quinta-feira, 4 de setembro de 2008

TEMA: GILEADE UMA IGREJA GENUINAMENTE PENTECOSTAL.

TEXTO: 1Rs 17:1 INTRODUÇÃO: Nosso texto tem como contexto, um período ruim em todo Israel de Deus, tanto reino norte como reino sul, corrupção política, moral e religiosa. O povo e sua liderança estavam longe de Deus. Nesse tempo aparece Elias, o leão dos profetas, e aqui começa a sua história. Mais o que destaca é que nesse inicio de ministério, não menciona sua Genealogia, nem atributos pessoais, se não que Elias era de Tisbé, uma das montanhas de Gileade. Essa é a única referência do profeta Elias. a) Conforme a tradição talmúdica os livros dos reis de Israel foi escrito pelo Profeta Jeremias, e Jeremias sabia que profeta não precisa de destaque, ele precisa de altar e de orientação do céu. Então pra descrever Elias bastou para Jeremias dizer que o mesmo tem como referência sua origem Tisbé de Gileade. b) Gileade significa: áspero, rude, escraboso. c) Região pedregosa. Território montanhoso ao oriente do Jordão, ocupado por Gade, Rúben, e a meia tribo de Manassés - por vezes a palavra significa toda a região que fica ao oriente do rio Jordão. Trata-se de um conjunto montanhoso. Vai do Sul do Rio Yarmuque ao mar Morto. Gileade é dividido pelo Ri­beiro de Jaboque, onde Jacó lutou com o Anjo do Senhor. No tempo de Jesus, esse território era conhecido como Peréia. O nome dessa localidade surgiu com o encontro entre Jacó e Labão. Designou-a, o primeiro, assim: Jegar-Saaduta. E, o segundo, Galeed. Ambas as nomenclaturas significam montão do testemunho. Essa região, na antigüidade, era famosa pela sua ferti­lidade. De seu solo, explodiam o trigo, cevada, oliveira e le­gume. O seu bálsamo era procuradíssimo. Hoje, esse terri­tório está em poder da Jordânia. Para os judeus ortodoxos, entretanto, Gileade é a eterna possessão dos filhos de Is­rael. d) Um dos Capítulos Que Poderíamos Abordar Como Símbolo da Igreja, Seria O Capítulo 2. Elias Exerce Seu Ministério E Discípula Elizeu E Antes De Ser Tomado Ao Céu Por Redemoinho Esteve Com Elizeu Em Localidades Que Dão Símbolos Daquilo Que Se Encontra Na Igreja. 1. Gilgal: Gilgal é símbolo da nossa redenção e santificação. 2. Betel: Betel símbolo do nosso encontro com Deus. 3. Jericó: Jericó símbolo de nossas conquistas e vitórias. 4. Jordão: símbolo da plenitude do Espírito Santo. Todavia essas 4 localidades precisam uma das outras para se completar como símbolo das marcas de uma Igreja que vai ser arrebatada. e) Já Gileade, eu entendo que é um dos símbolos mais completo da Igreja, pelo seu significado e simbolismo com a vida cristã. Sempre que ouvimos falar de Gileade lembramos não apenas de Gileade mais do Deus de Gileade. Sal 60:7 - Meu é Gileade, e meu é Manassés; PARA DEUS SER O DONO DESTE LUGAR É PORQUE ESTE LUGAR TEM UM GRANDE SIGNIFICADO PARA ELE. GILEADE É UMA ESCOLA, ONDE FORMAM-SE OS VENCEDORES, OS HOMENS QUE DEUS USA. ISTO PORQUE: 1) GILEADE É UMA CIDADE DE REFÚGIO. Em Israel havia seis cidades levíticas destinada a servir de refúgio àqueles que acidentalmente cometiam homicídio, a fim de escaparem à vingança do sangue derramado. Josué 20: 7-8 “Designaram pois, solenemente a Quedes na Galiléia, na região montanhosa de Naftali, e a Siquém, na região montanhosa de Efraim, e a Quiriate-Arba, ou seja Hebrom, na região montanhosa de Judá. Dalém do Jordão na altura de Jericó para o oriente,designaram Bezer, no deserto, no planalto da tribo de Ruben; e a Ramote em Gileade da tribo de Gade, e a Golã em Basã da tribo de Manassés.” QUEDES SIGNIFICA: SANTO – SIQUÉM SIGNIFICA: OMBRO HEBROM SIGNIFICA: COMPANHEIRO OU QUIRIATE-ARBA QUE QUER DIZER,”CIDADE DOS QUATRO”, (por ser constituída por 4 bairros diferentes), ou ainda “cidade da humilhação.” BEZER SIGNIFICA: FORTALEZA. GOLÃ SIGNIFICA: LEVOU CATIVO RAMOTE-GILEADE SIGNIFICA: EXALTADO O homicida refugiava-se na cidade que estivesse mais perto, se conseguisse chegar à cidade de refúgio, era ali acolhido e habitava com eles, e não entregavam o homicida à mão do vingador do sangue, posto que, não feriu o seu próximo com intento. Se ficasse provado que o homicídio era voluntário, seria morto, caso contrário a cidade lhe daria abrigo e proteção. Se ele deixasse a cidade antes do sumo sacerdote morrer, o risco era dele; depois da morte do sumo sacerdote, era lhe facultado regressar à sua casa sob a proteção das autoridades.
ENTÃO A SEGURANÇA DO HOMICIDA NA CIDADE DEPENDIA: 1) De Não Sair Da Cidade De Refúgio. 2) Esperar A Morte Do Sumo Sacerdote.
MAS O QUE HAVIA NAS CIDADES DE REFÚGIO? a) Havia segurança. Uma vez que a palavra “segurança” significa literalmente “livre de perigos”, “afastado de todo mal” ou “ausência de risco”, as cidades de refúgio não podiam ser invadidas; é como um asilo político nos dias atuais. O sujeito pede asilo político em determinada embaixada de algum país, e fica sob a proteção do Estado.
b) Havia pessoas para ajudar a proteger - As pessoas recebiam os homicidas, davam-lhe de comer e dormir e os protegia dos vingadores.
c) Havia pessoas para ouvir - os fugitivos tinham com quem falar e eram ouvidos e encorajados a não perderem a esperança. Salmo 46.1 “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia”. 2 Samuel 22:3 Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas. Salmos 18:2 O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Salmos 94:22 Mas o SENHOR é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio. Salmos 62:7 Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Salmos 91:2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. 2) GILEADE É UM LUGAR ALTO. As terras de Israel estão no mínimo entre 600 e 1.200 metros acima do nível do mar. É uma terra montanhosa. Os montes da Bíblia representam segurança, proteção, luz, vida, presença do Senhor, lugar de comunhão, lugar de habitação do Senhor, meta de perfeição a ser alcançada, e, ainda, os problemas ou dificuldades da vida. I. ESTAR NAS MONTANHAS DE GILEADE, TIPIFICA ESTAR EM CRISTO. Acima de todas as coisas. Ef 2:6. E nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, II. ONDE RESIDE A NOSSA FORÇA PARA SUPERARMOS OS DRAMAS DA VIDA? Nos lugares altos em Deus e em Seu filho Jesus. Jesus disse em João 17:16 Eles não são do mundo, assim como eu também não sou. a) QUEM ESTÁ EM GILEADE: Não se abala perante os ventos, as tempestades da vida, Tsunamis, Tufões, Tornados. Nós estávamos a mercê da vulnerabilidade do mundo, não tínhamos firmeza na vida. Mas com Cristo estamos firmados. Sl 40:2 “Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos”. Sl 62:6 Só ele é a minha rocha e a minha salvação. Sl 18:31 Pois quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? b) NOSSO SOCORRO VEM DO ALTO. Sl 46.1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. AS CARACTERÍSTICAS DO SOCORRO DO ALTO.Sl 121:1-2 “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” 1) (v.3), “Ele não permitirá que os teus pés vacilem” aponta para socorro moral. Nos textos bíblicos, em geral, essa figura do pé que escorrega, vacila, tropeça e faz cair, caracteriza a queda moral. Deus é socorro moral, é força para o trôpego, para o fraco, para aquele que está prestes a cair. 2) (v. 7), “O Senhor guardará a tua alma” aponta para o socorro espiritual e psíquico. Deus é proteção para o mundo interior, para a psiquê do homem. Protege espiritualmente, emocionalmente e psicologicamente. 3) (vs. 5-7) “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal...”. aponta para o socorro físico: Há muito desgaste físico durante o enfrentamento dos problemas, na luta pela sobrevivência. Nessas horas, declare com fé: “O meu socorro vem do Senhor.”
4) (v.8) “O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” Deus é socorro para tudo o mais: A expressão “a tua saída e a tua entrada” é uma figura de linguagem usada para indicar “tudo o que fizeres”. Deus vigia e guarda o tempo inteiro, em cada circunstância, e para sempre, ao que nele confia e espera! (vs. 3-5). “Não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.” No dia-a-dia da vida, em meio às lutas e problemas, nos momentos mais duros e cruéis, quando ocorrer a pergunta: “De onde me virá o socorro?”, olhe para “os montes” e declare em fé, sem vacilar: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” 3) GILEADE É UM LUGAR DE CORAGEM. JZ 7.3 “Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade”. A definição para a palavra "covarde"é: Sem coragem; tímido, medroso, poltrão; Fraco de ânimo; pusilânime; Desleal, traiçoeiro. DEUS NÃO TEM NEGÓCIO COM COVARDES. Dt 31:6 – Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará. Js 1:6 – Seja forte e corajoso, porque você conduzira este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Js 10:25 – Disse-lhes Josué: Não tenham medo! Não desanimem! Sejam fortes e corajosos! É isso que o Senhor fará com todos os inimigos que vocês tiverem que combater. Sl 31:24 – Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor. Pv 24.10, “se fores frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena”.
A. O VALENTE É AQUELE QUE NÃO DESANIMA diante das aparências e dificuldades. B. O VALENTE É AQUELE QUE NÃO VAI DESISTIR. É aquele que sequer perde tempo duvidando. No seu coração há a decisão de tentar; essa decisão é sustentada pela fé em Deus, pois Ele fará as coisas acontecerem. C. OS VALENTES DE DEUS SÃO AQUELES QUE NÃO OUVEM CONSELHOS DOS COVARDES. Eles desafiam as possibilidades porque acreditam na palavra de Deus. Lc 9:62 Ninguém que tendo posto à mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. D. O VALENTE DE DEUS É MOVIDO POR UMA SANTA OBSTINAÇÃO. E. O VALENTE NÃO TEME ARRISCAR-SE POR UM GRANDE PROJETO. 4) GILEADE É UM LUGAR DE CURA. Jeremias 8:21, 22 “Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; estou de luto; o espanto se apoderou de mim. Acaso não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?” No Egito não tem Bálsamo, só em Gileade a igreja é nosso Gileade espiritual. O óleo da Unção - Era composto de "principais especiarias": mirra, canela aromática, cálamo aromático, cássia e azeite de oliveiras. Era chamado de "o azeite da santa unção".
Tiago fala das três situações gerais em que podemos nos encontrar Sofrimento? Oração Alegria? – Louvor Doença? - Oração com unção. Tg 5.14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor?
O óleo de Gileade simboliza a ação do Espírito Santo sobre o enfermo para a sua benção. O Bálsamo de Gileade nunca vem sozinho: Ez 27:17 Judá e a terra de Israel eram os teus mercadores; pelas tuas mercadorias trocavam trigo de Minite, e confeitos, e mel, azeite e bálsamo. Quando há bálsamo há prosperidade, dons espirituais, palavra de deus, unção e cura. CONCLUSÃO: SUBAMOS A GILEADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.