TEXTO: Cl 4:2
INTRODUÇÃO:
· A igreja de Colossos foi fundada durante o período que Paulo passou em
Éfeso. Ele criou um Instituto Bíblico em Éfeso e daí toda a Ásia foi
evangelizada (At 19:9,10).
2) O Perigo do legalismo (2:14-17);
3) O Perigo do falso misticismo (2:18-19);
· Perseverai
(‘proskartereo’) significa: continuar, apegar-se bem de perto,
persistir, manter constantemente...
Orar bem, entre outras virtudes na oração, envolve a perseverança na oração...
· Mt 7:7,8 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e
abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e
ao que bate, se abre. A perseverança está implícita nesses versículos, pelo
tempo do grego. É o tempo presente, que na maioria das vezes enfatiza
“ação contínua”. Literalmente, então, Jesus está dizendo:
1.
“continue pedindo” e será dado a você.
· Jesus muitas vezes
enfatizou a persistência ao ensinar sobre a oração.
·
Deus nos espera para um encontro no quarto da
oração, no anonimato do lugar secreto. Os fariseus gostavam de orar em
público e tocar trombetas para estadear suas pretensas virtudes, mas
nossa vida em público deve ser o reflexo da nossa comunhão com Deus no quarto
da oração. O quarto da oração é o nosso lugar secreto. É ali que
Deus nos vê, nos ouve e nos recompensa. O quarto da oração é a caminhada de Enoque
com Deus, o passeio de Deus com Adão na viração da tarde no jardim do Éden e a
experiência da sarça que ardia e não se consumia para Moisés. O quarto da
oração é onde o azeite da viúva jorra, enquanto tem vasilhas vazias. O quarto
da oração é onde o menino morto tem sua carne aquecida e se levanta da morte. O
quarto da oração é o Jordão onde Eliseu recebe porção dobrada do espírito de
Elias e onde Jeú recebe a unção para ser rei de Israel e virar a página da
história do seu povo. O quarto da oração representava os lugares solitários
para onde Jesus se dirigia, para passar noites em comunhão com o Pai.
· Por meio de uma
transição fácil, Paulo começa o capítulo quatro terminando a admoestação pertencente
às responsabilidades domésticas no capitulo três onde ele aborda sobre:
As mulheres recebem a ordem de serem
submissas a seus maridos, os maridos devem amar as suas esposas, depois, os
filhos recebem a ordem de obedecerem a seus pais, os pais, de serem bondosos
para com seus filhos e, finalmente, os escravos devem obedecer a seus senhores.
· Como Paulo se
aproxima agora do final da carta no capítulo quatro, ele pronuncia algumas
admoestações de natureza geral. Não é de se
surpreender que, havendo falado a respeito da palavra (3:16), o apóstolo
agora nos primeiros versos ressalta a importância da oração, pois a palavra e a oração seguem de mãos
dadas: na primeira Deus fala conosco, e na segunda nós falamos com
ele.
· A oração é o
oxigênio da alma, o canal aberto de comunicação com Deus, à fonte da vida. William Hendriksen diz que a oração é a expressão mais importante da
nova vida. Ela é o meio pelo qual podemos obter para nós e para outros a
satisfação das necessidades, tanto físicas como espirituais.
· Também é a arma divinamente estabelecida para
combater os ataques do diabo e seus anjos, a oração é o veículo pelo qual confessamos nossos pecados e o
instrumento pelo qual as almas agradecidas expressam espontânea adoração ante o
trono de Deus.
· Nos versos dois e três Paulo Falará de quatro tipos
de orações. E nos versos doze e treze Paulo vai falar sobre um homem de oração.
a)
A oração deve ser perseverante 4:2 “Perseverai na
oração...”.
b)
A oração deve ser vigilante 4:2 “... vigiando...”.
c)
A oração deve ser gratulatória 4:2 “... com ações de
graças”.
d)
A oração deve ser intercessória 4:3 “Suplicai, ao mesmo tempo por
nós...”.
·
O apóstolo tinha
consciência da necessidade de oração. Ele
sabia da importância da oração. Podemos tocar o mundo inteiro pela oração. Pela
oração tornamo-nos cooperadores com Deus na Sua obra. O altar está conectado
com o trono. As orações que sobem do altar para o trono descem do trono para a
terra em termos de intervenções soberanas de Deus na História.
Cl
4:112,13
Saúda-vos Epafras, que é dentre vós,
servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós
nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a
vontade de Deus. E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos
de Laodiceia e pelos de Hierápolis.
·
Epafras
foi o fundador da igreja de Colossos (Cl
1:7-8), bem como de Laodicéia e Hierápolis
(Cl 4:13). No Novo Testamento seu nome é
pouco mencionado, mas foi uma pessoa extremamente importante no contexto.
Ele
viajou para Roma para estar com Paulo, mas não cessa de orar pela igreja.
a)
Ele orou
constantemente
v. 12.
b)
Ele orou
intensamente v. 12. A palavra
usada “sobremaneira” é agonia. É a mesma palavra usada para descrever
a oração de Jesus no Getsêmani.
c)
Ele orou
especificamente v. 12. Seu propósito
era que as três igrejas fossem maduras espiritualmente, conhecendo e vivendo
dentro da vontade de Deus.
d) Ele orou sacrificialmente v. 13. Se não há nenhum fardo não haverá nenhuma bênção. Nós falhamos quando não investimos tempo e muito tempo na oração, na intimidade com Deus.
TRANSIÇÃO: Eu penso que esse texto em especial, Paulo não está querendo apresentar um compêndio teológico obre a oração, mas que tenhamos uma dedicação prática quanto a oração. O que chama a atenção é que essa dedicação deve ser feita com perseverança Cl 4:2 Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.

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