quinta-feira, 30 de março de 2023

NOSSA ESPERANÇA É SUA VINDA

TEXTO: Ap 22:12

INTRODUÇÃO:

·      Umas das doutrinas bíblica mais questionada e especulada na igreja cristã é a escatologia. Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada um com sua teoria e opinião.

a)   Posição Pós-milenista: A segunda vinda de Cristo se dará depois do milênio. A parte final da Era da Igreja é o Milênio, que será uma época de paz e abundância promovida pelos esforços da igreja. Depois disso, Cristo virá. Seguir-se-á então uma ressurreição generalizada, e depois desta um juízo geral e a eternidade.

b)   Posição Amilenista: A Segunda vinda de Cristo se dará no fim da época da igreja e não existe um Milênio na Terra. Estritamente falando, os amilenistas crêem que a presente condição dos justos no céu é o Milênio, e que não há ou haverá um Milênio terrestre. Alguns amilenistas tratam a soberania de Cristo sobre os corações dos crentes como se fosse o Milênio. A Era da Igreja terminará num tempo de convulsão, Cristo voltará, haverá ressurreição e juízo gerais e, depois, a eternidade.

c)    Meso-Tribulacionismo: Defende que a Igreja será arrebatada no meio da grande tribulação. Sendo a tribulação um período de sete anos, então haverá três anos e meio de paz e três anos e meio de muita dificuldade. Esse sistema tem muita similaridade com o Pré-Tribulacionismo, porém se difere na ideia de que o arrebatamento ocorrerá quando os três anos e meio de paz terminarem. 

d)   Pós-Tribulacionismo: Defende que o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo tratam-se de um único evento, e que ocorrerá após o período de grande tribulação. Nessa interpretação, a Igreja passará pela grande tribulação, que não precisa ser necessariamente um período de sete anos. Dentro do Pós-Tribulacionismo existem Amilenistas, Pós-Milenistas e Pré-Milenistas que defendem tal posição.

e)    Pré-Tribulacionismo: Por defender que Jesus voltará para arrebatar a sua Noiva antes da grande tribulação, levando-a secretamente é que em sua maioria os pentecostais são chamados de Tribulacionistas.

 

·      A vinda de Jesus está relacionada a três grupos de povos:

a)   Para a Igreja Jesus virá como Noivo: Jo 14:3 a fim de leva-los para Si, isso é para a glória, isto inclui todos os santos de todos os tempos.

b)   Para Israel Jesus virá como Messias e Libertado: Jr 30:5-7 após prová-los e expurgá-los mediante a grande tribulação. 

c)    Para os Gentios: Sl 96:13, isto é as nações em geral. Jesus virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores, e Juiz, para julgá-las e após isso reinar sobre elas com vara de ferro isto é, com justiça.

·      Não estou afirmando que Jesus virá duas ou três vezes, e sim que a Sua vinda se relaciona com três grupos distintos conforme a divisão bíblica: 1Cor 10:32 Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tampouco para a igreja de Deus.

·      A vinda de Jesus será precedida de alguns sinais, tais como os descritos na Bíblia relacionados a esses três grupos de povos:

ð Apostasia, multiplicações de religiões e práticas demoníacas, espiritualidade saturada de indiferentismo, guerras, pragas, terremotos, sinais sociais, e a restauração nacional de Israel.

·      A vinda de Jesus é tão certa como o fim de todas as coisas. A Bíblia mostra inúmeras evidencias deste fato:

a)   Jesus mesmo afirmou que voltaria para buscar os seus (João 14:3).

b)   Os anjos afirmaram que Jesus voltará (Atos 1:10-11).

c)    Os escritores da Bíblia, inspirados pelo Espírito Santo, afirma que Jesus voltará.

d)   Os sinais que tem se cumprido, atestam que Jesus voltará.

e)    O testemunho constante da Ceia que o Senhor ordenou, assegura que Ele voltará.

·      A grande confusão termina quando começamos a entender os significados dos acontecimentos relacionados a sua vinda.

·      Há três palavras quanto a vinda de Cristo que define a sua vinda em duas fazes:

a)   HARPAZO. A palavra “HARPAZO” significa agarrar, apanhar, carregar para longe. Traz em seu próprio domínio semântico a ideia de súbito e ação repentina, aqui se aplica a doutrina da Eminencia. Nesse sentido o Arrebatamento demonstra que a ação exigirá um contexto do qual a Igreja precisará ser retirada em caráter de urgência. Por isso Harpazo é o mesmo que rapto repentino.

b)   PAROUSIA. Pode ser traduzida como “vinda” ou como “presença”. A palavra geralmente significa presença pessoal e foi usada para a volta do Senhor. Na literatura grega não bíblica, geralmente se referia à visita de pessoas de alta classe, especialmente reis e imperadores visitando uma província.

c)    EPIPHANEIA. Epifanéia é “aparição”, “resplendor” e indica a visibilidade do retorno de Cristo.

 

·      Algumas pessoas ensinam que a igreja enfrentará a Grande tribulação, e que a vinda de Jesus será em um único ato para diversos propósitos. As diferenças e contrastes das duas fases da vinda de Jesus são tão evidentes na Bíblia, que se assim não fosse, a Bíblia não seria tão inerrante e infalível.

 

1)   Jo 14:3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Cl 3:4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Como se vê, em João, Jesus promete vir buscar seu povo, ou seja, aqui Ele vem para os seus. Em Colossenses está escrito que viremos com Ele na sua revelação as nações, ora, como poderemos vir com Ele, se primeiro não formos com Ele?

2)   1 Tss 4:17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Zc 14:4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.

3)   I Co 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Mt 24:30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. No primeiro texto os fatos se darão num abrir e fechar de olhos, num piscar. Essa trombeta só será ouvida pelos salvos, já no segundo texto, os fatos serão precedidos por UM sinal, indicando que será um acontecimento mais demorado do que o primeiro.

4)   Hb 9:28 Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.  Mt 25:3,32 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; O texto de Hebreus nos fala de Jesus vindo para os que lutaram por uma vida sem pecados e aguardam com muita ansiedade esse dia Glorioso, no texto de Mateus vemos um tribunal reunido para um julgamento, do qual Jesus é o Juiz, e nós estaremos neste tribunal não como réus, mas como testemunhas da justiça do justo Juiz.

5)   Ap 19:7-8 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. Ap 19:11-14  E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. A sequência dos fatos é: subiremos como noiva e viremos com esposa para julgar as nações.

 

·      Enoque, trasladado antes do dilúvio;

·      Noé foi poupado por Deus de uma geração inteira;

·      Elias, arrebatado antes de Israel ser conquistado por inimigos;

·      Ló, foi posto a salvo antes do Senhor subverter Sodoma e Gomorra;

·      José revelou-se secretamente aos seus irmãos.

 

Ef 1:13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

ð O Espírito Santo como selo, é a prova de que Deus nos comprou, e somos possessão sua. O Espírito Santo habitando em nós é uma garantia divina e também um penhor, significando que em breve Ele virá para levar toda sua compra. É evidente que quando isso ocorrer, Ele levará somente o que for seu.

 

CONCLUSÃO


COMO SERÁ A VOLTA DO SENHOR?

1.    Será repentinaCristo virá como um relâmpago. Ninguém poderá se preparar de última hora. Quando o noivo chegar será tarde demais para buscar encher as lâmpadas de azeite. A glorificação dos santos, quer vivos quer mortos, ocorrerá num momento (1 Co 15:52). A palavra no original grego, para “momento”, é átomo. Trata-se de uma fração de milésimos de segundos.

2.    Será inesperada. Quando Jesus voltar os homens vão estar desatentos como a geração diluviana. O perigo eminente o dilúvio não era a primazia. Os homens Vão estar entregues aos seus próprios interesses sem se aperceberem do perigo. Quando o dilúvio chegou pegou a todos de surpresa.

3.    Necessidade de vigilância. Esse dia será como a chegada de um ladrão: Jesus vem de surpresa, sem aviso prévio, sem telegrama. É preciso vigiar. É preciso estar preparado. Não sabemos nem o dia nem a hora. Precisamos viver apercebidos.

Aqueles que andam em trevas serão apanhados de surpresa. Nós, porém, somos filhos da luz. Devemos viver em santa expectativa da segunda vinda de Cristo, orando sempre,

“Maranata, ora vem, Senhor Jesus”.


Pr. Nilton Jorge

Contatos: (22) 998746712 Whatsapp


 

 

 

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