sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

COMO TEM SIDO SEU AMOR PELAS COISAS DO MUNDO?


TEXTO: 1Jo 2:15-17
INTRODUÇÃO:

·      Em diversas áreas da vida, o amor e a aversão andam juntos. Ex: O marido que ama a esposa certamente detestará o que poderia lhe fazer mal. Sl 97:10 “Vós que amais o Senhor detestai o mal”, Rm 12:9 “... Detestai o mal, apegando-vos ao bem”.
·      Nesta epístola, primeiro João lembrou que devemos praticar o amor (o tipo certo de amor). Agora alerta para o fato de quer há um tipo errado de amor que Deus detesta: O amor ao mundo.
·      Existem 4 motivos pelos quais os cristãos não devem amar o mundo:
1)   Por causa daquilo que o mundo é.
2)   Por causa do que o mundo faz.
3)   Por causa do que o Cristão é.
4)   Por causa do destino do mundo.
·      Que mundo é esse que a Bíblia diz que não devemos amar?
è No N.T há três significados diferentes para a palavra mundo.
1)   O mundo físico – a terra e o cosmos.
2)   O mundo humano – a humanidade (etnias).
3)    O mundo, o qual João se refere é um sistema espiritual invisível contrário a Deus e a Cristo. O mundo é um sistema que satanás usa para fazer frente a obra de Cristo aqui na terra. É exatamente o oposto de tudo o que é piedoso. Satanás é o príncipe, o governo desse mundo.

O MUNDO É INIMIGO DE DEUS. A advertência de João é para os crentes. Não se engane há uma batalha imensa pelo coração de cada pessoa que professa a Cristo como Senhor. Ou o nosso coração estará em Deus ou estará no mundo. Nesse sentido, não um neutralidade. Uma coisa terminará anulando a outra.
·      Existem vários níveis de envolvimento com o mundo. Em Genesis 18 e 19 nós vemos pelo menos quatro níveis de envolvimento com esse mundo. Porque na história da condenação de Sodoma e Gomorra, nós encontramos quatros personagens. Todos eles estão no mundo, mas cada um deles tem atitudes diferentes em relação ao mundo. Vamos ver cada um e com qual você se identifica.

1.             HÁ OS QUE AMAM TOTALMENTE O MUNDO.

a)   A primeira atitude que uma pessoa pode ter em relação ao mundo, é a atitude que os moradores de Sodoma tiveram. A atitude de envolvimento total com o mundo. Esse povo de Sodoma amava de fato o mundo e Sodoma se tornou uma fábrica onde todo tipo de pecado era produzido em alta velocidade.
b)   Era gente que gosta da bagunça, da baderna, da orgia. Gente que peca com vontade, que “enfia o pé na jaca”. Bebe, cai, fica de ressaca. Mas quando fica bom, faz tudo de novo. Gente que sai de casa dizendo: “hoje eu vou aprontar, vou pecar, vou ficar doidão...” Gn 18:20.
·      Essa era a mentalidade de muitos em nossos dias: “comamos e bebamos que amanhã morreremos”. Vamos aproveitar o máximo do que a vida pode nos oferecer.
·      Infelizmente há muitas pessoas que saem de casa para pecar. Gente que acorda maquinando o pecado. Gente que conscientemente se rebela contra Deus! Esses são os que amam ao mundo.
·      Esse tipo de vida que devemos rejeitar totalmente. Porque como Cristãos podemos até pecar, mas o pecado sempre nos causará tristeza e nos conduzirá ao arrependimento.  
De que lado do reino estamos? Como o espírito Santo usa pessoas para realizar sua obra na terra, Satanás usa pessoas para cumprir seus propósitos perversos. (Ler Ef 2:1,2), os não salvos são motivados pelo espírito que agora atua nos filhos da desobediência. Os incrédulos pertencem a esse mundo. Jesus os chama de filhos da desobediência.

2.             HÁ OS QUE SAÍRAM DO MUNDO, MAS O MUNDO NÃO SAIU DELES.

a)   Esse tipo de gente é simbolizado na mulher de Ló. Por causa de Abraão ela pertencia à aliança, e sem duvida alguma seguia a Ló que era sobrinho de Abraão e conhecia ao Senhor.
b)   Então podemos dizer que ela não era natural de Sodoma. A mulher de Ló foi morar na cidade, mas não era de lá, mas de alguma forma ela era muito atraída pela cidade. Seus olhos brilhavam por Sodoma. E a evidência é que ela não queria deixar a cidade, quando os anjos ordenaram. Senão, vejamos o texto bíblico: Gn 19:20-26.
c)    A mulher de Ló não foi condenada com o Mundo. Não caiu sobre ela enxofre, mas ela morre com o coração nas coisas do mundo. Há duas mulheres na Bíblia que o Senhor diz que serão lembradas no mundo inteiro: 1) Uma foi Maria que ungiu os pés de Jesus com perfume Mt 26:132) A outra foi a mulher de Ló Lc17:28-33.
·      O Senhor nos manda lembrar-se dela, para que o temor do senhor esteja no nosso coração.
·      Perca a admiração por esse mundo. Tire o seu coração dessas coisas que aborrecem ao Senhor, porque a Bíblia diz que se alguém amar o mundo o amor do Pai não pode permanecer nele. Não siga pelo caminho da mulher de Ló.

O mundanismo é mais questão de atitude do que de atividade. É possível o cristão manter-se afastado de diversões e de lugares suspeitos e ainda assim, amar o mundo, pois o mundanismo encontra-se no coração.
è O mundanismo afeta a forma de respondermos ao amor do Pai e também a vontade de Deus. Para os que vivem no amor do Pai, fazem a Sua vontade com alegria Jo 14:15. Mas, o cristão que não sente mais prazer no amor do Pai, tem dificuldade de fazer a sua vontade.
·      João ressalta que o “sistema do mundo usa 3 artifícios para fisgar o cristão”.
a)   A concupiscência da carne.
b)   A concupiscência dos olhos.
c)    A soberba da vida.
Concupiscência é igual a desejo 1Jo 2:16. Foram esses mesmos artifícios que seduziram Eva no jardim.

è Concupiscência da carne refere-se a qualquer coisa que agrada a natureza caída do ser humano, a natureza não regenerada que o cega para a verdade espiritual (1Co 2:14).
·      O mundo, sistema de Satanás, apela aos apetites normais e tenta o individuo a satisfazê-los de maneiras ilícitas. No mundo, estamos cercados de todo tipo de sedução que apela para a natureza mais vil e a carne é fraca! Mt 26:41.
·      Tudo o que Deus diz sobre a velha natureza a carne é negativo. Rm 7:18 “Na carne não habita bem algum”. Jo 6:63 “A carne para nada aproveita”. Fp 3:3 “O cristão não deve confiar na carne”. Rm 13:14 “Não deve dispor-se para a carne”.
è A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS. Atua de maneira mais refinada, trata-se dos prazeres que satisfazem as vistas e a mente. Prazeres intelectuais e sofisticados Sl 119:37 “Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade”.
·      Acã provocou a derrota do exército de Josué por causa da concupiscência dos olhos. Deus havia advertido Israel a não tomar qualquer espólio da cidade, mas Acã desobedeceu, ele explicou: Js 7:21 “Quando vi dentre os despojos uma boa capa babilônica, ouro e prata, cobicei-os e tomei-os”. Além de ter levado a pecar, levou a derrota do exército e a morte.

è SOBERBA DA VIDA. Alguém arrogante que tenta impressionar os outros com sua importância e conquistas.  

3.             HÁ OS QUE AMAM A DEUS, MAS FLERTAM COM O MUNDO.

a)   Esse tipo de crente não é como os moradores de Sodoma que amam totalmente o mundo. Também não são como a mulher de Ló que tem o coração dividido. Esse tipo de crente é gente que ama a Deus, mas sempre dá uma olhadinha para o mundo e muitas vezes sente desejo de fazer o que os ímpios fazem.
b)   Ló é alguém que tem mais temor do que sua esposa, ele prega para a família, ele procura salvar até os genros, ele avisa sobre o juízo, mas se revela também como um crente derrotado. Ele não é condenado com o mundo, ele não olha para trás, mas ele gostaria de poder conciliar as duas coisas.
c)    Ló sai da cidade quase que empurrado pelos anjos. Deus avisou o que ia fazer, mas os anjos tiveram que apressá-lo e tomá-lo pela mão para ele sair da cidade. Gn 19:12-17.
·      Ló representa o crente que segue ao Senhor, mas que vive uma vida natural.
·      Ló angustiava sua vida vendo o mal, mas não conseguia para de ver. “Como alguém que ver o que não deve na televisão e fica comentando: esse mundo está perdido”, mas continua vendo 2Pd 2:6-8.
·      Ló amava a Deus, mas flertava com o mundo, por isso foi um crente derrotado. Não serve de modelo para nós.

(Flertar Significa: entreter relações sentimentais, namoriscar sem consequências e responsabilidade).
·      OS PASSOS DESSE DECLÍNIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS SÃO ILUSTRADAS NA VIDA DE LÓ.
1.    Separou-se de Abraão e desceu pra Sodoma. Escolhendo o vale do Jordão na fronteira de Sodoma.
2.    Depois de familiarizar-se com Sodoma Habitou em Sodoma.
3.    Morando em Sodoma estava constantemente a sua porta, tornando-se intimo dela.
·      Quando a cidade foi capturada pelo inimigo, Ló foi levado cativo. Quando Deus destruiu Sodoma, tudo aquilo que Ló havia dedicado à vida virou fumaça.
·      Não é de se admirar que João nos advirta a não amar o mundo.

ü O mundanismo infiltra-se aos poucos na vida do cristão:
a)   Desenvolve uma amizade com o mundo (Tg 4:4), não pratica, mas não denuncia.
b)   O cristão em seguida é contaminado pelo mundo. O mundo deixa suas marcas em alguma área da vida, aos poucos adota os comportamentos do mundo. (Os lugares que você frequenta, revela o que você procura).
c)    Em decorrência disso, o cristão torna-se conformado com o mundo (Rm 12:12). É difícil fazer distinção entre um e outro.

4.             HÁ OS QUE VIVEM NO MUNDO MAS NÃO SÃO DO MUNDO.

a)   Esse é Abraão, o padrão do crente vencedor: Ele não apenas ajudou a salvar uma família como segurou por algum tempo a destruição da cidade, intercedendo por ela.
b)   Isso é algo tremendo: Deus respeitou o nível de consagração de Abraão tal ponto que antes de destruir a cidade do vale do rio Jordão, Ele sentiu-se compelido a informar a Abraão, perguntando aos anjos que estavam com ele: Gn 18:17-33 “ocultarei eu a Abraão o que faço...”.
ü Abraão se relacionava com o mundo como um peregrino. Ele estava aqui, mas esperava por uma pátria nos céus! Abraão não amava o mundo. Amava somente a Deus!
ü Abraão é o modelo o padrão do crente vencedor e o modelo para nós. Alguém que viveu nesse mundo, mas era parte dele.
ü Alguém que influenciou mais não foi influenciado. Alguém que sustentou o testemunho de Deus nos seus dias.

HÁ UM FATOR A SER CONSIDERADO:
·      Começamos como filhinhos ou nascidos em Cristo. Mas, não devemos permanecer nesse estágio! O cristão só vence o mundo a medida que cresce espiritualmente.
·      João fala de três tipos de cristãos que podem ser encontrados em uma congregação: os filhinhos, os jovens e os pais.
1)   Os Filhinhos à São indivíduos imaturos, cristãos que ainda não cresceram em Cristo.
2)   Os Jovens à São os conquistadores, venceram o maligno, o príncipe do sistema desse mundo. De que maneira? Por meio da Palavra de Deus! Mas apesar da conquista, os jovens não alcançaram a plena maturidade, mas estão no processo de amadurecer, pois usam a Palavra de maneira eficaz. “A Palavra é a única arma capaz de derrotar a Satanás”.
3)   Os Pais à São cristãos maduros que tem conhecimento pessoal íntimo de Deus. Uma vez que conhecem a Deus, também conhecem os perigos do mundo. Nenhum cristão que já experimentou as alegrias e maravilhas da comunhão com Deus, deseja prazeres substitutos que o mundo oferece.
·      Eis a família cristã, todos são (filhos) nascidos, mas alguns já saíram da infância e entraram na idade adulta espiritual.
Obs: O mundo não atrai o cristão que está amadurecendo e crescendo!

CONCLUSÃO:
·      O cristão deve decidir: Você vai viver apenas em função do presente ou você vai viver em função da vontade de Deus e permanecer para sempre.
·      PENSE!
1.    O que você diria a alguém que vive o tipo de vida de Ló: “ama a Deus, mas quer fazer o que o mundo faz!”.
2.    O que você aprendeu com essa mensagem? Qual a melhor forma de você aplica-la a sua vida?

3.    Atentando para os quatros pontos da mensagem: quais tipos de pessoa mais encontraram no mundo hoje?

CONTATOS COM O PASTOR NILTON JORGE.
https://www.facebook.com/Pr.NiltonJorge
https://www.facebook.com/niltonjorgelana
Email. niltondalani@gmail.com
Telefones: Vivo (22) 998746712 whatzapp ou Tim (22) 981358547

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.