Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, 29 de julho de 2014

ANTES QUE VENHA O INVERNO

Dn 2:21- II Timóteo 4 : 21

INTRODUÇÃO: 
a)             No texto de nossa meditação, o apóstolo Paulo, escrevendo a sua segunda carta a Timóteo, na saudação final ele diz: “Apressa-te a vir antes que chegue o inverno”.
ð Talvez, você esteja interrogando: Por que Timóteo deveria ter pressa para chegar antes que chegasse o inverno? A importância do verso aumenta quando entendemos a situação e circunstância que levou o apóstolo Paulo a escrever esta carta.
a) São Paulo estava em sua última prisão em Roma. Encontrava-se sozinho com Lucas, seu médico pessoal e amigo. Todos os demais já haviam ido. Vários já haviam morrido. Outros estavam presos. Um, por nome Demas, já havia apostatado da fé.
b) O apóstolo Paulo estava abandonado, em cadeias na prisão Marmetina. Aquela terrível prisão fica perto do Coliseu, no centro de Roma. Era considerada a mais terrível das prisões de sua época: sem luz, sem ar, úmida e paredes que filtram no inverno. Qualquer pessoa que visitar aquela prisão Marmetina, nunca vai esquecer o que Paulo sofreu naquele lugar.

b)            O inverno se aproximava e o apóstolo Paulo sentia-se ameaçado. Quando o inverno chegasse, as viagens através do Mediterrâneo cessariam. As grandes tempestades invernais destruíam os navios frágeis. Por esse e outros motivos, muitos navios ficavam paralisados até passar o inverno.

1 – Em tal circunstância, seria quase que impossível para Timóteo chegar a Roma.
2 – Na prisão úmida, Paulo já sentia o ar frio que se aproximava.
3 – Ele iria necessitar de sua capa. Por esse motivo ele disse a Timóteo: II Timóteo 4: 13 “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos”.

c)    Foi por isso que S. Paulo escreveu a Timóteo: “Venha antes que chegue o inverno”. O que ele estava dizendo é que Timóteo deveria vir, enquanto havia oportunidade. Depois disto seria impossível.

1.             AS OPORTUNIDADES DA VIDA.

ð Existe um paralelo entre as estações do ano e as estações da vida de todo ser humano. O ano tem quatro estações que são na ordem cronológica da vida humana assim: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Gn 8:22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

1 – PRIMAVERA. Vai de 23 de setembro a 21 de dezembro. Dependendo de cada região do mundo, é uma época temperada. Não há nem calor nem frio.
ð É o símbolo do melhor da vida. A palavra “primavera” vem do latim. Prima + vera. Prima significa primeira e Vera quer dizer verdade. Primavera é, portanto, a primeira verdade da vida.
2 – VERÃO - Estação do ano que vai de 21 de dezembro a 21 de março.
ð É o símbolo dos prazeres. Daí veio às palavras veraneio, veranear. Significa passar o verão em folga e em festas.
ð Esta é a estação onde a temperatura é mais quente, muito calor, as árvores estão verdes e carregadas de frutos, os dias são claros e neste período a terra recebe mais chuva por causa da maior vaporização das águas.
3 – OUTONO – Na estação do ano vai de 21 de março a 21 de junho.
ð A palavra “outono” significa ocaso, decadência.
Em muitos lugares, é nesta estação os dias ficam mais curtos e mais frescos, as folhas e frutas começam a cair.
ð No outono espiritual o crente fica indiferente á fé, já não hora mais, já não lê mais a palavra de Deus, tudo é preguiça, e enquanto isso a folhas vão caindo, os frutos que ainda restam também começam a cair, já não se pode aproveitar muita coisa na vida do crente que está no outono, pois as poucas folhas que restam estão amareladas também prontas para cair.
4 – INVERNO – Na estação do ano, o inverno vai de 21 de junho a 23 de setembro.
ð Esta estação está associada ao ciclo biológico, alguns animais entram em hibernação e se recolhem durante o período de frio intenso, também os dias são mais curtos e por isso escurece mais cedo.
ð Para muitos, os que não aceitaram Jesus Cristo como Salvador, o inverno é o símbolo das oportunidades perdidas. Jr 8:20 Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.

2.             O INVERNO E A VIDA ESPIRITUAL

a)   Estamos hoje vivendo em pleno verão das oportunidades espirituais.
ð A porta da graça está aberta e Jesus Cristo continua chamando os pecadores para tomar uma decisão ao Seu lado, antes que chegue o inverno, antes que passe a oportunidade.
b)   No dia em que a porta da graça fechar, chegou o inverno e não haverá mais oportunidade.
A porta da arca e da graça já fechou certa vez para os antediluvianos. E em seguida chegou o inverno. Morreram porque não se decidiram e não aproveitaram a oportunidade.

3.             POR QUE ANTES DO INVERNO?

ð Porque o inverno não vem meramente a terra, mas para mim, para você, para todos.
ð Tempo virá quando não mais poderemos agir e decidir.
ð Quando todas as decisões forem feitas, a primavera ou o verão das oportunidades terá terminado.
ð Para aqueles que não agiram conforme suas convicções, o inverno, o frio entrará em seu coração. Neste tempo o desejo de santidade morrerá, porque o inverno chegou à vida espiritual.

ð Hoje é o tempo de tomar decisão. Toda pessoa precisa ter uma tomada de decisão na vida, porque ninguém passa a vida toda indeciso.

CONCLUSÃO:  
Muitos de nós temos as batidas do nosso coração contadas. Respiração e dias de vida contados. 
1 – Você precisa crer em Jesus Cristo antes do inverno.
2 – Você precisa se arrepender de seus pecados antes do inverno.
3 – Você precisa tomar uma decisão antes do inverno.
Ilustração: A história conta que Napoleão perdeu a maior de suas batalhas por causa do inverno. O inverno na batalha de Waterloo, em 1815, foi crucial para Napoleão.
Exilado na ilha de Santa Helena, onde morreu, enfrentou inverno da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.