quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

AS DESCULPAS DE MOISÉS (Série Livres do Egito)

Êx 3:10,11,13 - 4:1, 10,13.
INTRODUÇÃO:

Você já se sentiu inseguro para tomar uma decisão com medo de errar?
Moisés falhou em sua primeira tentativa de ser um libertador por dois motivos.
a)   Agiu antes do tempo (2:11,12).
b)   Agiu em sua própria força (2:12,13).                                              
ð AGIR EM NOSSA PRÓPRIA FORÇA NÃO GERA SUCESSO, MAS FRACASSO.     
O fracasso levou-o a experimentar rejeição (2:14).
O fracasso leva-nos a fugir do contexto real do sonho (2:15).
ð Fracassar não foi uma experiência somente de Moisés é de muitos como nós.                        
Tg 3:2 Todos nós tropeçamos de muitas maneira ... Ecl 7:20  Não há ninguém na terra que faz o que é certo todo o tempo e que nunca cometa um engano.
·      George Washington perdeu 2/3 das batalhas que lutou. Mas ganhou a guerra e depois tornou-se presidente dos Estados Unido.                                                                              
·      Napoleão Bonaparte formou-se no colegial em 42º lugar numa classe de 43 alunos. Dali ele saiu para conquistar a Europa.                                                                                                             
·      John Creasy um famoso romancista americano escreveu 564 livros. Mas antes do seu primeiro livro ser publicado ele recebeu 753 bilhetes de editores rejeitando seus escritos. 
·      R. P. Macy fundador da rede de lojas Macy´s nos Estados Unidos, uma das cadeias de lojas mais finas no mundo, experimentou 7 vezes a falência antes de abrir sua primeira loja de sucesso.

ð Nosso primeiro grande fracasso vem quando desistimos de tentar ou quando decidimos parar de tentar. Ao lidarmos com o fracasso de Moisés aprendemos algumas lições:
                                                                                                                          
1.    DEUS USA NOSSO FRACASSO PARA NOS LEVAR AO SUCESSO DE SUA VONTADE. Êxodo 3:1-10
2.    NOSSO FRACASSO PODE NOS LEVAR A UM DESERTO DE AVALIAÇÃO (3:1). Moisés tornou-se um pastor de cabras, humilhação para que tinha uma cultura Egípcia.
3.    O DESERTO DO FRACASSO É SEMPRE UM LOCAL DE APRENDIZADO.
4.    O FRACASSO LEVOU MOISÉS A UM CONTEXTO PARA SER ACHADO POR DEUS 3:2-6.                                                                                                                                                 

ð  Moisés teve seu caráter formado para o que Deus queria dele. Paciência de um pastor. Aprender a esperar pelo momento certo e lidar com as inseguranças e rebeldia dos carneiros
TRANSIÇÃO: DIANTE DOS DESAFIOS DE RECOMEÇAR, ESTA A CRISE DE TER FRACASSADO. POR ISSO MOISÉS DIANTE DA CONVOCAÇÃO SE ESCUSA.

ð   QUAIS SÃO AS DESCULPAS DE MOISÉS?

1.             O MEDO GEROU UMA CRISE DE IDENTIDADE. Ex 3:11 QUEM SOU EU? Moisés, porém, respondeu a Deus: Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?

1. Embora Moisés fosse um membro da casa governante do Egito. Na realidade ele era um simples pastor. Quarenta anos havia se passado desde que ele tinha saído do Egito. Ele estava com 80 anos, já estava além da idade média de sua geração. Isto o levou a questionar se ele era a pessoa certa para o trabalho.
ð Nossa vocação vem do Eterno, não somos chamados por Méritos. 2 Co 3:5-6 "Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica."
ð DEUS USOU HOMENS INCULTOS E DESPREPARADOS: At 4:13 "Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus."

2. DEUS OFERECEU SUA PRESENÇA. 3:12 Moisés – Quem sou eu para ir a Faraó? Deus “Eu serei contigo... A presença de Deus com Moisés iria até ao fim do projeto.

2.             DIANTE DO MEDO DE ERRAR GEROU UMA CRISE DE PROCLAMAÇÃO. "Não sei o que falar!" Êx 3:13"Moisés perguntou: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ O Que lhes direi?

1. Moisés saberia as respostas, por Exemplo:
ð Quem te enviou? Porque sair deste país onde já estamos há 400 anos.
ð Moisés argumenta que não teria as respostas.
ð “Disse Deus a Moisés: "Eu Sou o que Sou”. “É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.
ð Diante dos desafios tentamos nos esquivar, arrumando desculpas que o nosso conhecimento não é o adequado. Que precisamos nos preparar mais.
Mc16:15-16 "E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado."

1 Co 2:1-2"Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus.
Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado."
ð DEUS OFERECEU SUA PESSOA (3:14)EU SOU O QUE SOU ME ENVIOU.                                                   
è Javé – ou IAHAVÉ – Deus soberano, Deus criador, o Deus originador de todas as coisas, a essência de Deus. A maior glória que alguém pode ter – ser apresentado e ter comunhão com o Deus que é a origem de todas as coisas.                                                                          

3.             O MEDO DE ERRAR GEROU UMA INSEGURANÇA Êx 4:1"E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: O Senhor não lhe apareceu?”

ð Deus precisou dar-lhe uma prova palpável de Sua presença.
a)   Na vara que se transforma em serpente: "Então o Senhor lhe perguntou: "Que é isso em sua mão?”“ Uma vara”.
b)   Era apenas uma vara, o cajado do pastor, que Moisés tinha na sua mão. Uma coisa de nada, sem valor, uma coisa em que não se reparava quando na mão de um pastor. No entanto, aquela vara ficaria na história de Israel.
Ex 4:2 a vara de um pastor, uma vara qualquer. Apenas mais uma.
Ex 4:17 a vara de um profeta, (esta vara) um instrumento especifico. Consagração.
Ex 4:20 a vara de Deus, (Já não é posse do Pastor, nem do profeta é algo pra glória de Deus.
2Co 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
DEUS OFERECEU SEU PASSADO (HISTÓRIA) Ex3:15. Deus da história que havia dirigido e afetado a vida dos pais da nação. Deus da promessa que não poderia falhar – Não falhou com os pais e não falharia com Moisés, nome de Deus estava em jogo – A história de fidelidade se repetiria.                                                                                                                         

4.             O MEDO DE ERRAR GEROU AUTO-PIEDADE "Êx 4:10 "Disse, porém, Moisés ao Senhor: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! "

Êx 4:14-16 "Então o Senhor se irou com Moisés e lhe disse: Você não tem o seu irmão Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vindo ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo. Você falará com ele e lhe dirá o que ele deve dizer; eu estarei com vocês quando falarem, e lhes direi o que fazer. Assim como Deus fala ao profeta, você falará a seu irmão, e ele será o seu porta-voz diante do povo."
ð A VOZ ERA DEFEITUOSA, MAS DEUS NÃO ESTAVA PREOCUPADO COM A VOZ DE MOISÉS, DEUS USARIA O DEFEITUOSO PARA MOSTRAR O GRANDIOSO.
ð Moisés seria uma porta voz, como poderia ser gago? A resposta de Deus é contundente, Quem fez a boca. A grande promessa – VAI, POIS AGORA...

A verdadeira razão para tudo isso desculpas é revelado em Êxodo 4:13...

·      "NÃO QUERO IR!"Ex 4:13 Respondeu-lhe, porém, Moisés: "Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa".

1. Todas as desculpas eram como que cortinas de fumaça para esconder a verdadeira razão.
2. Irmãos, o mesmo acontece conosco hoje! Nossas desculpas são como cortinas de fumaça a esconder a nossa vontade de não fazer a obra! De ficarmos na nossa zona de conforto! A gente prefere que Deus use os outros e que a gente só fique ouvindo e dando Glórias! Mas agora é hora de trabalhar!

Conclusão:
Nós sabemos o resto da história. Ele aceitou o chamado, e foi para o Egito falar com o Faraó, Com a ajuda de Deus, saiu daquela terra com os filhos de Israel.
Mas e nós? Qual é o resto da nossa história? Deus já te chamou! Qual é a tua desculpa?


Ele nos chamou para pregarmos o Evangelho para os perdidos. Chega de desculpa! Está na hora de obedecer. O que você está esperando?

Contatos com o pastor Nilton Jorge:
Email. niltondalani@gmail.com
Telefones: Vivo (22) 998746712 Whatzapp / ou Tim (22) 981358547

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.