domingo, 23 de fevereiro de 2014

BARZILAI O HOMEM DE FERRO



2 Sm 19:33
INTRODUÇÃO:

·      Davi estava fugindo por causa de uma conspiração arquitetada pelo próprio filho Absalão. Davi queria ouvir Deus falar.
·      Nesta fuga ele só queria um lugar de refúgio onde ouvisse a voz de Deus, então, chega a Maanaim (acampamento de anjos).
·      Porém, Maanaim era um deserto e isso representava um grande problema para Davi e os homens que estavam com ele. 2Sm 17:29 O povo de Maanaim estava: faminto, cansado e sedento.
Eu aprendo: Quando chegamos a Maanaim, chegamos ao socorro de Deus. Nesse cenário desesperador, entra em cena esse grande homem chamado Barzilai. Seu nome no hebraico é Bar’Zlay e significa: “filho do ferro” ou “feito de ferro”. Era da Tribo de Gileade, natural da Cidade de Rogelim, que no hebraico significa “calúnia”.
·      Barzilai se tornou o segundo maior amigo do rei Davi, era rico e de caráter polido, foi um amparo forte ao rei Davi.

OS TEXTOS QUE NARRAM O ACONTECIMENTO MOSTRAM DOIS LADOS DE BARZILAI.

1.             BARZILAI É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO:
Socorreu a Davi,quando fugia de seu filho Absalão,alimentou, abrigou e amparou.
Barzilai se distinguiu pela sua lealdade ao rei. Nos tempos de dificuldade e perseguições, ele providenciou liberalmente tudo o que foi preciso para os seguidores do rei, ajudando-o na vitória sobre o exército de Absalão (2 Samuel 17.27).

1)             BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS FORTES QUE DEUS LEVANTA NAS HORAS MAIS DIFICEIS, PARA TE ABENÇOAR.
Como já falei, o nome Barzilai significa “filho do ferro” ou “feito de ferro”. O ferro é um dos elementos mais abundantes do universo. Praticamente todos os seres vivos têm ferro em sua composição. As proteínas de ferro hemoglobina e mioglobina são vitais, pois a primeira transporta oxigênio, e a segunda o armazena.
Tanto o excesso como a deficiência de ferro podem causar problemas no organismo. A sua deficiência é conhecida popularmente como anemia. A carência do ferro nos humanos pode causar, além da anemia, anorexia, sensibilidade óssea, prisão de ventre, distúrbios digestivos, tontura, fadiga, problemas de crescimento, irritabilidade, inflamação da língua.
2)             BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS COM FORMAÇÕES DIFERENTES QUE NOS ABENÇOAM. Natural de Gileade, região rochosa e montanhosa.
3)             BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS FIEIS, QUE NUNCA TE ABANDONARAM. Antes e depois do Jordão lá estava ele.
4)             BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS EXPERIENTES E SÉRIAS. 80a/n
5)             BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS GENEROSAS QUE MANTEM A IGREJA. Era um homem rico.
6)             BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS QUE NÃO QUEREM NADA EM TROCA, MAS SE CONTETAM EM ABENÇOAR. v.33-34, 36 “Disse o rei a Barzilai: Vem tu comigo, e te sustentarei em Jerusalém. Respondeu Barzilai ao rei: Quantos serão ainda os dias dos anos da minha vida? Não vale a pena subir com o rei a Jerusalém... Com o rei irá o teu servo ainda um pouco além do Jordão; por que há de me retribuir o rei com tal recompensa?”. Barzilai abriu mão do luxo do palácio, com todas as comodidades que teria. Ele se dava por satisfeito em ter sido um canal de bênção na vida de Davi. Nada do que fez foi motivado por receber algo em troca.
7)             BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS QUE ENTENDEM AS LIMITAÇÕES DE SEUS DONS, TALENTOS E MINISTÉRIOS, E NÃO SE APEGAM A CARGO. v.35 “Oitenta anos tenho hoje; poderia eu discernir entre o bom e o mau?... Poderia eu mais ouvir a voz dos cantores e cantoras?...”. Barzilai não queria cargos, funções, títulos.
8)             BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS QUE, APESAR DA IDADE E DO STATUS SOCIAL, CONTINUAM SE VENDO COMO SERVO. Nem a idade nem o sucesso financeiro mudaram o coração de servo, tirando sua humildade.
9)             BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS QUE VALORIZAM A FAMILIA. v.37a - Barzilai preferia morrer e ser sepultado junto aos seus pais, que no palácio, junto aos reis.
10)         BARZILAI REPRESENTA AS PESSOAS QUE PREPARAM SUCESSORES NO EXERCICIO DO SERVIÇO NA CASA DE DEUS. v.37b-38 - Quimã significa “Seu anseio; Grande desejo”.

Barzilai voltou para sua casa, para seu descanso, recebendo o carinho e a bênção de seu Rei. Davi, no seu leito de morte, ao lembrar-se da bondade de Barzilai, pediu a Salomão que tomasse conta dos filhos dele (1 Reis 2.7).

2.             O SEGUNDO LADO DA HISTÓRIA DE BARZILAI SÃO AS COISAS QUE ELE PERDEU DO OUTRO LADO DO JORDÃO:

Passou o Jordão para receber o rei de volta ao trono de Israel. Com a volta da normalidade, Davi convida Barzilai para que ele habite em Jerusalém, juntamente com a sua família. Barzilai expõe o motivo da recusa alegando a idade avançada, com essa atitude demonstra que não queria ser um peso na vida de Davi.
Com essa atitude Barzilai demonstra que aos 80 anos como morador de Rogelim (terra da calúnia), ele perdeu algumas coisas:

1)             BARZILAI PERDEU A EXPECTATIVA DA VIDA. 2 Sm 19:34.
·      Enoque andou com Deus 300 anos, Noé viveu 950 anos, Abraão ouviu Deus pela primeira vez aos 75 anos, Moisés foi chamado no Horebe com 80 anos, Kalebe tomou posse de sua herança aos 85 anos. E Barzilai pensando na aposentadoria.

2)             BARZILAI PERDEU O DISCERNIMENTO. 2 Sm 19:35
Discernimento é um dom espiritual, I Co 12:10

3)             BARZILAI PERDEU O PRAZER, O GOSTO PELA VIDA 2 Sm 19:35.

4)             BARZILAI TRANSFERIU AS BENÇÃOS CONCEDIDAS A ELE PELO REI PARA OUTROS 2 Sm 19:37,39.

CONCLUSÃO: Quantos homens e mulheres de ferro, que a vida os derreteu por serem moradores da terra da injustiça, Deus esta querendo proporcionar a cura, pedindo que você suba a Jerusalém, a tua cura chegou!

14 comentários:

  1. Pastor a paz do senhor eu amei essa palavra aprendi um pouco com o senhor nesta palavra nunca tinha ouvido ninguém pregar essa palavra achei linda essa palavra alegrou muito a minha alma gostaria que Deus me desse sabedoria para pregar a santa palavra do Deus mas não tenho essa sabedoria não mas sei que ele pode me usar como sou muito simples e pequenas como sou mas sou crente de verdade e quero ver o céu por dentro glórias a Deus ore por mim pator sou muito carente das oração dos santos ámen Deu que te abençoe muito apaz do senhor

    ResponderExcluir
  2. meu Deus !!!!meu Deus !!!!! essa semamana me deparei com esse nome baziliai por duas vezez e parei para me questionar .Senhor esta falando comigo ?irei pesquizar e agora vejo a resposta de tudo que precisava.😁obrigado pastor por ser um servo do senhor.

    ResponderExcluir
  3. muito edificante, e tirou todas as duvidas a respeito de barzilai. nao encontrva literaturas q mostrassem esse homem tao claramente.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de ver mas é mas estudo bíblico muito edificante. Me alegrei muito ao ver Deus te usar nesta mensagem muito detalhada e fácil de entender

    ResponderExcluir
  5. que palavra abençoada, pastor eu aprendi muito, vou passar para frente .

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pastor. Deus continue te usando a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  7. Eu amei essa palavra muito edificante

    ResponderExcluir
  8. Palavra edificante.
    Que não limitamos o agir de Deus em nossas vidas por nós acharmos incapacitados.Foi Deus quem nos escolheu.

    ResponderExcluir
  9. Quero t agradecer meu pastor por este ensinamento muito bom e maravilhoso que Deus t abençoe 🙏🙋‍♂️🤗

    ResponderExcluir
  10. Quero t agradecer meu pastor por este ensinamento muito bom e maravilhoso que Deus t abençoe 🙏🙋‍♂️🤗

    ResponderExcluir
  11. O outro lado da história de Barzilai, achei um pouco desconexa com a primeira parte que por sinal achei maravilhosa. A segunda parte não consegui concordar pelo fato de que não entendo o uso comparativo do dom de discernimento, com discerni gostos, sabores e som...

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.