quarta-feira, 16 de junho de 2010

O QUE FAZER QUANDO A FAMÍLIA SOB O ATAQUE DO INIMIGO

1 SAMUEL 30:1-20

INTRODUÇÃO
1.A vida familiar é um campo de guerra mais do que um parque de diversões.
Há uma orquestração do mal contra a família. Torpedos mortíferos são lançados sobre a família. A família é o campo das batalhas mais renhidas que travamos.

2.Muitos casais têm sido espoliados, roubados e saqueados:
1) Do primeiro amor; 2) Diálogo – comunicação; 3) Romantismo; 4) Harmonia.

3.O inimigo sempre que ataca a família procura atingir cinco áreas vitais:

a)Dinheiro – As maiores crises na família hoje são por causa de dinheiro. Há batalhas dentro do lar por causa de dinheiro. Gastamos hoje cinco vezes mais do que na década de 1950. O luxo de ontem é a necessidade do hoje. Compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas que não conhecemos.
b)Filhos – Os filhos estavam nas mãos do inimigo. Um pai e uma mãe não podem estar bem quando os filhos estão cativos nas mãos do inimigo.
c)Saúde – Doenças Emocionais Desestabilizam Todas Famílias.Davi estava angustiado. Doenças emocionais, psicossomáticas: depressão.
d)Casamento – As mulheres estavam cativas. Famílias arrebentadas: Um Cônjuge Cativo Pecado Arrebenta Família.
e)Amizade – Os homens de Davi se voltaram contra ele e queriam apedrejá-lo. Há Amizades São Potentes Arma Diabo Destruir Família

4.Por que a família de Davi é atacada?

a)Cônjuges que não vigiam o casamento – . Foram Guerra Ganhar Reinos mais Perderam Esposas – (Isto Aqui é Muito Sugestivo Hoje) caminham na direção do perigo, vivem flertando o pecado, dedicam muito tempo às coisas e quase nenhum a relacionamentos. Exemplo: o homem que estava se separando depois de 14 anos de vida conjugal, porque ele trabalhava das 6 às 17 e ela das 18 às 23h.
b)Pais que não vigiam os filhos – Eli, Davi: Foram Buscar Jovens Fortes Para Serem Escravos Mas Perderam Seus Filhos.
c)Pessoas que não vigiam sua comunhão com Deus – vão ficando secos, áridos, sem alegria. Tinham Sacerdote Para Cuidar Assuntos Religiosos

I.O ATAQUE DO INIMIGO À FAMÍLIA COMO FOI O ATAQUE DO INIMIGO A FAMÍLIA?

1.Foi um ataque feroz – v. 1. Diz Ai: “Com Ímpeto – A Esta Ferido – E Queimado a Fogo”. O diabo não brinca. Ele não tira férias, não descansa. Ele é maligno, assassino, ladrão, mentiroso, maligno. O inimigo tem feito estragos na família: muitos casais vivem juntos, mas sem amor; outros vivem juntos por causa dos filhos; outros vivem se espetando; filhos que são rebeldes.
2.O inimigo feriu a cidade – v. 1 Diz Ai: “ Ziclague Estava Queimada”. – Cidade Destruída Não Tem o Que Oferecer as Pessoas – Nem Falsa Segurança.
Famílias Sob Benção Deus Constroem Jardins + Sob a Maldição, Inimigo Constroem Cidades. (Fugir – Muros Separar – Isolar)
•Há pessoas feridas dentro da família, da igreja. Há pessoas com mágoas: falta de perdão. Gente que não se perdoa. Que não supera os traumas do passado, os abusos.
3.O inimigo atingiu a família – v. 3,4 Mulheres cativas Jovens cativos (Ex 8:25; 8:28; 10:10,11; 10:24,26).
4.O inimigo jogou uns contra os outros – 6 DIZ AI: “TODOS ESTAVAM EM AMARGURA” – O MELHOR QUE 1 CORAÇÃO AMARGURADO FAZ É MURMURAR. (PRAGUEJAR) Davi Já Não Era Culpado Sozinho – Deus Também – Porque Murmurar e Praguejar é Dizer Que Deus Errou – É Culpado. OS AMIGOS DAVI TRANSFERIRAM TODA CULPA PARA ELE. O Inimigo Sabe Que Temos Tendência Em Não Assumir Culpas. Esta Nossa Fraqueza Facilita Trabalho Dele. – Alguém Leva Culpa. A transferência. A murmuração. A necessidade de jogar a culpa em alguém.
5.O inimigo celebra suas vitórias contra nós – v. 16 DAVI: ENCONTROU o INIMIGO FESTEJANDO – CELEBRANDO DOR FAMÍLIHA
a)- O Que é Motivo de Dor e Lágrima Para Nós – é Motivo de Festa para o inimigo
b)- Divórcio: Lágrimas Filhos. Medo deless – Celebração Infernal Inimigo
c)- Brigas: Mágoas – Amarguras Doem – Causam Alegria Extasiante. Sansão: a) quebrou seus votos de Nazireado;
b) enganado, impotente, injuriado.

II. O QUE FAZER PARA RESTAURAR A FAMÍLIA

1.Deve haver uma reação de inconformação com o caos – v. 4 DIZ: “ERGUERAM A VOZ...” – ELES REAGIRAM – GRITARAM
a)- Há Pessoas Que Não Reagem – Ficam Silêncio Diante Caos
b)- Eli o Sacerdote: Não Reagiu Vendo Fls. Pecar c/Sr. Caos Família
c)- Quem Reage é Pq. Crê Em Mudanças Crê Q Deus Pode Mudar, Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim”.
2.Deve haver um choro profundo – v. 4 DIZ : “ELES CHORARAM ATÉ Ñ TEREM + FORÇAS P /CHORAR” a)- Que Cena Rara Esta – Centenas Homens Chorando Publicamente
b)- Nós Perdemos a Capacidade de Chorar – Não Sabemos Chorar +
c)- Muitas Vezes Inimigo Está Nos Surrando e Não Choramos. d)- Jesus Chorou: Sobre Jerusalém – e Na Morte de Lázaro.
Estamos perdendo de goleada e não choramos. Jesus: Filhas de Jerusalém, chorai por vós mesmas e por vossos filhos. Davi chorou em público – Quem chora está dizendo que algo está errado. Neemias chorou – ao saber do opróbrio de Jerusalém. Jesus chorou – sobre Jerusalém.
3.Devemos nos reanimar em Deus – v. 6 DAVI NÃO FICOU DECEPCIONADO C/DEUS – ELE NÃO FUGIU DE DEUS – DIZ AI QUE ELE: CORREU PARA DEUS. a)-Aprendo Aqui: Nossa Situação Não é Fácil – O Inimigo Não é Fraco – Não Somos Fortes – Somente Deus Pode Nos Reanimar.
b)-Ana: Humilhada Por Penina – Chorou e Buscou Reanimar Deus. c)- Neemias: Ouviu Fatos Jerusalém – Chorou e Buscou Reanimou Deus 4.Devemos buscar a Deus em oração – v. 8
Deus o que eu vou fazer? Me conformar? Aceitar passivamente a decretação da derrota?
Você precisa restaurar o altar da oração que está em ruínas na sua vida, no seu lar.
A Melhor Razão Pq. Vc. Deve Orar é Pq. Deus Responde. 5.Devemos agir com base nas promessas de Deus – v. 9- DAVI: PARTIU – LUTOU E VENCEU – PQ AGIU 2º. PROMS. DEUS. Quem vive pela fé pisa no terreno dos milagres. Deus não promete ausência de luta, mas vitória certa. Davi saiu, lutou, venceu.
6.Devemos tomar de volta tudo o que o inimigo levou – v. 17-20 DAVI: NÃO DEIXOU NADA PARA TRÁS – ELE TOMOU TUDO VOLTA
•Não deixe nada nas mãos do inimigo. Êxodo 10:26 – Nem uma unha ficará no Egito.
Você não foi criado e salvo para ser um derrotado, um fracassado. Você foi chamado por Deus para ser um vencedor. Você é filho, herdeiro, a menina dos olhos de Deus. Você é filho do Rei. Não abra mão do seu casamento. Não abra mão dos seus filhos. Você não gerou filhos para o cativeiro. Seus filhos são filhos da promessa.
Toma de volta o que Deus lhe deu!

3 comentários:

  1. Deus o abencoe mais uma vez,um grande abraco,voce e uma bencao na vida de todos que estao ao seu lado.

    ResponderExcluir
  2. Olhe,esta agora pegou de jeito mesmo.A família é realmente a instituição criada por Deus onde o inimigo mais investe contra. Que o Senhor continue usando-te sempre par falar assim de maneira tão clara,que chega a doer na alma,né?
    Que tu tenhas a Unção renovada a cada manhã,ao acordares,prar continuares sendo bênção em tantas vidas!
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre tocando os corações,através destas mensagens!!
    Que o Sr Deus continue te abençoando e usando pra Sua Glória!

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.