sábado, 7 de janeiro de 2017

AS PROPÓSTAS DE FARAÓ (Série Livres do Egito)

Êxodo 5:1-5
INTRODUÇÃO:

W            O Êxodo apresenta 4 canais da graça de Deus:
a)   Moises é o canal de libertação.
b)   A instituição da Páscoa O canal de um novo dia.
c)    O deserto O canal de preparação e capacitação.
ð Quando falamos de deserto, falamos de trajetória da vida cristã, a maior faculdade de Deus, lugar árido, solo arenoso e quente, improdutível, lugar de armadilhas, a temperatura do dia chega aos 70oC (graus centígrados), de noite a temperatura chega aos 10oC abaixo de zero.
ð Como sobreviver no deserto com a temperatura 70oC, num lugar onde não existe água? Os viajantes antes de entrar no deserto colocam um cinto especial contendo dois sacos de sal, pois eles têm que molhar o dedo na língua e, depois molhar com o sal do saco, e passar sal na sua língua para causar sede sem querer, pois no deserto tem que beber água mesmo sem ter sede.

W   Qual o significado para deserto na Bíblia?
1)   O deserto foi para Israel o lugar da providência de Deus.
2)   O deserto foi para Israel o lugar uma escola de regras e leis. Lei moral, Lei civil, Lei cerimonial.
3)   O deserto foi para Israel o lugar atenção, vigilância.
4)   O deserto foi para Israel o lugar da manifestação e revelação de Deus.

d)   As pragas de Deus no Egito Canal de Julgamento.
ð O Egito estava repleto de magia, ocultismo, espiritismo e feitiçaria, nisto consistia sua religião. As pragas enviadas por Deus eram o canal de julgamento divinos contra o Egito e seus deuses, a fim de obrigar a Faraó a deixar ir o povo de Deus.

ð Uma classificação útil destas pragas foi sugerida pelo Doutor Scolfield:
1)   Repugnantes – águas sujas de sangue, rãs, piolhos;
2)   Dolorosas – moscas que picavam, a praga de animais, úlceras;
3)   Apavorantes – chuvas de pedras, gafanhotos, trevas;
4)   Esmagadoras – a morte dos primogênitos;

W            As pragas foram à resposta de Deus à pergunta de Faraó: Quem é o Senhor, cuja voz ouvirei? (Êxodo 7.17). Cada praga foi, por outro lado, um desafio aos deuses egípcios e uma censura à idolatria.

1)   Água em sangue Êx. 7:14-24. A primeira praga, a transformação do Nilo e de todas as águas do Egito em sangue, causou desonra ao deus-Nilo, Hápi. A morte dos peixes no Nilo foi também um golpe contra a religião do Egito, pois certas espécies de peixes eram realmente veneradas e até mesmo mumificadas.

2)   Rãs (Êx. 8:1-15) ÁTOR, um deus que tinha cara de sapo. Os egípcios relacionavam as rãs com a deusa da fertilidade (Hekt). Todos que queriam a fertilidade invocavam tal divindade. O Deus verdadeiro zombou também dessa divindade, pois ela não conseguiu impedir que o Egito fosse invadido por rãs.
3)   Piolhos (Êx. 8:16-19) Atribuía-se ao deus Tot a invenção da magia ou das artes secretas, mas nem mesmo este deus pôde ajudar os sacerdotes-magos a imitar a terceira praga.

4)   Moscas (Êx. 8:20-32) Os egípcios tinham em deus chamado Belzebu, que na crença deles era poderoso para afugentar moscas. Enxames de moscas cobriram a terra do Egito. Infernaram Faraó e seu povo. Sacerdotes e magos clamaram a Belzebu e nada aconteceu. Mais um deus desmoralizado.

5)   Peste sobre bois e vacas (Êx. 9:1-7) Foi um golpe contra Amom, o deus adorado em todo Egito, tinha a forma de um carneiro, animal sagrado. No baixo Egito, era adorado ÁPIS o deus egípcio que tinha forma de boi. protetor dos rebanhos do Egito. Como se pode notar, tais divindades foram incapazes de proteger o rebanho egípcio.

6)   Feridas sobre os egípcios (Êx. 9:8-12) Um duro golpe contra o deus Tifon. Na crença deles essa divindade protegia os egípcios contra qualquer ferida que fosse causada por qualquer coisa. Os sacerdotes invocavam a Tifon e as cinzas do altar dele eram jogadas em todos os doentes. Agora, os próprios sacerdotes foram os primeiros a serem infectados.

7)   Chuva de pedras (Êx. 9:13-35) Um golpe contra a deusa Serafis, protetora da lavoura do Egito e SHOR, venerada como a deusa da atmosfera. A tempestade de trovões, raios e saraiva devastou a vegetação, destruiu as colheitas de cevada e de linho e matou os animais do Egito. O termo trovão em hebraico significa literalmente “Vozes de Deus” e aqui insinua que Deus falava em juízo contra aquela nação pagã e contra seu panteão de deuses.

8)   Gafanhotos (Êx. 10:1-20) A praga dos gafanhotos significava uma derrota dos deuses que, segundo se pensava, garantiam abundante colheita. Os deuses egípcios (Xu – deus do ar e Sebeque – deus-inseto SARAPIA, adorado como o deus da agricultura) não puderam fazer nada para não deixar acontecer. (Êx 10:12-15)

9)   Escuridão total (Êx. 10:21-23) As trevas foram totais e absolutas. Um homem não conseguia ver o outro mesmo que estivesse a um palmo apenas na sua frente. Fora um grande golpe a todos os deuses do Egito, especialmente contra o deus Rá, o deus solar. Os luminares celestes, objetos de culto, eram incapazes de penetrar à densa escuridão. Foi um golpe direto contra o próprio Faraó, suposto filho de Rá, Faraó era chamado de “O FILHO DE SOL”.

10)    Morte de todos os primogênitos (Êx. 11-12) Os governantes do Egito realmente chamavam a si mesmos de deuses, filhos de Rá ou Amom-Rá.
Na morte do primogênito Deus mostrou que Ele tem na Sua mão o poder de morte e de vida. O Faraó tinha pretensão de ser adorado, de ser uma divindade. O primogênito era, em potencial um faraó, pois era o herdeiro do trono. Deus demonstrou a falsa deidade de Faraó e seu filho.

TRANSIÇÃO: EM MEIO AS PRAGAS QUE CAIAM NO EGITO POR CAUSA DA DUREZA DO CORAÇÃO DE FARAÓ, O PRÓPRIO FARAÓ FAZ 4 PROPÓSTAS QUE PODEM ARRASAR COM AS FAMÍLIAS ISRAELITAS.
ð Satanás não teme igreja grande. Ele teme igreja que deixa de servi-lo.

1.                  A PROPOSTA DE CONTINUAR NO EGITO Ex 8:25

ð Após os Milagres de transformar a vara em serpente e tocar as águas do Egito e estas se transformarem em sangue os magos de Faraó também fazem os mesmos sinais, logo após Moisés sentenciou o Egito com as pragas das Rãs e os magos também fizeram a mesma coisa chamando as rãs para o Egito.
ð Então Moisés feriu o pó da terra com a vara e Deus encheu de piolhos os homens e o gado e dessa vez os magos não puderam produzir tal sinais, então bradaram isso é dedo de Deus, sendo assim Faraó propõem a Moisés que não era necessário saírem.
ð “adorar” a Deus, sem deixar de ser escravos do Egito.

·      Tem muito adorador que ainda é escravo do inferno. Satanás não liga de cultuarmos a Deus, se no fundo formos dele.
·      Moisés disse para Faraó, que o verdadeiro adorador incomoda o inferno. É necessário que cortemos toda e qualquer ligação ou comprometimento com o mundo.
·      Você não precisa ir para a Igreja, você não precisa sair do mundo
·      Faraó disse: Adore o Deus de vocês aqui mesmo no Egito
·      Sirva a Deus do jeito que você quer e bem entende. Participe dos prazeres do mundo
·      Sirva a Deus, mas continue praticando o pecado
ð Seja crente – mas continue adulterando, roubando, mentindo.
ð Seja cristão – mas, não deixe as boates, as noitadas, as bebidas.
ð Seja crente – mas, continue com o vício da pornografia.
ð Seja crente – mas, continue seguindo o sistema do mundo.
ð Seja cristão aqui mesmo no Egito.

W   A PROPÓSTA DE DEUS ERA DEIXA O POVO IR PRA ME FAZER FESTA NO DESERTO. No deserto Deus nos convoca a fazer festa antes da vitória chegar. O crente vive na contramão do que pensa o mundo, lá fora só se comemora quando se tem vitória e conquistas. Dentro do evangelho se faz festa antes, durante e depois.
W   Temos motivos para fazermos festa no deserto.
1)   Fazemos festa no deserto porque somos livres o Egito ficou para trás.
2)   Fazemos festa no deserto porque temos a companhia do Senhor Deus.
3)   Fazemos festa no deserto porque há promessa na Palavra de Deus.
4)   Fazemos festa no deserto porque nunca saímos do deserto de mãos vazias.

2.                       A PROPOSTA DE FICAR PERTO DO EGITO Ex 8:28.

ð Faraó sentindo que não havia maneira de segurar a Israel, então lhe faz uma segunda proposta: Vou deixar vocês saírem, somente que indo, não vão muito longe. Fiquem perto do Egito. Fiquem perto dos meus olhos (de meu alcance).
Satanás quer estar há um passo atrás de você.
·      Ele quer ter como te alcançar com facilidade.
·      Ele não quer perder você de vista.
·      Ele quer ter esperança de você voltar!
·      A ponte deve ser quebrada! Que ponte você precisa quebrar?
·      A Igreja do Senhor é um povo que:
-Primeiro: Vive separada do mundo
-Segundo: Vai longe.
·      Vamos longe na santificação. Vamos longe na oração. Vamos longe no conhecimento de Deus. Vamos longe no Evangelismo. Vamos longe nos milagres e maravilhas.

3.                       A PROPOSTA DE DEIXAR OS FILHOS NO EGITO Ex 10:7.

ð Faraó sugeriu que os homens saíssem, mas deixassem suas famílias cativas.
Que astuto o rei do Egito. Percebendo que não podia mais segurar os adultos, tenta segurar as crianças, para ter em breve mais uma geração de escravos no Egito.Tem muito crente se dizendo livre, mas deixando a família cativa.
ð Tem gente que vem pra igreja sozinho, e não faz esforço algum para trazer a família.
·      Se um membro da família é refém, até o crente mais santo vive em cativeiro.
Filho desviado. Marido alcoólatra. Mulher adúltera
·      O diabo vai usar seus familiares cativos para tocar em você, tire-os do Egito!
·      Nesta hora Satanás não deixou Moisés argumentar, expulsou Ele. O diabo não suporta a idéia de perder uma família inteira!
·      Você sabia que satanás quer escravizar nossos filhos?
ð Ele está agindo pelos meios de comunicação. Games não recomendáveis. Internet, filmes impróprios e também pelos ensinos anti Deus nas escolas.
ð O que salva nossos filhos da escravidão:
1º.) Tenha azeite em casa – 2 Rs 4
2º.) Jesus precisa estar em casa – Mc 2:1
3º.) Pais, digam NÃO a Faraó – (façam como Moisés)

4.                       A PROPOSTA DE DEIXAR OS BENS NO EGITO Ex 10:24.

ð Satanás queria segurar as finanças do povo. Tem muito crente com a vida financeira amarrada!
ð Faraó sabia que sem suprimento, o povo poderia voltar para o Egito.
O crente com problemas financeiros, troca tesouro por comida.
ð Moisés argumentou que o crente precisa de seus bens, para ter o que ofertar em adoração a Deus!

MINISTRAÇÃO: Êxodo 10:28-29 “Disse, pois, Faraó a Moisés: Retira-te de mim e guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque, no dia em que vires o meu rosto, morrerás. Respondeu-lhe Moisés: Bem disseste; nunca mais tornarei eu a ver o teu rosto.”

REPITA: Satanás, nunca mais tornarei a ver o teu rosto!

SATANÁS TE ENTREGA TUDO O QUE ROUBOU POR ANOS

Exodo 12.35,36 Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés e pediram aos egípcios objetos de prata, e objetos de ouro, e roupas. 36 E o SENHOR fez que seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios, de maneira que estes lhes davam o que pediam. E despojaram os egípcios.
 
CONCLUSÃO:

Deus começa hoje uma intervenção na sua história pois ele é o Deus de sua casa e Família, vamos orar pelos seus familiares.

Contatos com o Pastor Nilton Jorge.
https://www.facebook.com/Pr.NiltonJorge
Email. niltondalani@gmail.com
Telefones: Vivo (22) 998746712 Whatzapp
                   Tim (22) 981358547

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.