quarta-feira, 16 de março de 2011

O PODER DO SANGUE DE JESUS

1 Pedro 1:18-19
INTRODUÇÃO:
1. - Alusão
• Desde o principio da criação o homem sempre desejou poder; mesmo quando uma coroa de autoridade sobre foi-lhe outorgada pelo Senhor para que ele dominasse sobre toda criatura.
• Após a sua queda pelo pecado no jardim do Éden, veio o desejo maior, apesar de o ser humano não tivesse o menor sentimento ou desejo de agradar a Deus, e sim, possuir, liderar e tomar todos os bens matérias. Esse vício libidinoso foi passado para todos os descendentes, incluindo todos os profetas, sacerdotes, discípulos e apóstolos; chegando aos dias atuais.

II – Quatro Poderes Fisioquímico
1. Fogo – Com o domínio sobre o fogo, o homem conseguiu tirar grandes proveitos, como: Cozinhar, aquecer, derreter substancias para fazer ferramentas e etc. Por fim descobriu que o fogo é uma arma mortal e começou a fazer ações que desagradava a Deus, quando passou a matar os seus semelhantes.
2. Pólvora – Com o aparecimento da pólvora, a vida humana tornou-se mais fácil, pois agora conseguia destruir grandes pedras, abrir estradas, mover obstáculos e caçar animais a longa distancia. Porém, não se conformou com a evolução da arma de fogo para combater animais ferozes, e novamente passou a abater o seu semelhante, dando inicio as grandes fábricas de materiais bélicos para aumentar a carnificina das suas guerras.
3. Nitroglicerina – Com essa substancia liquida o homem conseguiu um grande avanço, como: Detonar tudo debaixo d’água, e a expansão de artigo conhecido por dinamite e outras maquinação que beneficiou a humanidade em uma área e prejudicou em outras.
4. Átomo – Na atualidade conhecemos o uma forma de energia mais poderosa de todos os tempos. A sua radiação é capaz de nos proporcionar grandes benefícios, que seja na saúde, nas viagens ao espaço, nas cidades e em áreas quem não imaginamos. A energia atômica é extraída dos elementos: Plutônio, cobalto, césio 23 e outros. E como o gênero humano não se conforma em edificar a sua existência, sempre entra em confronto com alguém que lhe apresente oposição. No caso do átomo, os cientistas também inventaram a bomba atômica que causa um extermino em massa, prejudicando também todo o meio ambiente.

III – O Verdadeiro Poder
• Em tudo que existe no universo, não há nada mais poderoso e edificado que o poder no “Sangue de Jesus”, o Filho amado de Deus.
Desde o primeiro homem (Adão), que contaminou toda a humanidade com o seu pecado original, nenhuma substancia conseguiu restaurar o universo e em especial o homem, a não ser o Sangue de Cristo, que foi crucificado, morte e ressurreto ao terceiro dia.
• Somente Ele é capaz de restaurar vidas, lares destruídos, curar enfermidades.
Apocalipse 1:5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e em seu Sangue nos lavou dos nossos pecados.
1. O poder do Sangue de Jesus é Fogo que aquece os corações feridos pelo pecado transformando o mais vil pecador em uma nova criatura.
2. O pode do Sangue de Jesus é mais solido que a Pólvora; quebrando vidas presas aos delitos carnais, e renovando uma eterna comunhão com Deus.
3. O poder do Sangue de Jesus torna-se mais liquido e sensível que a Nitroglicerina, capaz de dinamitar aos que estão no profundo oceano de perdição e dor, trazendo aos verdejantes pastos de gozo e comunhão com o Espírito Santo.
4. O poder do Sangue de Jesus é mais radiativo que a própria energia Atômica, não causa danos nuclear, mas penetra no cerne da alma humana e restaura todas as feridas feitas durante o período probatório na face da terra.
5. I João 1:7 Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todo pecado.
• O sangue de Cristo é o ensino predominante de toda a bíblia, é o assunto principal, em linguagem direta ou indireta, ou forma de metáforas, o certo é que desde seu início no Éden (Gênesis 3.21) e vai até Apocalipse (19.13), sempre descrevendo de forma clara a sua importância no processo da salvação dos homens.
• A terra recebeu o sangue de vários homens santo, porém nada aconteceu. Mas quando o Sangue de Jesus verteu sobre o chão, o véu do Templo foi rasgado de alto abaixo, que por sinal no Velho Testamento ninguém poderia ver o Santuário a não ser o Sumo Sacerdote; e o véu tinha uma média de 13 (treze), centímetros na malha tecida, e rasgou-se como uma folha de papel. E muitos outros fenômenos precederam a esse evento maravilhoso.
Mateus 27:50 – E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
51 – E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras, 52 – E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; 53 – E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
• Nas passagens do Antigo Testamento era oferecido sacrifício com sangue dos animais; porque não pode haver remissão de pecados sem derramamento de sangue.
• Mas quando Jesus Cristo veio ao mundo para oferecer-se em sacrifício puro e agradável a Deus, foi abolido definitivamente o holocausto dos animais. Mostrando que Cristo é hecatombe perfeito.

• INSTITUIÇÃO DO SACRIFÍCIO PARA ISRAEL (4 TIPOS):
1. Sacrifício de expiação individual. Levítico 1.3-4 Finalidade – restabelecer a comunhão com Deus.
2. Sacrifício de Restituição. Lv 6.1-7 Finalidade – restabelecer a comunhão com o irmão ofendido.
3. Sacrifício Pacífico. Lv 3.1 Finalidade – voltar a adorar a Deus. Ter paz com Deus.
4. O Sacrifício De Expiação Pelo Povo. Lv 16.15-22 Bode sacrificado (Fig. de Jesus) Bode emissário (Representa o esquecimento dos nossos pecados por Deus).

• PEDRO USA UMA LINGUAGEM FIGURADA PARA FALAR DA NATUREZA DO SACRIFICIO DE JESUS.

Seu sacrifício por nós, foi:
Voluntário. (Por livre escolha, não por compulsão).
Expiatório = Cobrir; apaziguar; tornar satisfatório.
“A palavra expiação no hebraico significa literalmente cobrir, e é traduzida pelas seguintes palavras: fazer expiação, purificar, quitar, reconciliar, fazer reconciliação, pacificar, ser misericordioso e adiar.”
Finalidade: Cobrir, Apagar, Remover, Esquecer, Perdoar.

Propiciatório: Significa: (Juntar, tornar favorável ou efetuar reconciliação).
Reconciliatório: A obra de reconciliação já foi totalizada por Cristo.
Substitutivo: (Em lugar de outros).
Justificativo: (Somos justificados diante de Deus em Jesus).
• Pedro chama Jesus de Redentor: A palavra redimir, tanto no Antigo como no Novo Testamento, significa tornar a comprar por um preço; livrar da servidão por preço, comprar no mercado e retirar do mercado.
• Comprado por preço. Livre da escravidão por um preço de resgate.
Jesus é o nosso Redentor. O homem foi vendido ao pecado. Está escravizado pelo pecado. Fadado a morrer. Liberto por um preço. Jesus nos comprou por seu sangue. Fomos resgatados pelo sangue.

• QUATRO COUSAS, DO QUE NÃO FOMOS RESGATADOS.
1. “Não por coisa corruptíveis, 2. Não por ouro. 3. Não por prata. 4. Não por herança/tradição. I Pd 1:18,19 “…Mas, pelo precioso sangue de Cristo…”

IV - Genética do Sangue de Jesus
• O que há de mais belo na hematologia, é o sangue como a primeira substancia a se formar nos seres humanos e últimos a morrer juntamente com o coração. Segundo, o estudo da embriologia, a criança se forma com a presença do sangue paterno.
• Mesmo sendo gerado no ventre da virgem Maria, Jesus jamais precisou do sangue da sua mãe, sendo diferente das outras crianças humanas. Observe que Jesus não nasceu de uma relação sexual, como a humanidade. Mas, por obra do Espírito Santo, o que o fez um homem sem pecado.
João 1:1 – No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 – Ele estava no principio com Deus. 3 – E todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. João 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a gloria do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.
• Se Jesus recebesse a intervenção humana com certeza Ele receberia a influencia do pecado original. A Bíblia nos relata claramente que Jesus jamais pecou, nem tão pouco os seus olhos viram corrupção;
• Cristo não nasceu do pecado, nos provando que Ele era o segundo Adão, que resgatou a coroa perdida pelo primeiro Adão no jardim do Éden.
• Em linguagem simples, toda a evidência Bíblica prova que se o Sangue de Jesus tivesse cruzado ao sangue de Maria, história da salvação estaria sem poder, chegando ao ponto de todo pecador ficar condenado eternamente.

HÁ 7 LUGARES EM QUE JESUS DERRAMOU SEU SANGUE.

• Os hebreus anualmente celebravam o dia da expiação, que através de um sumo sacerdote tinham seus pecados expiados através do sangue que era aspergido por setes vezes no santíssimo lugar.
• Jesus, como Cordeiro de Deus, derramou Seu sangue para nossa redenção e por sete vezes diferentes aspergiu seu próprio sangue.

1. NO LUGAR DA FORÇA DE VONTADE DO HOMEM.
• O primeiro lugar em que Jesus derramou seu sangue foi no Jardim do Getsêmani (Mt 26:30-34). A nossa primeira perda foi através de Adão em um Jardim e agora vemos Jesus, o último Adão, redimindo a nossa vontade em um jardim.

2. CHICOTEADO E FLAGELADO, JESUS VERTEU SEU SANGUE NO LUGAR DA NOSSA CURA.
• Flagelamento era a pior e mais cruel forma de punição. A carne era geralmente cortada com açoites horríveis.
• Debaixo de uma punição judaica, um açoite deveria ser dado a um prisioneiro com 40 chicotadas, o que além de ser terrível flagelo era de uma grande humilhação pública para um judeu (Dt 25:3). Passou-se a dar 39 açoites para evitar que o executor errasse a conta e passasse de 40.
• O Salmo 129:3 diz: "Passaram o arado em minhas costas e fizeram longos sulcos". Isaías 50:6: "Ofereci minhas costas àqueles que me batiam, meu rosto àqueles que arrancavam a minha barba; não escondi a face da zombaria e dos cuspes".
Isaías 53:3 "Por suas pisaduras nós fomos sarados".

3. O TERCEIRO LUGAR ONDE JESUS DERRAMOU SEU SANGUE FOI NA COROA DE ESPINHOS.
• A desobediência trouxe maldição sobre o solo: espinhos e cardos. Um espinho tem poder de ferir tremendamente. Um cardo multiplica-se tão rapidamente que é dito que alguns tipos de cardos podem ter de 3 a 400 sementes dentro de uma só cabeça.
• Jesus derramou o seu sangue pela terceira vez com a coroa perfurando sua testa e seu sangue vertendo sobre a sua face, para quebrar a maldição das pragas e pobreza da nossa terra.

4. O QUARTO LUGAR ONDE JESUS DERRAMOU O SEU SANGUE FOI EM SUAS MÃOS PERFURADAS.
• As mãos são símbolos de autoridade. Quando os pregos perfuraram as mãos de Jesus e o sangue escorreu, Ele estava redimindo nosso domínio e autoridade.

5. O QUINTO LUGAR ONDE JESUS VERTEU SEU SANGUE FOI EM SEUS PÉS PERFURADOS.
• Dt 11:24 "Todo lugar que puseres a planta do vosso pé será vosso por herança".
• Seu sangue precioso nos deu novamente autoridade no nosso caminhar e onde pisar a planta do nosso pé nos será dado por herança a nós e aos nossos filhos para sempre.

6. O SEXTO LUGAR ONDE JESUS DERRAMOU SEU SANGUE FOI EM SEU LADO TRANSPASSADO.
• Isto fala da cura em nossos corações. Jesus sabia o que era ter um coração quebrantado e ferido.
• Lucas 4:18 "O Espírito do Senhor é sobre mim, pelo que ele me ungiu para pregar as boas novas aos pobres, ele me enviou a curar os quebrantados de coração".
7. EM SÉTIMO LUGAR, ELE SOFREU HEMORRAGIA INTERNA AO SER MOÍDO.

Isaías 53:5 "Ele foi traspassado por nossas transgressões, ele foi moído por nossas iniquidades".
• Ser moído fala de uma hemorragia interna. Seu precioso sangue derramou-se no interior do seu corpo para alcançar-nos em nosso homem interior, curando-nos inclusive de problemas em nossa cadeia hereditária.

CONCLUSÃO:

Quais São os Benefícios Que Fluem do Sangue de Jesus Uma Vez Que o Seu Coração Foi Aspergido?

1. O SANGUE DE JESUS NOS REDIME DO PECADO E DO PODER DAS TREVAS. Efésios 1:7"No qual temos a redenção pelo seu sangue...".
• Nós não estamos mais sob condenação ou embaixo do medo!

2. O SANGUE DE JESUS COMPROU TODA A IGREJA DE DEUS. Atos 20:28"...para pastoreardes a Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue".

3. O SANGUE DE JESUS DERRUBOU TODAS AS PAREDES. Efésios 2:13-14 "Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um, e destruiu a parede da separação, a barreira de inimizade que estava no meio".

4. O SANGUE DE JESUS NOS SANTIFICA. 1João 1:7 "...o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado".

5. O SANGUE DE CRISTO VENCEU SATANÁS E O AFUGENTOU. Ap 12:11"Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro, e pela palavra do seu testemunho....".

6. O SANGUE NOS DÁ ACESSO AO SANTO DOS SANTOS.
Hebreus 10:19 "Portanto, irmãos, tendo ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus...".

Um comentário:

  1. Já ouvi muitas pregações sobre o sangue de Cristo; já vi muitos pregadores fazerem apelo de conversão usando esse tipo de sermão;sacrifício e sofrimento de Jesus...Mas lendo essa tua mensagem,me fez refletir sobre muita coisa que eu ainda não tinha ouvido ninguém dizer.Explicaste tão minuciosamente as vezes em que Ele derramou seu sangue,que me fez mais conhecedora daquela situação e o que ela representa hj pra nós.Unção dobrada pra ti é o que eu desejo e peço ao Sr,meu querido pastor e amigo.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.