terça-feira, 18 de maio de 2010

ALTAR EM CHAMA.

TEXTO: Lv 6.13 Nee 10:34.
Introdução:
Após a reconstrução do Segundo Templo, no tempo de Esdras e Neemias, era grande a dificuldade de encontrar árvores para utilizar a madeira na queima dos sacrifícios no altar, pois a terra encontrava-se devastada. Quando alguém ofertava lenha ao Templo, era muito festejado, pois sem lenha o ofício do Templo teria que ser cancelado. Inimigos impediam pessoas de chegar com lenha a Jerusalém. O último dia de corte para o Templo era 15 de Av mês de Julho. Depois, o calor já não era tão intenso e as madeiras que não estavam secas corriam o risco de serem infestadas por insetos, invalidando sua utilização no altar. Por isso, o último dia de verão era festejado com grande alegria.
fogo nos dá algo tremendo na palavra de Deus , a manifestação viva de Deus conosco “421 referências sobre a palavra fogo“ no Antigo Testamento ela aparece 293 vezes enquanto no Novo Testamento a palavra fogo aparece 69 vezes. 31 referências só no livro de levítico o fogo simboliza a presença de Deus. Há uma ênfase neste texto de que o fogo deveria ser mantido aceso sobre o altar. (Lv 6:9, 12 e 13).

O fogo é feito de três elementos chamados (triangulo do fogo)
O elemento um é o combustível – pode ser madeira, papel entre outras coisas.
O elemento dois é o comburente – Oxigênio.
O elemento três é o calor.
Sem uma dessas entidades não pode haver fogo e fogo é energia.

A) Foi em uma coluna de fogo que Deus ia diante do povo de Israel no frio do deserto
B) Foi com fogo que Deus destruiu a cidade de Sodoma e Gomorra
C) Foi com fogo que Deus utilizou Sansão para pegar as raposas e incendiar a seara dos filisteus
D) Foi com fogo que Elias destruiu seus inimigos que queriam o matar
E) Foi com tochas de fogo que Gideão derrotou o exercito dos midianitas
F) Foi com Fogo que Deus recebeu o holocausto no monte Carmelo , e derrotou os profetas de baal
G) Foi com Fogo que Deus batizou os discípulos no dia de pentecostes
H) E vai ser com fogo que Deus vai trazer juízo a essa terra pois ele é um fogo consumidor , isso representa o fogo do Senhor. E a palavra do Senhor diz que o fogo arderá continuamente , Deus nesta noite quer arder na sua vida.

Por outro lado Altar significa : lugar de encontro com Deus, a bíblias menciona 322 referências sobre a palavra altar, o altar era o ponto culminante de encontro com Jeová . Altar fala de entrega total, como está seu altar diante do Senhor Deus?

A) Abel tinha um altar diante de Deus.
B) Noé tinha um altar diante de Deus
C) Abraão tinha um altar diante de Deus.
D) Jacó tinha um altar diante de Deus
E) Moisés tinha um altar diante de Deus.
F) Josué tinha um altar diante de Deus
G) Arão tinha um altar diante de Deus.
H) Gideão tinha um altar diante de Deus
I) Samuel tinha um altar.
J) Davi tinha um altar
K) Salomão tinha um altar.
L) Zorobabel, Esdras, Neemias.

* Uma pergunta que surge neste momento é: o que significa o altar para nas hoje? Não existe uma resposta simples ou final para esta pergunta. Não podemos afirmar dogmaticamente que o altar é a oração ou que o altar é Cristo, ou que o altar é dedicação. Cada uma destas respostas está certa, porém parcial.

No Velho Testamento o meio de invocar a Deus era através do altar. Quando um homem queria invocar a Deus, ou alcançar a sua presença, ele não ficava em dúvida sobre o que ele devia fazer, ele edificava um altar.
O sentido da palavra altar é um “um lugar de sacrifício” este é o sentido do altar tanto no hebraico como no grego. A palavra altar deriva da palavra matar ou sacrificar. O altar era simplesmente o lugar de sacrifício, lugar de morte.

O altar da cura é a fé, o altar da prosperidade é a obediência.
O altar da vitória é a perseverança, o altar da manifestação é a consagração. O altar da autoridade é o sacrifício, O altar da honra é a humilhação.
O altar da salvação é a cruz, O altar da resposta é a oração.
O altar da fé é a palavra de Deus, o altar do coração é a entrega. O altar da alma é o quebrantamento. O altar do Espírito é a vida de unção e poder. O altar do ministério é a chamada. O altar da libertação é o fogo do Espírito.

O ALTAR FALA DE TRÊS COISAS DEFINIDAS E BÍBLICAS.
Altar fala de concerto.
Altar fala de sacrifício.
Altar fala de Fogo
A Bíblia fala que do altar do Senhor vem o fogo. O profeta Isaías recebeu brasa do altar de Deus , Ezequiel viu as brasas serem espalhadas na cidade ,do trono de Deus, João no Ap. viu o anjo espalhar fogo Ap 8 .5 E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.

TRANSIÇÃO: Quero falar sobre os 3 Tipos de fogo do altar do Senhor, Deus quer mandar esse fogo para nós, vai agora ajeitando, arrumando, concertando seu altar pois Deus há de se manifestar com poder na sua vida.

1) FOGO PURIFICADOR.

É o fogo que prova a jóia preciosa , e Deus está tirando as sua impurezas pois ele quer que você seja um vaso de ouro e prata , não de pau , madeira , de palha , mas sim de ouro e prata para ser usado nas mãos dele.
Os sacerdotes deveriam remover as cinzas para fora do arraial. Cinzas não servem mais, já foi queimada, não se aproveita mais. O que é cinza já passou. As cinzas deveriam ser levadas para fora. VOCÊ NÃO PODE PEGAR NOVAMENTE NAS CINZAS. - AS CINZAS ABAFAM O FOGO.
Nm 31.23, "Toda a coisa que pode resistir ao fogo, fareis passar pelo fogo, para que fique limpa, todavia se purificará com a água da purificação; mas tudo que não pode resistir ao fogo, fareis passar pela água". Esse fogo tocou em Isaías também e ele recebeu a confirmação da sua chamada profética , Deus hoje quer te purificar , com fogo purificador, te deixar branco de glória .

Precisamos de um fogo purificador hoje por causa:

1) Por causa do baixo nível espiritual do povo de Deus. A igreja via de regra tem crescido para os lados, mas não para cima nem em profundidade. A integridade e a santidade não tem sido mais o apanágio da vida de muitos crentes. Eles estão caindo nos mesmos pecados vis que condenam nos ímpios. Não raro a igreja é comentada hoje por seus escândalos do que pelo impacto de seu inconformismo com o mundo. Para nós a necessidade imperativa é um fogo purificador.

2) Porque a Igreja está vivendo o período de ausência.
a) Ausência da centralidade de Jesus na vida. A igreja deixou de ser auto-satisfeita como a igreja de Laodicéia, que se considerava abastada e rica, mas era miserável, porque Jesus não estava dentro dela.
b) Ausência de comunhão. Uns culpando os outros pelo fracasso e insucesso. Uma Igreja sem comunhão não tem voz, não tem autoridade para pregar, não tem credibilidade ante aos ímpios, está doente e precisa de cura pois está numa UTI espiritual.
c) Ausência do sopro do Espírito. Vivem secos murchos, sem paz, sem alegria, sem ousadia, sem unção, vazios. Precisamos ser irrigados com o fogo purificador.

2) FOGO CONSUMIDOR.

É o fogo que consome , aonde vai destrói , devasta , arrasa , Hb 12: 28-29 nos diz que Deus é FOGO consumidor. 28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; 29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.
O FOGO também significa PAIXÃO em nosso coração. Em 1° Coríntios 7:9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que viver abrasado. A palavra ABRASADO significa ardendo de paixão. Quem está apaixonado tem que estar perto. O FOGO representa o coração ardendo e apaixonado.
“É a PAIXÃO que consome os pensamentos, que iluminam a fala, que move a alma e carrega as emoções.”
Mais esse fogo que sai do altar não é o fogo do coração é o fogo zeloso, fogo que derrete a cera, quebra os corações, e consome o mal.
É O FOGO QUE COMBATE FOGO – FOGO ESTRANHO. O fogo estranho é aquele que não vem Deus, é fabricado pelo homem. É aquele criado fora dos princípios das escrituras.
Um dia que deveria ter se encerrado com a gloriosa adoração ao Deus Jeová terminou, em vez disso, com o funeral de dois dos filhos de Arão.

O Pecado de Nadabe e Abiu. (Lv.10:1,2). Tudo o que esses dois homens fizeram foi errado.
1) Eram pessoas erradas para manusear o incenso e apresenta-lo ao Senhor. Essa era uma tarefa do pai deles, o sumo sacerdote.
2) Usaram os instrumentos errados, seus incensórios. em vez do incensório do sumo sacerdote, santificado com o óleo especial da unção.
3) Agiram na hora errada. Pois era somente no dia da expiação que o sumo sacerdote tinha permissão de levar incenso para dentro do Santo dos Santos e, mesmo então, precisava submeter-se a um ritual especial.
4) Agiram sob a autoridade errada. Não consultaram a Moisés o Pastor, nem a Arão o sumo sacerdote, nem a Miriam a Profetisa. Nem procuraram seguir a Palavra de Deus que Moisés havia recebido.
5) Ao queimar o incenso, usaram o fogo errado. O sumo sacerdote havia ordenado a queimar o incenso com brasas tiradas do altar de bronze, porém Nadabe e Abiú forneceram seu próprio fogo, e Deus o rejeitou.
6) Agiram com motivação errada. Não buscaram glorificar somente a Deus o que fizeram foi um ato deliberado de orgulho, seu desejo não era de santificar e glorificar a Deus, mas promover a si mesmos e ser importante.
7) Dependeram da energia errada. Os Versos 9 e 10 deixam implícito que estavam sob a influencia do álcool. Se todo o filho de Deus que coloca energia carnal no lugar do poder do Espírito fosse morto, não sobrariam muitos!
Se Deus tirasse o Espírito desse mundo, boa parte daquilo que a Igreja está fazendo prosseguiria como se nada tivesse acontecido e ninguém notaria a diferença.
... pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; 29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.
Precisamos de um fogo consumidor que apague o fogo estranho e acenda verdadeiras labaredas do Espírito nos corações. O fogo de Deus não pode ser contido, ele alastra, salta obstáculos, desconhece dificuldades. O fogo de Deus não pode deixar de ser percebido. Onde ele está, as pessoas notam. O fogo de Deus atrai. Onde suas labaredas se levantam, é para lá que as pessoas correm. Não pode ser fabricado.
Que eu possas ser um graveto seco a pegar fogo, pois estou certo de que, se o fogo pegar na lenha seca, até a lenha verde começará a arder.

Mas esse fogo como eu disse ele quer destruir as doenças , as enfermidades os problemas , as angustias , a tristeza , a depressão ,os seus inimigos , os demônios que lutam contra tua vida Deus já está mandando fogo e eles vão cair por terra.

3) FOGO DO AVIVAMENTO.

fogo que aviva a sua obra , o Profeta Habacuque , queria esse fogo , o profeta Joel profetizou , em Pentecostes eles receberam , e hoje não é diferente , a não ser que você não queira , saia da frieza espiritual , crente laodicéia , crente cônsul , e entra no fogo , Deus quer nos avivar , Deus quer capacitar você com poder e fogo do Espírito Santo , e derramar em nossas vidas , você quer , então prepara pois Deus vai mandar do céu .
Um dos maiores avivamentos com demonstração de fogo foi nos dias de Elias. E demonstra para nós porque o fogo do avivamento precisa descer sobre a igreja.

1) O fogo desceu por causa da credibilidade da Palavra de Deus.
2) O Fogo desceu porque o altar estava concertado.
3) O fogo desceu porque foi alimentado com a Oração.
4) O fogo desceu para trazer conversão ao povo.
5) O fogo desceu para exaltar ao Senhor único e verdadeiro Deus.
6) O fogo desceu para restaurar a Nação.

Conclusão: Sem fogo não há poder deixa o fogo pegar , quantos querem colocar lenha no altar para o fogo incendiar , quantos querem .Deus vai mandar se prepara eu já olho e vejo brasas queimar na igreja .

Um comentário:

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.