quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

HOMENS A SERVIÇO DO REINO E DO PRÓXIMO

TEXTO: Fp 2:17-30

INTRODUÇÃO:

·      A grande ênfase do primeiro capítulo de Filipenses é mostrar que Cristo ocupa o lugar mais alto da nossa vida. Ele tem a supremacia. Para mim o viver é Cristo, diz o apóstolo Paulo Fp 1:21, isso que dizer que Ele tem a primazia, pois é meu dono por direito, primeiro sou Dele como feitura e criação, segundo pertenço a Ele por redenção e compra e terceiro por eleição. O capítulo dois de Filipenses nos revela que o próprio Pai exaltou a Cristo sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome. E ele faz essa declaração como um modelo de humildade e entrega pelos homens. Paulo está ensinando que agora o outro deve ter a primazia em nossos relacionamentos (Fp 2:4,5,17,20,30).

·      Se a ênfase do capítulo primeiro de Filipenses é Cristo primeiro e a ênfase do capítulo segundo é o outro na frente do eu. Neste capítulo dois Paulo dá quatro exemplos de abnegação e auto-sacrifício. Ele menciona o exemplo de Cristo (Fp 2:5-11), o seu próprio (Fp 2:17,18), o de Timóteo (Fp 2:19-24) e o de Epafrodito (Fp 2:25-30).

·      O grande tema desse capítulo bem que poderia ser o investimento na vida do próximo mais do que na sua própria, e isso pode não ser a mais rentável carreira, mas é a mais feliz e mais compensadora. No Reino de Deus maior é o que serve. No Reino de Deus ser grande não é ter muita gente a seu serviço, mas servir a muita gente. No Reino de Deus mais bem-aventurado é dar que receber. No Reino de Deus aquele que investe a sua vida na vida dos outros a encontra, mas aquele que narcisistamente busca apenas os seus interesses a perde.


TRANSIÇÃO: Para trilharmos esse caminho temos os modelos os paradigmas a serem seguidos.

1.             JESUS NOS ENSINOU QUE O CAMINHO DA GLÓRIA É PENSAR NÃO EM NÓS MESMOS, MAS NOS OUTROS v. 5-6.

 

·      O apóstolo Paulo nos encoraja a termos o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Ele se esvaziou da sua glória. Ele despojou-se de sua majestade. Sendo Deus espírito, fez-se carne. Ele sendo Deus eterno, se fez homem; sendo Rei dos reis, se fez servo; sendo bendito e exaltado pelos anjos, fez-se maldição por nós; sendo santo, fez-se pecado; sendo glorificado pelos querubins, veio ao mundo para ser cuspido pelos homens.

·      Jesus não veio para ser servido, mas para servir. Ele sendo o Rei do Universo, assumiu a forma de servo. Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo. Ele curou os doentes, tocou e purificou os leprosos, levantou os paralíticos, deu vista aos cegos, fez ouvir os surdos, fez falar os mudos, libertou os cativos, alimentou os famintos, consolou os tristes, assistiu os desamparados, encorajou os desanimados. Aonde havia trevas, ele levou a luz. Aonde havia discórdia, ele levou a paz. Aonde havia confusão, ele levou a verdade. Aonde havia opressão, ele levou a libertação. Aonde havia perdição, ele levou a salvação.

·      Os discípulos de Cristo, muitas vezes, discutiram quem era o maior entre eles. Queriam holofotes e aplausos. Quem é o melhor? Quem é o mais inteligente? Quem tem a maior nota? Quem vai se sair melhor no ministério e no reino?

·      Quando os discípulos discutiam essas coisas, mesmo às vésperas do sua morte de cruz, Jesus despiu-se de suas vestes e cingiu-se com uma toalha e lavou os pés dos discípulos. A humildade de Cristo reprovou o orgulho dos discípulos. Eles sendo criaturas queriam a glória de serem servidos. Ele sendo Deus glorioso se ajoelhou para servir.

·      Jesus disse que o que se faz a um desses pequeninos, é como se você estiver fazendo para o próprio Cristo.

·      A Bíblia nos diz que aquele que se exalta, será humilhado. Porém, aquele que se humilha será exaltado. Aquele serve, será honrado. Não é aprovado aquele que se exata a si mesmo, mas a quem Deus exalta. Não vivemos para engrandecer o nosso próprio nome, mas para glorificar a Deus. O fim principal do homem não é ser rico e poderoso, o fim principal do homem é glorificar a Deus. Quando buscamos a glória de Deus, ele em tempo oportuno nos exalta. Cristo se humilhou e os homens o humilharam, dando-lhe nomes blasfemos: chamando-o de pecador, beberrão, de possesso. Mas Deus o exaltou e lhe deu o nome que está acima de todo o nome. Cristo se ajoelhou para servir, mas agora Deus faz com que todo o joelho se dobre e confesse que Ele é Senhor.

·      As recompensas do serviço não são todas colhidas aqui. A história de Cristo não terminou na sua sepultura. Deus o ressuscitou. Deus o exaltou.

 

2.             PAULO, UM HOMEM PRONTO A MORRER POR UMA CAUSA v.17,18.

·      O apóstolo Paulo estava preso em Roma, sob algemas, com esperança de ser absolvido em seu julgamento por meio das orações da igreja. Paulo era um homem que nutria a sua alma de esperança. Ele se considerava prisioneiro de Cristo e não de César. Não eram os homens maus que estavam no controle da sua vida, mas a providência divina. Ele não estava travando uma luta pessoal, mas estava pronto a morrer pelo evangelho.

·      A causa é do Evangelho mais a oferta que ele quer entregar é a favor de outros Fp 2:17. O apóstolo Paulo usa a figura da libação, um rito comum tanto no paganismo como na religião judaica, Uma libação no paganismo consistia em derramar um cálice de vinho como oferenda aos deuses. Cada comida pagã começava e terminava com dita libação como uma espécie de ação de graças. No judaísmo a libação era o derramamento de vinho ou azeite sobre a oferta do holocausto.

·      Paulo olhava para a vida numa perspectiva espiritual. Ele não está pensando numa libação dos cultos pagãos, mas na entrega fervorosa de usa vida a Deus. Um homem pronto a dar sua vida por outros não por constrangimento, mas com grande alegria. O apóstolo Paulo demonstra uma alegria imensa mesmo estando na ante-sala da morte e no corredor do martírio. Suas palavras não são de revolta nem de lamento. Ele foi perseguido, apedrejado, preso, e açoitado com varas. Ele enfrentou frio, fome e passou privações. Ele enfrentou inimigos de fora e perseguidores de dentro. Ele, agora, está em Roma, sendo acusado pelos judeus diante de César, aguardando uma sentença que pode levá-lo à morte; mas a despeito dessa situação sua alma está em festa e seu coração está exultando de alegria.

·      O martírio coroaria sua vida e seu apostolado. Porém, Paulo deseja que esse sacrifício seja colocado como crédito aos filipenses e não a seu próprio. Sendo assim, não haveria motivo para lágrimas. Essa perspectiva levou Paulo a dizer v.17,18 alegro-me e, com todos vós, me congratulo. Assim, vós também, pela mesma razão, alegrai-vos e congratulai-vos comigo.

·      Paulo está dizendo para a igreja que sendo ele absolvido ou morrendo, ela deveria alegrar-se, pois a oferta maior já nos foi entregue na cruz.

 

3.             TIMÓTEO, UM HOMEM CUJA SINGULARIDADE É CUIDAR DOS INTERESSES DE OUTREM v.19-24.

·      Timóteo cuja mãe e sua avó eram crentes e seu pai grego. Ele conhecia a Palavra de Deus desde a infância. Foi convertido na primeira viagem missionária de Paulo e cresceu espiritualmente, pois, passou a ter bom testemunho em sua cidade antes de unir-se ao apóstolo em sua segunda viagem missionária. Timóteo era filho na fé de Paulo, cooperador de Paulo, e mensageiro de Paulo às igrejas. Ele esteve preso com Paulo em Roma. Ele era jovem, tímido e doente. Ele tinha um caráter provado e cuidava dos interesses de Cristo e dos interesses da igreja de Cristo.

·      É ainda digno de nota que Timóteo esteve presente quando a igreja de Filipos foi estabelecida, e, ainda, subseqüentemente também os visitou, mais de uma vez. Portanto, ele era a pessoa indicada para ser enviado novamente à igreja de Filipos.

·      Longe de proceder de forma egoística, procurando manter perto de si o maior contingente possível de amigos, Paulo enviou Tíquico a Éfeso, Crescente à Galácia e Tito à Dalmácia. Agora Paulo pretende enviar a Filipos Timóteo, o melhor cooperador do evangelho é o que se dispõe.

·      v.20 Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado. A palavra grega que Paulo usa para “igual sentimento” só aparece aqui em todo o Novo Testamento. É a palavra isopsychos, que significa “da mesma alma”. Esse termo foi usado no Antigo Testamento como “meu igual” e “meu íntimo amigo”.

·      Timóteo aprendeu o princípio ensinado por Paulo de buscar os interesses dos outros, princípio esse, exemplificado por Cristo e pelo próprio apóstolo. Timóteo de igual modo vive de forma altruísta, pois o centro da sua atenção não está em si mesmo, mas na igreja de Deus. Ele não busca riqueza, nem promoção pessoal. Ele não está no ministério em busca de vantagens, ele tem um alvo: cuidar dos interesses da igreja. “O melhor caminho para ser feliz é fazer os outros felizes”.

·      Só existem dois estilos de vida: aqueles que vivem para si mesmos e aqueles que vivem para Cristo. Você pode colocar sua própria reputação primeiro. Pode colocar seus prazeres em primeiro lugar. Pode colocar em primeiro lugar seus planos, sua família, seu sucesso ou qualquer outra coisa. Mas, se você fizer isso, todas essas coisas ficarão distorcidas e você perderá a maior de todas as bênçãos da sua vida. Porque Timóteo colocou Cristo em primeiro lugar, as outras coisas se estabeleceram naturalmente.

·      Timóteo, um homem disposto a servir. É digno de nota que Timóteo serviu ao evangelho. Ele serviu com Paulo e não a Paulo. Embora, a relação entre Paulo e Timóteo fosse de pai e filho, ambos estavam engajados no mesmo projeto. Hoje, muitos líderes se colocam acima de seus colaboradores. A relação não de é de parceria no trabalho, mas de subserviência pessoal.

 

4.             EPAFRODITO, O COMPANHEIRO DE MILÍCIA v.25-30.

·      Paulo, agora se volta de Timóteo para Epafrodito. Este valoroso obreiro só é citado nesta carta aos Filipenses neste parágrafo e em Fp 4:18, porém, é o suficiente para compreendermos seu profundo amor por Jesus e pela igreja. Paulo era um “hebreu de hebreus”, Timóteo era em parte judeu e em parte gentio. E, tanto quanto sabemos, Epafrodito era inteiramente gentio. Mas, todos eles tinham a mesma característica: estavam dispostos a viver para Cristo e dar sua vida pelos irmãos. O nome Epafrodito significa “encantador”, “amável”. Sua vida refletia o seu nome. Um homem pronto a servir mesmo correndo grandes riscos. Ele foi o portador da oferta da igreja de Filipos a Paulo e o portador da carta de Paulo à igreja de Filipos.

·      Ele viajou de Filipos a Roma para levar uma oferta da igreja ao apóstolo e também para assistir ao apóstolo na prisão. Paulo o chama de irmão, cooperador e companheiro de lutas. Epafrodito era um com Paulo em afeto, em atividade e em perigo.

·      Paulo descreve Epafrodito de duas maneiras em relação ao seu serviço à igreja:

a)   Em primeiro lugar, ele é um mensageiro da igreja. v.25 Aqui a palavra “apóstolo” tem o sentido “daquele que é enviado com um recado”. A missão de Epafrodito não foi apenas a de trazer a Paulo o donativo da igreja filipense, mas também a de servir a Paulo de qualquer forma que fosse requerida. Portanto, Epafrodito fora enviado tanto para levar uma oferta quanto também para ser uma oferta dos filipenses a Paulo.

b)   Em segundo lugar, ele é um auxiliar da igreja para ajudar Paulo. v.25b A palavra grega usada por Paulo é leitourgos, de onde vem a nossa palavra “liturgia” que significa serviço ou culto sagrado, essa palavra tem uma vasta história:

1) Era um serviço civil;

2) Depois passou a significar qualquer tipo de função ou ofício;

3) Em seguida recebeu o significado de uma ministração sacerdotal, especialmente entre os judeus;

4) Também significou os serviços eucarísticos;

5) E finalmente, passou a significar as formas da divina adoração. A idéia, portanto, do apóstolo é que o crente é um sacerdote que ministra um culto a Deus enquanto atende às necessidades dos outros. Epafrodito fazia do seu serviço prestado à igreja uma liturgia e um culto para Deus.

c)    Ele ajudou mesmo em tempo de enfermidades. Filipos ficava há 1.080 quilômetros de Roma. Naquele tempo gastava-se pelo menos seis semanas para se viajar de Roma a Filipos. Ele ficou doente por cerca de uns três meses, o tempo suficiente para que os crentes de Filipos soubessem disso e a notícia de volta acerca de tristeza da igreja chegasse a ele em Roma. E mais, ele estava na companhia de Paulo, porém, o apóstolo não tinha indicações do Senhor para curá-lo. A saudade dos irmãos, a apreensão acerca da sua condição e a impossibilidade de cumprir plenamente o seu trabalho em relação ao apóstolo Paulo afligiu-lhe a alma sobremaneira. A igreja ora e Deus o cura. Deus cura por intermédio dos meios, sem meios e apesar dos meios. Deus curou Epafrodito por amor a ele, a Paulo e à igreja de Filipos. Deus ainda tem todo o poder de curar. Ele, ainda, tem tirado muitos das portas da morte.

d)   Uma das marcas extraordinária de Epafrodito é que se dispôs a dar sua vida pela obra de Cristo v.30. Associar-se com um homem acusado, preso e na iminência de ser condenado também constituía um risco sério. Porém, Epafrodito se dispôs a enfrentar todas essas dificuldades pela obra de Cristo em favor da assistência material e espiritual a Paulo na prisão.

CONCLUSÃO:

O julgamento de Paulo estava se aproximando. Alguns já o haviam abandonado. Estavam ainda com ele Timóteo e Epafrodito. O que ele está pensando em fazer? O que Paulo está pensando acerca dos dias sombrios que precederão a sua execução? Sobre si mesmo? Sobre seu futuro? Não! Ele está pensando nas necessidades de seus irmãos e está pronto a sacrificar seus próprios interesses para enviar a eles seus dois grandes colaboradores. Paulo era um imitador de Cristo. E Cristo deixou a glória para vir ao mundo morrer em nosso lugar. Cristo viveu para os outros, deu sua vida pelos outros e ele nos ensinou a fazer o mesmo, como o fizeram Paulo, Timóteo e Epafrodito.

Pr. Nilton Jorge - Contatos (22) 998746712 Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.