sábado, 20 de março de 2010

O VALOR PRECIOSO E INCOMPREENSÍVEL DO SOFRIMENTO

TEXTO: LC 21:12 – 19
INTRODUÇÃO.
Aprendemos com Jesus em Jo 9 que Jesus rejeita a idéia de que todo sofrimento é causado por um pecado individual, um pecado dos pais, e a ira de Deus.
EVANGELHOS ENSINAM ALGUMAS ATITUDES DE JESUS CERCA DO SOFRTO.

1ª.)- JESUS ACEITOU A REALIDADE DO SOFRIMENTO.

LC.13.1-5. Jesus utiliza-se de 2 fatos para mostrar que o sofrimento faz parte da humanidade.
1º.fato: “Pilatos matou alguns galileus e pegou sangue deles e misturou com os seus sacrifícios.” Jesus diz: “Os galileus mortos em tortura não eram mais pecadores que os outros galileus –Mas todos vocês perecerão de uma forma ou de outra se não se arrependerem”.
2º.fato: “A torre de Siloé desabou sobre 18 homens e os matou”. Jesus diz: “Os 18 homens mortos naquela tragédia não eram mais culpados que todos os habitantes de Jerusalém – Mas se todos vocês não se arrependerem igualmente perecereis”.
ENSINA: Aquele que não estão debaixo de alguma forma de sofrimento, não são mais justos do que aqueles que estão vivendo a experiência do sofrimento. Os que não estão sofrendo não são juizes nem melhores do que os que estão sofrendo. sofrendo. Toda a raça humana é culpada é merecedora de sofrimento. Aqueles que não se arrependerem podem até escapar do sofrimento, mas sofrerão o juízo eterno de Deus.

JESUS DEIXOU CLARO QUE “Todos podem perecer através do sofrimento”.

2ª.)- JESUS NÃO EXPLICOU TUDO SOBRE O SOFRIMENTO.

Ele poderia ter explicado tudo sobre o sofrimento mais não o fez. Porque?
Porque Ele não veio ensinar filosofia, Ele veio pregar o evangelho. A FILOSOFIA: Tentar explicar tudo e depois deixar tudo do mesmo jeito que estava antes não era a missão de Jesus. A filosofia só explica mas ela não cura e não muda nada.
A filosofia e as religiões explicam muito sobre o sofrimento Mais Jesus e seus evangelho mudam.
• Jesus não trouxe ao mundo mais uma filosofia, Ele trouxe ao mundo um fato – o poder de Deus que transforma todas as nossas tragédias em algo muito superior.
AS BOAS NOVAS TRAZIDAS POR CRISTO ATRAVÉS DO EVANGELHO NÃO SÃO PENSAMENTOS POETICAMENTE LINDOS – FRASES FILOSÓFICAS DE EFEITO EMOCIONAL – MAS A CERTEZA DE QUE O PECADO E O SOFRIMENTO SÃO ENFRENTADOS E VENCIDOS NO PODER DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. ALELUIA!

3ª.)- JESUS USOU O SOFRIMENTO.

VS.13: JESUS ENSINA: Que é possível usar o sofrimento como adubo, fertilizante para irrigar a nossa vida, nossa história pode ser melhor a partir do sofrimento.
MT.4.12,17 “Depois que João batista foi preso..., passou Jesus a pregar...” – Após a prisão e morte do maior profeta segundo o próprio Jesus, Ele sai pregando as boas novas.
USOU SOFRTO: Ensinar que depois da tragédia tem boas novas de vitória.
LC.4.14 Após a tentação no deserto:“Então Jesus regressou do deserto no poder do Espírito Santo”. – As tentações eram para humilha-lo, destruí-lo mais Ele usou o poder das tentações para fortalece-se e destruir o mal. Ele usou o sofrimento da tentação para ter mais poder de Deus e o poder Veio.
A TENTAÇÃO era para lançá-lo nas trevas – ele saiu radiante de luz. Era pára fazer-lhe muito mal mais ela fez um bem enorme - muito poder. LC.4.16,18. Saiu do deserto NO PODER DO ESPÍRITO e foi a Nazaré na sinagoga. “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu p/ evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar libertação aos cativos, restauração da vista aos cegos, por em liberdade os oprimidos”.
A tentação era para roubar-lhe um projeto de – Usou o sofrimento da tentação Para executar seu projeto dado por Deus. Ele está ungido. JESUS ENSINA: O sofrimento é uma forma de Deus nos ungir com muito poder.

LC.15.2. Fariseus e escribas o caluniam “receber pecadores e comer com eles” Acusando-o de caráter dúbio de ser um prostituto, um desonesto. Ele usa o sofrimento cruel da crítica e conta 3 parábolas ( LC.15.3-32 )

1ª.)- PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA: Ensina – que o coração de Deus é como o coração do pastor, ele procura a ovelha até encontra- las.
2ª.)- PARÁBOLA DA MOEDA PERDIDA: Ensina que Deus vasculharia o universo inteiro até encontrar você ou uma vida perdida no pó do pecado.
3ª.)- PARÁBOLA DO FILHO PERDIDO: Ensina – que Deus está no alto monte da eternidade olhando os caminhos do tempo esperando ansiosamente a volta do filho perdido para o seu coração misericordioso. Jesus usou o sofrimento da critica dura e injusta que sujaria o que o ser humano tem de melhor O SEU NOME e revela o coração perdoador de Deus
JESUS ENSINA: Contra a dura crítica dos invejosos e dos incompetentes SEJA SUPERIOR PERDOANDO-OS.

10- LC.7.18-23 João batista toma conhecimento dos milagres de Jesus e envia 2 discípulos fazer uma pergunta que magoou Jesus. “Es tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro ?”JESUS MANDOU DIZER:”ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andavam, os leprosos são purificados, os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.” – O PRECURSOR QUE BATIZARA JESUS AGORA DUVIDA.
JESUS DIZENDO: Meus argumentos não estão escritos em papéis, mas no homem curado, transformado e purificado.

Jesus estava afastando-se da discussão teológica e filosófica e afirmando Eu sou o Senhor da vida.
Usa o sofrimento da palavra que gera dúvida. E mostra que as credenciais do servo de Deus não são argumentos teóricos É VIDA – VIDA COM DEUS.
DIAS DE ELIAS: “O Deus que responder com fogo esse é o Deus verdadeiro.
JESUS MUDA PROVA: Deus que responder por pessoas curadas esse é Deus.
JESUS ENSINA : O Servo que responder com vida de Poder esse é o servo de Deus.

NA CRUCIFICAÇÃO:Aprendemos Jesus Não suportou a cruz, Jesus usou a Cruz.

- Lá os homens mostravam, o pior que eram. Lá Deus revelava o melhor.
– Lá os homens mostravam o ódio amargo. Deus mostrava o amor eterno.
– A hora mais negra da história, torna-se a mais brilhante.
- A cruz maldita se transforma num trono de perdão e salvação.
- O que os homens acharam que era o fim se transformou em novo começo.

JESUS USOU O SOFRIMENTO – E ABRIU O CAMINHO DA POSSIBILIDADE PARA CADA UM DE NÓS FAZER O MESMO – NÃO SE FAÇA DE VÍTIMA – USE O SOFRIMENTO

Um comentário:

  1. Muito tremenda esta palavra,aprender com o sofrimento,e uma grande verdade que precisamos por em pratica............

    ResponderExcluir

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.