segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NINGUÉM ERRA SOZINHO

TEXTO: Mt 26.41; 5.28; 2 Sm 11.1-5

INTRODUÇÃO:
• Nestes últimos dias Deus tem falado comigo uma palavra muito séria: "Não perca o senso de radicalidade do Evangelho". Porque ser cristão é ser radical.
• Quando lemos o Sermão da Montanha Mt 5,6,7 percebemos o quanto Jesus era radical. Ele disse Mt 7.14 que ser cristão é ser estreito, porque estreita é a porta e apertado o caminho. Disse também: Mt 5.29,30 “Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno". No cap 5.14 ele disse: "Vós sois a luz do mundo..."
• E não tem outra opção, se você é luz você é oposição. A luz sempre se opõe às trevas. Não tem como os dois caminhar juntos se não estiverem de acordo. E se você é sal você tem que salgar. Esta é a radicalidade do Evangelho. Mt 5.37 Sim, sim ou não, não o que passar disso é de procedência maligna disse Jesus.
• Qual outra radicalidade do Evangelho, Jesus disse: Mt 5.44 "Ame seus inimigos, falem bem de quem fala mal de você; faça o bem para os que te odeiam e ore pelos que vos maltratam e maldizem...". Orar pelos inimigos, é um desafio, porque muitas vezes nós esquecemos de orar pelos amigos.
• Outra radicalidade do Evangelho, Jesus disse: Mt 5.22 "se você chamar o teu irmão de louco, será réu do fogo do inferno".
• Outra radicalidade do Evangelho: Mt 5.27,28 "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo, qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já cometeu adulterou com ela".

TRANSIÇÃO: O que eu vou tratar com os amados hoje tem a ver com a radicalidade do Evangelho. Ninguém erra sozinho.

 O inteligente erra para aprender, porém o sábio toma emprestados os erros de Davi para não cometer os mesmos. Vamos refletir sobre os erros de Davi, os erros de Bete Seba, os erros de Urias e os erros de Joabe. Acredito que todos os que me ouvem hoje, conhecem a história de Davi.
 Urias - sig. Jeová é luz; Bete-Seba - sig. Filha de juramento, Joabe - sig. Jeová é Pai; Davi - hb. Sig. Amado. (Atos 13:22 Homem segundo o coração de Deus).
 A história de Davi na Bíblia é uma das histórias mais emocionantes, cheia de lances que nos causa vários tipos de emoções.
a) Davi, na galeria dos heróis da fé foi tão poderoso que 62 capítulos foram dedicados à sua biografia. Nenhuma outra biografia ocupa mais espaço na Bíblia do que a de Davi.
b) Nada menos que 59 referências do NT chamam a atenção para este homem. No capitulo 11 do livro segundo Samuel, Davi estava com aproximadamente 50 anos.
c) Ele estava vivendo o período das suas maiores conquistas. Era o auge da sua liderança como rei. Era o ápice do seu governo, o momento de ouro da sua vida. Parece um paradoxo, mas este é um dos momentos mais perigosos na vida de um líder. Guarde isso: "O sucesso é um terreno minado”.
d) De repente, Davi transfere responsabilidades para os seus subordinados e resolve ficar em Jerusalém no palácio real.
 Jesus disse: Mt 26.41 "Vigiai e orai..." perceba que ele colocou o verbo vigiar ante do verbo orar.
 Vigiar o que? Vigiar o diabo? Não. Vigiar as circunstâncias? Não. Vigiar as pessoas? Não. Vigie os movimentos da sua alma, porque está escrito: Jr 19.9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Pv 4.23 "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida".
 Atenção queridos pastores, quando um pastor começa a transferir responsabilidades para ficar "na varanda" é sinal de que sua alma não vai bem.
 Há Obreiros que transferem a responsabilidade da Escola de Estudo Bíblico, da Consagração, das Vigílias, do Aconselhamento pastoral, do culto, das visitas, da celebração do casamento, tudo para ficar na "varanda".
 Muitas vezes todo o Ministério está na guerra, mas a igreja está na "varada”.
A Bíblia diz que foi a partir da varanda que tudo começou naquela tarde.
Lembrem-se disto, a tentação é um processo lento, porque o diabo não tem pressa. Ele tem projetos de queda para 5 anos, para 15 anos, para 20 anos, para 30 anos.

 Tiago 1:14,15 nos mostra os estágios da tentação. Porque o processo é da caça sendo perseguida pelo caçador.
• Primeiro é o olhar,
• Segundo o cobiçar,
• Terceiro atrair com habilidade, seduzir;
• Quarto Conceber
• Quinto nascimento do pecado
• Sexto a morte
Davi estava no lugar errado, na hora errada, olhando na direção errada e a partir daí ele toma a decisão errada e faz a pior escolha da sua vida.

 Essa experiência de Davi nos mostra quais são os passos que antecedem a queda de um grande homem.

1. SINAIS DE UM CRENTE EM PERIGO: (Ex. Sansão).

(1) Deixam de enfrentar fraquezas de caráter muito claras. Disse Maike Murdoque Aquilo que você não domina, lá na frente vai te destruir.
(2) Fazem uso da mentira para preservarem a si mesmo. Quando as pessoas flertam com a desobediência é comum vê-las usando a mentira para se proteger.
(3) Agem impulsivamente. Não pensam antes de agir, não são pro-ativos.
(4) Fazem mal uso dos dons dados por Deus. Por vezes Sansão usou os seus dons. Quem brinca com os dons que Deus lhe conferiu, é uma questão de tempo, um dia o espírito de Dalila vai o pegar, e o fim é sempre muito trágico.
(5) São derrotados por causa de um ponto fraco. Aqueles que dão liberdade total a seus pecados terminam sendo consumidos por eles. Não tem bom, todos nós temos um ponto fraco que precisa ser vigiado. É preciso submeter esse ponto fraco ao domínio do Espírito, colocá-lo debaixo do sangue de Jesus.

A) Os olhos do homem são as portas de entrada no território da tentação. 2 Sm 11:2 "...viu uma mulher que estava tomando banho...".

O diabo sempre vai apelar para a concupiscência dos olhos. O que eu vejo, determina o que eu penso, e o que penso determina as minhas ações. E através das minhas ações eu construo o meu destino.

B) A pergunta de Davi para os seus liderados revelou a intensão do seu coração: v.3 "Quem é aquela mulher? "

O diabo é um psicólogo milenar, ele sempre estará na espreita captando o que sai da nossa boca para saber qual é a intenção do nosso coração.
Gn 17: 18,19 Isaque perguntou para Jacó, qual é o seu nome, ele deu o nome do irmão Esaú, porém, 20 anos depois (Gn 32.27) ele teve um encontro com Deus e Deus lhe perguntou, qual é o teu nome? Ai não foi possível mentir, enganar, dar o nome do irmão.

2. DEPOIS DA EXPERIÊNCIA AMARGA QUE TEVE, QUAIS OS CONSELHOS QUE DAVI NOS DARIA:

1. Cuidado com o seu tempo livre.
2. Enquanto espera ou descansa, se ocupe com aquilo que é construtivo e te faça crescer.
3. Cuidado com o poder destruidor de uma paixão proibida.
4. Nunca tente resolver um problema pelas vias erradas, você só ira criar outros problemas mais graves ainda. "Se você não gosta do que está colhendo, olhe para trás e veja o que foi semeado".

O que Davi colheu como resultado do seu pecado:
• A morte da criança - o salário do pecado (Rm 6.23).
• A vergonho do incesto entre seus filhos, Tamar e Amnon (2 Sm 13.1-23) para lembrar a podridão moral que ele mesmo semeou (2 Sm 11.4).
• A morte de Amnon, assassinado pelo irmão Absalão (2 Sm 13. 28,29) - para lembrar a morte de Urias, 2 Sm 11.15).
• Seu filho Absalão usurpou o trono tomando o seu lugar (2 Sm 15.1-18) para lembrar que ele usurpou, roubou o lugar de Urias como marido (2 Sm 11.2,4).
• Sofreu com a vergonha e a afronta quando seu filho Absalão possuiu suas mulheres diante de todos no terraço do palácio (2 Sm 16.21,22), para lembrar o que ele fez com a mulher de Urias (2 Sm 11.2-4).
• Sofreu com a morte traiçoeira do seu filho Absalão (2 Sm 18.12-15), para lembrar na traição na morte de Urias (2 Sm 11.14-17).
5. Deus perdoa, mas as conseqüências do seu pecado são inevitáveis. A graça do perdão não cancelou a colheita do que Davi plantou. Nesta hora terrível Davi recorreu a misericórdia divina.

II) ONDE BATE-SEBA ERROU.

Todo pecado de adultério tem dois lados. Não acredito que tudo tenha acontecido em um único dia. Na maioria das vezes o adultério faz parte de uma construção. A tentação é um processo lento...
1. Onde ela estava se banhando? (SE EXPOR DEMAIS). (Pv 7:6-27).
2. A maneira como a mulher se veste e se comporta revela a intensão do seu coração. A maneira de você se vestir revela as tendências da sua alma.

III) ONDE URIAS ERROU.

1. Extenso período longe de casa provoca uma carência crônica no homem e na mulher vulnerabilizando o casamento. "Não vens tu de uma jornada?" Em outras palavras, não faz um bom tempo que você está fora de casa? Vai atender as carências e necessidades de sua esposa. A intenção de Davi era maligna, encobrir o pecado, mas o princípio era certo.
2. Urias tinha uma grande preocupação em agradar ao rei Davi, Joabe, o Comandante e a Deus, e nem tanto a sua mulher. Por três vezes o texto diz: “... não desceu a sua casa". A pergunta que fica é: "Não estaria Bate-Seba com uma carência crônica?"
3. Um casamento satisfatório é uma fonte de energia para o homem e para mulher.

IV) ONDE JOABE ERROU.

1. Ele cumpriu uma ordem "absurda" sem questionar.
2. A submissão à autoridade não é incondicional. Se o que é para ser feito, transgride princípios divinos, ai cabe ao liderado dizer não, ainda que sejamos lançado na fornalha a semelhança de Misael, Ananias e Azarias. As parteiras não obedeceram a ordem de faraó e preservaram a vida de Moisés.
3. A função de um homem de confiança é ajudar o líder a enxergar o que muitas vezes ele não está vendo.
Ex. Naamã e o seu liderado, que o aconselhou a mergulhar no rio Jordão (2 Reis 5)

CONCLUSÃO:
COMO VENCER A TENTAÇÃO DE ERRAR CONIVENTEMENTE?

1. Peça ajuda. Ninguém vence sozinho.
2. Viva de acordo com um código de integridade.
3. Cultive uma aliança com um companheiro de oração. Tenha alguém com quem você pode orar sobre suas lutas.
4. Mantenha acesa a fogueira em seu lar. "É no lar que nosso verdadeiro sucesso ou fracasso será medido. O lar é a principal arena na qual temos de ser bem-sucedidos se quisermos ser bem-sucedidos em qualquer outra".
5. Aprenda com os erros dos outros.
6. Mantenha sua resistência. É na presença de Deus que as nossas fraquezas desaparecem. Manter se próximo de Deus mantém a nossa resistência.
7. Lute para manter o equilíbrio. "A saúde do casamento está no equilíbrio".
1- Horas de trabalho, não exagere. (rasgue a agenda por causa de sua casa).
2- Cuide da sua vida interior. (suas atitudes refletem a sua alma).
3- Invista tempo no seu casamento e na família.
4- Tenha compromisso com prioridades. (tire o supérfluo da sua casa).
8. Tenha a quem prestar contas.
9. Cultive amizades nutridoras. "Amigos leais são fontes valiosas de inspiração, informação, correção e cultivo do crescimento espiritual".

Barreiras sólidas ajudam a proteger nossas famílias e nos impedem de fazer coisas vulgares, questionáveis ou imorais.

2 comentários:

  1. Grande mensagem!!!grandes ensinamentos!!!
    Que o Senhor Deus continue te usando dessa forma maravilhosa!
    Meu amigo,irmão,pastor,sabes o quanto te admiro e o quanto tenho que admirar a Deus e O exaltar,por te usar de um jeito tão peculiar e por ter-te como amigo...conselheiro,apesar de,ultimamente,tu não estares tendo tempo pra mim,não é? Mas estás fazendo a Obra que o Sr te confiou,glórias a Ele,sempre!

    ResponderExcluir
  2. meu DEUS!!!! que mensagem linda, como aprendi.

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.