terça-feira, 27 de agosto de 2013

O PODER SECRETO DE UM PORTEIRO

TEXTO: Sl 84:10b
INTRODUÇÃO:

·      Algumas pessoas inventam muitas desculpas para justificar o motivo pelos quais não comparecem ao culto na igreja. A realidade é que existem pessoas que simplesmente não gostam de ir ao culto. Essas pessoas normalmente dizem que o culto é cansativo, que as músicas cantadas são muito antigas, o louvor muitas vezes é desafinado.
·      Chegam a dizer que o sermão pregado é chato e sem inspiração, que as orações são irrelevantes e as pessoas não são agradáveis. Enfim, arrumam uma desculpa qualquer.
·      Por outro lado existem aqueles que amam estar na igreja. Para estes, ir à Casa de Deus é algo muito emocionante. São os que acham as músicas  edificantes e a mensagem inspirada. As orações  fazem com que  aproximem-se mais de Deus,  e todos concordam que o povo da igreja é agradável e hospitaleiro. 
·      Qual é a diferença, eu pergunto?
A diferença é a “motivação”.  A motivação pela qual uma pessoa vai à igreja. A motivação correta é ir à igreja para estarmos na presença de Deus e para nos encontrarmos com o Senhor. Não é correto ir à igreja por causa de quem está pregando, ou  de quem está cantando ou por causa da música ou das pessoas.
·      A razão porque algumas pessoas têm pouco desejo de estar na Casa de Deus a cada Domingo, é porque durante a semana não tiveram nenhum desejo de estar na presença de Deus.
·      O motivo pelo qual vou à Casa de Deus é para me encontrar com Ele. Se sua motivação é correta, eu garanto que você vai amar ir à igreja do Senhor.

TRANSIÇÃO: Baseado nesta premissa gostaria de compartilhar algumas verdades que encontramos no texto das Escrituras desta noite. Considere, em primeiro lugar a atitude do salmista.

1.             O SALMISTA TINHA UM DESEJO. “melhor estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer (habitar) nas tendas da perversidade”.

ð Prefere estar à porta da casa do seu Deus, trazendo para nossa atualidade, é como que estivesse dizendo que prefere estar na igreja do que na Disneylândia. Ele prefere estar na Casa de Deus do que num campo de futebol ou assistindo uma corrida de Fórmula 1. Ele prefere estar lá do que estar num show de música qualquer, do que estar na cama ou em frente a uma televisão.
·      Ele prefere estar na casa de Deus por que:
a)   Tem o Desejo de estar na presença de Deus v.1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
O salmista não sente desejo pelo templo da igreja. Ele deseja o Senhor, ele quer Deus. A Casa de Deus representa o lugar aonde ele vai para se encontrar com Deus.
b)   Tem o desejo de estar na presença de Deus com todo o seu ser v.2 A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.  
ð O salmista procura pela presença de Deus com seu espírito, alma e corpo. Ele coloca tudo que ele tem e tudo o que ele é, e tudo que ele era, na procura de Deus e com o desejo de ter uma experiência com Ele.
ð Se sua motivação for correta, você ficará satisfeito em ir à Casa de Deus, assim como o salmista.
ð Preste atenção: Não estamos aqui para impressionar ou sermos impressionados. Estamos aqui para nos encontrarmos com Deus, e eu sei que Ele está aqui.
c)    Um desejo ardente de estar na presença de Deus v.3,4 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.
ð Ele viu  pássaros que construíram ninhos no altar. Assim como os pássaros, ele queria habitar na Casa de Deus e buscar o Senhor.
ð Uma verdadeira adoração envolve uma busca profunda de Deus. Você pode ter ouvido ou cantado lindas canções, ouviu maravilhosas orações. Até mesmo ofereceu seus talentos, mas não será uma verdadeira adoração até que você se encontre com Deus e tenha uma experiência transformadora em sua vida.

2.             A DECLARAÇÃO DO SALMISTA.

ð O salmista declara que os que habitam na casa de Deus alcançarão as seguintes bênçãos:
a)   Forças Restabelecidas v.5,7 “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados”, “Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus”.
ð Quando você está na presença de Deus e habita na sua Casa, você terá suas forças restabelecidas. Quanto mais você vem, quanto mais desejo você tem por Ele, mais forte você ficará. Quanto mais você se afasta e deseja estar longe, mais fraco você se torna. Não existe nada místico ou mágico nisto. É a simples verdade!
ð Procure investir tempo na presença de Deus todos os dias e você notará que este hábito fará com que você se sinta fortalecido no seu interior, no seu espírito. Procure ser fiel ao Senhor e à igreja e veja se isto vai te fortalecer ou não. Funciona.
b)   Espírito Renovado v.6 “Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques”. Is. 40:31 “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”
ð Todo dia de culto deveria ser tempo de avivamento para a igreja. Para alguns, sim, é tempo de avivamento. Nosso espírito fica renovado e sentimos isto quando retornamos para nossos lares, porque tivemos um tempo na presença do Senhor, adorando-o em espírito e em verdade. Como o salmista, que ia para Sião,  temos também  uma jornada às vezes difícil para completar. Sempre estaremos passando pelos vales da vida,  como o salmista que cruzou o vale de Baca, conhecido como “Vale de Lágrimas”. Para algumas pessoas, seu Vale de Lágrimas pode ser problemas de enfermidade, dificuldades financeiras, problemas na escola, problemas na família, ou nossas próprias fragilidades e pecados.
ð O salmista declara que aqueles que habitam na Casa de Deus, terão suas forças restabelecidas, espírito renovado.
c)    Nossas Orações serão ouvidas v.8 “SENHOR Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó!”
ð Quando mais próximos de Deus mais óbvias serão as respostas por parte dEle. Nosso Pai celestial deseja que cada um de nós experimentemos a alegria de uma vida de oração. Ele tem muito mais para nós, muito mais do que imaginamos.  Jr 33:3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.  1 Co. 2:9-10 “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.”
d)   Uma Visão Irradiante v.11 “Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.”
ð O salmista diz que Deus é sol, e como sol o Senhor sempre estará com o seu povo.
ð Como o sol, o Senhor conforta e abriga durante a jornada. Como o sol, o Senhor ilumina os nossos caminhos, aquece os nossos pés, nos direciona em nossas jornadas.
ð Assim com o sol, o Senhor irradia luz sobre as nossas vidas. No seu vale de Baca, o sol irradia a luz de Deus sobre você.
e)    Uma Proteção Elevada v.11
ð O Senhor é como o sol, mas também é um escudo que é levantado para nos proteger. Ele está sobre nós para prover nossas necessidades, assim com está ao nosso redor para nos proteger. O Senhor é sol que ilumina e escudo que protege.
f)    Expectativas Realizadas v.11 “… o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.”
1. A Graça de Deus – Está conosco na nossa caminhada.
O nosso socorro no presente. Na sua peregrinação, passando pelo vale de Baca, a graça de Deus estava sobre o salmista.
2. A Glória de Deus – Está conosco na nossa chegada.
Durante a viagem a graça e na chegada a Sião, a glória. A glória de Deus é a nossa esperança para o futuro.
3. A bondade do Senhor sempre conosco.   
Nenhum bem sonega aos que andam retamente. Deus é bom!

3.             A DECISÃO DO SALMISTA v.10 “Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer (habitar) nas tendas da perversidade.”

ð O salmista fez uma decisão concernente a:
a)   A “melhor” maneira de usar o tempo. “Porque um dia nos teu átrios é melhor do que mil”
ð Pense sobre isto. O salmista está dizendo que ele prefere gastar um dia na presença de Deus do que mil na sua ausência.
b)   O “melhor” lugar para estar. “prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.”
ð Literalmente, ele diz: “prefiro estar na porta da igreja do que estar morando nas tendas dos perversos”.

CONCLUSÃO: 
Você é uma pessoa que ama habitar na Casa de Deus?   Tem experimentado  Deus de uma forma significativa durante o louvor e a adoração? Você sente alegria em ir para a igreja e participar do culto? Ou isto é difícil para você?  Você é uma pessoa que tem o hábito de ir à Casa de Deus ou você precisa começar?  Qual das duas?  A razão pela quais muitos têm pouco desejo de estar na casa de Deus aos Domingos, é porque durante a semana não tiveram nenhum desejo de buscar a presença de Deus. Será que este é o seu problema? Você é feliz sendo um porteiro na casa de Deus,  ou você prefere habitar nas tendas da perversidade? Você é um porteiro ou o um habitante de tendas?

     

Um comentário:

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.