sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

UM ENCONTRO QUE MUDA A VIDA (Série Livres do Egito)

Ex 3:1-6, 10
INTRODUÇÃO:

·      A vida de Moisés se define em 3 Fases de 40 anos, Sendo os primeiros no Egito aprendendo toda a ciência para ser O conquistador e por conseguinte o futuro Faraó.
·      A segunda Fase de 40 anos, Moisés estava com 80 anos, era Morador do Deserto de Midiã, casado com Zípora filha de Getro, nesta fase ele aprendeu a ser o administrador de sua casa e a pastorear os rebanhos de seu sogro.
·      A terceira fase, Moisés atravessa a deserto em um período de 40 anos, com o povo de Israel até chegar ao monte Tabor e subir ao cume do pisga e ver toda a geografia da terra dos Cananeus e dali dormiu no Senhor.
·       E é nesta segunda fase que Moisés tem um encontro com Deus que muda a sua história.

NO TEXTO ENCONTRAMOS A REVELAÇÃO DA TRINDADE ENVOLVIDA NA CHAMADA DE MOISÉS.

·      O Texto mostra nos umas das mais linda Teofania do V.T. Teofania é um conceito de cunho teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa. Geralmente se explica a teofania como um antropomorfismo, ou seja, vêem o ser divino em forma humana. Desta forma, o “anjo do Senhor” torna-se a forma mais comum de teofania, é a revelação de Cristo no V.T.
·      Deus está revelado COMO o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.
·      O Espírito Santo simbolicamente está representado pelo fogo que envolve a Sarça.

TRANSIÇÃO. COMO SE DÁ UM ENCONTRO DE DEUS COMIGO?

1.             O ENCONTRO COM DEUS SE DÁ ENQUANTO A VIDA É VIVIDA NO SEU COTIDIANO v.1.

ð O Senhor nunca chama pra realizar a sua obra alguém que esteja desocupada.
ð João 5:17 E Jesus lhes respondeu: Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
ð Deus só usa pessoas ocupadas porque são comprometidas e diligentes, elas não tem tempo a perder e aproveitam as oportunidades para realizarem a obra de Deus, sabendo que a pregação do Evangelho é tarefa imediata.

DIZ v1: Moisés apascentava o rebanho, estava trabalhando como fazia todos os dias.
 a)- Moisés Não Estava Em Um Ambiente Religioso,  Nem em uma atividade religiosa.
 b)- Moisés estava na rotina do seu dia,  ele estava na luta diária do cotidiano.
ð OUÇA: Deus é aquele que quebra a monotonia do nosso cotidiano.
a)- Deus é fantástico, sempre vem para dar um sentido novo no nosso dia monótono.
b)- Isaías estava vivendo a monotonia do culto judaico. Era um dia de adoração como qualquer outro e de repente “Eu Vi o Senhor”.
c)- Maria Uma jovem vivendo a vida chata de doméstica, de repente  o Anjo Chega Alegra-te o Senhor é  Contigo”.
d)- Porque não falar de Elizeu, Gideão, dos apóstolos.
ENCONTRO COM DEUS SE DÁ AÍ: ESCRITÓRIO, BANCO, CASA, ESCOLA.

2.             O ENCONTRO COM DEUS SE DÁ EM LUGAR SANTO v.5.

ð MOISÉS CONHECIA REGIÃO, apascentava sempre ali a terra era a mesma, a geografia ao redor era conhecida.
ð Para encontrar me encontrar com Deus eu preciso romper com meu passado. 
·      Em Êxodo capítulo 2 e versos 18 e 19 as filhas de Reuel dizem que foram ajudadas por um egípcio, mas como! Moisés era judeu. Moisés cresceu dentro da cultura egípcia e isso o influenciou de tal modo que as filhas de Reuel não tiveram dificuldades de identificá-lo como sendo egípcio.
·      Não adianta ser nascido de novo se meu comportamento ainda é o mesmo de antes da conversão, o que eu faço delata quem eu sou.
·      Demorou apenas um dia para Moisés sair do Egito, mas aproximadamente quarenta anos para arrancar o Egito de Moisés. Não se engane flertar com o Egito instala feridas na alma.
O chamado para a santidade começa nos pés que tipificam o andar. Deus lhe disse que deveria despojar do seu velho andar.
a)- Deus Diz a Ele: “A Terra Que Você Está é Terra Santa”
b)- Lição: O Que Torna Um Ambiente Santo é a Presença de Deus.
c)- Nossa Casa é o Lugar Ideal Para Ser Santa: Devemos Levar Nossa Família Ter Um Encontro Com Deus
d)- Teu Ambiente de Trabalho Ambiente Próprio Para Ser Santo: Leve Colegas Ter Um Encontro Com Deus.

·      O primeiro que Deus lhe pede para uma vida de santidade são as sandálias, 
porque elas representam nosso andar.  Não podemos entrar na atmosfera da santidade com andar mundano tem que tirar as sandálias.
·      VS.3 Diz que “Moisés queria ver aquela maravilha”, a sarça ardendo em fogo mais não queimava.       
a)-  Lugar Santo é Assim: É lugar que faz as pessoas ficarem maravilhadas com o ambiente onde está.
b)- Lugar Santo é Lugar: Que Deus vive fazendo maravilhas afim  de nos deixar apaixonados por Ele.

3.             O ENCONTRO COM DEUS SE DÁ COM A PESSOA CERTA v.4.

ð DIZ AÍ: Deus chamou o nome de uma pessoa “Moisés”, Deus pronunciou o nome certo.
a)- Deus não pronunciou o nome de nenhum dos ajudantes de Moisés, Deus pronunciou nome Moisés.
b)- Ensina: Deus se encontra com a pessoa certa, Deus não se engana, Deus não erra o alvo.
·      Deus quer se encontrar com você hoje aqui: não com seu pai, irmão ou amigo.
·      O nome que Deus está pronunciando é o seu nome, não fuja, ouça Deus te chamar.
·      VICEMOS NO APAGAR DA LUZ, sempre no apagar da luz Deus costuma fazer suas convocações.
ð O texto de 1Sm 2 nos da a informação de que povo estava corrompido pelo pecado, o Sacerdócio e sua casa estava envolvidos em pecados
ð O texto de 1Sm 3 diz nos: A Palavra do Senhor era mui rara e as visões não eram freqüentes.
ð Samuel estava fizera a sua cama junto à arca da Aliança e antes que a lâmpada do candelabro apagasse Deus o chamou.

4.             ENCONTRO COM DEUS É ENCONTRAR-SE COM UM DEUS CONHECIDO v. 6.

ð DEUS DIZENDO: Eu tenho uma história, Eu tenho currículo, Eu não surgi de uma mente fértil de um escultor de imagens ou de uma mente humana exploradora da fé.
a)- Abraão Fez História Comigo. “Abraão Foi Meu Amigo” Eu o Fiz Pai da Fé” “Nele Nações Serão Benditas
b)- Isaque Também Fez História Comigo – “Em Sua Geração Ficou Conhecido Como Abridor de Poços”. Através de Isaque muitos prosperaram porque os poços dele proporcionou vida pra sua geração me tempos de escassez
c)- Jacó Fez História Comigo“Eu o Fiz Pai e Fundador da Nação de Israel, A Nação que Traria Jesus ao Mundo para Salva-lo”

ð Nós também podemos fazer história com Deus, podemos marcar a nossa geração fazendo a diferença, mostrando que com Deus a vida pode ser melhor.

ð ALGO: VOCÊ NÃO PODE FAZER HISTÓRIA COM OS DEUSES DESTE SÉCULO, OS DEUSES DESTE SÉCULO NÃO SÃO MAIS AS ”IMAGENS DE ESCULTURA IMÓVEIS ESTAMPADAS QUADROS”
a)- Deuses Deste Século São: Fama – Fortuna – Poder e o Prazer Pessoal.
b)- Estes Deuses Ensinam a Construir Uma História Egoísta, Individualista , Sem Espaço para o outro.
c)- Estes Deus Não Ensinam Você A Sentir a Dor do Outro, Não Ensinam Você a Olhar Para Deus.
ð Encontrar com o Deus todo poderoso, o Deus de Abraão, Isaque, Jacó e de Moisés é encontrar com um Deus conhecido que se revela com o caráter que tem.

·      v. 6 EU SOU O - v.14 EU SOU O QUE SOU.
Jeová é conhecido pelos judeus pelo tetragrama  YHAWEH, sua primeira manifestação é ELOIM que Significa Deus Soberano Criador. De Eloim é que deriva a expressão  Eloah que Significa: Aquele que se revela segundo as necessidades.
·      QUANDO DEUS DISSE A MOISÉS EU SOU O QUE SOU ESTAVA DIZENDO EU SOU O QUE VOCÊ PRECISAR NO MOMENTO.

Se precisar de ajuda Eu sou ADONAI: Senhor (dono).
Se estiver em pecado Eu sou JEOVÁ M’KADESH: Senhor Santo, Santificador.
Se estiver em derrota Eu sou JEOVÁ NISSI: Senhor nossa bandeira.
Se estiver doente Eu sou JEOVÁ RAFÁ: EU SOU o Deus que te sara
Se estiver passando necessidades Eu sou JEOVÁ JIRÉ: Deus proverá, Provedor
Se estiver atribulado de espírito Eu sou JEOVÁ SHALOM: O senhor é a nossa paz
Se estiver em condenação Eu sou JEOVÁ TSDEKENU: Senhor Justiça nossa
Se estiver em perigo Eu sou JEOVÁ ROHI: O senhor é o meu pastor.                            
Se estiver se sentindo em solidão Eu sou JEOVÁ SHAMMAH: O Senhor está presente aqui
Se estiver sendo humilhado Eu sou EL ELYOM: Deus Altíssimo
Se fores filho rebelde Eu sou JEOVÁ MAKKE: O Senhor nos corrige
Se estiveres na prova Eu sou JEOVÁ GMOLÁ: Senhor das recompensas
Se enfrentares demônios Eu sou JEOVÁ TSEBAÔ: Senhor dos Exércitos
Se estiveres fraco ou débil Eu sou EL SHADAY: Deus Todo-Poderoso

CONCLUSÃO.

v.10 O ENCONTRO COM DEUS É ALGO URGENTE PORQUE ELE TEM ALGO SUPREMO PARA VOCÊ.
·      Á Moisés Deus disse: “Vem agora” é hoje, Eu quero te usar a partir de já.  
ð Disse mais: Te enviarei a faraó para que tires meu povo, filhos de Israel, do Egito”.
·      Irá Fazer Algo Mais Importante Maior Que Apascentar Ovelhas Teu Sogro.
·      Irá Vencer Mais Que Este Deserto, Irá Vencer Maior Imperador Seu Tempo.
ð A nós Deus esta dizendo: Vem agora, vem já te usarei a partir daqui.
ð Se está feliz ou não fazendo o que está realizando, Eu tenho um projeto maior e mais supremo pra você.
ð VOZ DEUS CHAMA NOSSO NOME E DIZ: VEM, MAS VEM AGORA É URGENTE É JÁ.

Contatos com o pastor Nilton Jorge:
Email. niltondalani@gmail.com
https://www.facebook.com/Pr.NiltonJorge
Telefones: Vivo (22) 998746712 Whatzapp 
                   Tim (22) 981358547




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.