domingo, 16 de junho de 2019

CORVO OU POMBA MARCAS DE CRENTES NA ARCA


TEXTO: Gn 8:7-11
INTRODUÇÃO:
·      O dilúvio é a antítese da criação. A criação fez do caos um cosmos. O dilúvio fez do cosmos um caos. A criação é ação de Deus. O dilúvio é reação de Deus. A criação é obra da graça. O dilúvio é obra do juízo.
·      A arca é um dos melhores tipos da Escrituras, ela aponta para duas instituição e um único meio de salvação.
1.    A ARCA APONTA COMO TIPO PARA CRISTO.
è A Arca Foi Uma Provisão De Deus Para Os Homens. A arca não foi uma idéia de Noé. A salvação é o plano de Deus para salvar o homem.
è A Arca Foi Um Refúgio Para Escapar Do Juízo De Deus. O juízo de Deus caiu sobre toda a terra por 40 dias, porém os que estavam refugiados na arca não receberam nem uma gota do juízo de Deus. O juízo de Deus caiu sobre a arca não sobre aqueles que estavam dentro da arca. Romanos 8:1.
2.    A ARCA APONTA COMO TIPO PARA A FAMÍLIA.
è Noé E Sua Família Foram Convidados A Entrar Na Arca Gn 7:1. Ninguém Nasceu Dentro Da Arca. Todos nasceram fora da arca e eles entraram na arca através do convite de Deus.
3.    A ARCA APONTA COMO TIPO PARA A IGREJA.
ð Embora não seja a igreja que salva, nunca vi um homem cheio do Espírito que estivesse fora de uma comunidade onde seus dons e seu serviço pudessem ser colocados a serviço do Reino de Deus. A arca é comparada à Igreja. Pedro diz que ela é figura do “batismo” 1 Pe 3:21.
ð 1 ano, 1 mês e 27 dias foi o período que a arca ficou sobre as águas. 40 dias e 40 noites foram só de chuva. Na arca haviam animais puros e impuros.

·      Findo o dilúvio, Noé envia um corvo (ave impura) para, por meio dele, sondar o ambiente. O corvo, sendo carnívoro, evidentemente encontrou corpos flutuando na água. Ninguém os sepultara. Neles pousava, deles se alimentava e até que terra se secasse, voava de um lado para o outro. Isto é, retornava à arca à noite para dormir.
·      7 dias depois ela soltou uma pomba. A pomba não pousa sobre cadáveres, e retornou a Noé. Depois de uma semana trouxe uma folha de oliveira. Por isso, esta é o símbolo da paz. (A pomba é um animal puro, usado nos sacrifícios, servindo, assim, ao culto a Deus.) Em Cânticos 1:15 e 4:1, é empregada como símbolo de pureza. A pomba também é símbolo do Espírito Santo (Mt 3:16).

TRANSIÇÃO: Pomba e corvo revelam facetas de caráter, falam da alma humana, são metáforas dos distintos habitantes da arca, falam de realidades que facilmente são identificadas na Igreja, onde há pombo e corvo…Assim como na arca.

1.             O CRENTE CORVO TENTA SOBREVIVER ENTRE DOIS AMBIENTES.

ð Corvo se ajusta a qualquer ambiente de podridão e carniça. Muitos saem da arca e vivem assim. O texto diz que o “corvo ia e voltava” (Gn 8.7). A santificação para a vida de um cristão é mais que uma opção e sim uma necessidade. Falta-lhe discernimento. (Gideão e os trezentos),
ð O corvo, mesmo se adaptando fácil ao contexto de restos, não consegue viver totalmente lá: “vai e volta”, tenta conviver com os dois ambientes, de vez em quando tem algumas crises aqui e acolá, volta, dá uma passeada na arca, revê os amigos que lá deixou, mas se adapta facilmente, a qualquer contexto. O que chama atenção no comportamento do corvo é que ao ser solto da arca, ele voltava ‘até que as águas secaram’. Ou seja, apenas aproveitava o abrigo oferecido pela arca temporariamente.  Falta-lhe compromisso.

ð Natureza determina conduta. Não sou pecador porque peco, mas peco porque sou pecador. Nosso problema não é assentimento intelectual, certamente concordamos com a mensagem do Evangelho, o nosso problema é que não temos força para fazer o que Deus deseja de nós, a menos que o seu Evangelho, em si mesmo, nos capacite.
ð Suspeite de sua natureza pecaminosa, ela pode te conduzir à morte. Noé percebe que o corvo não pode ser sua referência.

2.             O CRENTE POMBA É CHAMADO PARA VIVER UM NOVO TEMPO.

·      Aquele era um tempo de recomeço, e a pomba tornou-se para Noé uma referencia de vida. Quando Noé soltava a pomba, ela sempre voltava até um dia que trouxe uma folha nova de oliveira para mostrar que já havia vida na terra. A pomba é um animal limpo para a cultura Bíblia.
·      O verso 11 faz uma reflexão de 3 qualidades do crente como pomba:
1.    O cristão como pomba tem compromisso com a Igreja. (ela voltava para a arca).
2.    O cristão como pomba é constante na presença de Deus. (ela ia mais sua habitação era na arca).
3.    O cristão como pomba tem sinal de vida. A folha nova de oliveira mostra que já havia azeitonas. Isso revela três características do Espírito Santo:
·      FRUTOS de uma vida de testemunho (Gálatas 5.22,23);
·      AZEITE da unção e poder de Deus (Isaías 61.1);
·      SINAIS ou milagres de Deus em sua vida (Marcos 16.17).
ð As tempestades vem e vão mais o que faz a vontade de Deus permanece.

3.             TANTOS CORVOS COMO POMPOS PODEM SER USADOS POR DEUS.

Mt 10:16 Eis que vos envio como ovelhas ... sede [prudente]s como as serpentes e simples como as pombas. A palavra grega para “símplices” é akéraios, cujo sentido aponta para algo sem mistura, puro, incontaminado.
è SOMOS COMPARADOS A POMBAS POR 3 CARACTERÍSTICAS.
1.  O termo simples como pombas denota total dependência do Eterno na obra. (dependência quanto ao poder do alto, e cuidado da terra).
2.  O termo simples como pombas denota capacitação de adaptação. As pombas são simples e não são exigentes. (Adaptação quanto à capacidade de fazer parte sem se misturar). Adaptar não quer dizer misturar, mais deixar uma marca onde vivo.
3.  O termo simples como pombas indica valorização quanto a simplicidade do evangelho da graça de DeusA igreja não precisa inventar moda! Precisamos é voltar ao evangelho puro e simples.  Simplicidade no dicionário significa ausência de complicação.

ð Simplicidade não é defeito, pelo contrário; simplicidade é uma poderosa virtude com inúmeros benefícios; eis alguns:
Simplicidade otimiza;
 
 É extrair o melhor rendimento possível.
Simplicidade retira o peso de nossas costas; Simplicidade nos protege da ansiedade;
Simplicidade deixa nossa visão mais clara.

CONCLUSÃO:

Nossas escolhas determinam destinos, ou vivemos sem o novo nascimento desfrutando da vida da arca mais não deixando a vida da natureza de corvos, ou deixamos Cristo pelo seu Espírito reinar em nós para vivermos uma vida como modelo e padrão de uma nova história.

Pr. Nilton Jorge
Contatos: 
Telefone (55) 22 998746712 Whatsapp  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão lidos pelo autor, só serão respondidos os de grande relevancia teológica, desde já agradeço pela visita.