TEXTO: Ap 22:12
INTRODUÇÃO:
·
Umas das
doutrinas bíblica mais questionada e especulada na igreja cristã é a
escatologia. Em
relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos é
que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada
um com sua teoria e opinião.
a)
Posição Pós-milenista: A segunda vinda de Cristo se dará depois do milênio.
A parte final da Era da Igreja é o Milênio, que será uma época de paz e
abundância promovida pelos esforços da igreja. Depois disso, Cristo virá.
Seguir-se-á então uma ressurreição generalizada, e depois desta um juízo geral
e a eternidade.
b)
Posição Amilenista: A Segunda vinda de Cristo se dará no fim da época da igreja e não existe
um Milênio na Terra. Estritamente falando, os amilenistas crêem que a presente
condição dos justos no céu é o Milênio, e que não há ou haverá um Milênio
terrestre. Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre os corações
dos crentes como se fosse o Milênio. A Era da Igreja terminará num tempo de
convulsão, Cristo voltará, haverá ressurreição e juízo gerais e, depois, a
eternidade.
c)
Meso-Tribulacionismo: Defende que a Igreja será arrebatada no meio da grande tribulação. Sendo
a tribulação um período de sete anos, então haverá três anos e meio de paz e
três anos e meio de muita dificuldade. Esse sistema tem muita similaridade com
o Pré-Tribulacionismo, porém se difere na ideia de que o arrebatamento ocorrerá
quando os três anos e meio de paz terminarem.
d)
Pós-Tribulacionismo: Defende que o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo tratam-se de um
único evento, e que ocorrerá após o período de grande tribulação. Nessa
interpretação, a Igreja passará pela grande tribulação, que não precisa ser
necessariamente um período de sete anos. Dentro do Pós-Tribulacionismo existem
Amilenistas, Pós-Milenistas e Pré-Milenistas que defendem tal posição.
e)
Pré-Tribulacionismo: Por defender que Jesus voltará para arrebatar a sua Noiva antes da grande
tribulação, levando-a secretamente é que em sua maioria os pentecostais são
chamados de Tribulacionistas.
·
A vinda de Jesus
está relacionada a três grupos de povos:
a)
Para a Igreja Jesus virá como Noivo: Jo 14:3 a fim de
leva-los para Si, isso é para a glória, isto inclui todos os santos de todos os
tempos.
b)
Para Israel Jesus virá como Messias e Libertado: Jr 30:5-7 após prová-los e expurgá-los
mediante a grande tribulação.
c)
Para os Gentios: Sl 96:13, isto é as nações em geral.
Jesus virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores, e Juiz, para julgá-las e
após isso reinar sobre elas com vara de ferro isto é, com justiça.
· Não estou
afirmando que Jesus virá duas ou três vezes, e sim que a Sua vinda se relaciona
com três grupos distintos conforme a divisão bíblica: 1Cor 10:32 Não
vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco
para a igreja de Deus.
· A vinda de Jesus será precedida de alguns sinais,
tais como os descritos na Bíblia relacionados a esses três grupos de povos:
ð Apostasia, multiplicações de religiões e práticas demoníacas, espiritualidade
saturada de indiferentismo, guerras, pragas, terremotos, sinais sociais,
e a restauração nacional de Israel.
· A vinda de Jesus
é tão certa como o fim de todas as coisas. A Bíblia mostra inúmeras evidencias
deste fato:
a)
Jesus mesmo afirmou que
voltaria para buscar os seus (João 14:3).
b)
Os anjos afirmaram que
Jesus voltará (Atos 1:10-11).
c)
Os escritores da Bíblia,
inspirados pelo Espírito Santo, afirma que Jesus voltará.
d)
Os sinais que tem se
cumprido, atestam que Jesus voltará.
e)
O testemunho
constante da Ceia que o Senhor ordenou, assegura que Ele voltará.
· A grande
confusão termina quando começamos a entender os significados dos acontecimentos
relacionados a sua vinda.
· Há três palavras quanto a vinda de
Cristo que define a sua vinda em duas fazes:
a)
HARPAZO. A palavra
“HARPAZO” significa agarrar, apanhar, carregar para longe. Traz em seu próprio
domínio semântico a ideia de súbito e ação repentina, aqui se aplica a doutrina
da Eminencia. Nesse sentido o
Arrebatamento demonstra que a ação exigirá um contexto do qual a Igreja
precisará ser retirada em caráter de urgência. Por isso Harpazo é o mesmo
que rapto repentino.
b)
PAROUSIA. Pode ser traduzida como “vinda” ou
como “presença”. A palavra geralmente significa presença pessoal e foi usada
para a volta do Senhor. Na literatura grega não bíblica, geralmente se referia
à visita de pessoas de alta classe, especialmente reis e imperadores visitando
uma província.
c)
EPIPHANEIA. Epifanéia é “aparição”, “resplendor” e
indica a visibilidade do retorno de Cristo.
· Algumas pessoas ensinam que a igreja enfrentará a
Grande tribulação, e que a vinda de Jesus será em um único ato para diversos
propósitos. As diferenças e contrastes das duas fases da vinda
de Jesus são tão evidentes na Bíblia, que se assim não fosse, a Bíblia não
seria tão inerrante e infalível.
1)
Jo 14:3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei
outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver
estejais vós também.
Cl 3:4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então
também vós vos manifestareis com ele em glória. Como se vê, em João, Jesus promete vir buscar
seu povo, ou seja, aqui Ele vem para os seus. Em Colossenses está escrito que
viremos com Ele na sua revelação as nações, ora, como poderemos vir com Ele, se
primeiro não formos com Ele?
2)
1 Tss 4:17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos
arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos
ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Zc 14:4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o
monte das Oliveiras, que está
defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo
meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade
do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
3)
I Co 15:52 Num momento, num abrir e
fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará,
e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Mt 24:30 Então aparecerá no
céu o sinal do Filho do homem;
e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo
sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. No primeiro
texto os fatos se darão num abrir e fechar de olhos, num piscar. Essa trombeta
só será ouvida pelos salvos, já no segundo texto, os fatos serão precedidos por
UM sinal, indicando que será um acontecimento mais demorado do que o primeiro.
4)
Hb 9:28 Assim também
Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem
pecado, aos que o esperam para
salvação. Mt 25:3,32 E quando o Filho do homem
vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se
assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão
reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta
dos bodes as ovelhas; O texto de Hebreus nos fala de Jesus vindo para os
que lutaram por uma vida sem pecados e aguardam com muita ansiedade esse dia
Glorioso, no texto de Mateus vemos um tribunal reunido para um julgamento, do
qual Jesus é o Juiz, e nós estaremos neste tribunal não como réus, mas como
testemunhas da justiça do justo Juiz.
5)
Ap 19:7-8 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe
glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se
aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e
resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. Ap
19:11-14 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado
sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus
olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e
tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de
uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho
fino, branco e puro. A sequência dos fatos é: subiremos como noiva
e viremos com esposa para julgar as nações.
· Enoque, trasladado antes do dilúvio;
· Noé foi poupado por Deus de uma geração inteira;
· Elias, arrebatado antes de Israel ser conquistado por inimigos;
· Ló, foi posto a salvo antes do Senhor subverter Sodoma e Gomorra;
· José revelou-se secretamente aos seus irmãos.
Ef
1:13 Em quem
também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da
vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo
da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão
adquirida, para louvor da sua glória.
ð O Espírito Santo como selo, é a prova de que Deus
nos comprou, e somos possessão sua. O
Espírito Santo habitando em nós é uma garantia divina e também um penhor,
significando que em breve Ele virá para levar toda sua compra. É evidente que
quando isso ocorrer, Ele levará somente o que for seu.
CONCLUSÃO:
COMO SERÁ A VOLTA DO SENHOR?
1.
Será repentina. Cristo virá como um
relâmpago. Ninguém poderá se preparar de última hora. Quando o noivo
chegar será tarde demais para buscar encher as lâmpadas de azeite. A glorificação dos santos, quer vivos
quer mortos, ocorrerá num momento (1 Co 15:52). A palavra no
original grego, para “momento”, é átomo. Trata-se de uma fração de milésimos de
segundos.
2.
Será inesperada. Quando Jesus voltar os homens vão estar desatentos como a geração
diluviana. O perigo eminente o dilúvio não era a primazia. Os homens Vão estar
entregues aos seus próprios interesses sem se aperceberem do perigo. Quando o
dilúvio chegou pegou a todos de surpresa.
3.
Necessidade de vigilância. Esse dia será como a chegada de um ladrão: Jesus vem de surpresa,
sem aviso prévio, sem telegrama. É preciso vigiar. É preciso estar preparado.
Não sabemos nem o dia nem a hora. Precisamos viver apercebidos.
Aqueles que andam em trevas serão apanhados de surpresa.
Nós, porém, somos filhos da luz. Devemos viver em santa expectativa da segunda
vinda de Cristo, orando sempre,
“Maranata, ora
vem, Senhor Jesus”.
Pr. Nilton Jorge
Contatos: (22) 998746712 Whatsapp
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