus ou amá-lo! Em meio a sua vida incoerente que confessava a religião de seus pais, mas não a vivia com veemência, Jacó foi levado a uma “crise existencial” decisiva em Peniel lugar de encarar a Deus face a face.
ð Ali em Peniel, ele deveria ter sua vida confrontada com Deus, cada trapaça, cada mentira, cada fuga da responsabilidade, cada pecado, tudo seria colocado cara a cara com Deus!
b)   E Peniel é exatamente isto: é um lugar de encontro com Deus (v.30). Peniel é um lugar de sentir profunda dor pelos pecados, é lugar de chorar, é lugar de confronto consigo mesmo e com Deus.
ð Aqui em Peniel, onde você está, Deus vai mostrar quem você é. Peniel é isso: lugar de luta, de arrependimento, de guerra, de choro, de pranto, em Peniel, você irá ouvir claramente a voz reveladora de Deus.
c)    Agora, para ter esse encontro radicalmente transformador com Deus, Jacó precisou tomar duas atitudes:
1.    Tomar a decisão de enfrentar o seu passado. A inimizade com seu irmão, Esaú;
2.    Tomar a iniciativa de ficar só.

TRANSIÇÃO: QUAIS OS CAMINHOS QUE DEUS USA PARA TRATAR COM NOSSO CARÁTER?  

1.             O DEUS QUE MUDA É O DEUS QUE FERE PRA MUDAR Gênesis 32:25.

·      Jacó está numa região denominada Jaboque. Jaboque significa “lugar da travessia”. Um lugar de certa forma abandonado.
·      Em Jaboque a pessoa atravessava sozinha, não havia companheiro na travessia.
·      Na luta com Deus, Jacó foi ferido na “coxa direita”. "Coxa direita” significa dizer que deixou de ter forças na perna em que se apoiava. Isso significa dizer que Jacó foi ferido em seu apoio, ou seja, em seus fundamentos.
·      A coxa simboliza a força de um homem. Na coxa está localizado o maior osso do corpo humano o fêmur e o conjunto de músculos mais forte do corpo, os juramentos eram feitos com a mão debaixo da coxa, quando Deus toca na coxa Deus está tornando Jacó dependente Dele. Era necessário um duelo decisivo entre a sua humanidade pecaminosa e a santidade de Deus.
ð Deus quer te nocautear, colocar por terra todas as suas resistências e defesas, v.25 “Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar”. Ser nocauteado é render-se e reconhecer que eu sou enfermo e preciso de cura.
ð Quando não ouvimos a voz de Deus por obediência, a ouviremos pelo megafone.

2.             O DEUS QUE MUDA É O DEUS NOS CONFRONTA Gênesis 32:27. O homem lhe perguntou: Qual é o seu nome? Jacó, respondeu ele.

ð Após ser ferido, Jacó foi confrontado. Quando Deus perguntou o seu nome, ele respondeu com firmeza: Jacó. É como se ele estivesse dizendo: “Desta vez eu não vou esconder quem eu sou de verdade”. Sou um trapaceiro, mentiroso e manipulador.
ð No hebraico Ya'aqov  (Jacó) tem dois significados por motivo da raiz do nome, a raiz do nome é aqev significa calcanhar Gn 25:26, e tem haver com o seu nascimento.
ð Acrescenta-se a esta raiz a letra י Yod  e o nome vem a significar “Ele agarrou no calcanhar". A raiz do verbo "enganar" no hebraico: pronuncia-se 'aqav. O fato do hebraico não ter vogais faz com que "calcanhar" e "enganar" se escrevam do mesmo modo, já que a única diferença entre elas seria o "e" em 'aqev e o "a" em 'aqav. Isto explica a fala de Esaú Gn 27:36 Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou?
·      A quem Deus está chamando aqui? A Jacó o agarrador de calcanhar ou ao trapaceiro? Deus fez essa pergunta para confrontar o caráter de Jacó. Naquela hora, ele poderia ter disfarçado e não ter confessado quem ele realmente era, mas escolheu deixar as máscaras caírem.
Pv 28:13 "Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia".

v Deus quer operar uma cirurgia profunda de caráter, de identidade na sua vida, mas para isso você tem que abrir os porões da nossa vida. Sabe os porões? Aqueles quartos escuros entre o solo e o assoalho, onde coisas velhas são guardadas? Deus vai abrir os porões da sua vida.
v A pergunta que Deus faz hoje é: Qual o seu nome?
ð Mais que o nome, esta era a identidade do caráter de Jacó.
·      Moça, Deus está perguntando hoje pra você: Qual é o teu nome? ...rapaz, Deus está perguntando hoje pra você: Qual é o teu nome? (aquele que você realmente tem sido)!
ð Talvez, você precise admitir e dizer a Deus: Senhor, meu nome é mentiroso, eu tenho mentido a minha esposa/marido, tenho mentido aos meus pais, mentido nos meus negócios, mentira para com os meus pastores.

Ilustração: Certa ocasião, um homem crente, que discutia todos os dias com a mulher pelas razões mais bobas, que xingava tudo quanto era nome feio e que de vez em quando até batia na esposa (sem ninguém saber disso), foi convidado para pregar numa reunião da igreja. E no dia da pregação, falou justamente sobre o comportamento do homem no lar, fazendo belíssimos comentários sobre o seu próprio papel de marido e chefe de família. Após a pregação, um de seus filhos, comentou com os colegas: “Hummm! Filme de ficção eu já vi, mas sermão de ficção é a primeira vez... e que triste, tendo o meu próprio pai no papel principal”.
  
ð Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é estúpido. Sou uma pessoa estúpida, violenta, ou sou uma mulher grossa, ignorante, um homem bruto, arrogante, esse é o meu nome!
ð Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é desonesto. Quem sabe, alguém aqui hoje, precise admitir que carregue esse nome, por que vende gato por lebre, sonega, vive fazendo serviço porco rouba do patrão.
ð Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é adúltero tenho casos de sexo que ninguém sabe, eu gosto da pornografia, eu gosto de fantasias mentais.
ð Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é rebelde sou filho respondão, sou malcriado, sou uma ovelha que não se submete que fala mal dos líderes.
ð Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é preguiçoso (irresponsável), porque não assumo meu papel, sou homem ou mulher que não para em emprego porque sou irresponsável, sou consumista, compro e não pago.
ð Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é insensível, cínico, sou egoísta, não me compadeço com o sofrimento alheio, sou cínico em relação ao mover do Espírito Santo, sou cheio de incredulidade.
ð Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é arrogante, gosto de pisar nas pessoas, de me fazer superior a elas, não aceito que ninguém toque em minha vida.
ð Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é hipócrita, aparentemente sou um santo, mas por trás sou uma pessoa completamente carnal e sem vida com Deus. 
ð Talvez, seja o caso de você dizer hoje a Deus: Meu nome é avarento, não reparto com ninguém, pouco me importa a necessidade dos outros, roubo a Deus nos dízimos e ofertas.
·      Amado, se você não confessar a sua real identidade para Deus, não haverá vida vitoriosa para você, sem arrependimento e confissão, não há mudança de vida, não há vitória!
v Não é possível seguir no plano de Deus sem enfrentar o pecado. Jacó fugiu por 20 anos e as consequências do pecado só cresceram. Agora, eram 400 homens marchando contra ele. O v.6 diz“Os mensageiros voltaram e disseram: -Estivemos com Esaú, o seu irmão. Ele já vem vindo para se encontrar com o senhor. E vem com quatrocentos homens
ð Aqui em Peniel, se você não enfrentar seus pecados, eles é que te enfrentarão, o diabo ganha legalidade sobre nós quando andamos em trevas.
ð Jacó tentou fazer atalhos, tentou primeiro resolver com presentes. O v.20 revela o que Jacó fez: reuniu alguns mensageiros e lhes disse: ”... não se esqueçam de dizer isto (a Esaú): “O seu criado Jacó vem vindo ai atrás” É que Jacó estava pensando assim: “Vou acalmar Esaú com os presentes que irão na minha frente. E, quando nos encontrarmos, talvez ele me perdoe”.

3.             O DEUS QUE MUDA É O DEUS NOS TRANSFORMA Gênesis 32:28 Então disse o homem: Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu.

v Ferido, confrontado e, agora, transformado! Foi isso que o Senhor fez na vida daquele homem que, antes, levava uma vida cheia de erros. Mesmo depois de ter passado por Betel "casa de Deus" e Maanaim (acampamento de anjos), Jacó continuou sendo Jacó, ou seja, um homem mentiroso, enganador e que manipulava as pessoas.
è Faltava ele ser transformado pela glória de Deus, e isso aconteceu depois que ele se dispôs a mudar. De mentiroso e trapaceiro, ele passou a ser chamado de Israel, que significa "aquele que luta com Deus". Ou seja, antes ele vivia lutando contra Deus, mas agora começaria a lutar ao lado do Senhor, para fazer a vontade Dele!
ð A vitória de Deus está em você se deixar dominar pela sede e pela fome de Deus, o seu choro e arrependimento têm que comover o coração de Deus e levá-lo a mudar a sua vida.
ð Em Peniel, Deus altera a maneira de nós andarmos, v.31“O sol nasceu quando Jacó estava saindo de Peniel, e ele ia mancando por causa do golpe que havia levado na coxa”. Deus colocou uma marca no andar de Jacó, ele nunca mais foi o mesmo depois de Peniel, todos podiam notar uma marca de Deus em seu caminhar.
v Você também vai começar um novo dia como Jacó, o sol nascia e um homem de Deus andava diferente!
v Essa luta com Deus mudará ambientes e circunstâncias em sua vida, v.32 desde então, os judeus nunca mais comeram do nervo do quadril dos animais. Os costumes foram mudados, gerações foram tocadas, por causa do encontro de Jacó com Deus em Peniel.
ð QUANDO DEUS TRANSFORMA NOSSAS VIDAS NÓS ENTERRAMOS O PASSADO E PROJETAMOS COISAS NOBRES. Gn 35:8 “E morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho cujo nome chamou Alom Bacute”. (Carvalho de pranto).
•   Este é um versículo chamado de ponto cego da Bíblia, em nenhum lugar nas escrituras você vai encontrar sobre essa Senhora chamada Débora a ama de Rebeca.
•   Deus ao inspirar Moisés disse escreva: depois de Jacó ter sido transformado, Débora morreu, porque cada vez que ele olhava pra ela ele se lembrava com culpa dos erros do passado. Quando a Bíblia a chama de Ama de Rebeca, quer dizer: ela sabia das trapaças de Jacó. Você sabe o que é olhar pra uma pessoa que é testemunha do nosso fracasso? Você fica refém da pessoa.
ð Débora é símbolo das nossas memórias culpadas, dos nossos passados de fracassos, de nossas noites com insônia, da falta de paz por um passado que não passa.

CONCLUSÃO:
ü Você está aqui num lugar de encontro com Deus e este é um lugar de decisão!
Você vai continuar sendo Jacó, e deixar que seus inimigos tratem com você? Ou você vai lutar com Deus para ser transformado em Israel, em príncipe, em princesa? 
ü Amado, para você ter uma vida vitoriosa, tem que haver arrependimento.
O arrependimento é uma dor profunda que nos faz decidir nunca mais voltar ao pecado
ü Portanto, aqui neste lugar, você terá um encontro face a face com Deus...

Chore em sua presença... hoje é dia de romper com o passado... hoje é dia de romper com o pecado.

Contatos para agendas:
Pr. Nilton Jorge.
Tel. (22) 998746712 whatsapp
Email. niltondalani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.