sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O PREPARO DE DEUS PARA A GUERRA ESPIRITUAL



Texto: I Reis 17: 1 - 24
- Quando olhamos para a história verificamos homens que marcaram as épocas, por se colocarem nas mãos do Deus Santo.
- O Monge Lutero - Que abalou o mundo com suas 95 teses pregadas na porta da capela de Wittemberg.
- Calvino - (Farel) - Foi o instrumento de Deus para consolidar a reforma. Passou por Genebra para ficar uma noite.
- John e Carlos Wesley e George Whitifield - Três homens que abalaram a Inglaterra no séc. XVIII, com suas pregações fervorosas e cheias de unção.
- Moody - Um simples sapateiro que levou aproximadamente 500 mil almas a Cristo.
- Spurgeon - (O príncipe dos pregadores). Pregava para 2.000 pessoas ao ar livre sem microfone. Sua voz se fazia ouvir a aproximadamente 1 ½ Km de distância.
- Finney - Um homem completamente envolvido por Deus. Ex. A Fábrica; Ex. Um delegado da cidade;  Ex. Uma cidade chamada Sodoma e o homem que o convidou era Ló. Ouve tamanho arrependimento na cidade que durante toda a noite se ouviam choros e gemidos das pessoas dentro de suas casas.
- Certamente, ao analisarmos tais exemplos abre-se diante de nós a perspectiva de que Deus pode, da mesma forma, agir em nossa vida. Mas para tal precisamos pagar o preço que eles pagaram. Esses homens pagaram o preço de andarem com Deus:
- Lutero - Lia tanto a Bíblia e escrevia tanto sobre Ela que, ao escrever um comentário sobre o salmo 23 passou três dias trancado no quarto comendo somente pão e água. Quando sua esposa chamou um serralheiro e arrombaram a porta encontraram-no mergulhado nos livros esquecido da vida. Várias vezes ele caía em seu quarto de falta de alimentação de tantas horas que passava a sós com Deus.
- David Brainerd - O missionário dos peles-vermelhas - Suava de se molhar todo em oração clamorosa a Deus, mesmo numa temperatura de vários graus abaixo de zero.
- Estamos numa grande guerra espiritual e não podemos entrar nela despreparados. Se queremos ser bênçãos devemos saber que haveremos de pagar um alto preço. Quanto mais você cobrar de Deus mais Ele cobrará de você.
- Ex. Professor José João - Tem vários parafusos no corpo por causa de uma batida de carro.
- Quando oramos a Deus Ele ouve e procura meios para atender-nos.
- Este texto então demonstra o preparo de Deus para com o profeta Elias. Elias deveria fazer uma grande obra, mas antes precisava entrar na escola de Deus. Quanto maior a obra que Deus tiver para você mais você será cobrado.

1) DEUS USOU O MÉTODO DO SUSTENTO ABSURDO- VR. 3-4/9

- Deus chama Elias e o coloca numa posição de completa dependência dos céus.
a) Foi sustentado por corvos - Urubus -
- Na lei de Moisés tais animais eram imundos. Os corvos eram os animais mais famintos existentes. Deus faz Elias retirar comida da boca dos corvos para mostrar-lhe que à ordem dos céus até os animais que tinham uma friera no estômago obedeciam irrestritamente.
- Vez por outra Deus usa até mesmo coisas imundas para aplicar Seu plano (Balaão, Ciro).
- Se queremos uma vida cheia de Deus precisamos nos envolver, entre outras coisas, com  o jejum. Mas muitos de nós não conseguem conter a fome do estômago para aprender a agradar a Deus.
b) Correntes do Querit - (Espanhol - Arroio)
- Deus, ao invés de enviar Elias para o rio Jordão o envia para  uma nascente, um córrego. E pior ainda é que a nascente secou.
c) Uma viúva -
- O terceiro absurdo do sustento de Elias era que ele seria sustentado por uma viúva. Não havia classe mais pobre do que essa.

APLICAÇÃO
- Todos aqueles que ingressam na universidade de Deus devem cogitar a idéia de que viver por fé é viver na provisão do absurdo.
- Se você quiser viver nessa dimensão espiritual deverá entregar-se completamente a Deus.
- Quando tratamos a respeito de bens materiais devemos ser cautelosos. Jesus fala da dificuldade de um rico entrar no céu. Mas a provisão do absurdo só pode ocorrer na vida do rico quando ele colocar toda a sua vida e riqueza a disposição do reino.

2) DEUS USOU O MÉTODO DA PACIÊNCIA - 3/5/7-8

- Deus não declarou o seu plano totalmente para Elias, antes o fez por estágios para ensinar-lhe a confiar nEle.
- Vr. 5 .. fez segundo a Palavra do Senhor - Só uma coisa é necessária quando a vida a nossa frente está nublada e não conseguimos enxergar, nos firmar nas promessas do Deus que não falhar.
- Vr. 7 A torrente secou - Imaginemos irmãos Elias bebendo daquela água e percebendo que todo dia o riacho esvaziava mais. Num dia, quando vai ao lugar não encontra mais água. Mas Deus o havia mandado ficar alí. - Para ouvir a voz de Deus precisa se dispor a ver a torrente secar.
- Ex. Moisés - Deus mesmo endurece o coração da Faraó para ensinar a Moisés a Sua providência. Havia um caminho dos filisteus que com poucos dias se chegava em Canaã. Mas Deus levou o povo pelo deserto para ensinar-lhe a providência. Muitas vezes estamos no deserto para aprender a confiar.
- Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto - Muitas vezes o deserto não é coisa do diabo mas de Deus para nos ensinar o método da paciência. 

3) DEUS USOU O MÉTODO DA OBEDIÊNCIA - Vr. 5/10 

- Elias obedeceu sem perguntar. A Obediência é a base da vida cristã:
a) A Obediência expressa o propósito de Deus para o seu povo - Dt. 10.12-15
- O grande alvo de Deus para o seu povo é que encontre respostas nos corações de filhos obedientes. - O maior exemplo de obediência foi Jesus.
b) A obediência evidencia a nossa espiritualidade - Jo. 14.21
- Você será conhecido no céu, não pelo seu dízimo, talento ou voz, mas por que aprendeu a fazer a vontade do Seu Senhor.
- A obediência evidencia o nosso nível de espiritualidade diante de Deus. Ex. Um homem fumando. Eu disse: Quando vivemos com Deus não precisamos falar os outros notam.
c) A obediência produz resultados concretos - Ex. 19.5
- Os resultados se evidenciarão em nossa vida quando aprendermos a obedecer a Deus.
- Ex. João Batista - Atrai uma multidão, faz discípulos, causa temor até mesmo nos governantes. O boato que se corria é que ele era o Cristo - Mas ele vivia no deserto, se alimentava de gafanhotos e mel. Precisava contar com a providência dos céus levando gafanhotos para a região. Para se ter pregação eficaz nas multidões precisa-se ter vida no deserto com Deus, no lugar da oração, na providência, na obediência. O deserto é o melhor lugar para se aprender a confiar e obedecer.

4) DEUS USOU O MÉTODO DA PROVA DE FÉ - 17-24

- Elias está numa escola teológica aprendendo os fundamentos elementares da fé afim de se apresentar ao mundo incrédulo dos israelitas.
- Deus o leva, neste momento, a uma situação encurraladora. Ou ele orava até Deus curar ou ele sairia envergonhado perante uma viúva.
- Ele até poderia ignorar a viúva, uma mulher sem expressão, sem nome, sem marido, sem nada. O seu negócio era diante do rei Acabe - Mas quem não vive Deus perante uma viúva não o viverá perante mais ninguém.
- Quem não é cristão no tratamento com a família não o é na igreja, apesar de muitas vezes está muito bem disfarçado.
- Só se poder orar por fogo perante 400 profetas no monte quando se persevera na fé dentro de um quarto com um morto e uma viúva até Deus responder

- Ex. Finney - Um advogado, que foi para um bosque e disse: Deus não sairei daqui enquanto o Senhor não me abençoar. De repente, Deus desceu sobre Ele com poder que ele exclamou: Deus retire a Tua mão senão morrerei.

5) DEUS USOU O MÉTODO DO APRIMORAMENTO DO PROFETA - 24

- Elias precisava saber que Deus não estava brincando com ele.
- Antes do Carmelo tem o deserto do Querit - Antes de se ter intimidade com o céu para requerer fogo dele, precisa ter experimentado da sua providência.
- Antes do espetáculo da multidão precisa haver a solidão do deserto, antes da oração em público há a oração do deserto. Antes do Pentecostes há o Calvário, antes da ascensão do Cristo glorificado há o choro e o suor de sangue do Getsemani. Antes de ser bênção para os outros você precisa ser bênção para você  mesmo diante de Deus.
- Ninguém vai para a guerra apenas com o nome de cristão, precisa ter experimentado a verdadeira vida de cristão.
- Ex. Davi e Golias - No campo havia enfrentado um urso e um leão. Antes de se vencer os Golias da vida perante todos devemos vencer os ursos e os leões na calada da noite.
- Antes de orar diante das pessoas devemos ter experimentado a oração a sós com Deus.

Conclusão
O preparo para a luta -
Quais são as provas e comprovações de que você pode vencer o mundo?
- Para transformarmos o mundo deveremos ter experimentados uma transformação individual efetuada por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.