segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

SALVA POR UM FIO

TEXTO: Js 2:18, 21
INTRODUÇÃO:
ü    Josué tinha uma missão dada por Deus: conquistar a terra prometida. E para isso teria que despovoar os cananeus. Os habitantes de Canaã haviam se corrompido em todas as direções que Deus decidiu não poupar nenhuma cidade.
ü    O que havia naquelas cidades deixaria qualquer santo de boca aberta: Lv 18 incestos, sacrifícios de crianças, homossexualismo e a bestialidade, roubo, assassinatos. Esta era a situação de Canaã, mas a hora do Juízo estava chegando.
ü    No meio de milhares de habitantes cananeus uma pessoa se destaca não pela sua vida promiscua mais pela sua demonstração de fé e coragem, seu nome é Raabe. Hb 11:31 “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias”. A sua fé foi uma fé:
ü    Salvadora, singular, estável, abnegada, simpatizante, santificadora.
è  Ela Creu que Deus é soberano. Js 2:10 “Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar vermelho diante de vós...”
è Ela creu em um Deus único Js 2:11 “Porque o Senhor, vosso  Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra”.
è Ela creu em um Deus Santo e Justo Js 2:13 “livrareis a nossas vidas da morte”.  

ü    O TEXTO É RICO EM TIPOS E SOMBRAS.

RAABE É UM TIPO DA IGREJA GUARDADA DO JUÍZO DIVINO.
Ø  O texto também descreve dois espias e um cordão de escarlata, trazendo três testemunhas que absolvem Raabe de seus pecados e a livram do Juízo de Jericó.
1 Jo 5:8 “E três são os que testificam na terra: o Espírito, a Água e o Sangue, e os três são unânimes num só propósito”.
Ø  O sinal do livramento, da proteção, da salvação era o cordão de escarlata.
Ø  A Bíblia fala dos cordões da escravidão:
Ø  A Bíblia fala dos cordões de tristeza e humilhação:
Ø  A Bíblia fala dos cordões da aflição:
Ø  A Bíblia fala dos cordões da vaidade:
Ø  A Bíblia fala dos cordões do pecado:
Os cordões do pecado levam os vários tipos de aprisionamentos, que são verdadeiras cadeias que oprimem e escravizam sufocando e levando muitos a perdição:

Ë  Prisioneiros dos vícios; bebidas; prostituições; fornicações; adultérios; idolatria.
Ë  Prisioneiros da mentira; desonestidades; engano e roubo.
Ë  Prisioneiros da insatisfação; murmuração; fofoca; critica; discórdia; dissensão.
Ë  Prisioneiros da amargura; ira; raiva; ciúmes; ódio; pessoas azedas, ácidas.
Ë  Prisioneiros da desobediência; mente presa, coração preso, coração preso.
Ë  Prisioneiros da dissimulação; hipocrisia, falsidade.

A BÍBLIA FALA DOS CORDÕES DE LIBERTAÇÃO.

OS 11:1-4Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava. Atrai-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento”.

Foi este cordão de escarlata que salvou a Raabe. Ele era o sinal de sua salvação.
v  DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO NEM DESCRIMINAÇÃO DE PESSOAS.

Transição: Analisando o contexto da experiência de Raabe, que lições sobre a fé podemos apreender?

I - A FÉ AUTÊNTICA NOS FAZ CONHECER O DEUS QUE AMA INDISTINTAMENTE.
1) Josué 2.1 afirma que Raabe era uma prostituta. Talvez fosse uma daquelas chamadas de prostitutas sagradas comuns entre os cananeus.
2) O que nos interessa é que de uma forma ou de outra ela era marcada socialmente.
3) Entretanto, o Deus que olha o coração, isto é, vê muito além daquilo que somos e praticamos, a amou profundamente. Ele ama indistintamente as pessoas e propõe a elas uma mudança radical de vida.

II - A VERDADEIRA FÉ DESCOBRE A GRANDEZA DE DEUS E DOS SEUS FEITOS.
1) Creio ser este um dos maiores privilégios da fé: A fé como elemento de descoberta e de aprofundamentos na relação com Deus.
2) De acordo com Josué 2.9, Raabe declara: "Bem sei que o Senhor vos deu esta terra..." Ela fala do "Senhor" e tem certeza que ele é quem "deu aquela terra". Penso que ela faz menção da soberania divina.
3) No verso 10 do mesmo capítulo Raabe ressalta os feitos de Deus (o episódio do Mar Vermelho, os reis Seom e Ogue que foram destruídos). Ela não tem dúvidas quanto a ação poderosa de Deus.
4) A declaração que vemos no final do verso 11, considerando-se a situação e quem está falando, é algo surpreendente: "porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra."
5) Ele é inigualável, insubstituível, maravilhoso, surpreendente e realmente incomparável. É o Deus que salva. É o Deus que se mostra. É o Deus gratuito. Só a fé verdadeira pode descobrir isso.

III - A VERDADEIRA FÉ TEM UMA DIMENSÃO TODA ABRANGENTE
1) Entendo que a fé verdadeira não é egoísta. Isto é, ao contrário de buscar seus interesses pessoais, volta-se para as necessidades dos outros. em sua fé inicial ela roga por sua família (vv. 12 e 13). Para ela era muito importante a salvação de sua família. E para você?
2) Por fim, conforme lemos em Josué 6. 22-25, sua fé se mostra vitoriosa. Ela foi salva da destruição e teve habitação segura entre o povo de Deus.

CONCLUSÃO:
1) Preciso fazer alguns destaques que julgo de suma importância. Primeiramente faço menção de sua determinação. Ela não mostrou qualquer dúvida sobre o que queria diante da possibilidade de salvação.
2) Em segundo lugar não posso deixar de fazer menção ao fio vermelho (vv.17 e 18) que foi o sinal para o seu livramento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.