sexta-feira, 2 de agosto de 2024

OS INIMIGOS DO RECOMEÇO

TEXTO: Nee 2:19-20

INTRODUÇÃO:

ð Para que venhamos entender o capítulo primeiro temos que observar três contexto:

a)   Contexto político. Desde o exílio de Sedecias também conhecido como Matanias, Jerusalém não abrigava o governo e, consequentemente, não mais possuía uma força politica. Neemias recebe a noticia de seu irmão Hanani como estava a situação dos judeus e da cidade de Jerusalém e se entristece e ora e jejua. Deus toca ao rei Artaxerxes I e esse da a Neemias a missão de:
1. Fortalecer a comunidade de Jerusalém e prepará-la para reconstrução;
2. Reorganizar o povo - assentá-lo na terra e na cidade;
3. Disciplinar o povo sob a Tora;
4. Detectar abusos na administração política, na prática religiosa; na economia.

b)   Contexto social. Em toda a terra dos israelitas havia injustiça e exploração entre os próprios judeus. Os pobres estavam perdendo seus bens, suas propriedades, suas casas e até seus filhos e isso para os ricos judeus, essa volúpia do lucro também contaminava os sacerdotes. Tornando o cenário de Jerusalém desolador: Miséria, Humilhação, Muralhas em ruínas, Portas incendiadas.

c)    Contexto religioso. O povo está confuso. A Pérsia imprimiu um novo ritmo administrativo e cultural: os valores religiosos dos judeus estão sendo questionados. A prática comercial dos persas prejudica a reconstrução e formação sociocultural do povo judeu. Por outro lado, há um conflito entre o povo da terra (os que não foram para o exílio, Samaritanos mistura de judeus com outros povos, árabes, horonitas originário de uma cidade Moabita por nome Horonaim, Amonitas) e os exilados que retornaram da Babilônia. Por isso, entre o povo, havia falta de identidade de fé.
1. Assimilação de outras práticas religiosas;
2. Dificuldades com os casamentos mistos;
3. Alianças por interesses econômicos;
4. Radicalismos na prática religiosa: exigências sem a prática por parte de quem a exige.

d)   Contexto internacional. O século de Neemias (séc. V a.C.) foi denominado pelo historiador Karl Jasper como o tempo-eixo  da história. A Grécia e sua cultura começam a expandir-se para o mundo. Esse é o século de Sólon, Anacreonte, Tales, Pitágoras, Lao-Tse, Buda, Confúcio, Zoroastro, entre outras figuras importantes.


É neste contexto de vida histórica onde o mundo está escrevendo uma nova história em meio as guerras, que Neemias é bombardeado por notícias não agradáveis que decide tomar decisões de recomeço.


·      O livro de Neemias mostra que não é necessária uma visão ou uma voz do céu para se começar algum trabalho para o Senhor. Neemias não ouviu uma profecia, nem tão pouco teve um sonho, não foi tomado por uma visitação de revelação, não houve nada místico para movê-lo ao recomeço. Ele tomou uma decisão de não fugir de responsabilidades e decidiu por recomeços.

·      Obs: Bote amor nas minhas palavras. Esta é uma característica presente em nossos dias: a opção pela fuga, em vez de encarar os problemas e tentar encontrar a solução. Nossa geração não sabe lidar com a frustração. Hoje os pais fazem de tudo pra protegerem os filhos de frustrações, só que a vida vai ensinar de uma maneira terrível quem não se preparou pra ela. Por isso essa é uma geração que foge de tratamento, de confronto, de acertos. Eu não vi aqui amenizar a mensagem e fazer massagem em seu ego mimado. Deus não reforma, Ele transforma.

·      Neemias ouviu o seu irmão, e viu uma movimentação do céu e decidiu recomeçar. Os obstáculos eram enormes: os muros, os portões queimados, os inimigos declarados, os traidores infiltrados e o povo abatido e desanimado, vivendo graves injustiças sociais e, principalmente, expressando uma queda espiritual. Porém, ele entendeu um mover de Deus, a notícia de seu irmão, sua posição privilegiada na corte, os recursos que o rei lhe deu pra toda a obra, por isso ele disse em Nee 2:20 Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos.


·      AQUI HÁ DUAS OBSERVAÇÕES A SEREM ANALISADAS COMO GUISA DE INTRODUÇÃO:


a)   Cuidado para que as circunstâncias momentâneas da terra, não roubem de você a capacidade de perceber as movimentações do céu. Não seja influenciado pelas circunstâncias, mas pelo céu, pelo sobrenatural. O que você esta vivendo hoje é momentâneo, vai passar. As circunstâncias mudarão, mas o que Deus faz é eterno.

·      Deus se movimentou e Neemias entendeu. A benção de Deus nem sempre fará você ter posse das coisas, mas sempre dará acesso a todas elas. Haverá o favor do rei a seu respeito.

·      Neemias não se distraiu com seu cargo de confiança. Quem se distrai com as coisas do mundo perde a movimentação do céu. Ele era o copeiro do rei, mas sabia que o céu tinha mais do que experimentar água ou vinho pra ele. Preste atenção nisso uma identidade distorcida é um destino roubado.

 

b)     Cuidado para não chamar de coincidência o que o céu chama de convergência. A visita de seu irmão Hanani com as notícias de seu povo e sua cidade, poderíamos chamar de coincidência ou acaso, mas o céu chama de convergência. Convergência significa: condição do que caminha para o mesmo ponto ou objetivo, qualidade do que é capaz de dirigir-se para um ponto comum. Ação ou efeito de aproximação, junção, concordância, encontro, compatibilidade.

·      Entenda que Hanani não é uma conexão, ele é uma convergência. Uma conexão é alguém que me liga a algo, mas convergência é alguém que caminha na mesma direção, que caminha a ponto comum. Convergência foi o que se manifestou na vida de Neemias, ele perguntou, ouviu e decidiu depender de Deus.

·      Não há nada de errado em se conectar, pelo contrário conexões são importantes, mas convergências são poderosas, elas mudam destinos eternamente. São as convergências que me faz colher até aonde eu não plantei.


TRANSIÇÃO: Pra toda essa colheita e recomeço, Neemias teve que encarar oposições que foram verdadeiros adversários desse recomeço. Porém deixou para nós lições de como reagir diante da oposição


1.             QUANDO O INIMIGO TENTAR DISTRAIR VOCÊ, LEMBRE-SE DE QUEM O LEVANTOU.

 

Os inimigos farão de tudo para impedir seu recomeço, portanto prepare-se para ouvir.

ð Quem você pensa que é?

ð Agora que entrou na igreja, acha que vai mudar de vida?

ð Agora que deu tudo errado você corre pra Deus?

ð Agora que você virou crente vai dar o dinheiro para a igreja?

ð Você só aprontou na vida e agora você está dizendo que tem uma missão divina?  

·      Deus não nos trata de acordo com o nosso passado, se fosse assim, Ele nunca teria pensado na cruz! Deus não vive consultando seus erros passados para saber se será possível restaurar sua história.

·      Deus sempre irá lembra-lo que é possível recomeçar.  Nee 2:19,20 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar.

·      Os inimigos disseram: “Vocês estão se rebelando contra o rei? Quem vocês pensam que são?”. E Neemias respondeu, sem titubear: “Quem nos dará a vitória não é o rei, mas o Rei dos reis”.


a)   Diante da distração mantenha o foco. Na história de Neemias, três inimigos se levantaram contra ele: Sambalate era o governador de Samaria, Tobias era um homem da nobreza dos amonitas e Gesém, esse homem segundo descobertas arqueológicas, era rei de Quedar. Esses três inimigos cercavam Jerusalém por quase todos os lados. Uma guerra de nervos estava começando. Os inimigos sempre vão se unir contra nós quando nos levantarmos para fazer a obra de Deus. Eles vão atuar em três direções de distrações:

a)   Zombaria, eles chamaram os judeus de fracos. Disseram que se uma raposa passasse pelo muro, ele cairia.

b)   Desprezo, eles humilharam os judeus. Não queriam o seu bem. Eles se desgostaram quando Neemias buscou o bem do povo e a restauração da cidade. A restauração de Jerusalém não interessa a todas as pessoas. Há quem lucra com os escombros.

c)    Calúnia, acusaram Neemias de estar fazendo uma rebelião e não uma reforma. Os inimigos sempre vão torcer nossas motivações. Eles pensam que somos como eles.

·      Os inimigos usaram diversas estratégias para paralisar a obra. Tentaram se unir algumas vezes, outras vezes tentaram desprezar, outras se infiltraram, outras acusar, outras matar. Em todos os recomeços da vida, eles fortalecerão essas distrações com cartas de espiritualidades e seduções.

ð Neemias manteve-se focado e não se deixou distrair, v.20 Você não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês! Atenção: Quando o diabo afrontar você, olhe-o de frente e declare que ele não tem direito legal sobre a sua família, nem sobre a sua vida muito menos sobre os seus negócios ou sua história.

ð Está na hora de você começar a lembrar ao diabo qual é a posição dele: Ef 1:22-23 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como CABEÇA de todas as coisas para a IGREJA, que é seu CORPO, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.

OBS: Se Cristo é a cabeça e a igreja é o corpo, então o diabo está debaixo ou abaixo dos nossos pés. Mesmo quando você pensar que está no seu pior nível espiritual, ainda assim você estará acima do diabo e de seus demônios. 

 

b)   A distração como posição só é vencida com resistência. Sempre que se dispuser a reconstruir, recomeçar, ressignificar algo na sua história, você terá mais oposição do que apoio. Quem venceu suas batalhas não ficou esperando apoio para começar a agir.

·      Quanto maior a sua posição, maior será a oposição, quanto maior for o seu propósito, maior será a sua guerra. E quanto maior for a sua guerra, maior será a sua recompensa.

c)    Não deixe a distração te paralisar. A paciência diante da obra que está fazendo em seu recomeço é a baliza conduzidora pra o seu sucesso, os inimigos disseram a Neemias que ele não teria paciência v.2 Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrificío? Irão terminar a obra num só dia? O diabo e alguns estão dizendo em seu recomeço: daqui a pouco ele chuta o balde, daqui a pouco ela desiste.

Tenha paciência, persista, pode demorar, mas o tempo vai chegar. Para recomeçar é preciso paciência e resistência.

·      Uma das coisas que me chama a atenção é que em nossas tentativas  de recomeços, devemos valorizar o que já temos. v.2-3 Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulhos e de pedras queimadas? Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!

·      Tem muita gente olhando para o seu recomeço e dizendo, como recomeçar com tão pouco? Você não precisa se preocupar, porque a matéria prima de Deus é o nada. Deus precisa apenas de sua fé para fazer tudo o que você precisa. Quanto maior a sua visão, maior será a pressão.

 

2.             SUA LUTA DE HOJE É O SEU PASSAPORTE PARA A PRÓXIMA FASE.

 

·      O nível de guerra que você está enfrentando hoje, indica a qualidade da próxima estação em que você está preste a entrar. A oposição significa um impedimento ou objeção: ação de estar contra algo ou alguém. Tg 4:7 Portanto, submetam-se a Deus, Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Diga comigo: eu não estou em luta, estou em processo de preparo para a próxima fase.

·      Deixe-me profetizar pra sua vida, “onde você mais tem enfrentado lutas, será o espaço da sua prosperidade, Deus te erguerá como reparador de brechas, exatamente onde você está sendo provado”.

·      Você já parou pra pensar porque guerras acontecem? Embates surgem quando duas forças querem possuir a mesma coisa. Você realmente acha que o diabo só quer perturbar a sua vida e atrapalhar os seus planos? Realmente acha que o inimigo só quer atrapalhar sua vida e cansar você?

ð Uma guerra não acontece porque alguém não gostou de você. Não tem haver com empatia, tem haver com os valores que você tem e carrega.

·      Obs: Pega essa verdade, o diabo não está chateado com você, ele só não quer entregar aquilo que já é seu por direito e méritos da cruz. Saúde, prosperidade financeira, alegria, vida em plenitude, família salva, filhos acertando o alvo. Tudo isso já foi pago por Jesus na cruz do calvário. Mas o inimigo não irá entregar a sua herança facilmente, por isso ele está em guerra com você.

·      Eu estou debaixo de autoridade e uma ira santa: Cl 2:15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Rm 6:20 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém. 1Co 15:27  Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 1Co 15:55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ef 1:19-22 E qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder. Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.

·      Você está em uma guerra cujo resultado foi definido há dois mil anos. Não deixe o diabo levar o que já é seu. Os grandes homens e mulheres da Bíblia conheciam sua posição, sabiam quem eram e qual era a sua herança. Não abra mão daquilo que Jesus conquistou para você na cruz.

a)   A próxima fase chega-se a ela através da resistência pela oração. Nee 4:4-5 Ouve-nos ó Deus, pois estamos sendo desprezados, faze cair sobre eles a zombaria. E sejam eles levados prisioneiros como despojo para outra terra. Não perdoes os seus pecados nem apagues as suas maldades, pois provocaram a tua ira diante dos construtores. Neemias diante de uma decisão ou de uma situação delicada, ele não faz nada antes de orar. Ele não se levanta sem antes primeiro se prostrar.

ð Quando Neemias fica sabendo que os muros foram derrubados e destruídos, ele ora.

ð Ele ora para que o rei ouça o seu pedido.

ð Ele ora para chegar à muralha.

ð Ele ora antes de começar a reconstrução.

ð Ele ora depois que reconstrói o muro.

ð Ele ora para festejar a reconstrução do muro.

·      O problema da igreja brasileira é que, em geral, os crentes gostam mais de revelação do que de oração. Muitas pessoas quando enfrentam dificuldades, buscam um intercessor, em vez de buscar ao Senhor. Sei que há momentos em que procuramos apoio na intercessão, mas antes disso precisamos desenvolver nossa intimidade com Deus, nossa dedicação pessoal à oração.

·      Sem oração, você nunca terá sua vida restaurada, nem seu emocional em ordem. Terapeutas, psicólogos e psiquiatras são ótimos profissionais para tratar suas emoções e causas, pois vão te oferecer recursos para ensiná-los a lidar com sua mente e origens psicossomáticas, porém, mas importante é colocar suas emoções em ordem por meio da oração. Orar é visitar o coração de Deus, é alinhar o coração à dependência do sobrenatural.

·      Por isso costumo dizer que a intensidade da sua confiança é proporcional ao nível do seu relacionamento com Deus. O poder nunca flui de quem ora, mas de quem responde. E se o poder está em quem responde, não temos motivos para desanimar, porque não temos controle sobre a resposta. A única coisa que está no seu controle é a sua fé.

b)   Toda luta que você vence no âmbito natural, primeiro você vence no sobrenatural. Um cristão que nunca para de orar, nunca para de crescer. Ef 3:20-21 Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amem!

 

3.             NA HORA DO DESÂNIMO, TENHA PERSISTÊNCIA PARA CONTINUAR. NÃO PARE NO MEIO DO CAMINHO.


ð Nee 4:6,10 Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. Então disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e o pó é muito, e nós não poderemos edificar o muro.

ð Observe que Neemias e o povo já estavam na metade do muro quando pensaram em desistir. O povo se sentia cansado e começou a desanimar.

ð O mesmo acontece conosco: nós também cansamos no meio do caminho e pensamos em parar, por isso precisamos aprender a persistir. Pare de deixar as coisas pela metade, não deixe a honra no meio do caminho, não deixe que a obra que Deus está fazendo em sua vida fique incompleta. Continue! Metade não é o término.

ð Não aceite metade aceite o completo. Não se satisfaça com metade, se realize no completo.

ð Na hora do desânimo, só a persistência nos faz continuar. Muitas pessoas confundem persistência com resistência, porém são coisas diferentes. A resistência é parte fundamental de aprender a não desistir. A resistência não nos faz avançar, e sim permanecer. Mas somente a persistência faz nos faz seguir em frente. A resistência o coloca de pé, a persistência faz você andar.

·      Vencer é um prêmio concedido a todos aqueles que não desistem e concluem o que começaram. Quantos cursos você não finalizou? Quantos trabalhos você não concluiu? Quantos relacionamentos deixados no meio, sem fechar ciclos? Quantas oportunidades deixadas incompletas?  A vitória é de quem fecha ciclos.

·      Se viver sem concluir o que faz, abandonando projetos pela metade, você viverá uma vida extremamente abaixo do que Deus sonhou para você.

ð Nós precisamos de perseverança para prosperar.

ð Nós precisamos de perseverança para concluir metas e objetivos.

ð Nós precisamos de perseverança para viver em um país instável e tão confuso.

ð Persevere, persista, não desista. Tg 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.

ð Perseverança é a rainha das virtudes, a capacidade de permanecer firme debaixo de toda pressão, e resiliente em meio ao fogo

 

CONCLUSÃO:

·      Quero terminar essa série de mensagem dizendo, que a restauração e recomeços nunca são fáceis, haverá adversidades e adversários nunca vistos antes, que estavam camuflados na nossa acomodação com as crises na vida e com as quedas.

·      É só posicionar-se para recomeçar que eles aparecem, os muros destruídos e portas queimadas eram sinais visíveis de insegurança, falta de justiça e acomodação com o inimigo dentro da vida social.

·     

Levantar muros e estabelecer as portas é colocar o inimigo pra fora.

·      Quero terminar lendo Nee 6:3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?

·      Eu não vou me distrair até ver a restauração e a obra completa. Eu não vou aceitar metade da obra, enquanto meu Deus é Deus de coisas completas, eu não desanimar atendendo o conselho de afronta dos opositores.

·      A obra é maior que a minha dor, a obra é maior do que meu desânimo, a obra é maior que minhas cicatrizes, a obra é maior que meus opositores. Eu não vou descer até a obra terminar.


Pr. Nilton Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.