terça-feira, 29 de julho de 2014

ANTES QUE VENHA O INVERNO

Dn 2:21- II Timóteo 4 : 21

INTRODUÇÃO: 
a)             No texto de nossa meditação, o apóstolo Paulo, escrevendo a sua segunda carta a Timóteo, na saudação final ele diz: “Apressa-te a vir antes que chegue o inverno”.
ð Talvez, você esteja interrogando: Por que Timóteo deveria ter pressa para chegar antes que chegasse o inverno? A importância do verso aumenta quando entendemos a situação e circunstância que levou o apóstolo Paulo a escrever esta carta.
a) São Paulo estava em sua última prisão em Roma. Encontrava-se sozinho com Lucas, seu médico pessoal e amigo. Todos os demais já haviam ido. Vários já haviam morrido. Outros estavam presos. Um, por nome Demas, já havia apostatado da fé.
b) O apóstolo Paulo estava abandonado, em cadeias na prisão Marmetina. Aquela terrível prisão fica perto do Coliseu, no centro de Roma. Era considerada a mais terrível das prisões de sua época: sem luz, sem ar, úmida e paredes que filtram no inverno. Qualquer pessoa que visitar aquela prisão Marmetina, nunca vai esquecer o que Paulo sofreu naquele lugar.

b)            O inverno se aproximava e o apóstolo Paulo sentia-se ameaçado. Quando o inverno chegasse, as viagens através do Mediterrâneo cessariam. As grandes tempestades invernais destruíam os navios frágeis. Por esse e outros motivos, muitos navios ficavam paralisados até passar o inverno.

1 – Em tal circunstância, seria quase que impossível para Timóteo chegar a Roma.
2 – Na prisão úmida, Paulo já sentia o ar frio que se aproximava.
3 – Ele iria necessitar de sua capa. Por esse motivo ele disse a Timóteo: II Timóteo 4: 13 “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos”.

c)    Foi por isso que S. Paulo escreveu a Timóteo: “Venha antes que chegue o inverno”. O que ele estava dizendo é que Timóteo deveria vir, enquanto havia oportunidade. Depois disto seria impossível.

1.             AS OPORTUNIDADES DA VIDA.

ð Existe um paralelo entre as estações do ano e as estações da vida de todo ser humano. O ano tem quatro estações que são na ordem cronológica da vida humana assim: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Gn 8:22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

1 – PRIMAVERA. Vai de 23 de setembro a 21 de dezembro. Dependendo de cada região do mundo, é uma época temperada. Não há nem calor nem frio.
ð É o símbolo do melhor da vida. A palavra “primavera” vem do latim. Prima + vera. Prima significa primeira e Vera quer dizer verdade. Primavera é, portanto, a primeira verdade da vida.
2 – VERÃO - Estação do ano que vai de 21 de dezembro a 21 de março.
ð É o símbolo dos prazeres. Daí veio às palavras veraneio, veranear. Significa passar o verão em folga e em festas.
ð Esta é a estação onde a temperatura é mais quente, muito calor, as árvores estão verdes e carregadas de frutos, os dias são claros e neste período a terra recebe mais chuva por causa da maior vaporização das águas.
3 – OUTONO – Na estação do ano vai de 21 de março a 21 de junho.
ð A palavra “outono” significa ocaso, decadência.
Em muitos lugares, é nesta estação os dias ficam mais curtos e mais frescos, as folhas e frutas começam a cair.
ð No outono espiritual o crente fica indiferente á fé, já não hora mais, já não lê mais a palavra de Deus, tudo é preguiça, e enquanto isso a folhas vão caindo, os frutos que ainda restam também começam a cair, já não se pode aproveitar muita coisa na vida do crente que está no outono, pois as poucas folhas que restam estão amareladas também prontas para cair.
4 – INVERNO – Na estação do ano, o inverno vai de 21 de junho a 23 de setembro.
ð Esta estação está associada ao ciclo biológico, alguns animais entram em hibernação e se recolhem durante o período de frio intenso, também os dias são mais curtos e por isso escurece mais cedo.
ð Para muitos, os que não aceitaram Jesus Cristo como Salvador, o inverno é o símbolo das oportunidades perdidas. Jr 8:20 Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.

2.             O INVERNO E A VIDA ESPIRITUAL

a)   Estamos hoje vivendo em pleno verão das oportunidades espirituais.
ð A porta da graça está aberta e Jesus Cristo continua chamando os pecadores para tomar uma decisão ao Seu lado, antes que chegue o inverno, antes que passe a oportunidade.
b)   No dia em que a porta da graça fechar, chegou o inverno e não haverá mais oportunidade.
A porta da arca e da graça já fechou certa vez para os antediluvianos. E em seguida chegou o inverno. Morreram porque não se decidiram e não aproveitaram a oportunidade.

3.             POR QUE ANTES DO INVERNO?

ð Porque o inverno não vem meramente a terra, mas para mim, para você, para todos.
ð Tempo virá quando não mais poderemos agir e decidir.
ð Quando todas as decisões forem feitas, a primavera ou o verão das oportunidades terá terminado.
ð Para aqueles que não agiram conforme suas convicções, o inverno, o frio entrará em seu coração. Neste tempo o desejo de santidade morrerá, porque o inverno chegou à vida espiritual.

ð Hoje é o tempo de tomar decisão. Toda pessoa precisa ter uma tomada de decisão na vida, porque ninguém passa a vida toda indeciso.

CONCLUSÃO:  
Muitos de nós temos as batidas do nosso coração contadas. Respiração e dias de vida contados. 
1 – Você precisa crer em Jesus Cristo antes do inverno.
2 – Você precisa se arrepender de seus pecados antes do inverno.
3 – Você precisa tomar uma decisão antes do inverno.
Ilustração: A história conta que Napoleão perdeu a maior de suas batalhas por causa do inverno. O inverno na batalha de Waterloo, em 1815, foi crucial para Napoleão.
Exilado na ilha de Santa Helena, onde morreu, enfrentou inverno da vida.

Um comentário:

  1. Muirmto bom esse sermão. Isso mostra pra nós que temos que tomarmos nossa decisão hoje agora. Não deixar pra depois.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.